Pokémon TCG - Top 7 Decepções do Bloco Espada e Escudo - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

21/04/2022

Pokémon TCG - Top 7 Decepções do Bloco Espada e Escudo

Rayquaza wallpaper

À medida que novas coleções são anunciadas e suas cartas são reveladas, jogadores e fãs empolgam-se e criam expectativas (hype) sobre elas. Pelos mais diversos motivos, essas expectativas muitas vezes são quebradas e resultam em decepções ou "flops".

Neste artigo, listaremos 7 das maiores decepções do bloco Espada e Escudo até então, ou seja, 7 cartas/mecânicas que de alguma forma criaram hype elevado e não se justificaram na prática. Para facilitar a análise, foi usado como referência apenas o desempenho no formato Padrão.

É importante ressaltar que, apesar de levar em conta critérios objetivos, essa lista foi montada com base na opinião e na visão do autor e tem, como principal intuito, o entretenimento. Portanto, ela não representa um posicionamento oficial da Pokémon Blast News ou de seus demais membros.

7 - Frosmoth

Frosmoth - SSH 064

Poucos Pokémon no formato Padrão são tão bons aceleradores de Energia quanto Frosmoth. Com um simples Estágio 1, seu usuário pode energizar quantas Energias quiser (e conseguir) a qualquer Pokémon do tipo Água.

No entanto, alguns fatores impediram que ela assumisse qualquer protagonismo. Seus principais possíveis parceiros desde o início do bloco, Lapras VMAX e Inteleon VMAX, têm Fraqueza ao tipo Elétrico, que manteve-se em alta por um longo tempo, e não constituíram decks efetivamente relevantes. Outro fator foi a forte presença de baralhos de spread, em especial Dragapult VMAX e Urshifu Golpe Fluido VMAX, capazes de nocautear Frosmoth (e Snom, seu Básico) com facilidade. 

Lapras VMAX - BST 050Urshifu Golpe Fluido VMAX - BST 088

Por fim, a Melony, lançada em Reinado Arrepiante, tornou-se a opção mais popular de aceleração de Energia para Pokémon de Água. Sem espaço, Frosmoth é muito pouco utilizada e pode ser considerada um dos maiores "desperdícios" de Espada e Escudo.

Melony - CRE 146

6 - V-UNIÃO

Coleção V-UNIÃO

Em dezembro de 2020, a marca comercial V-UNION vazou e atiçou a curiosidade da comunidade do Pokémon TCG. Entre os palpites mais comuns, estava o de que seria uma mecânica parecida com os Pokémon Lenda, o qual se mostrou parcialmente correto em junho de 2021, quando Mewtwo V-UNIÃO, Greninja V-UNIÃO e Zacian V-UNIÃO foram oficialmente revelados. Posteriormente, mais Pikachu e Morpeko também ganharam versões V-UNIÃO.

Dado seu caráter inovador, grande parte dos jogadores achavam que as V-UNIÃO adicionariam uma pitada adicional de criatividade da qual o formato estava carente e não faltaram tentativas de fazê-las jogar. Até o momento, todas foram falhas, devido principalmente às limitações da própria mecânica e da escassez de recursos no formato para torná-la mais consistente. 

Como agravante, todas as V-UNIÃO já anunciadas são exclusivas de produtos selados, cujos lançamentos no Brasil tem sofrido extensos atrasos em relação aos lançamentos no resto do mundo. Mewtwo, Greninja e Zacian chegaram ao Brasil somente em março de 2022, cerca de um semestre após seu lançamento internacional, em setembro do ano anterior.

5 - Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX

Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX - CRE 075

O que coloca o Calyrex nesta lista é uma razão diferente dos demais. Mascote da coleção Reinado Arrepiante, a carta e seu baralho dominaram o formato por meses após seu lançamento, cumprindo as expectativas iniciais e as impulsionando, de modo que quase todos viam o Calyrex como uma opção certeira para os formatos seguintes, embora se soubesse que o baralho perderia uma peça importante na rotação, o Gengar & Mimikyu-GX.

Trilha para o Cume - CRE 146

Poucos previram que esse desfalque, acompanhado de mudanças do meta que colocaram counters como a Trilha para o Cume e o tipo Escuridão em evidência, fariam o Calyrex Espectral despencar do topo e se tornar pouco presente nos torneios recentes. 

4 - Coalossal VMAX 

Coalossal VMAX - VIV 099

Lançado na coleção Voltagem Vivida, o Coalossal VMAX chegou num formato que tinha, entre seus principais baralhos, dois com fraqueza ao tipo Luta: Pikachu & Zekrom GX e Eternatus VMAX. A empolgação era grande e justificável, já que ele poderia ser a carta que abalaria um metagame que desagradava muitos jogadores. 

Pikachu & Zekrom GX - TEU 033Eternatus VMAX - DAA 117

Sim, seria injusto dizer que o Coalossal não teve nenhum impacto sobre o jogo, afinal ele realmente tinha partidas muito favoráveis contra os decks citados anteriormente. Entretanto, seus problemas de consistência e seu aproveitamento baixo contra outros baralhos populares, como Arceus & Dialga & Palkia/Zacian e Lucario & Melmetal/Zacian, impediram que ele atingisse seu suposto potencial.

Zacian V - SSH 138Lucario & Melmetal GX - UNB 120

Para piorar, a coleção seguinte trouxe o Urshifu Golpe Fluido VMAX, tipo Luta mais versátil e consistente que foi capaz, de fato, de alcançar as prateleiras mais elevadas, fazendo com que o Coalossal caísse em esquecimento até hoje.

3 - Rayquaza VMAX

Rayquaza VMAX - EVS 111

Numa breve consulta com alguns jogadores durante a elaboração deste artigo, Rayquaza foi o Pokémon mais indicado para integrar a lista. Destaque de Céus em Evolução, ele marcou a volta do tipo Dragão ao formato Padrão, agora sem Fraqueza ou Resistência. As opiniões sobre o Rayquaza em termos competitivos eram diversas, pois, enquanto muitos o viam com um pé atrás, outros acreditavam no seu alto dano potencial e na ausência de Fraqueza, o que tornaria mais complicado counterá-lo.

De qualquer modo, graças à popularidade do lendário, ambos os lados aguardaram ansiosamente para que ele entrasse em prática. O resultado foi um desempenho pífio nos torneios, com porcentagem de vitória abaixo dos 40%, segundo a Limitless

Ainda assim, muitos fãs não desistiram e continuam trabalhando em novas listas até hoje. Como sua rotação acontecerá apenas em 2023, eles têm bastante tempo para mudar o cenário ruim.

2 - Jirachi Rara Incrível

Jirachi - VIV 119

Introduzidas na coleção Voltagem Vívida, as Raras Incríveis foram um flop como um todo, já que nenhuma delas vingou de fato.

Mesmo assim, entre elas, o Jirachi é de longe a maior decepção. Apontado por alguns como sucessor do Jirachi de Desejo Estelar, que teve sucesso incontestável enquanto era válido no Padrão, o Rara Incrível chegou bem valorizado e visto como um dos poucos Pokémon-Habilidade bons do bloco até aquele momento.

Jirachi - TEU 099

Contudo, depois de poucas semanas de testes e torneios, a visão dos jogadores a respeito do Jirachi já era bem inferior à inicial e, à medida que novas coleções foram lançadas, ele perdeu ainda mais espaço. Hoje é uma carta ignorável competitivamente e, provavelmente, não deixará esse status até que rotacione.

1 - Toxtricity VMAX

Toxtricity VMAX - RCL 071

Reconhecido previamente como uma das principais cartas de Rixa Rebelde, Toxtricity tinha aparentemente tudo para dar certo de imediato: cartas de suporte ao tipo Raio à disposição (Eletropoder, Tapu Koko, Boltund V...), opções para ativar o bônus de seu ataque (Koga, Garbodor, Ilha Empoeirada...), e um metagame com poucos tipo Luta e recheado de Pokémon GX Aliados, os quais poderiam ser facilmente nocauteados e conceder 3 Prêmios. 

Eletropoder - LOT 172Garbodor - RCL 118

O que poderia dar errado? Tudo. A verdade é que Toxtricty não se revelou veloz, consistente e versátil o suficiente, o que o colocava muito atrás dos demais decks. Em pouco tempo, a carta desapareceu do radar dos jogadores e, alguns meses depois, quando boa parte dos recursos mencionados anteriormente rotacionaram, tornou-se um dos VMAX mais esquecíveis mesmo entre os que não vingaram.

Em conjunto, esses fatores garantiram o primeiro lugar do nosso "Prêmio Flop" para o Toxtricity VMAX!

Conclusão

É claro que todas essas cartas podem surpreender no futuro, sobretudo as de marca regulatória E (saem do Padrão só em 2023), mas, com base no agora, o que você achou da lista? Discorda de alguma das indicações ou posições? Sentiu falta de alguma carta que te decepcionou? Comente!

Para mais conteúdo sobre Pokémon, fique atento à Pokémon Blast News, em especial a nosso menu dedicado ao TCG!

Post Top Ad