Mangá Pokémon Adventures - Arco Omega Ruby & Alpha Sapphire

Pokémon Adventures Omega Ruby e Alpha Sapphire

Histórias baseadas em um trágico apocalipse são bem comuns dentro do universo cinematográfico, sendo possível misturar diversas situações e sentimentos em uma única obra. Medo, angústia, esperança, ansiedade, amor, entre outros sentimentos são constantemente expressados por protagonistas, que correm contra o tempo em busca de uma solução para o temido fim do mundo.

Por si só, já há elementos suficientes para se criar um enredo atrativo e, devido a isso, temos uma fórmula completa para ser usada em mais um belo arco de Pokémon Adventures. Não temos mais uma disputa entre o bem contra o mau, ou contra uma equipe vilã. Dessa vez a ameaça é global! Pokémon Adventures Omega Ruby & Alpha Sapphire nos apresenta diversas situações e um único questionamento: O que você faria se o mundo fosse acabar em 10 dias?

A ameaça se aproxima

Nossa história se inicia com um grande mural em Granite Cave, no qual Steven e a anciã Ultima ficam transtornados com uma profecia milenar que condena o futuro do planeta. Sabe-se, nesse ponto, que em 10 dias existirá uma colisão com um grande meteoro e toda a vida poderá ser levada à extinção. Devido a isso, Steven reúne os portadores das Pokédex de Hoenn para um treinamento intenso com Ultima, a fim de ensiná-los os movimentos especiais do tipo Fogo (Explosão de Chamas), Planta (Planta Mortal) e Água (Hidro Canhão). Encontramos então dois dos nossos protagonistas, Sapphire e Emerald estão presentes juntamente com seus Pokémon, atendendo ao chamado de Steven. Ruby não se encontra, pois precisará aparecer em um programa de TV, cumprindo a agenda de um Contest Master.

Os primeiros capítulos servem para familiarizar o leitor com o plot principal da história, além de introduzir um assunto novo que estava bombando nas telas dos 3DS na época: Mega Evolução. Steven, logo de cara, revela a existência de uma última forma que alguns Pokémon são capazes de atingir, algo não tão conhecido em Hoenn, até então.

 Um painel misterioso revela o futuro do planeta

Após sua aparição na TV, Ruby (sabendo da profecia) parte em direção ao Sky Pillar em busca de pistas e respostas que possam ajudá-lo diante da calamidade que se aproxima. É bom salientar que neste ponto, apenas poucas pessoas estão cientes do perigoso futuro, além disso, entre os nossos protagonistas, Sapphire parece ser a única que ainda o desconhece.

Seguindo por dentro dos andares da antiga torre, Ruby se depara com Zinnia, uma integrante do clã draconid, revelando que a tenebrosa colisão foi prevista há séculos atrás, sendo ela a herdeira e a guardiã do seu clã, cuja missão é salvar o planeta. Além disso, com muito ressentimento em sua fala, Zinnia afirma que a companhia Devon é sua eterna inimiga.

O interessante neste momento da história é ver outros caminhos se ramificando da trama principal. Estando acostumado com arcos anteriores, é notável a presença de uma ameaça misteriosa cercando nossos protagonistas. O clima de tensão aumenta e a cada capítulo uma contagem regressiva corre.

Ciência, tradição e natureza

Uma história ambientada em Hoenn não estaria completa se faltasse os dois grandes lendários da região. O retorno de Groudon e Kyogre é marcado pela tentativa de Blaise (ex-integrante da equipe Magma) de reviver os senhores da terra e do mar. Ele se encontra com um antigo rival da equipe Aqua, Amber, e revela que os fragmentos dos orbes estão retornando para aquele continente, formando assim uma improvável aliança que busca reerguer as duas facções.

Enquanto isso, o treinamento especial de Sapphire e Emerald continua. Sob supervisão de Ultima e Steven, os detentores da Pokédex forçam seus Pokémon ao limite.
 
Após a fala de Zinnia, começamos a ver com outros olhos esse núcleo da história e, então, após algumas situações suspeitas, somos surpreendidos pela real intenção da companhia Devon. Uma máquina secreta que rouba a energia vital dos Pokémon durante o treinamento foi criada, carregando um portal interdimensional fortemente guardado dentro dos laboratórios da empresa.

Em meio a revelações, Zinnia ataca os laboratórios buscando destruir o aparelho misterioso. Sapphire parte para detê-la, ainda desconhecendo a verdade sobre o futuro do planeta, e mesmo assim, confiando em Steven, a garota enfrenta o clã draconid. Nesse momento todos os segredos são revelados para Sapphire que, atordoada, acaba perdendo o confronto. Além disso, algumas respostas são dadas ao leitor:

  1. O mecanismo intradimensional criado pela companhia Devon seria usado para transportar o meteoro para outro lugar.
  2. A missão do clã draconid é salvar o mundo juntamente com o dragão sagrado Rayquaza.

Com o mesmo objetivo, porém com maneiras diferentes de realizá-lo, ciência e tradição brigam entre si buscando estabelecer suas crenças.

Como tudo pode ficar ainda mais caótico, os antigos líderes da equipe Magma e Aqua, Maxie e Archie, voltam a Hoenn portando os fragmentos dos orbes vermelho e azul. Ao se encontrar com Blaise e Amber, o grupo novamente consegue acordar Kyogre e Groudon. Entretanto, dessa vez as coisas são um pouco diferentes. Os líderes conseguem invocar os lendários nas suas formas primordiais! Uma quantidade avassaladora de poder é liberada, levando todos ao desespero. Com o verdadeiro poder da natureza em mãos, Archie e Maxie só possuem um plano em mente. E não! Não é a dominação mundial! Com a força de Kyogre Primordial e Groudon Primordial, o alvo é o terrível meteoro que chegará em alguns dias.

 Groudon e Kyogre retornam às suas formas primordiais

A história acerta em trazer o caos em meio ao cenário apocalíptico, levando o leitor a sentir o desespero dos personagens à medida que os dias passam. Grandes acontecimentos inesperados ocorrem ao passar dos capítulos, todavia, a grande resolução é mostrar que cada personagem busca uma solução para o grande mal, trazendo uma aliança improvável na reta final. Ciência, tradição e natureza começam em atritos, mas perceberão que essa não é a melhor solução.

O dia do impacto final

A catástrofe se aproxima e cada um tenta, a sua maneira, solucionar a tragédia anunciada. Zinnia destrói o foguete da companhia Devon; Archie e Maxie percebem que mesmo em seus estados primordias, Groudon e Kyogre não possuem poder suficiente. Nenhum plano isoladamente é eficaz. Após falhas consecutivas, Ruby chama a responsabilidade e assume a tarefa de salvar o planeta.

Indo ao encontro de Rayquaza ele consegue uma parceria com o lendário, entretanto, a missão parece um caminho sem volta pois é necessário ir ao espaço. Felizmente, Steven oferece ajuda da sua tecnologia e desenvolve um traje especial. Agora com tudo preparado, nosso protagonista se prepara para decolar, mas não sozinho. Dessa vez, Sapphire irá acompanhá-lo!

Particularmente gosto das cenas amorosas de todo o arco, pois quebra uma tensão inerente à um gênero de ação e aventura. Ao ver Ruby e Sapphire se preocupando um com o outro, um conforto em meio à catástrofes é fornecido, alimentado a sensação de que tudo dará certo.

Montados em Rayquaza, nosso casal de protagonistas partem rumo ao espaço. Ao megaevoluir o Pokémon lendário, eles atravessam a grande massa rochosa, revelando a última grande revelação do arco: um poderoso Deoxys era quem ameaçava o planeta!

Uma luta espacial se inicia e, com um golpe certeiro, o núcleo de Deoxys é destruído, livrando todos de qualquer ameaça e finalizando mais uma parte de Pokémon Adventures.

 Mega Rayquaza enfrenta seu maior desafio - Deoxys, uma ameaça espacial

Devido ao clima caótico criado pelos autores, Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire se apresenta como uma obra envolvente, apesar de curta. Ao longo de 22 capítulos, somos presenteados com belos desenhos e um enredo coerente. Agradando leitores novatos e veteranos, o arco não só faz um bom uso de personagens renomados do mangá (atenção às referências), como também prestigia todo continente de Hoenn. Leitura obrigatória, principalmente para os fãs da terceira geração.

Vini

Natalense raiz, cresceu cantarolando aberturas de animes. Colecionador de mangás e apaixonado por pokémon! Frustrado por não ter completado o álbum de figurinhas, mas realizado por ter o pôster do primeiro filme.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال