Pokémon Rumble World


Apresentado como o quarto jogo da série spin-off Pokémon Rumble, o título foi lançado exclusivamente para o console Nintendo 3DS em 8 de abril de 2015. Trata-se de um jogo no estilo puzzle, gratuito para download, em que o jogador pode fazer pequenas microtransações online para avançar mais rápido.

Nesta versão, todas as exatas 719 espécies catalogadas até a data de lançamento do jogo estão disponíveis (incluindo Mega Evoluções e as formas alternativas Primal Kyogre e Primal Groudon). Aqui, todos receberão o nome de Pokémon Toys (pois ele possuem o formato de brinquedos mesmo) e seu objetivo é capturá-los, viajando pelas diversas ilhas com seu balão. Abaixo, você confere o vídeo de apresentação do jogo:


Quanto a jogabilidade, o diferencial deste spin-off é possuir um ritmo frenético de batalhas, em que grandes hordas de Pokémon inimigo aparecerão para atacar a criatura que está no seu lado do campo. As fraquezas e resistências entre os tipos são as mesmas dos jogos da franquia principal, como apresentado na imagem a seguir, em que Treecko, com seu golpe do tipo Planta, causa um dano maior ao boss Swampert.
 

E apesar dos gráficos semelhantes aos do console Nintendo 64 e da história quase que inexistente (reclamações da maioria dos jogadores que avaliaram), o jogo tem bons cenários, as transações online possuem um valor acessível e temos estágios exploráveis e bastante variados, fazendo as horas gastas com o jogo passarem desapercebidas.

História de Pokémon Rumble World

A história se passa no reino dos brinquedos em que, ao invés do tradicional professor regional da maioria dos jogos, é o Rei deste local quem te dá a missão de capturar todos os Pokémon Toys do jogo. Neste jogo, seu personagem será representado por um avatar chamado de Mii, criado no Mii Maker, um aplicativo exclusivo do Nintendo 3DS.

Contudo, não se engane com toda a gentileza do Rei: ele faz tudo isso apenas por inveja, pois existe um mago no reino que possui um total de dez Pokémon Toys, enquanto ele possui apenas um Pikachu. Este inclusive é o seu primeiro companheiro de aventura, já que o Rei teve que emprestar a você para que o jogo comece.

Pokemon Rumble World - Dialogo com o Rei Diance

Com o nosso balão de ar quente (outro presente do Rei), vamos até uma outra área do castelo chamada de King's Training Field para iniciarmos um pequeno tutorial. Neste, você já poderá capturar os iniciais Torchic e Treecko, assim que completar a fase com sucesso.


Após isso, o seu Mii deve voltar ao castelo para que o Rei possa endossá-lo como Aventureiro Oficial do Reino, e o tutorial ser finalmente encerrado.

Agora vamos para o pátio do castelo, local onde se passa a maior parte do jogo, pois será aqui que acontecerá a maior parte das interações com outros Mii, onde você vai fazer compras de itens e onde selecionará os companheiros para as aventuras que virão a seguir.

Loja de Equipamentos e Ballon Stop

Sua primeira parada oficial após o tutorial é a loja que vende uma variedade de itens para o Mii e para os Pokémon Toys, sendo que todas as transações se darão mediante troca de moedas do jogo ou de Poké Diamonds. Estes últimos são itens mais raros, adquiridos fazendo missões ou comprando com dinheiro real.

E antes de viajar em sua primeira aventura oficial, a Ballon Stop se torna também uma parada obrigatória. Neste local, você vai encontrar uma variedade de balões que irão te levar para determinadas áreas onde pode ter maior chance de encontros com espécies de uma determinada região ou de determinado tipo - basta adquirir o balão específico.

Detalhe importante: cada balão possui um tempo para inflar novamente, ou seja, você precisa esperar certo tempo para poder usá-lo. Caso esteja disponível, aparecerá um OK ao lado do nome deste e a roleta aparecerá, anunciando qual parte da área você vai visitar, cuja dificuldade é determinada por um número de estrelas. Quanto maior a quantidade de estrelas, maior a raridade dos Pokémon Toys que estarão no local, incluindo espécies Lendárias que podem aparecer como os Bosses da área.


Na imagem acima, por exemplo, a roleta indicará uma das três áreas representadas pelos ícones dos Pokémon, que serão os respectivos chefes destas. Já a estrela azul, a frente de Kingler, indica que ele é o mais forte dentre os três.

Áreas e Adventurer Rank

Como mencionado, após escolhermos o balão e girar a roleta, será determinando para qual parte da ilha o jogador vai viajar, iniciando uma nova missão. Cada missão possuirá entre três a seis estágios no total, sendo que para cada um vai existir um conjunto diferente de espécies e em todas elas sempre terá um Boss no último estágio.

Quanto à quantidade de Balões, ao todo existem 19. Para adquirir estes, além de alguns Poké Diamonds, eles podem exigir que você possua certo nível de aventureiro, determinado pelo Adventurer Rank, que subirá conforme o jogador capture novas espécies Pokémon, garantindo também acesso a roupas novas para o Mii e movimentos melhores para os Pokémon Toys.
 

Depois de derrotar o Boss da atual missão, o Mii sempre vai ser transportado ao pátio do castelo, e caso você não consiga obter sucesso, vai ser transportado para lá da mesma maneira. Mas nos casos de falha, pode haver algum outro Mii visitando o local que poderá te transportar de volta para a área desejada, bastando apenas pagar alguns diamantes.

E por falar nestes visitantes, sempre que encontrar algum pelo caminho em alguma missão, ajude-os e crie vínculos com eles, pois poderão te devolver o favor com Poké Diamonds futuramente. Mas não são apenas os NPC's que nos visitam: um Mii de outro jogador pode aparecer pelas redondezas, caso este use o Street Pass ou Spot Pass (pelo custo de 10 Play Coins ao dia), ou você pode convidar um amigo da sua lista diretamente.

Sistema de Capturas

Quando você chegar a uma das 19 ilhas do jogo, você se deparará com uma lista de Pokémon pré-selecionados para captura, ou seja, é bem provável que você enfrente os mesmos Pokémon algumas vezes quando buscar por algum em específico.


Uma dica interessante que facilita a busca é o "Fever", que adiciona estrelas novas áreas na roleta, portanto novos Pokémon estarão disponíveis. Dois destes seguidos garantem o "Super Fever", adicionando até Pokémon Lendários na próxima rodada. Mas não se engane: as batalhas ficarão mais difíceis em ambas as situações.

Tanto "Fever" quanto "Super Fever" acontecem aleatoriamente e a única maneira de prever se vão acontecer na próxima vez é prestando bastante atenção na cutscene final, após embarcamos no balão para voltarmos ao reino. Caso apareça um ou dois arco-íris ao fundo, a próxima rodada será "Fever", se aparecer três é "Super Fever" garantido.


Voltando ao sistema de captura, a melhor forma aqui é deixar os adversários atordoados com as pedras ou movimentos que causem este efeito. Mas não ache que é fácil assim, pois em Pokémon Rumble World a chance de captura é igual para todos os Pokémon - por isso não se assuste se por acaso você capturar um Lendário na primeira tentativa, mas levar outras dez para conseguir capturar uma espécie normal.

Por fim, Pokémon Toys que possuam alguma habilidade oculta aparecerão cercados por um círculo amarelo, então preste bastante atenção para capturar estes.

Desafios do Rei

Depois de se acostumar com o ritmo frenético do jogo, hora de voltar ao castelo e trocar umas palavrinhas com o Rei. Além de possuir a função de nos informar qual nosso rank, quantas espécies já registramos e qual é o nosso Pokémon mais forte, ele irá propor alguns desafios que, assim que cumpridos, darão Poké Diamonds, novas roupas e novos planos de fundo ao jogador.


Mas não se engane: existem desafios de todas as dificuldades. Eles vão desde os mais fáceis, como usar um movimento super eficaz em batalha, até os mais difíceis, como concluir uma missão no modo difícil apenas com o Pikachu e em apenas 220 segundos (acredite, é muito difícil!).

Além destes, existem também dois desafios obrigatórios: o 10º na ordem geral, chamado de "Catch The Intrusor Graden", vai liberar o acesso ao Mover Tutor Shop; e o "Raid Of The Mighty General", o 12º da lista, vai disponibilizar a Special Stone Shop.

Ao todo, existirão 28 desafios, que apesar de a maioria não ser obrigatório, ajudam bastante no avanço do jogo, sendo a melhor forma de obter uma grande quantidade de Poké Diamonds gratuitamente.

Move Tutor Shop e Special Stone Shop

Agora vamos falar destas duas novas áreas, cujo intuito é fortalecer ainda mais seus Pokémon!

Localizada à esquerda do Ballon Shop, o Move Tutor Shop serve para que determinada criatura possa aprender qualquer ataque em troca de moedas ou Poké Diamonds para os ataques mais fortes.

A lista de movimentos ensinados lá está atualizada de acordo com os jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, e nesta vão constar os movimentos aprendidos via level up, TM's, HM's ou breeding. No entanto, para liberar os movimentos mais fortes, é necessário possuir um nível alto no Adventure Rank.

Quanto ao Special Stone Shop, localizada à esquerda da loja normal, esta irá vender as Mega Stones e as Red Orb e Blue Orb, necessárias para o uso das Mega Evoluções em batalha. Detalhe: a primeira Mega Stone será entregue de graça, e as demais custarão 5 Poké Diamonds cada. Para adquirir, basta ir até lá com algum Pokémon Toy que possua a habilidade de mega evoluir.

Poké Diamonds

Itens indispensáveis em Pokémon Rumble World que servem para avançar o tempo dentro do jogo, as Poké Diamonds podem ser usadas para comprar movimentos e itens, e até mesmo usar o Timing Stop, método que te faz definir qual será o seu próximo destino, já que você que vai decidir onde a roleta vai parar.

Estes itens são adquiridos dentro do jogo ou comprando com dinheiro real na Nintendo e-Shop, sendo que o limite máximo é limitado a 3.000 unidades disponíveis para compra. 


Caso você consiga atingir o limite disponível, você ganhará acesso ao Poké Diamond Digger, uma mina que estará em sua posse garantindo a você 20 diamantes por dia (eram 40 antes da atualização 1.1. do jogo)

Porém, comprando Poké Diamonds ou não, você conseguirá jogar normalmente e se divertir da mesma maneira. Então não se preocupe em adquiri-las a menos que queira avançar mais rapidamente.

Atualizações em Pokémon Rumble World

O jogo traz muitas novidades se comparado ao jogo anterior da série, Pokémon Rumble Blast. Dentre as mais interessantes podemos destacar: adição do tipo Fada, o fato de os Pokémon Toys serem automaticamente recuperados após as batalhas, um sistema rápido de exclusão dos Pokémon capturados e a existência de pontes que conectam áreas importantes do jogo, facilitando assim a locomoção.

Entretanto, mesmo com todas estas novidades, o jogo não superou seu antecessor, sendo o último título do spin-off para os consoles até o momento - já que Pokémon Rumble Rush foi lançado posteriormente para Android e iOS como forma de testar o jogo nestas novas plataformas.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال