Mangá Pokémon Adventures - Arco X e Y

Pokémon Adventures XY

Sem muita enrolação, o arco XY no mangá Pokémon Adventures, referente à sexta geração de jogos da franquia, já começa com muita ação. Somos brevemente apresentados aos nossos cinco protagonistas, cada um com seus diferentes sonhos e aspirações, ao mesmo tempo que somos introduzidos à equipe vilã da região de Kalos em meio a um desastre resultante do confronto entre Xerneas e Yveltal, os lendários da vida e morte.

O grupo principal

O grupo que seguimos é introduzido de forma rápida e sucinta, sendo formado por X, um treinador promissor que venceu a liga juvenil e entrou em reclusão depois da enorme pressão e assédio que sofria da imprensa; Yvonne (ou Y), que deseja ser uma treinadora aérea para se distanciar de sua mãe, uma famosa corredora de Rhyhorn; Shauna, que sonha ser uma estilista de Furfrou; Tierno, que tem o sonho de ser dançarino; e Trevor, que almeja ser um professor Pokémon.

Pokémon Adventures XY

A história

O grupo de amigos tentava convencer X a finalmente sair de seu quarto depois de vários anos de reclusão quando a cidade de Vaniville é destruída pelo embate dos dois lendários. Em meio a confusão, o Furfrou de Shauna e um Fennekin dado a Trevor pelo professor Sycamore se perdem e um misterioso grupo de pessoas vestidas de vermelho ataca a casa de X e tenta roubar sua pulseira, que descobrem ser capaz de megaevoluir o seu Kangaskhan. Os jovens partem, depois de derrotarem os inimigos, em uma jornada para descobrir os segredos da Mega Evolução enquanto fogem para ficar em segurança da perigosa Equipe Flare.

Pokémon Adventures XY Team Flare

Chegando na primeira cidade que encontram, eles já são emboscados novamente pela equipe ao tentarem passar a noite em uma pousada. A Mega Evolução não funciona dessa vez, e é Y que tem que salvar o dia utilizando Froakie, o que faz com que X volte a seu estado depressivo. Não muito depois, Shauna é hipnotizada pela equipe Flare através dos poderes de um Aegislash e usa um Honedge para atacar seus próprios amigos e acaba ferindo Viola, a jornalista e líder de ginásio da cidade de Santalune que estava acolhendo-os, só sendo parada pela ajuda de Korrina e seu Mega Lucario, outra líder de ginásio. A garota luta ao lado de X, que consegue aprender a megaevoluir seu Kangaskhan, mas se recusa a dar mais informações sobre o fenômeno da Mega Evolução por não o reconhecer como um sucessor dessa técnica.

Os jovens seguem para Lumiose e se encontram com professor Sycamore, para quem Trevor havia enviado uma filmagem do embate entre Xerneas e Yveltal. No caminho, eles encontram um Charmander que havia fugido do laboratório e o devolvem ao professor. X fica no laboratório e batalha contra Sycamore enquanto os outros saem para reparar o Holo Caster de Trevor com seu criador, Lysandre, uma figura intimidadora e misteriosa que Trevor descobre ter alguma relação com o ataque dos lendários.

Pokémon Adventures XY

X perde a batalha, mas decide que finalmente vai voltar a fazer adições a sua equipe, escolhendo Chespin que ele havia relutado em aceitar até então e o Charmander que havia resgatado mais cedo. Lysandre intimida as outras crianças liberando seu time para cercá-los, mas a campeã da região e famosa atriz Diantha os protege com sua Mega Gardevoir e o homem se retira.

Nossos protagonistas marcam de se encontrar com o professor Sycamore na torre de Lumiose depois de uma entrevista que ele daria à imprensa. Alexa, uma jornalista e irmã da líder de ginásio Viola, havia realizado uma grande investigação sobre o incidente em Vaniville e, acreditando ter um furo jornalístico, leva o dossiê para seu chefe, que tinha tomado seu lugar e feito a entrevista com o professor Pokémon.

Ao ver o dossiê, seu chefe o destrói e, ao mencionar uma equipe controlando tudo das sombras, ele começa a atacá-la. X a salva e as crianças são deixadas com a informação que a equipe Flare se infiltrou até mesmo na imprensa e está acobertando os fatos. Acabamos descobrindo também que Lysandre é o líder da equipe Flare.

Inimigos em todos os cantos

Pokémon Adventures XY Essentia

Durante todo o arco, as crianças são acompanhadas pelo medo real de que o inimigo pode estar em todo lugar e que não podem confiar em ninguém. Esse medo só aumenta quando a misteriosa integrante da equipe Flare, Essentia, começa a agir. Utilizando um traje criado por Xerosic, o cientista da equipe Flare, Essentia pode se disfarçar assumindo a forma de qualquer pessoa.

Os cinco amigos acabam descobrindo um plano da equipe Flare para roubar uma árvore que seria a forma dormente do Pokémon lendário Xerneas. Juntamente com Korrina e Diantha, eles lançam um ataque que, apesar de não conseguir impedir a equipe maligna de obter o lendário, resgata os habitantes de Vaniville, incluindo a mãe de Y, que haviam sido sequestrados e forçados a trabalhar para Lysandre através de hipnose e controle mental. Korrina acaba sendo gravemente ferida e tem sua pedra chave para Mega Evolução roubada, enquanto que Diantha é dada como desaparecida depois de sua luta contra Malva, integrante da Elite dos 4 de Kalos que se aliou à Equipe Flare.

Xerneas e Yveltal Pokémon Adventures

X volta a ficar depressivo, acreditando que tudo é sua culpa, e depois de uma pista deixada por Clemont, decide sozinho ir enfrentar a Equipe Flare em seu quartel general, mas não consegue derrotar Lysandre que agora tem o poder da Mega Evolução, roubado de Korrina. Seus amigos descobrem esse plano impulsivo e vão atrás dele, chegando bem a tempo de impedir que a arma suprema da equipe Flare seja disparada com o poder total de Xerneas e fazendo com que não tenha efeito. Xerneas é capturado por Y e depois de Malva revelar que capturou Yveltal, as crianças e os líderes de ginásio fogem para que uma luta perpétua não seja travada entre os lendários.

Vendo que não são o bastante para derrotar a Equipe Flare, as crianças reúnem alguns aliados, na forma dos líderes de ginásio, Diantha e o guru da Mega Evolução e avô de Korrina, Gurkinn, e passam por treinamento, onde Y ganha uma pulseira que a permite megaevoluir seus Pokémon. X e Y fazem novas adições a suas equipes e Blue, um dos originais Pokédex holders de Kanto, aparece para ajudar depois de resgatar Diantha.

Pokémon Adventures XY Blue

Essentia tenta roubar Xerneas de Y e acaba capturando o misterioso Pokémon Z, Zygarde, que seria a resposta para o confronto infinito entre Xerneas e Yveltal. Os cinco amigos, Blue, Diantha e os outros integrantes da elite dos quatro de Kalos preparam então um ataque contra Lysandre, que havia se escondido na Pokémon Village e estava absorvendo a energia vital de vários Pokémon para poder usar a arma suprema novamente e realizar seu objetivo de genocídio em Kalos.

A batalha final e uma resolução agridoce

Um Mewtwo furioso pela utilização da energia vital dos Pokémon que ele protegia para fins tão nefastos começa a causar destruição na Pokémon Village, atacando Lysandre diretamente e utilizando duas formas de Mega Evolução com o auxílio de Blaine, seu antigo treinador.

Pokémon Adventures XY Mewtwo

Lysandre controla Essentia para atacar com Zygarde e a batalha chega a seu clímax com X utilizando as cinco pedras de Mega Evolução de seus companheiros desmaiados para megaevoluir todos os Pokémon em seu time que podem, para um último esforço contra o líder da equipe Flare.

Pokémon Adventures XY Equipe X
O time de X megaevoluído

Essentia acaba recobrando sua consciência, sendo na verdade Emma, uma aliada que havia sido hipnotizada constantemente pela equipe Flare. Diantha tem sua revanche contra Malva e a integrante da elite dos quatro se recusa a ser salva pela campeã e cai para o seu fim juntamente com Lysandre.

Pokémon Adventures XY Lysandre
A queda de Lysandre

A saga XY é bastante interessante por explorar a mente de seus protagonistas e o ambiente criado de desconfiança ao redor de tudo e de todos e a paranoia que vem com isso. Os amigos seguem seus sonhos, mas, mesmo com o fim de Lysandre, continuam temerosos de que membros ocultos da equipe Flare se reergam e continuem com seus planos. Por fim, podemos ver que cada um dos cinco passou por seu desenvolvimento e que os laços entre esses amigos nunca foram tão fortes.

João Pedro L. Bravo

Formado em Comunicação Social pela UnB, é fã da franquia desde pequeno, começando sua jornada no Crystal. Ávido colecionador de jogos, caçador de shiny e leitor do mangá.

1 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال