Pokémon TCG Live - Primeiras Impressões

Pokémon TCG Live banner

Em 2021, a The Pokémon Company revelou o desenvolvimento do Pokémon TCG Live, nova versão digital do card game da franquia e futuro substituto do Pokémon TCG Online.

Após um adiamento por tempo indefinido e cerca de 9 meses de beta limitada, finalmente foi lançada uma beta global, no dia 15 de novembro, o que permitiu que nós brasileiros pudéssemos testar o client de forma oficial pela primeira vez.

Neste artigo, com um tom mais pessoal, darei minhas primeiras impressões sobre o PTCG Live. O objetivo não é explicar detalhes sobre o funcionamento do jogo, então, se você ainda não o experimentou, recomendo assistir este vídeo ou similares para melhor compreensão.

A conta

Antes de começar, um contexto adicional é necessário: boa parte dos jogadores com conta no PTCGO já acionaram a opção de migrar suas cartas e itens, de modo a começar com mais recursos no Live. 

Eu, contudo, optei por não realizar a migração por enquanto, para, entre outros motivos, ter uma experiência mais próxima a de um iniciante. Do mesmo modo, não resgatei nenhum código de produto até o momento.

No dia de finalização do texto, minha conta está no nível 9, com pouco mais de 80 partidas jogadas.

Mobile: finalmente!

A chegada ao mobile é o primeiro ponto a destacar e, com certeza, um dos mais favoráveis à nova plataforma. Ao contrário do antecessor, o Live é compatível com a maioria dos dispositivos móveis modernos, eliminando a necessidade de um PC/tablet.

Pokémon TCG Live - Mobile

Embora alguns usuários relatem problemas de otimização, com alto aquecimento e consumo de bateria, minha experiência pessoal tem sido um sucesso. Não à toa, quase todas as minhas partidas foram no celular. 

Visual 

Um dos aspectos causadores de desconfiança a partir das primeiras imagens do Live foi o visual, tanto que o campo de jogo da versão desktop foi repaginado ao longo da beta. 

Os desenvolvedores adotaram uma abordagem mais moderna e "tecnológica". Os menus, limpos e diretos, agradam. As animações e disposições dos elementos em campo, porém, ainda causam estranheza, e determinadas ações poderiam ser mais intuitivas.

Ao mesmo tempo, as personalizações evoluíram consideravelmente em relação ao PTCGO. Além dos adquiríveis por código, diversos sleeves, deckboxes, moedas e vestimentas de avatar estão disponíveis para compra com moedas. 

Pokémon TCG Live - customização

Entretanto, considerando a riqueza da franquia e comparando com outros plataformas do mesmo gênero, a sensação de "devia ter mais" permanece.
 

Jogabilidade e entretenimento

No quesito jogabilidade, o Live é eficiente dentro das partidas como um todo. A grande ressalva é o excesso de arrastamentos em ações que poderiam ser facilmente concluídas com simples cliques, prejudicial à experiência de pessoas com limitações motoras. 

Por outro lado, o PTCGL herda do PTCGO a incapacidade de entreter jogadores por algo além do gosto pelo card game em si. A adição de uma "Modalidade Escada" (ranqueada) foi um passo adiante, mas faltam modos e formatos alternativos voltados ao público casual. As missões diárias, por sua vez, são fáceis demais e sequer representam desafios dignos de esforço.

Pokémon TCG Live - board

Até então, também não foram implementados recursos pedidos pelos fãs e organizadores de torneios extraoficiais, como "modo espectador" e "replay". 
 
Assim, é difícil imaginar que jogadores menos apaixonados ou com menos tempo livre dedicarão parte considerável do dia ao Live à medida em que o hype esfria.

Aquisição de cartas

A aquisição de cartas é o principal diferencial entre as duas versões. O sistema de trocas entre os jogadores foi completamente substituído pelo sistema de "crafting", comum em outros jogos do gênero, em que cartas em excesso são transformadas em Créditos para resgatar outras cartas.

A mudança é vantajosa: as trocas criam uma espécie de "mercado de ações", com preços que flutuam rapidamente e restringem o acesso aos baralhos e cartas mais desejadas. Além disso, o sistema é facilmente manipulado por oportunistas, cujas principais vítimas são os usuários menos experientes. 

Com o crafting, a tendência é o maior equilíbrio entre as contas e a vantagem de fato a quem joga melhor e com mais frequência. O custo é fixo e de acordo com a raridade torna o planejamento muito mais simples e seguro.

Simultaneamente, a loja do Pokémon TCG Live inclui versões digitais de produtos físicos selados, como box e Baralhos de Batalha de Liga, os quais anteriormente só podiam ser adquiridos por meio de códigos e trocas.

Progresso

O progresso também ganhou um caminho mais bem definido. Logo no começo, todos são presenteados com oito baralhos. Naturalmente, eles não estão totalmente prontos para os embates de alto nível, mas contêm muitas cartas relevantes e são úteis para as primeiras partidas. Um grande avanço em relação ao PTCGO, que dá ao novato somente um deck inútil e inválido no formato Padrão. 

Em conjunto, o Live adota o sistema de Passe de Batalha. O lado gratuito e o lado "Premium" são focados em um baralho da coleção mais recente cada. Assim, os jogadores têm acesso a algumas das cartas recém-lançadas de imediato.

Na temporada atual, por exemplo, um dos decks foi o Lugia VSTAR, considerado o melhor do formato, ao qual a maioria do público free-to-play do PTCGO não terá acesso tão cedo.

O ritmo de subida de níveis é satisfatório: com 81 partidas (56 vitórias), superei 23 dos 50, por volta de 6 semanas antes do fim da temporada.

Pokémon TCG Live - Passe de Batalha

Infelizmente, nem tudo são flores. Ao ponto em que se sobe no Passe de Batalha e na Modalidade  Escada, as recompensas não acompanham a evolução e soam decepcionantes. 

O impacto se dá na aquisição das cartas: embora não seja complicado melhorar os baralhos cujas bases são dadas de presente, as recompensas não são suficientes para ir muito além disso no primeiro momento. 

Claro, ter um baralho tão forte para começar é excelente, mas, num card game com tantas estratégias e caminhos a seguir, o cenário ideal permite um acesso mais tranquilo a outras possibilidades.

Problemas técnicos e feedback

Problemas técnicos são comuns em betas e  parte do processo de desenvolvimento. A preocupação aumenta quando eles acumulam-se e as correções demoram, como tem acontecido no Live de acordo com os frequentes relatos de congelamentos, interações equivocadas e bugs visuais. Se não chega a ser desastrosa, a situação atual afasta os usuários mais exigentes ou mais afetados.

Por outro lado, os desenvolvedores mostraram-se, em múltiplas oportunidades, dispostos a ouvir e atender ao feedback enviado. No Pokémon TCG Online, essa comunicação virou quase um tabu, dada a inexistência de qualquer melhoria significativa ao longo dos últimos anos e a falta de transparência típica da TPCi.

Resumo

Pontos positivos: 

  • Versão mobile;
  • Menus limpos;
  • Mais liberdade de personalização;
  • Sistema de crafting;
  • Produtos selados na loja;
  • Passe de Batalha com baralhos competitivos;
  • Feedback encorajado.

Pontos negativos: 

  • Excesso de problemas técnicos;
  • Animações e decisões de design desagradáveis;
  • Baixo aproveitamento de elementos da franquia;
  • Pouca diversidade de modos e formatos de jogo;
  • Ausência de ferramentas desejadas pela comunidade;
  • Desafios e recompensas fracos.

Pokémon TCG Live - menu inicial

Conclusão

Por fim, é possível concluir que o Pokémon Trading Card Game Live ainda não alcançou a qualidade esperada, porém, pessoalmente, acredito num produto do nível merecido pela comunidade num futuro breve. Todas as críticas são construtivas e baseadas numa percepção individual.

De todo modo, recomendamos que o leitor teste a plataforma por conta própria, chegue às próprias conclusões e deixe o feedback no fórum oficial. Com praticamente nada a perder, você ajudará a construir um jogo melhor.

Para mais conteúdo da franquia Pokémon, mantenha-se atento à Pokémon Blast News, em especial a nossa página dedicada ao Pokémon TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. "Com praticamente nada a perder". Tempo e paciência não contam? Com mais de 1 ano de plataforma existindo, é bizarro que problemas que a afetavam no início continuem acontecendo até hoje. A falta de comunicação da TPCi (ou envolvidos no projeto) também tem um peso enorme aqui.
    Estamos buscando uma plataforma que agrade um público que já estava satisfeito, em sua maioria, com o que já tinha ou estamos tentando expandir a comunidade digital com um ambiente mais receptivo, moderno e agradável?! A forma como o projeto tem sido tocado dá fortes indícios de mais do mesmo e falta de aprendizado com erros do passado.

    ResponderExcluir
  2. E os modos PVE? Tem deck pronto ai que te arruina em uma jogada. Assim o interesse vai embora.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال