A Liga Pokémon de Sinnoh - Conferência do Lírio da Ilha Valley

Liga Pokémon de Sinnoh

A região de Sinnoh é uma extensa região do universo Pokémon. Ela se localiza ao norte de Kanto, Johto e Hoenn. Essa região abriga muitas particularidades e é conhecida por trazer evoluções de Pokémon de outras regiões. Além disso, também é considerada por muitos fãs como a melhor região de todas e por oferecer o melhor anime para todas as pessoas que acompanham a jornada Pokémon. Um dos motivos pelos quais a região ficou conhecida foi pelas épicas batalhas, seja nos ginásios, seja com outros treinadores, seja na Liga de Sinnoh.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a Liga apresentada no anime.

Liga Sinnoh

A Liga Pokémon da região de Sinnoh, também chamada de Conferência do Lírio da Ilha Valley, é composta por 8 líderes de ginásio principais: Roark, Gardenia, Fantina, Montanha, Maylene, Byron, Candice e Volkner; e quatro membros da Elite 4: Aaron, Bertha, Flint e Lucian. Ao final, há a campeã Cynthia. A Liga de Sinnoh é disputada por aqueles treinadores que, ao longo de suas jornadas, conseguiram conquistar as oito insígnias dos Ginásios, fortalecendo-se ao lado de sua equipe Pokémon. Ao decorrer da competição, os treinadores podem, se quiserem, levar acompanhantes e ficar hospedados em um local com vários prédios.

Elite dos Quatro no Anime

Elite 4 de Sinnoh

Diferente de outras regiões com seus respectivos animes, Sinnoh trouxe os membros da Elite 4 para alguns episódios da série. No episódio 503 - A Tropa de Elite!, Lucian apareceu e batalhou contra Dawn e seu Buizel. Mais tarde, ele retornaria no episódio 508 - Um Desafio de Elite!.

No episódio 568 - O Experiente e os Amadores!, Aaron fez uma aparição ao lado de seus Pokémon Drapion, Vespiquen, Skorupi e Beautifly. No episódio 638 - Um Disfarce de Elite!, Bertha aparece e batalha contra Ash. Flint, especialista da elite de tipo fogo, apareceu em uma sequência de episódios devido aos acontecimentos da cidade de Sunnyshore, mas sua estreia foi no episódio 533 - Flint Brilha no Fogo!.

Além de todos os membros da Elite 4 marcarem sua presença nos episódios do anime, a campeã Cynthia também apareceu várias vezes, mantendo contato com os protagonistas e participando de momentos importantes - como enfrentar a Equipe Galática e seus planos maquiavélicos.

Batalhas

Após uma cerimônia de apresentação, foi anunciado como funcionariam as batalhas. A Liga foi dividida em duas partes: as Rodadas Preliminares e as Rodadas Finais. Cada parte dessas rodadas foram divididas em três classificações, em que a primeira parte da competição consiste em Top 64, Top 32 e Top 16. Já a segunda rodada se classifica em Top 8, Top 4 e a Final.

Rodadas Preliminares

Durante essa fase da competição, cada treinador usa três Pokémon cada. A primeira e a segunda classificação dessa rodada, o Top 64, acontece nos estádios menores em um campo diferente de onde ocorre as batalhas com maior número de Pokémon. O Top 16 em diante ocorre no estádio principal e o campo de batalha se modifica em um campo de Água, Rocha, Planta e Gelo.

Rodadas Finais

Nessa fase da competição os treinadores utilizam seis Pokémon cada. Todas as batalhas, desde o Top 8 até a Final, ocorrem no estádio principal.

Rodadas de Batalha no Anime

Ash vs Nando

No episódio 651 - Liga Descontrolada!, ocorre o primeiro embate, que traz Ash contra Nando. Como cada treinador só pode utilizar três Pokémon cada, Ash usa Staraptor, Quilava e Heracross. Já Nando chama seu Roserade, Armaldo e Kricketune. Staraptor derrota Roserade, Armaldo derrota Staraptor, Quilava e Armaldo empatam e ficam fora de combate e Heracross ganha em uma batalha acirrada contra Kricketune, fazendo com que Ash vença essa rodada e se classifique.

O episódio 652 - A Vitória de Paul Contra Barry! mostra a batalha entre os dois rivais do Ash. Cada treinador também utiliza três Pokémon cada, sendo que Paul manda seu Magmortar, Ursaring e o poderoso Electivire. Barry envia seu Skarmory, Hitmonlee e seu parceiro Empoleon. Incrivelmente, Paul vence todos os Pokémon de Barry sem perder nenhum de seu time.

No episódio 653 - Trabalhando o Movimento Certo!, acontece a última classificação das Rodadas Preliminares, em que os treinadores em destaque batalham no Top 16. Ash enfrenta Conway, que incrivelmente cria várias estratégias, fazendo com que o garoto enfrente problemas durante a batalha. Ash utiliza seu Noctowl, Donphan e Gible. Conway chama Shuckle, Lickilicky e seu Dusknoir.

Utilizando movimentos de defesa com precisão, Shuckle consegue fazer com que Ash troque de Pokémon, revelando todos que ele usaria na batalha. Gible, o último escolhido de Ash, derrota Shuckle com um Meteoro do Dragão. Noctowl derrota Lickilicky e Dusknoir tira de cena tanto Noctowl quanto Donphan (que nem teve a chance de fazer nada), mas foi Gible quem derrotou Dusknoir - dando a vitória para Ash e fazendo-o se classificar para as Rodadas Finais.

Ash vs Paul

Eis que nas rodadas finais, acontece a batalha de dois rivais que vinham se enfrentando e competindo um contra o outro: Ash contra Paul. Durante muitos episódios dessa série, Ash e Paul tiveram muitos embates e testes de força. No episódio 654 - Uma Estratégia Conhecida!, começou uma sequência que ficaria marcado para sempre na cabeça de todos aqueles que acompanham o anime.

No total, foram três episódios até o final dessa intensa batalha. Como nessa fase os treinadores utilizariam seis Pokémon cada, Ash enviou Infernape, Staraptor, Buizel, Torterra, Pikachu e Gliscor. Já Paul mandou Aggron, Gastrodon, Ninjask, Drapion, Froslass e Electivire. Foi uma batalha difícil, em que Ash acabou tendo que criar estratégias para poder se livrar dos incríveis golpes dos Pokémon de Paul. Na última batalha, entre Infernape e Electivire, Ash acabou vencendo e se classificou para o Top 4.

A batalha entre Ash e Paul na Liga Sinnoh aconteceu da seguinte forma:

  • Infernape de Ash derrota Aggron de Paul
  • Buizel de Ash derrota Gastrodon de Paul
  • Drapion de Paul derrota Buizel de Ash
  • Drapion de Paul derrota Staraptor de Ash
  • Drapion de Paul derrota Torterra de Ash
  • Infernape de Ash derrota Ninjask de Paul
  • Pikachu de Ash derrota Froslass de Paul
  • Gliscor de Ash derrota Drapion de Paul
  • Electivire de Paul derrota Gliscor de Ash
  • Electivire de Paul derrota Pikachu de Ash
  • Infernape de Ash derrota Electivire de Paul

Após longos episódios da calorosa batalha de Ash contra Paul, no episódio 657 - A Fronteira da Semi-Final!, Ash enfrenta Tobias, um poderoso treinador que possuía um Darkrai e um Latios em seu time, sendo que apenas estes dois Pokémon foram revelados. Enquanto Sceptile foi capaz de derrotar Darkrai, Pikachu empatou contra Latios. Os outros Pokémon de Ash não tiveram chance. A batalha acontece da seguinte forma:

  • Darkrai de Tobias derrota Heracross de Ash
  • Darkrai de Tobias derrota Torkoal de Ash
  • Darkrai de Tobias derrota Gible de Ash
  • Sceptile de Ash derrota Darkrai de Tobias
  • Latios de Tobias derrota Sceptile de Ash
  • Latios de Tobias derrota Swellow de Ash
  • Pikachu de Ash e Latios de Tobias se derrotam.

Ash acaba perdendo a batalha para ele e é desclassificado a poucos passos da rodada Final. Tobias se torna o campeão da Liga Sinnoh.

Tobias Campeão da Liga Sinnoh

A Liga Sinnoh e sua Importância

A Liga Sinnoh trouxe um significado muito grande para alguns personagens. Para Ash, que veio de outras regiões e de outras Ligas, os inúmeros desafios que ele pôde encarar foram capazes de lhe dar a aprovação de um de seus maiores rivais: Paul. Após a intensa batalha de seis contra seis contra Ash na qual levou Ash a vitória, Paul finalmente assumiu, com seu jeito, o seu respeito pelo treinador que Ash é.

Paul se baseou em alguns movimentos e em alguns estilos particulares de batalhas que Ash apresentava e foi ver como os dois conseguiram chegar a esse ponto juntos. A Liga também trouxe uma importância muito maior para Nando, que após uma série de movimentos incríveis nos Concursos, pôde levar todo seu conhecimento para a Liga e sentir um outro tipo de emoção.

Leandro Lemos

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-graduando em Zoologia e especializado em Entomologia. Poke-fã desde que se entende por gente. Viciado nível hard e apaixonado por toda a franquia. Hoje, como bom fã, busco levar informação e aguçar a curiosidade daqueles que buscam informações sobre Pokémon, fazendo com que todos, assim como eu e toda equipe da PBN, tenham Pokémon em sua vida.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال