Pokémon TCG - Top 7 Decepções do Bloco Espada e Escudo

Rayquaza wallpaper

À medida que novas coleções são anunciadas e suas cartas são reveladas, jogadores e fãs empolgam-se e criam expectativas (hype) sobre elas. Pelos mais diversos motivos, essas expectativas muitas vezes são quebradas e resultam em decepções ou "flops".

Neste artigo, listaremos 7 das maiores decepções do bloco Espada e Escudo até então, ou seja, 7 cartas/mecânicas que de alguma forma criaram hype elevado e não se justificaram na prática. Para facilitar a análise, foi usado como referência apenas o desempenho no formato Padrão.

É importante ressaltar que, apesar de levar em conta critérios objetivos, essa lista foi montada com base na opinião e na visão do autor e tem, como principal intuito, o entretenimento. Portanto, ela não representa um posicionamento oficial da Pokémon Blast News ou de seus demais membros.

7 - Frosmoth

Frosmoth - SSH 064

Poucos Pokémon no formato Padrão são tão bons aceleradores de Energia quanto Frosmoth. Com um simples Estágio 1, seu usuário pode energizar quantas Energias quiser (e conseguir) a qualquer Pokémon do tipo Água.

No entanto, alguns fatores impediram que ela assumisse qualquer protagonismo. Seus principais possíveis parceiros desde o início do bloco, Lapras VMAX e Inteleon VMAX, têm Fraqueza ao tipo Elétrico, que manteve-se em alta por um longo tempo, e não constituíram decks efetivamente relevantes. Outro fator foi a forte presença de baralhos de spread, em especial Dragapult VMAX e Urshifu Golpe Fluido VMAX, capazes de nocautear Frosmoth (e Snom, seu Básico) com facilidade. 

Lapras VMAX - BST 050Urshifu Golpe Fluido VMAX - BST 088

Por fim, a Melony, lançada em Reinado Arrepiante, tornou-se a opção mais popular de aceleração de Energia para Pokémon de Água. Sem espaço, Frosmoth é muito pouco utilizada e pode ser considerada um dos maiores "desperdícios" de Espada e Escudo.

Melony - CRE 146

6 - V-UNIÃO

Coleção V-UNIÃO

Em dezembro de 2020, a marca comercial V-UNION vazou e atiçou a curiosidade da comunidade do Pokémon TCG. Entre os palpites mais comuns, estava o de que seria uma mecânica parecida com os Pokémon Lenda, o qual se mostrou parcialmente correto em junho de 2021, quando Mewtwo V-UNIÃO, Greninja V-UNIÃO e Zacian V-UNIÃO foram oficialmente revelados. Posteriormente, mais Pikachu e Morpeko também ganharam versões V-UNIÃO.

Dado seu caráter inovador, grande parte dos jogadores achavam que as V-UNIÃO adicionariam uma pitada adicional de criatividade da qual o formato estava carente e não faltaram tentativas de fazê-las jogar. Até o momento, todas foram falhas, devido principalmente às limitações da própria mecânica e da escassez de recursos no formato para torná-la mais consistente. 

Como agravante, todas as V-UNIÃO já anunciadas são exclusivas de produtos selados, cujos lançamentos no Brasil tem sofrido extensos atrasos em relação aos lançamentos no resto do mundo. Mewtwo, Greninja e Zacian chegaram ao Brasil somente em março de 2022, cerca de um semestre após seu lançamento internacional, em setembro do ano anterior.

5 - Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX

Calyrex Cavaleiro Espectral VMAX - CRE 075

O que coloca o Calyrex nesta lista é uma razão diferente dos demais. Mascote da coleção Reinado Arrepiante, a carta e seu baralho dominaram o formato por meses após seu lançamento, cumprindo as expectativas iniciais e as impulsionando, de modo que quase todos viam o Calyrex como uma opção certeira para os formatos seguintes, embora se soubesse que o baralho perderia uma peça importante na rotação, o Gengar & Mimikyu-GX.

Trilha para o Cume - CRE 146

Poucos previram que esse desfalque, acompanhado de mudanças do meta que colocaram counters como a Trilha para o Cume e o tipo Escuridão em evidência, fariam o Calyrex Espectral despencar do topo e se tornar pouco presente nos torneios recentes. 

4 - Coalossal VMAX 

Coalossal VMAX - VIV 099

Lançado na coleção Voltagem Vivida, o Coalossal VMAX chegou num formato que tinha, entre seus principais baralhos, dois com fraqueza ao tipo Luta: Pikachu & Zekrom GX e Eternatus VMAX. A empolgação era grande e justificável, já que ele poderia ser a carta que abalaria um metagame que desagradava muitos jogadores. 

Pikachu & Zekrom GX - TEU 033Eternatus VMAX - DAA 117

Sim, seria injusto dizer que o Coalossal não teve nenhum impacto sobre o jogo, afinal ele realmente tinha partidas muito favoráveis contra os decks citados anteriormente. Entretanto, seus problemas de consistência e seu aproveitamento baixo contra outros baralhos populares, como Arceus & Dialga & Palkia/Zacian e Lucario & Melmetal/Zacian, impediram que ele atingisse seu suposto potencial.

Zacian V - SSH 138Lucario & Melmetal GX - UNB 120

Para piorar, a coleção seguinte trouxe o Urshifu Golpe Fluido VMAX, tipo Luta mais versátil e consistente que foi capaz, de fato, de alcançar as prateleiras mais elevadas, fazendo com que o Coalossal caísse em esquecimento até hoje.

3 - Rayquaza VMAX

Rayquaza VMAX - EVS 111

Numa breve consulta com alguns jogadores durante a elaboração deste artigo, Rayquaza foi o Pokémon mais indicado para integrar a lista. Destaque de Céus em Evolução, ele marcou a volta do tipo Dragão ao formato Padrão, agora sem Fraqueza ou Resistência. As opiniões sobre o Rayquaza em termos competitivos eram diversas, pois, enquanto muitos o viam com um pé atrás, outros acreditavam no seu alto dano potencial e na ausência de Fraqueza, o que tornaria mais complicado counterá-lo.

De qualquer modo, graças à popularidade do lendário, ambos os lados aguardaram ansiosamente para que ele entrasse em prática. O resultado foi um desempenho pífio nos torneios, com porcentagem de vitória abaixo dos 40%, segundo a Limitless

Ainda assim, muitos fãs não desistiram e continuam trabalhando em novas listas até hoje. Como sua rotação acontecerá apenas em 2023, eles têm bastante tempo para mudar o cenário ruim.

2 - Jirachi Rara Incrível

Jirachi - VIV 119

Introduzidas na coleção Voltagem Vívida, as Raras Incríveis foram um flop como um todo, já que nenhuma delas vingou de fato.

Mesmo assim, entre elas, o Jirachi é de longe a maior decepção. Apontado por alguns como sucessor do Jirachi de Desejo Estelar, que teve sucesso incontestável enquanto era válido no Padrão, o Rara Incrível chegou bem valorizado e visto como um dos poucos Pokémon-Habilidade bons do bloco até aquele momento.

Jirachi - TEU 099

Contudo, depois de poucas semanas de testes e torneios, a visão dos jogadores a respeito do Jirachi já era bem inferior à inicial e, à medida que novas coleções foram lançadas, ele perdeu ainda mais espaço. Hoje é uma carta ignorável competitivamente e, provavelmente, não deixará esse status até que rotacione.

1 - Toxtricity VMAX

Toxtricity VMAX - RCL 071

Reconhecido previamente como uma das principais cartas de Rixa Rebelde, Toxtricity tinha aparentemente tudo para dar certo de imediato: cartas de suporte ao tipo Raio à disposição (Eletropoder, Tapu Koko, Boltund V...), opções para ativar o bônus de seu ataque (Koga, Garbodor, Ilha Empoeirada...), e um metagame com poucos tipo Luta e recheado de Pokémon GX Aliados, os quais poderiam ser facilmente nocauteados e conceder 3 Prêmios. 

Eletropoder - LOT 172Garbodor - RCL 118

O que poderia dar errado? Tudo. A verdade é que Toxtricty não se revelou veloz, consistente e versátil o suficiente, o que o colocava muito atrás dos demais decks. Em pouco tempo, a carta desapareceu do radar dos jogadores e, alguns meses depois, quando boa parte dos recursos mencionados anteriormente rotacionaram, tornou-se um dos VMAX mais esquecíveis mesmo entre os que não vingaram.

Em conjunto, esses fatores garantiram o primeiro lugar do nosso "Prêmio Flop" para o Toxtricity VMAX!

Conclusão

É claro que todas essas cartas podem surpreender no futuro, sobretudo as de marca regulatória E (saem do Padrão só em 2023), mas, com base no agora, o que você achou da lista? Discorda de alguma das indicações ou posições? Sentiu falta de alguma carta que te decepcionou? Comente!

Para mais conteúdo sobre Pokémon, fique atento à Pokémon Blast News, em especial a nosso menu dedicado ao TCG!

Matheus Gomes

Estudante de desenvolvimento web e programação, Matheus dedica parte de seu tempo livre ao Pokémon Trading Card Game, principalmente como organizador de torneios online. Na PBN, busca familiarizar os leitores ao incrível mundo do TCG competitivo.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال