Céus em Evolução - Conheça as Melhores Cartas da Nova Coleção

Céus-em-Evolução

Nesta sexta-feira (27/08), foi lançada a nova coleção de Pokémon TCG. Espada e Escudo 7 - Céus em Evolução chega trazendo a volta do tipo Dragão ao TCG e todas as evoluções do Eevee, em versões V e VMax. A coleção tem um total de 237 cartas (contando as secretas raras). Vale destacar as energias básicas douradas dos tipos Escuridão, Metal e Raios.

Céus em Evolução é a última coleção a ser lançada antes da rotação do ano de 2021 e, por isso, vai servir para definir o metagame por um bom tempo, até porque é uma coleção com diversas cartas com grande apelo competitivo.

Top 5 Cartas mais Caras da Coleção

Não há um grande apelo somente para o competitivo, já que Céus em Evolução também apresenta grande visibilidade para os colecionadores. A seguir, confira as 5 cartas mais caras da coleção em seu lançamento.

5 - Dragonite-V (192/203)

Dragonite é um dos Pokémon favoritos do público, pois ele faz parte dos 151 primeiros Pokémon. É o terceiro Pokémon Dragão do Pokédex e ainda é muito fofo e simpático. Aliando tudo isso com essa linda carta de Arte Especial, só poderia resultar em uma carta cara com alto potencial de valorização.

4 - Glaceon-VMax (209/203)

Glaceon-VMax pode vir a jogar bem no competitivo. Aliado a isso, temos essa carta com Arte Especial, que é muito bonita, tendo vários outros Pokémon na arte.

3 - Sylveon-VMax (212/203)

Com certeza é uma das cartas mais bonitas da coleção. Essa carta chega com pouco apelo para o formato Padrão, no entanto seu valor alto já é explicado somente pelo fato de ser uma Arte Especial de uma evolução do Eevee. Tem um alto potencial de valorização com o passar do tempo.

2 - Umbreon-VMax (215/203)

Essa é uma das melhores cartas da coleção (a melhor para algumas pessoas). Como se isso não bastasse, ela ainda é uma carta do Umbreon, que é uma das evoluções do Eevee da qual o público mais gosta, em uma versão de Arte Especial muito bonita. O Umbreon-V também está com um preço bem elevado.

1 - Rayquaza-VMax (218/203)

Essa é, provavelmente, a carta mais bonita já lançada do Rayquaza. Além do fato de que essa carta deve jogar bem no formato Padrão, Rayquaza ainda é um dos Pokémon preferidos do público, então qualquer carta dele já pode ter um valor alto. Com certeza é uma boa carta para se investir já que tende a aumentar o preço cada vez mais.


Como podemos notar, cartas de evoluções do Eevee sempre são um bom investimento. Nessa lista de 5  cartas, temos 3 "Eeveelutions". Rayquaza também é uma carta altamente colecionável, não importa a coleção, como já foi explicado. Há algumas outras cartas que devem valorizar com o passar do tempo, como a Full Art e Rainbow da carta Imitadora, que é uma carta muito nostálgica; a versão dourada da carta Montanhas Tempestuosas, que deve valorizar com o desenvolver do meta; e as versões douradas do Inteleon e da Cresselia. As energias básicas douradas também devem valorizar muito.

Top 5 Melhores Cartas Competitivas da Coleção

5 - Glaceon-VMax (41/203; 208/203; 209/203)

Glaceon-VMax tem uma habilidade que o previne de todo o dano causado pelos Pokémon VMax do oponente, a não ser de outro Glaceon-VMax. Provavelmente será um deck mais voltado para o controle do jogo. Além disso, seu ataque causa 150 de dano no Pokémon ativo do oponente e 30 em algum do banco dele.

4 - Suicune (31/203; 173/203)

Suicune tem uma habilidade que te permite comprar uma carta, caso ele seja o seu Pokémon ativo. É um bom draw-power, já que te permite procurar por mais recursos. Também pode se aliar com a carta do Altaria, que também será lançada nesta coleção.

3 - Flaffy (55/203)

A Flaffy tem uma habilidade que te permite ligar uma energia de Raios da sua Pilha de Descarte a algum de seus Pokémon. Dessa forma, ela vai substituir muito bem o Tapu Koko Estrela Prisma (que rotaciona em setembro de 2021). Provavelmente vai jogar em todos os deck que usam energias de Raios, como o deck de Rayquaza-VMax.

2 - Umbreon-VMax (95/203; 214/203; 215/203)

Umbreon-VMax tem uma habilidade com o efeito igual ao da carta Ordem da Chefia. Quando você evoluir seu Umbreon-V, poderá trocar o Pokémon ativo do oponente por um do banco dele. Dessa forma, Umbreon-VMax poderá jogar em diversos decks além de poder ter um próprio, junto com Urshifu-VMax Golpe Decisivo e Houndoom, já que ele também é um Pokémon Golpe Decisivo. Outro ótimo ponto do Umbreon-VMax é o fato de afetar a fraqueza do Calyrex Cavaleiro Espectral, conseguindo um nocaute com um único ataque.

1 - Rayquaza-VMax (111/203; 217/203; 218/203)

Rayquaza-VMax vem com uma habilidade que te permite descartar a mão e comprar 3 cartas e com um ataque que te permite descartar quantas energias de Fogo e Elétrico você quiser (do próprio Rayquaza), causando 20+ 80 de dano para cada energia descartada. A habilidade pode ser bem usada com o Rossi, de Escuridão Incandescente, que acelera energias e descarta sua mão - assim você só terá que comprar cartas com a habilidade do Rayquaza. Além disso, o Rayquaza-VMax também jogará muito bem com o estádio Montanhas Tempestuosas, que te permite buscar um Pokémon de Elétrico ou Dragão no deck e pôr no seu banco.


A seguir, traremos uma lista com as principais cartas que você deve obter com foco no competitivo e suas quantidades. Essa buylist serve tanto para as cartas físicas quanto para o TCG Online.

  • 4x Mareep
  • 4x Flaffy
  • 2x Pumpkaboo
  • 2x Articuno de Galar
  • 2x Swablu
  • 2x Altaria
  • 4x Umbreon-V
  • 4x Umbreon-VMax
  • 2x Suicune-V
  • 3x Jolteon-V
  • 3x Jolteon-VMax
  • 3x Insígnia Elemental
  • 4x Rayquaza-V
  • 4x Rayquaza-VMax
  • 4x Montanhas Tempestuosas
  • 3x Roy
  • 3x Leafeon-V
  • 3x Leafeon-VMax
  • 4x Insígnia de Folha Nevada
  • 3x Glaceon-VMax
  • 3x Glaceon-VMax
  • 2x Medicham-V
  • 3x Resolução da Zínia
  • 3x Duraludon-VMax*

*Não incluímos o Duraludon-V pois é mais aconselhável usar a versão da carta lançada em Caminho do Campeão.

A seguir, alguns esquemas de deck que podem surgir ou ser atualizados com essa nova coleção. Tratam-se de fotos compartilhadas pela comunidade em redes sociais.

Eternatus-Vmax

Eternatus-VMax-Deck

Jolteon/Orbeetle

Jolteon-VMax-Deck

Leafeon-VMax

Leafeon-VMax-Deck

Umbreon-VMax

Umbreon-VMax-Deck

Rayquaza-VMax

Rayquaza-VMax-Deck

Duraludon-VMax

Duraludon-VMax-Deck

Todas as listas já foram montadas pensando na rotação, por isso só se vê cartas de Espada e Escudo. Como podemos perceber, Céus em Evolução trará muitos novos decks para o jogo - no entanto, o início de formato é muito incerto, já que a comunidade ainda terá que aprender a conviver com os novos decks surgindo e outros sumindo de forma brusca, como os decks de Fogo, que perderão muita força com a saída da Soldadora do formato padrão. 

Com essa nova coleção, finalmente devemos ver um deck baseado em Golpe Decisivo jogar bem, com o Umbreon-VMax. Medicham-V chega para dar ainda mais força ao deck de Urshifu Golpe Fluido. Eternatus ainda deve conseguir jogar bem, mesmo com Urshifu estando forte. Zacian-V provavelmente vai dar uma enfraquecida, já que o Lucario e Melmetal-GX Aliados vai rotacionar, assim como o ADP.

Alguns decks que devem ver jogo de maneira menor são os decks de Sylveon-VMax com Urshifu-VMax Golpe Fluido, deck de Jumpluff e o deck de Regidrago com Cherrim (de Estilos de Batalha).

Caso você não tenha compreendido algum termo que foi utilizado nesta matéria, consulte nosso Glossário. Se você quer ver outras matérias sobre o Pokémon TCG, dê uma olhada no nosso menu. Se gosta desse conteúdo mais competitivo e quer ver mais, diga pra nós nas redes sociais.

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال