Bloco Escarlate e Violeta: Paldea é logo ali
Como de costume, o Pokémon TCG acompanhará a franquia principal e introduzirá uma nova geração de cartas e mecânicas ao jogo.
A região de Paldea chegará às cartas internacionalmente em 30 de março, na coleção Escarlate e Violeta (Scarlet & Violet). Os lendários Miraidon e Koraidon são as estrelas, acompanhados de novos e antigos amigos dos treinadores.
Dessa vez, os Pokémon-V darão espaço aos Pokémon-ex. Em similaridade com os Pokémon-GX, do bloco Sol e Lua, Pokémon-ex concedem 2 Prêmios quando nocauteados e podem ser Básicos, Estágio 1 ou Estágio 2. Não há, por enquanto, indícios de uma nova mecânica de Pokémon de 3 prêmios, como os GX Aliados e os VMAX.
Mudanças de design também serão feitas, de modo a alinhar a face das cartas internacionais à face das cartas japonesas. As bordas amarelas serão trocadas por bordas cinzas e o símbolo da coleção será substituído por uma etiqueta com sua sigla e sua língua.
Uma rotação atípica
A rotação é um tema importantíssimo para os jogadores e aparece aqui com certa frequência. Seguindo o ciclo previamente estabelecido, era esperado que o evento ocorresse no segundo semestre de 2022.
Contudo, a TPCi decidiu mudar de abordagem, de modo que as cartas de marca regulatória D (primeiro terço do bloco Espada e Escudo) só deixarão de ser válidas para o formato Padrão em 14 de abril de 2023, duas semanas após o lançamento de Escarlate e Violeta.
As cartas relevantes impactadas serão muitas e merecem um artigo próprio nos próximos meses, porém é possível destacar, de imediato, perdas como Marine, Bola Rápida e Crobat V.
Outra novidade é a errata na regra das Ferramentas. Anteriormente consideradas cartas Item, elas passarão a ter sua própria categoria. Consequentemente, efeitos aplicados sobre Itens não serão mais aplicados sobre Ferramentas, como o ataque Raio Paralisante do Vikavolt V. Ao mesmo tempo, outras interações se tornarão possíveis.
Assim, as categorias das cartas Treinador serão quatro: Apoiador, Estádio, Item e Ferramenta. A errata se aplicará também a Ferramentas já impressas.
Artes especiais e fim das Rainbow
O Bloco Espada e Escudo, em geral, foi ótimo para apreciadores de cartas raras e belas. A partir de 2021, as artes especiais ganharam protagonismo e apareceram cada vez mais. Em 2022, apareceram as Character Rares, cartas com artes especiais estrelando um Pokémon e um personagem da franquia como seu treinador.
O sucesso foi imenso e, como esperado, 2023 começou em grande estilo, com a coleção especial Realeza Absoluta, que traz 230 cartas para finalizar o bloco Espada e Escudo com chave de ouro para os colecionadores.
No entanto, não para por aí, visto que a TPCi confirmou um novo tipo de arte especiais para o bloco SV. Chamadas de Illustration Rares, elas mostrarão Pokémon em seu "ambiente natural", de acordo com a descrição oficial.
Por outro lado, pode ter chegado ao fim o ciclo das Rainbow Rares. Presentes desde 2017, essas versões desagradavam a maioria dos colecionadores e devem ficar de fora das próximas coleções.
Pokémon TCG Live: agora ou nunca?
Após quase 12 meses de beta (3 deles em beta global), há fortes pistas de que o PTCG Live, sucessor do PTCG Online será lançado na primeira metade de 2023.
Em primeiro lugar, o comunicado da rotação cita apenas o PTCGL como plataforma online, ao contrário dos comunicados anteriores, que citavam ambos os jogos. Além disso, a atual temporada do Passe de Batalha do Live foi denominada Beta Global e não é centrada em uma coleção, como era de costume.
Desse modo, é esperado que o Pokémon TCG Live substitua de vez o Pokémon TCG Online no máximo até o início do bloco Escarlate e Violeta, apesar da aprovação da nova versão ser baixa dentro da comunidade.
Para saber mais sobre o PTCGL, leia minhas primeiras impressões do jogo.
* Atualização (31/01/2023, 14h16): a TPCi noticiou, poucas horas após a postagem deste artigo, a interrupção do desenvolvimento de cartas para o PTCGO a partir de 1º de março, com o objetivo de concentrar os esforços no Pokémon TCG Live. Futuras coleções, rotações e mudanças de regra não serão implementadas, até que o jogo seja eventualmente desligado. Saiba mais aqui.
Torneios físicos: entusiasmo e críticas
Se, no início de 2022, ainda haviam muitas incógnitas quanto à retomada dos torneios físicos sancionados pela Play! Pokémon, hoje pode-se dizer com firmeza que eles estão a todo vapor. Em 2023, pela primeira vez na história, o World Championships será realizado no berço da franquia, o Japão, em Yokohama.
Embora o entusiasmo seja enorme, jogadores de todo o mundo têm manifestado preocupações e insatisfações. Na América do Norte e na Europa, ganham destaque as reclamações relacionadas à estrutura de distribuição de prêmios e Championship Points, a qual não acompanhou o boom no número de participantes pós-pandemia.
Residentes da América do Sul e Oceania, por sua vez, indignam-se com o baixo número de eventos nessas regiões, em combinação com anúncios tardios que dificultam o planejamento de viagens. Organizadora das competições no Brasil e países vizinhos, a Copag é alvo de críticas pela alegada lentidão na entrega de premiações e kits de inscrição.
Essas e outras questões não devem atrapalhar, entretanto, o sucesso do circuito competitivo, que segue normalmente e com repercussão impressionante. No Brasil, o Regional de Natal-RN, nos dias 11 e 12 de março, é o único torneio agendado até então.
Nesse cenário de altos e baixos, o grande ponto positivo é o aguardado retorno da sanção às ligas locais, o qual, segundo a Play! Pokémon, acontecerá em breve. Esse é o último passo restante para a volta do Pokémon TCG competitivo à normalidade anterior ao COVID-19.
Conclusão
Em suma, 2023 promete ser um ano ainda mais movimentado para o Pokémon Trading Card Game e seus fãs. Resta torcer para que todas as novidades e mudanças tornem melhor a experiência de ser jogador ou colecionador.
Para manter-se atualizado sobre a franquia Pokémon, fique atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao TCG!
Tags
TCG