Pokémon TCG - O Que Esperar Para 2023?

Imagem promocional de Scarlet & Violet

Na transição de 2021 para 2022, a PBN publicou um artigo sobre expectativas para o novo ano no Pokémon TCG. Desde então, mais um ano se passou, muita coisa aconteceu, mas é hora de olhar para a frente e pensar no que 2023 reserva para os fãs do card game.

Bloco Escarlate e Violeta: Paldea é logo ali

Como de costume, o Pokémon TCG acompanhará a franquia principal e introduzirá uma nova geração de cartas e mecânicas ao jogo.

A região de Paldea chegará às cartas internacionalmente em 30 de março, na coleção Escarlate e Violeta (Scarlet & Violet). Os lendários Miraidon e Koraidon são as estrelas, acompanhados de novos e antigos amigos dos treinadores.

Dessa vez, os Pokémon-V darão espaço aos Pokémon-ex. Em similaridade com os Pokémon-GX, do bloco Sol e Lua, Pokémon-ex concedem 2 Prêmios quando nocauteados e podem ser Básicos, Estágio 1 ou Estágio 2. Não há, por enquanto, indícios de uma nova mecânica de Pokémon de 3 prêmios, como os GX Aliados e os VMAX.

Koraidon-ex (SVI 125)

Mudanças de design também serão feitas, de modo a alinhar a face das cartas internacionais à face das cartas japonesas. As bordas amarelas serão trocadas por bordas cinzas e o símbolo da coleção será substituído por uma etiqueta com sua sigla e sua língua.

Uma rotação atípica

A rotação é um tema importantíssimo para os jogadores e aparece aqui com certa frequência. Seguindo o ciclo previamente estabelecido, era esperado que o evento ocorresse no segundo semestre de 2022.

Contudo, a TPCi decidiu mudar de abordagem, de modo que as cartas de marca regulatória D (primeiro terço do bloco Espada e Escudo) só deixarão de ser válidas para o formato Padrão em 14 de abril de 2023, duas semanas após o lançamento de Escarlate e Violeta. 

As cartas relevantes impactadas serão muitas e merecem um artigo próprio nos próximos meses, porém é possível destacar, de imediato, perdas como Marine, Bola Rápida e Crobat V.

Crobat V (DAA 104) Marine (SSH 169)Bola Rápida - SSH 179

Outra novidade é a errata na regra das Ferramentas. Anteriormente consideradas cartas Item, elas passarão a ter sua própria categoria. Consequentemente, efeitos aplicados sobre Itens não serão mais aplicados sobre Ferramentas, como o ataque Raio Paralisante do Vikavolt V. Ao mesmo tempo, outras interações se tornarão possíveis. 

Rock Chestplate (SVI 192) - carta de ferramenta com a própria categoria 

Assim, as categorias das cartas Treinador serão quatro: Apoiador, Estádio, Item e Ferramenta. A errata se aplicará também a Ferramentas já impressas.

Artes especiais e fim das Rainbow

O Bloco Espada e Escudo, em geral, foi ótimo para apreciadores de cartas raras e belas. A partir de 2021, as artes especiais ganharam protagonismo e apareceram cada vez mais. Em 2022, apareceram as Character Rares, cartas com artes especiais estrelando um Pokémon e um personagem da franquia como seu treinador.

Pikachu VMAX Character Rare

O sucesso foi imenso e, como esperado, 2023 começou em grande estilo, com a coleção especial Realeza Absoluta, que traz 230 cartas para finalizar o bloco Espada e Escudo com chave de ouro para os colecionadores.

Realeza Absoluta - Papel de Parede

No entanto, não para por aí, visto que a TPCi confirmou um novo tipo de arte especiais para o bloco SV. Chamadas de Illustration Rares, elas mostrarão Pokémon em seu "ambiente natural", de acordo com a descrição oficial.

Dolliv (Illustration Rare)

Por outro lado, pode ter chegado ao fim o ciclo das Rainbow Rares. Presentes desde 2017, essas versões desagradavam a maioria dos colecionadores e devem ficar de fora das próximas coleções.

Pikachu VMAX Rainbow Rare

Pokémon TCG Live: agora ou nunca?

Após quase 12 meses de beta (3 deles em beta global), há fortes pistas de que o PTCG Live, sucessor do PTCG Online será lançado na primeira metade de 2023.

Em primeiro lugar, o comunicado da rotação cita apenas o PTCGL como plataforma online, ao contrário dos comunicados anteriores, que citavam ambos os jogos. Além disso, a atual temporada do Passe de Batalha do Live foi denominada Beta Global e não é centrada em uma coleção, como era de costume.

Pokémon TCG Live - telas mobile

Desse modo, é esperado que o Pokémon TCG Live substitua de vez o Pokémon TCG Online no máximo até o início do bloco Escarlate e Violeta, apesar da aprovação da nova versão ser baixa dentro da comunidade.

Para saber mais sobre o PTCGL, leia minhas primeiras impressões do jogo.

* Atualização (31/01/2023, 14h16): a TPCi noticiou, poucas horas após a postagem deste artigo, a interrupção do desenvolvimento de cartas para o PTCGO a partir de 1º de março, com o objetivo de concentrar os esforços no Pokémon TCG Live. Futuras coleções, rotações e mudanças de regra não serão implementadas, até que o jogo seja eventualmente desligado. Saiba mais aqui.

Torneios físicos: entusiasmo e críticas

Se, no início de 2022, ainda haviam muitas incógnitas quanto à retomada dos torneios físicos sancionados pela Play! Pokémon, hoje pode-se dizer com firmeza que eles estão a todo vapor. Em 2023, pela primeira vez na história, o World Championships será realizado no berço da franquia, o Japão, em Yokohama. 

Quadro do trailer do Pokémon Worlds Champioship 2023, com o nome de Yokohama à frente e a cidade ao fundo

Embora o entusiasmo seja enorme, jogadores de todo o mundo têm manifestado preocupações e insatisfações. Na América do Norte e na Europa, ganham destaque as reclamações relacionadas à estrutura de distribuição de prêmios e Championship Points, a qual não acompanhou o boom no número de participantes pós-pandemia.

Residentes da América do Sul e Oceania, por sua vez, indignam-se com o baixo número de eventos nessas regiões, em combinação com anúncios tardios que dificultam o planejamento de viagens. Organizadora das competições no Brasil e países vizinhos, a Copag é alvo de críticas pela alegada lentidão na entrega de premiações e kits de inscrição.

Logo Play! Pokémon

Essas e outras questões não devem atrapalhar, entretanto, o sucesso do circuito competitivo, que segue normalmente e com repercussão impressionante. No Brasil, o Regional de Natal-RN, nos dias 11 e 12 de março, é o único torneio agendado até então.

Nesse cenário de altos e baixos, o grande ponto positivo é o aguardado retorno da sanção às ligas locais, o qual, segundo a Play! Pokémon, acontecerá em breve. Esse é o último passo restante para a volta do Pokémon TCG competitivo à normalidade anterior ao COVID-19.

Conclusão

Em suma, 2023 promete ser um ano ainda mais movimentado para o Pokémon Trading Card Game e seus fãs. Resta torcer para que todas as novidades e mudanças tornem melhor a experiência de ser jogador ou colecionador.

Para manter-se atualizado sobre a franquia Pokémon, fique atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال