Torneio dos Mestres - A Competição para Definir o Treinador mais Forte do Mundo

Torneio dos Mestres Anime Pokémon

O Torneio dos Mestres é um torneio do anime Pokémon realizado no final de uma temporada de classificação do Campeonato da Coroação Mundial, onde os oito melhores competidores classificados, conhecidos como Oito Mestres, se enfrentam para determinar o treinador Pokémon mais poderoso do mundo, conhecido como o Monarca.

O torneio de classificação anterior terminou no episódio 1109 - Batalha de Titãs!. O torneio atual começou no episódio 1212 - A Cortina se Levanta! O Torneio de Mestres! O evento é realizado no Ginásio de Wyndon, na região de Galar.

Cerimônia de abertura

Quartas de Final Torneio dos Mestres

Na cerimônia de abertura, cada um dos oito membros é apresentado um por um, e depois os confrontos da primeira rodada são escolhidos aleatoriamente.

Na edição mais recente do Torneio dos Mestres, estes foram os oito treinadores classificados:

  1. Leon - Campeão invicto e atual monarca
  2. Cíntia - Campeã da Elite 4 de Sinnoh
  3. Steven - Campeão da Elite 4 de Hoenn
  4. Lance - Campeão da Elite 4 de Kanto e Johto
  5. Diantha - Campeã da Elite 4 de Kalos
  6. Alain - Campeão da Liga Kalos
  7. Iris - Campeã da Elite 4 de Unova
  8. Ash - Primeiro campeão da Liga Alola

Neste torneio, cada Treinador só pode usar técnicas como Dynamax, Movimento-Z ou Mega Evolução uma vez por partida. Ambos os desafiantes devem enviar seu primeiro Pokémon ao mesmo tempo e podem trocar de Pokémon a qualquer momento. Não há limite de tempo para nenhuma das partidas.

Quartas de final

As quartas de final são partidas de 3 contra 3 Pokémon, e os vencedores aqui avançam para as semifinais. No anime, as quatro batalhas foram: Leon contra Alain, Lance contra Diantha, Iris contra Cíntia, e Ash contra Steven.

Leon versus Alain

Leon vs Alain Anime Pokémon

No episódio 1212 - A Cortina se Levanta! O Torneio de Mestres!, Leon e Alain entram no campo de batalha para começar sua partida e enviam seu primeiro Pokémon, com Alain começando com Chesnaught e Leon escolhendo Rillaboom, fazendo com que o primeiro confronto seja um confronto entre os tipos Planta. Alain faz o primeiro movimento com Braço Martelo, contra o qual Rillaboom defende com sucesso.

Leon surpreende a todos ao escolher seu Gigantamax logo de cara, convocando o Gigantamax Rillaboom para o campo de batalha. Seu primeiro ataque vem na forma de um Solo de Tambores G-Max. Enquanto o Movimento G-Max é capaz de penetrar parcialmente no Escudo Espinhoso de Chesnaught, o Pokémon ainda resiste, assim como Alain havia planejado. Rillaboom ataca em seguida com Corrente Aérea Max, que Chesnaught lida com Bola Giratória. Chesnaught consegue acertar o ataque em seu inimigo, embora nos bastidores Diantha observa que a velocidade de Rillaboom agora aumentou como resultado de Corrente Aérea Max.

Depois de bloquear o Míssil de Espinhos de Chesnaught com Terremoto Max, Rillaboom volta à sua forma normal e passa a usar seu aumento de velocidade para superar a segunda Bola Giratória de Chesnaught e derrotá-la com Acrobático, dando a Leon o primeiro nocaute.

Charizard de Alain vs Charizard de Leon

A próxima escolha de Alain é seu Charizard, atraindo a animação de Ash. Charizard facilmente atravessa o Toque do Tambor de Rillaboom com Bombardeio de Chamas e dá um golpe super efetivo. Leon responde enviando seu próprio Charizard. No entanto, depois que Garra de Dragão é desviado e seu Charizard é atingido por Corte Aéreo, Alain percebe que não pode chegar perto o suficiente e pega de volta Charizard para colocar Malamar em batalha, esperando usá-lo para mudar as coisas. Esta esperança é logo esmagada, no entanto, como o Corte Psíquico de Malamar é bloqueado por um Explosão de Fogo, a tentativa do Pokémon de usar Golpe Enfeitiçado termina com ele sendo agarrado e derrubado por um Explosão de Fogo de curto alcance.

Isso deixa Alain apenas com seu Charizard, que se junta à batalha enquanto Leon anuncia que manterá seu próprio Charizard. Alain declara que é seu objetivo superar o Charizard de Leon e usa seu Mega Bracelete para Megaevoluir seu parceiro em Mega Charizard X, para grande emoção de Ash. Os poderes do Charizard de Alain através do Poder Ancestral de seu oponente com Garra de Dragão, causam um golpe bem-sucedido, mas um subsequente Bombardeio de Chamas resulta em ser atingido por um Pulso do Dragão super eficaz à queima-roupa, derrotando-o e eliminando Alain do torneio.

Lance versus Diantha

Lance vs Diantha Anime Pokémon

No episódio 1213 - Orgulho de Campeões! Lance vs Diantha!, Lance começa a batalha com seu Dragonite, enquanto a primeira escolha de Diantha é Aurorus. Lance faz o primeiro movimento ordenando um Hiper Raio, mas acaba sendo fortemente enfraquecido pela Tela de Luz de Aurorus. Como Dragonite é forçado a recarregar depois de usar Hiper Raio, Diantha aproveita a oportunidade para acertar Dragonite com uma Nevasca super eficaz. Apesar de sofrer grandes danos do ataque, Dragonite é capaz de suportá-lo e, imediatamente após terminar de recarregar, causa seu próprio golpe de dano super efetivo com o Aperto Corporal. O segundo Aperto Corporal, no entanto, é suavizado pelo Refletir, dando a Aurorus uma dupla camada de barreiras protetoras para se esconder atrás. Implacável, Lance ordena Dragonite com Tornado, enquanto Aurorus usa Deslize de Pedras. Ambos os ataques atingem sua marca, mas ao contrário de Dragonite, Aurorus é incapaz de resistir ao golpe e desmaia, dando a Lance o primeiro nocaute da partida.

Dragonite de Lance vs Aurorus de Diantha

Como Diantha retira seu Pokémon desmaiado, Lance decide fazer o mesmo e retira Dragonite. A segunda escolha de Pokémon de Diantha é Gourgeist, o que exalta Jessie, já que ela já teve um Gourgeist também no passado. Contra o oponente, Lance escolhe seu Gyarados Vermelho. Gourgeist começa a rodada usando Doçura-ou-travessura, o que significa que Gyarados agora é fraco contra movimentos do tipo Fantasma.

Gyarados ataca com Cauda d'Água, empurrando Gourgeist para trás, mesmo através de Refletir. Sabendo que o efeito da Tela de Luz terminará em breve, Lance ordena um Pulso do Dragão. Antes que o ataque possa acontecer, Gourgeist ataca primeiro com Furtividade nas Sombras, que, graças ao Doçura-ou-travessura, causa grande dano em Gyarados. No entanto, o Pulso do Dragão ainda é disparado com sucesso, atingindo Gourgeist assim que a Tela de Luz desaparece. Lance visa um golpe final com Presa de Gelo, mas Gourgeist usa Golpe Fantasma para evitá-lo. Embora Gyarados consiga acertar Gourgeist com um Pulso do Dragão depois, o dano de Golpe Fantasma é demais para suportar e ele desmaia, nivelando as probabilidades.

O terceiro Pokémon de Lance é Hydreigon, para o qual Diantha também se sente preparada, tendo Gourgeist usando Doçura-ou-travessura nele. Ignorando isso, Lance faz Hydreigon usar Pulso Sombrio. Não só o ataque atinge sua marca assim que Refletir desaparece, mas também faz com que Gourgeist se encolha, deixando-o aberto para outro Pulso Sombrio super eficaz. O ataque é suficiente para derrotar o Pokémon abóbora. O terceiro e último Pokémon de Diantha é seu ás, Gardevoir, a quem ela imediatamente megaevolui. Diantha ordena uma Bola Sombria, que Hydreigon contra-ataca com sucesso com Tri-ataque. Lance segue chamando Canhão de Luz, que acaba sendo facilmente dispersado pelo Psíquico de Gardevoir. Gardevoir lança um Explosão Lunar e, embora Hydreigon tente resistir ao ataque, é engolido por uma enorme explosão e nocauteado, o que significa que ambos os treinadores agora têm apenas um Pokémon restante.

Dragonite volta ao campo de batalha, cheio de confiança. Lance não perde tempo em usar seu Bracelete Dinamax para fazer com que Dragonite assuma sua forma Dynamax. A Explosão Lunar de Gardevoir atravessa o Chuva de Granizo Max de Dragonite e atinge o Pokémon Dragão, que suporta com sucesso. O efeito secundário de Chuva de Granizo Max resulta em granizo começando a cair sobre o campo de batalha, diminuindo lentamente a resistência de ambos os Pokémon. Confiante de que Dragonite pode lidar com isso, Lance ordena um Golpe Max, que engole Gardevoir, mas mesmo sendo atacado pelo Movimento Max, Gardevoir ainda é capaz de usar Bola Sombria. Dragonite contra-ataca com Vento Ancião Max, que, embora inútil contra um tipo Fada como Gardevoir, ainda é capaz de parar e dissipar completamente a Bola Sombria antes que ela possa entrar em contato.

Dragonite Gigamax vs Mega Gardevoir

Tanto Diantha quanto Ash supõem que Lance está tentando manter Dragonite de pé para que ele possa atacar assim que seu estado Dynamax termine. Isso é comprovado momentos depois, quando Dragonite retorna ao tamanho normal e dispara um Hiper Raio. Diantha está despreocupada e Gardevoir ataca com Explosão Lunar, fugindo do Hiper Raio e dando o golpe final em seu oponente imobilizado. Dan declara Diantha a vencedora da partida, o que significa que ela avançará para as semifinais para ser a próxima oponente de Leon.

Iris versus Cynthia

Iris vs Cynthia

No episódio 1214 - VS Cynthia! O Caminho de Iris para ser uma Mestra de Dragões!, Cynthia faz o primeiro movimento ordenando que seu Gastrodon use Dança da Chuva para convocar uma tempestade. Excadrill corre na chuva com Garra de Metal, mas Gastrodon leva o golpe sem esforço. Gastrodon ataca com Água Barrenta, o que faz com que o Explosão Focalizada de Excadrill falhe e dá um duro golpe nele. Iris faz com que Excadrill use Furação, mas a Armadura Ácida de Gastrodon aumenta sua defesa para que o golpe mal o perturbe antes de usar Água Barrenta novamente. Pego no meio do ataque vicioso, a situação de Excadrill parece terrível, então Iris decide colocar toda a sua fé em um ataque e ordena uma Chifre Broca. O movimento dá certo, causando um nocaute de um único golpe e derrotando Gastrodon assim que a chuva desaparece.

Depois de recolher Gastrodon, Cynthia lança Milotic como seu segundo Pokémon. Iris ordena um Furação, mas Milotic o evita sem esforço e contra-ataca com Hidro Bomba, derrotando Excadrill. Para seu próprio segundo Pokémon, Iris escolhe Dragonite, que Cynthia está feliz em ver novamente. Dragonite se conecta com um Soco do Trovão para causar dano super efetivo. Milotic suporta o golpe e retalia com Voz Desarmante, um movimento tipo Fada que faz com que Dragonite estremeça. Enquanto Dragonite está desorientado, Milotic envolve seu corpo em torno dele e usa Cabeçada de Ferro, derrotando-o e deixando Iris com apenas um Pokémon. Para seu Pokémon final, Iris chama seu ás e o Pokémon que ganhou seu título de Campeão, Haxorus. Milotic usa o Voz Desarmante novamente, mas Haxorus o separa com Corte Psíquico. Uma Hidro Bomba de Milotic, por sua vez, é combatida por um Impacto Vasto, que também faz contato com o próprio Milotic, enviando-o voando e tirando-o da luta.

Garchomp vs Haxorus Anime Pokémon

Despreocupada, Cynthia invoca seu próprio ás e o Pokémon que venceu inúmeras batalhas, Garchomp. Ela ordena um Meteoro do Dragão, ao qual Iris responde ordenando um Ultraje. Alimentado por seu ataque, Haxorus abre caminho através da chuva de meteoros e troca alguns golpes com Garchomp antes que o efeito colateral de Ultraje o deixe confuso. Iris está preparada para isso, e Haxorus rapidamente sai da confusão batendo a cabeça no chão. Impressionada com o desempenho de Iris, Cynthia pega um batom e revela uma Pedra-Chave embutida nele, megaevoluindo seu parceiro.

Mega Garchomp ataca com Garra do Dragão, que Haxorus encontra com uma série de Corte Psíquico. Usando essa estratégia, Iris atraiu Garchomp para um combate de curto alcance, antes de liberar um Pulso do Dragão à queima-roupa em seu inimigo, marcando um golpe direto. Sentindo que o próximo golpe decidirá a partida, Iris se comunica com Haxorus em um nível espiritual e pede que ele coloque tudo em seu próximo ataque. Cynthia, da mesma forma, decide terminar a partida com seu próximo ataque e ordena um Meteoro do Dragão. Quando os meteoros começam a chover novamente, Haxorus dispara um Pulso do Dragão, que se divide e começa a derrubar as rochas que caem. Infelizmente, os meteoros são muito grandes em número, e muitos deles ainda atingem o solo, criando uma grande nuvem de poeira. Quando a nuvem se dissipa, ambos os Pokémon Dragão se encaram, até que Haxorus cai derrotado e Dan considera Haxorus incapaz de lutar, declarando Cynthia a vencedora.

Ash versus Steven

Ash vs Steven Anime Pokémon

No episódio 1215 - Ash Entra na Batalha! Vs Steven!, Steven escolhe liderar com seu ás, seu Metagross Brilhante, enquanto Ash seleciona Dracovish. Ao sinal de Dan, a batalha começa. Ash pede Arma d'Água, mas Metagross usa Agilidade para se esquivar e se aproximar. Ash então pede Branquimordida enquanto Steven pede um Psíquico. Branquimordida consegue sobressair o Psíquico e causar dano em Metagross, mas Dracovish ainda é enviado voando de volta pelo ataque. Vendo o dano causado pelo ataque de Dracovish, Steven decide chamar Metagross de volta e colocar Aggron em batalha. Ash pede Investida do Dragão, mas o Golpe Pesado de Aggron domina o ataque e arremessa Dracovish de volta. Embora Dracovish fique de pé e pareça capaz de continuar, de repente desmorona e é considerado incapaz de lutar por Dan.

Para seu segundo Pokémon, Ash seleciona Gengar, que imediatamente usa Fogo Fátuo para queimar Aggron, fazendo-o estremecer. Implacável, Steven faz com que Aggron use o Golpe Inteligente, que envia Gengar voando, mas a queimadura de Aggron consome mais de sua força. Aggron usa Tumba de Rochas na tentativa de prender Gengar, mas Gengar usa Clarão Deslumbrante para se libertar facilmente e acertar Aggron. Mais uma vez Aggron recebe dano de sua queimadura e cai no chão, incapaz de continuar lutando.

Steven agradece Aggron e então envia Cradily como seu terceiro Pokémon. Cradily usa o Chicote Poderoso, cercando Gengar com seus muitos tentáculos e atingindo-o várias vezes. Os tentáculos então envolvem Gengar, que luta para se libertar. Steven então ordena o Enraizar, o que Alain observa que impedirá que Cradily seja chamado de volta. Ash ordena uma Bomba de Lodo, que marca um golpe direto; no entanto, o Enraizar lentamente começa a restaurar a saúde de Cradily. Steven então chama Raio de Meteoro, e a luz intensa do ataque acaba cegando Ash e Gengar. Ash percebe que ele pode lutar luz contra luz e grita para Gengar usar Clarão Deslumbrante, que bloqueia Raio de Meteoro e resulta em uma enorme explosão que danifica ambos os Pokémon, mas também libera Gengar.

Steven elogia a estratégia de Ash, os dois treinadores continuam pedindo Chicote Poderoso e Bola Sombria, respectivamente. Gengar evita vários tentáculos e lança seu ataque, mas Cradily o afasta e bate em Gengar com seu ataque, arremessando-o no chão e derrotando-o. Após o retorno de Gengar, Ash seleciona Pikachu para seu Pokémon final. Steven ordena que Cradily use Explosão de Rocha, mas o Ataque Rápido de Pikachu chega primeiro. Pikachu então pula de uma pedra para outra para ganhar altura e envolve o Chicote Poderoso de Cradily com Teia Elétrica, uma manobra que deixa Leon impressionado. Com os tentáculos de Cradily fora do caminho, Pikachu acerta um super efetivo Cauda de Ferro, tirando Cradily da luta e deixando ambos os lados com apenas um Pokémon.

Pikachu vs Metagross Anime Pokémon

Steven retira Cradily e envia Metagross mais uma vez. Imediatamente ele pega seu Mega Alfinete e megaevolui Metagross. Ash pede Choque do Trovão, mas Metagross evita sem esforço o ataque. Metagross usa Meteoro Esmagador, que colide com Pikachu e causa grandes danos. Ash pede Cauda de Ferro, mas Metagross facilmente se esquiva novamente e esmaga Pikachu no chão com Psíquico, embora Pikachu ainda seja capaz de se levantar. A careta de Ash dá lugar a um sorriso enquanto ele joga seu chapéu para Pikachu e os dois começam a realizar seu Movimento-Z, para a animação do público. Pikachu dispara Choque do Trovão Fulminante, mas Metagross se esquiva e se prepara para acabar com Pikachu com Canhão de Luz. Para a surpresa de Steven, no entanto, os relâmpagos de repente mudam de direção e bloqueiam o ataque de Metagross, bem como atingem o Pokémon e o mandam para o chão. Enquanto Steven não acredita na capacidade de Pikachu de comandar a eletricidade, Pikachu ataca Metagross com Cauda de Ferro, marcando o golpe final em seu oponente. Dan declara Metagross incapaz de lutar e Ash o vencedor.

Semifinais

As semifinais são batalhas totais, de 6 contra 6 Pokémon. Neste momento do torneio, Leon enfrentou Diantha, enquanto Ash está enfrentando Cynthia. Os vencedores aqui passam para as finais. 

Leon versus Diantha

Leon vs Diantha Anime Pokémon

No episódio 1219 - As Semifinais I: Arrasadora!, quando Ash, Goh e Cynthia entram no Ginásio de Wyndon, são recebidos pela informação chocante de que Diantha já perdeu quatro Pokémon, enquanto Leon perdeu apenas um. O quinto Pokémon de Diantha, Goodra, acerta um Explosão de Fogo super eficaz no Rillaboom de Leon, envolvendo-o em uma bola de fogo gigante assim que o grupo entra nas arquibancadas. Para o choque de Diantha, Rillaboom consegue repelir as chamas batendo seu tambor, antes de usar Acrobacia, derrotando Goodra e deixando Diantha com apenas um Pokémon contra os cinco de Leon. Enquanto Ash pensa em como ele nunca viu Diantha sendo encurralada desta forma, ela envia Gardevoir como seu último Pokémon.

Diantha ordena Gardevoir com Bola Sombria. Enquanto Rillaboom consegue evitar o ataque, seu Derrubar é, por sua vez, desviado por Gardevoir, que então usa Psíquico para levantar Rillaboom no ar e depois derrubá-lo de volta, finalmente tirando o Pokémon baterista da batalha. Leon responde a este nocaute enviando Charizard. Vendo que o ás de Leon entrou na batalha, Diantha imediatamente megaevolui Gardevoir, enquanto Leon usa Gigantamax no Charizard.

Charizard Gigamax vs Mega Gardevoir

Gardevoir ataca com um poderoso Relâmpago, que na verdade faz com que o Pokémon gigante tropece para trás. Leon lança seu próprio ataque na forma do Queimadura G-Max de Charizard, que engole Mega Gardevoir em um vórtice flamejante. Em uma manobra que pega Leon desprevenido, Gardevoir usa Psíquico para redirecionar o Movimento G-Max de Charizard de volta para ele, forçando-o a usar Corrente Aérea Max para contra-atacar. Alimentado pelo desejo implacável de Diantha de nunca desistir, Mega Gardevoir continua avançando, fazendo com que Queimada G-Max, Corrente Aérea Max e Psíquico se fundam em um único movimento devastador. No entanto, antes que ele possa fazer contato, Leon ordena outro Queimadura G-Max, que rompe o ataque combinado e atinge Gardevoir de frente. Quando as chamas se apagam, Gardevoir desmaia e é declarada incapaz de lutar, o que significa que Leon venceu e avançará para as finais.

Ash versus Cynthia

Ash vs Cynthia Anime Pokémon

Na segunda batalha das semifinais, Ash enfrenta Cynthia em uma batalha completa. Depois de dois episódios intensos, a batalha está chegando ao final. Em breve, você poderá conferir aqui o resumo desta batalha intensa. Quem sairá vencedor?

Prof. BrUNO

Professor de Química do Ensino Fundamental e Médio, Bacharel em Química Ambiental e Mestre em Química pela Unesp. Torcedor do Ash, treinador Pokémon, colecionador de cartas e histórias do anime. Entre uma aula e outra de química, gosta de usar Pokémon em algumas explicações. Encontrou na PBN uma forma de aprender e compartilhar mais sobre a franquia que é fã desde pequeno.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Boa matéria, foi objetiva e não ficou pondo opinião no meio.
    Se eu fosse opinar, eu acho que Lance vs Diantha foi a melhorzinha da primeira fase (não gostei muito das outras três) apesar de ter alguns problemas sérios de coreografia, e Ash vs Cynthia já está sendo a melhor do torneio... previsivelmente, já que os recursos da produção foram pra essa partida e tem 2 episódios a mais que as outras batalhas.

    ResponderExcluir
  2. Atualizem esse post por favor, to curioso e o anime depois de mudarem a animação do Ash não me atrai mais

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente. Cynthia vs Iris foi muito boa!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال