Pokémon Shuffle - Ordenar, Combar e Ganhar!

Pokémon Shuffle Logo

Pokémon Shuffle é um jogo de puzzle, lançado em 18 de fevereiro de 2015, para Nintendo 3DS. Sendo semelhante aos jogos Candy Crush, em Pokémon Shuffle o jogador deve ordenar, dentro de uma área quadrada de 6x6, três ou mais ícones de um mesmo Pokémon para avançar nos desafios. 

Pokémon Shuffle é gratuito para baixar e jogar, entretanto, possui algumas limitações que podem ser superadas por meio de microtransações. Sua versão mobile, Pokémon Shuffle Mobile, foi lançada em 24 de agosto de 2015 no Japão, chegando a mercados internacionais em 1 de setembro do mesmo ano.
 

Batalhas 

As batalhas em Pokémon Shuffle ocorrem em um campo de proporções 6x6. O ícone do Pokémon contra o qual se está batalhando aparece na parte superior da tela. Cada vez que o jogador ordena três ou mais ícones de um mesmo Pokémon, é realizado um ataque contra o Pokémon inimigo. 

O Type, bem como a Effectiveness do ataque, variam de acordo com o Pokémon ordenado. Por exemplo: em uma batalha contra Charmander, ordenar três Squirtle acarreta em um ataque do tipo Água - logo, super-efetivo. Os Pokémon, em Pokémon Shuffle, só possuem um tipo. 

Pokémon Shuffle Batalha e Captura

O dano do ataque leva em consideração, também, fatores como o Attack Power - valor que varia entre 30 e 120 -, a Skill - semelhante às Abilities - e a quantidade de ícones ordenados.    

Uma das formas que o Pokémon oponente utiliza para atrapalhar o jogador são as Disruptions. Sendo ícones e/ou efeitos posicionados tanto de forma periódica quanto aleatória, as Disruptions aparecem na forma de:

  • Barrier: barreiras que impedem o movimento de ícones abaixo delas. Afeta uma fileira inteira. São desfeitas ao realizar ordenamentos com um ícones abaixo dela.
  • Non-Support Pokémon: ícones de Pokémon não selecionados como Support Pokémon. Podem ser movidos e ordenados livremente.
  • Coin: ícone de um Coin. Pode ser ordenado e movido livremente. Os ordenamentos de Coin acrescem ao jogador um valor definido da moeda, esse que varia de acordo com o número de ícones de Coin ordenados. 
  • Unbreakable-block: ícone de um quadrado prateado. Não pode ser movido ou ordenado, só é limpado depois de cinco jogadas após aparecer em tela. 
  • Breakable-rock: ícone de um quadrado marrom. Não pode ser movido ou ordenado, somente sendo limpo após realizar um ordenamento próximo a ele. 
  • Black-cloud: nuvem escura que obscurece ícones. Afeta uma fileira inteira. Ícones afetados podem ser movidos livremente.

Capturas

Para capturar um Pokémon selvagem é preciso derrotá-lo, ou seja, provocar uma quantidade de dano igual ou superior aos seus Hit Points (HP), além de fazer isso respeitando um determinado período de tempo ou quantidade de movimentos de ícones.

Assim que tais requisitos são atingidos, o jogador poderá tentar capturar o Pokémon. A captura leva em consideração dois fatores: um catch rate fixo e um bônus - que aumenta de acordo com o tempo restante (em fases com tempo limite) ou com a quantidade de movimentos que sobraram. 

Caso a primeira tentativa de captura com uma Poké Bola não funcione, o jogador poderá comprar uma Great Ball por 2500 Coins. Também, em alguns casos, após a primeira tentativa falhar, o Pokémon pode ficar nervoso, desencadeando o Super Catch Power, um poder que aumenta aleatoriamente o catch rate entre 20% e 50%, além de duplicar o catch rate da Great Ball. 

Pokémon capturados podem ser usados em batalhas contra outros Pokémon, sendo, então, nomeados de Support Pokémon. Na maioria dos stages é possível equipar até 4 Support Pokémon. 

Em Pokémon Shuffle, é possível capturar 986 Pokémon diferentes, incluindo diversas variações de Pokémon. Aqui, cada variação de Pokémon é considerada uma espécia diferente com sua própria Ability.

Experiência, Level e Mega-Evolution

O level dos Pokémon é aumentado por meio dos Experience Points, que são obtidos ao batalhar contra Pokémon. Pokémon não podem evoluir ou mudar de forma (com exceção da Mega-Evolution), contudo, têm seu Attack Power aumentado. O level máximo é o 10.

As Mega Stones, por sua vez, são obtidas durante o jogo, geralmente após derrotar o Mega Pokémon correspondente. Também podem ser adquiridas por meio de recompensas do Mission Card ou como prêmios ao concluir um Special Stage.

Pokémon Shuffle  Skill e Attack Power

Após capturar o Pokémon e possuir sua respectiva Mega Stone, é preciso posicioná-lo como o primeiro Pokémon (começando da esquerda). A Mega Evolution é atingida ao ordenar um determinado número de ícones do Pokémon - sendo possível acompanhar o processo por meio da barra Mega Gauge

A Mega Evolution habilita um Mega Effect, que pode interromper o relógio em stages com limite de tempo, atrasar disruptions e outros efeitos em stages com limite de movimento ou até mesmo apagar completamente disruptions e ícones.

Stages

Pokémon Shuffle possui mais de 700 stages, sem contar Special Stages que aparecem de forma periódica. Para adentrar um stage é necessário gastar Hearts - que são recuperados conforme o tempo. 

Stages são divididos em 4 categorias: Main Stages, Expert Stages, Special Stages e Survival Mode. Inicialmente, o jogador só tem acesso aos Main Stages, sendo necessário atingir certos requisitos para desbloquear os outros. 

Pokémon Shuffle Stages

Os Main Stages consistem de 700 stages de movimento limitado, cada um com um tema musical, plano de fundo e final boss - geralmente um treinador com Mega Pokémon - diferentes. Vencer o final boss recompensa o jogador com Jewel e uma Mega Stone.

Os Expert Stages são 53 stages com limitação de tempo, são liberados conforme obtém-se S-rank nos Main Stages. 

Os Special Stages são stages disponíveis por tempo limitado, geralmente misturando limite de tempo com limite de movimento.

Já o Survival Mode é uma série de 60 stages com limitação de movimento no qual o jogador não pode mudar os Support Pokémon. São desbloqueados após derrotar 150 Main Stages.

Itens e Enhancements

Em Pokémon Shuffle, os itens só podem ser utilizados em situações específicas. Segue a lista:

Item Custo Descrição Viabilidade
Moves +5 800 Coins Aumenta os movimentos restantes em 5,
mas não afeta a capacidade de capturar Pokémon
Somente para stages com limite de movimento.
Desabilitado em Competitive Stages.
Time +10 800 Coins Aumenta o tempo restante em 10 segundos,
mas não afeta a capacidade de capturar Pokémon
Somente para stages com limite de tempo.
Desabilitado em Competitive Stages.
Exp. Points x1.5 300 Coins Aumenta os Exp. Point conseguidos no fim do stage em 50% Desabilitado em Special Stages que não fornecem experiência.
Mega Start 2000 Coins Seu Pokémon no primeiro slot Mega Evolui no começo do stage Somente caso um Pokémon com Mega Stone esteja no primeiro slot.
Complexity -1 9000 Coins Um tipo a menos de Pokémon, pedra ou bloco vai aparecer Desabilitado em 3-Pokémon Stages, Survival Mode e outros.
Disruption Delay 1500 Coins Retarda as disruptions do oponente Somente caso o oponente possa causar disruptions no início do stage.
Attack Power ↑ 3000 Coins Dobra o Attack Power Somente para alguns Special Stages.

Já os Enhancements são utilizados nos Pokémon ao selecioná-los para um stage. Eles não podem ser comprados com Coin ou Jewels e aprimoram permanentemente o Pokémon. 

Enhancement Efeito
Mega Speedup Número de ícones para Mega Evolvuir é diminuido em 1.
Raise Max Level Aumente o level máximo de um Pokémon em 1.
Uso limitado a determinados Pokémon.
Level Up Completa a quantidade de Exp. Points necessários para um Level Up.
Exp. Booster S Aumenta os Exp. Points de um Pokémon em 50.
Exp. Booster M Aumenta os Exp. Points de um Pokémon em 200.
Exp. Booster L Aumenta os Exp. Points de um Pokémon em 1000.
Skill Booster S Preenche o Skill Gauge de um Pokémon em 3.
Skill Booster M Preenche o Skill Gauge de um Pokémon em 3.
Skill Booster L Preenche o Skill Gauge de um Pokémon em 3.
Skill Swapper Muda a Skill de um Pokémon.
Uso limitado a determinados Pokémon.

Check In

A versão do Nintendo 3DS de Pokémon Shuffle permite que os jogadores, diariamente, façam um check in, ou seja, conectem o 3DS a Internet para conseguir 500 Coins. A cada dez check in, o jogador ganha 1000 Coins. 

Além disso, nas 15 primeiras vezes que o jogador fizer o login em Pokémon Shuffle, lhe é dado uma recompensa adicional aos Coins, sendo: 

Dia Recompensa
1 5 Hearts
2 Moves +5
3 Exp. Booster S
4 5 Hearts
5 Skill Booster S
6 Mega Start
7 5 Hearts
8 Disruption Delay
9 Exp. Booster M
10 Raise Max Level
11 5 Hearts
12 Exp. Booster L
13 Time +10
14 10 Hearts
15 Jewel

Melhorias da Versão Mobile

Pokémon Shuffle e Pokémon Shuffle Mobile compartilham grande parte de seus elementos. Entretanto, ainda existem algumas melhorias aplicadas à versão mobile, sendo:
  • Gráficos em alta resolução;
  • O check in diário ocorre automaticamente;
  • Conexão com o Facebook;
  • Mudanças no recebimento de alguns prêmios e valores de experiência. 

Rafael Alziro

Cineasta, pesquisador e pai de ciberpets. No momento eu sou universitário, mas largaria tudo para brilhar como um grande mestre Pokémon.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال