Pokémon Legends: Arceus - Como Hisui transformou-se em Sinnoh? (Parte 3)

Mapa de Cobalt Coastlands

Dando prosseguimento a nossa série de análises sobre o futuro da região de Hisui - nas quais já abordamos Obsidian Fieldlands e Crimson Mirelands, seguimos agora para Cobalt Coastlands

Sendo uma região costeira, localizada ao leste de Jubilife Village, Cobalt Coastlands destaca-se, geograficamente, por possuir formações montanhosas (Windbreak Stand, Crossing Slope e Veilstone Cape), uma ilha vulcânica (Firespit Island), uma baía que liga a massa de terra com um oceano (Ginkgo Landing) e uma lagoa que envolve uma caverna (Spring Path). Considerando, então, a localização e os elementos geográficos citados, considera-se que Cobalt Coastlands é, na Sinnoh contemporânea, a região que abriga Sunyshore City.

O nome Sunyshore - que é a junção dos termos em inglês suny (ensolarado) e shore (costa) - é uma provável referência ao relevo e ao clima de Cobalt Coastlands. A cidade, lar do ginásio de Volkner, é construída em cima de rochas e possui diferentes porções de terra que são interligadas por meio de pontes, essas que também funcionam como painéis solares.

Comparativo: Veilstone Cape e Sunyshore City

Nesse contexto, Sunyshore ocupa o que um dia foi o Veilstone Cape, a Castaway Shore e o Windbreak Stand. Sobre a repartição da cidade em diferentes porções rochosas, uma possível explicação pode envolver Heatran. Em Diamond, Pearl e Platinum, o Pokémon é encontrado na Stark Mountain, um vulcão localizado em uma ilha ao nordeste do Mt. Coronet, próxima a Survival Area. 

Considerando a localização de Heatran em Legends: Arceus - o Lava Dome Sanctum, na Firespit Island - é provável que o Pokémon tenha viajado por meio do magma até a Stark Mountain. Tal movimentação provocaria o deslocamento das placas tectônicas, o que, então, repartiria o Veilstone Cape em diferentes partes e daria a região a configuração que vemos na Sinnoh contemporânea. 

Não obstante, essa teoria auxilia na especulação acerca da construção do prédio da Pokémon League. Em Sinnoh, a Pokémon League é encontrada em uma ilha ao norte de Sunyshore City. A partir de nossa definição de onde Sunyshore seria no mapa de Hisui, o único local que corresponde com as coordenadas indicadas é a Firespit Island.

Comparativo: Molten Arena e Pokémon League de Sinnoh

Sendo a ilha o lar de um vulcão que, em Hisui, ainda está ativo, nossa teoria sobre Heatran explica a suspenção da atividade vulcânica do local, o que possibilitaria a construção da Pokémon League que vemos em Diamond, Pearl e Platinum.

Nesse sentido, o prédio em si - onde Aaron, Bertha, Flint, Lucian e Cynthia aguardam por desafiantes - é construído na parte mais alta da ilha, a Molten Arena. A Victory Road, por sua vez, é construída na base da ilha, bifurcando uma entrada que escava um caminho até o topo do antigo vulcão. 

Comparativo: Route 222 e Ginkgo Landing

Tendo estabelecido aonde, em Cobalt Costlands, os locais de destaque de Sinnoh se originam, podemos partir para a definição das rotas. Em nossa proposta, a Route 222, que liga o Valor Lakefront a Sunyshore City, teria início na Beachside Camp, a base de operações da Galaxy Team próxima a Gikgo Landing, e se estenderia até o início do Windbreak Stand. 

Já a Route 223 se iniciaria em uma das partes mais baixas de Veilstone Cape e iria até a praia de Firespit Island. O caminho dessa rota formaria uma reta que é paralela a Seagrass Haven

Comparativo: Spring Path e Spring Sendoff

Finalmente, a última localidade que podemos identificar seu correspondente em Sinnoh é o Spring Path. Sendo, em Sinnoh, acessível via Route 214, é possível que o paredão rochoso ao oeste do Spring Path tenha sido perfurado para criar uma entrada que ligue o lugar ao Lake Valor. 

Comparativo: Turnback Cave

Ainda, é na região do Spring Path de Hisui que encontrados uma depressão na rocha que forma uma lagoa. Na extremidade dessa lagoa, encontra-se uma caverna. Ambos os locais são, respectivamente, os futuros Sendoff Spring e Turnback Cave.

Mapa de Cobalt Coastlands como Sinnoh

E então, concordam com nossa proposta para Cobalt Coastlands? Algumas áreas que não encontraram em nossa análise - Crossing Slope, Aipom Hill, Bathers Lagoon, Hideway Bay, Deadwood Haunt, Sand's Reach e Tombolo Walk -, em nossa interpretação, podem ter sido submersas pelo mar ou se tornado ilhas separadas do continente. Qual a sua teoria? Comentem!

Na próxima parte dessa matéria, analisaremos Coronet Highlands

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال