Aliando Pokémon GO com Corrida

Pokémon GO Ovos

Os ovos foram incorporados em Pokémon GO há bastante tempo. É legal chocá-los não apenas para cumprir tarefas de alguns eventos, mas também porque os recém nascidos possuem IVs mais altos do que a média das criaturas selvagens.

Embora nos jogos principais da franquia você deva andar pelo mapa somente virtualmente, no jogo para celular você precisa andar na vida real. Burlar essa prática é fácil, já que existem inúmeros tutoriais na internet para simular uma caminhada mesmo você estando deitado na cama. Mesmo assim, eu nunca usei nenhum tipo de "atalho" para isso - pelo contrário, aliei ao meu outro hobby: a corrida. Por isso, este é um relato/guia para te ajudar a sair do sedentarismo e avançar no jogo.

Como começar

Ninguém nasceu com a prática da corrida. Todas as pessoas começaram de alguma forma e com a ajuda de alguém. Eu tive um treinador quase todo o tempo em que corri para melhorar meus tempos. Durante a pandemia, o objetivo da corrida é apenas para manter a forma e, para isso, uso uma planilha de treino com foco em 10km. Abaixo, indico alguns sites de revistas especializadas em que você pode encontrar planilhas de treino com diversos objetivos, metas e, níveis, todos montados por treinadores e professores de educação física. Escolha o que melhor se adapta à sua realidade de condicionamento físico atual e um possível objetivo para o seu treino.

Chocando ovos

Não gosto de ficar mexendo no celular durante o treino para não desviar o foco. Escolho os ovos que vou chocar antes com base na planilha. Se naquele dia eu vou correr 6km, então coloco um ovo de 5km para chocar. No outro dia, vou correr 9km e mais 1km para voltar para casa, então coloco um ovo de 10km, e assim sucessivamente. Os ovos de 12km, normalmente, precisam de dois dias de treino para serem chocados, mas eles valem a pena.

Corrida Pokémon GO

Aplicativos para auxiliar a corrida

Primeiro, você tem que lembrar de deixar ativada a Sincroaventura nas configurações de Pokémon GO. Eu sempre tenho o aplicativo Google Fit instalado, pois acho que é ele quem manda para o jogo o quanto eu corri. Outros aplicativos que tenho é o Runkeeper e o Strava, em que registro meus treinos. Neste último, ainda, consigo me conectar com meus amigos do Facebook e ver seus treinos.

Ativar Sincroaventura Pokémon GO

Locais para treino

Você pode correr na rua, claro, mas correr em parques é interessante porque além da infraestrutura ser melhor para a prática de algum esporte, não é raro ter alguma Poké Parada para você explorar depois da sua corrida. O Parque do Ibirapuera em São Paulo, por exemplo, é repleto deles e você sempre encontra outros treinadores para fazer Reides. Lembre-se que você foi para lá para correr, mas depois entre nos desafios do jogo.


Roupa e tênis

Correr de calça jeans e tênis All Star não é recomendado. Procure sempre usar alguma roupa confortável e camiseta de cores claras que esquentam menos e não te atrapalham para correr. Eu coloco meu celular em uma pochete pequena, mas há aqueles acessórios de colocar no braço. Correr segurando ele na mão é muito desconfortável, então evite essa prática.

Algo igualmente desconfortável é quando o tênis não é próprio para corrida. Aquele tênis do Pikachu que vende na internet pode até ser legal, mas para correr use algum próprio para isso. Existem opções caras e baratas. Escolha o que te servir bem e você puder pagar. O importante é não se machucar com ele.

Jogos Olímpicos como inspiração

O atletismo vai começar em breve nas Olimpíadas de Tokio. Assistir às provas te permite, além de conhecer mais desta modalidade, criar alguma inspiração para você começar a correr. Quem sabe não é você o representante brasileiro na próxima olimpíada em Paris? Bons treinos!

João Meireles

João Meireles (Johnny), tem 30 anos e mora em São Paulo. Formado em Administração na USP, e agora cursa Gestão de Políticas Públicas. Fã de Pokémon desde a Eliana na Record e Yellow no GameBoy, jogou TCG, e (quase) todos os principais jogos da franquia. Usa Pokémon GO para sair do sedentarismo e correr, mas dá aleluia quando o ovo é de 2km. Entusiasta de competições, sonha em ver um torneio no Brasil maior que o CBLOL.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال