Pokémon TCG - Campo e Áreas do Jogo

Campo-e-areas

Quando dois treinadores se encontram, é certo que haverá uma batalha. Mas ela não deve ser realizada em qualquer lugar: há de se escolher um espaço ideal. E no Pokémon TCG não é diferente!

Campo

O campo é aqui referido como a área total do jogo: a sua e a do seu oponente. Trata-se do espaço em que ocorre a partida. Ao comprar um deck pré-montado, também vai incluso uma folha (papermat) detalhando toda a área do jogo.

Papermat Pokémon TCG

Antes de Espada e Escudo, o papermat incluía, também, a área do oponente. O interessante desses papermats é que normalmente eles vêm com uma "colinha" das ações que se tomam a cada turno, das condições especiais e até onde colocar cada card. Nessa matéria, detalharemos cada zona do campo, inclusive o que você pode ter ou não acesso durante uma partida.

Campo Pokémon TCG

Deck

É o local em que você coloca seu deck (baralho) após comprar as sete primeiras cartas e reservar as seis cartas de prêmio. Embora os jogadores saibam quantas cartas há em cada baralho (pois um deck completo contém exatamente 60), não é possível mudar a ordem das cartas nos baralhos de cada jogador, a menos que haja uma que permita que isso seja feito (ao embaralhar o deck).

campo-e-areas-01

Em ambientes competitivos, há o costume de "cortar" o deck adversário depois que este o embaralha após o efeito de um card. Isso assegura a imprevisibilidade da ordem das cartas, mesmo que ele tenha os colocado em uma ordem específica ao buscar um card.

Cortar deck

Para "cortar" um deck, separe-os em quantos montinhos você quiser (usualmente dois) e coloque um em cima do outro, em uma ordem diferente da qual estava antes. Vale lembrar que, se seu oponente não puder comprar nenhuma carta no início da rodada por não haver nenhuma no deck dele, você venceu a partida!

Pilha de descarte

Cada jogador possui sua própria pilha de descarte. As cartas removidas do jogo vão para a pilha de descarte, a menos que uma carta jogada diga algo diferente.

No geral, quando um Pokémon é nocauteado, ele e todas as cartas ligadas a ele (como Energias, Ferramenta Pokémon e seus estágios anteriores) vão para a pilha de descarte do respectivo jogador. O recuo e determinados ataques dos Pokémon exigem o descarte de Energia ou outra carta antes da ação. Itens e Apoiadores, depois de usados, também vão para a pilha de descarte.

campo-e-areas-02

Posso pegar alguma carta da pilha de descarte?

Não. Você só pode pegar cartas da pilha de descarte e colocá-las em sua mão (ou de volta ao deck ou banco) pelo efeito de alguma outra carta.

campo-e-areas-03

É possível tirar algum proveito da pilha de descarte?

Sim, alguns Pokémon possuem ataques e habilidades relacionados à pilha de descarte.

campo-e-areas-04

Zona Perdida

A Zona Perdida era uma mecânica típica das séries Platinum e HeartGold & SoulSilver, sendo retomada na série Sol e Lua com as cartas Estrela Prisma. As cartas Estrela Prisma possuem efeitos extraordinários, porém são restritas a uma de cada no deck e vão para a Zona Perdida ao invés de irem para a Pilha de Descarte.

campo-e-areas-estrela-prisma

A Zona Perdida é uma forma avançada da Pilha de Descarte. Ao contrário das cartas na Pilha de Descarte, cartas movidas para a Zona Perdida são mantidas com a face para cima e não retornam ao jogo de forma alguma. A Zona Perdida fica afastada das demais áreas do campo, normalmente ao lado do deck, mas longe da Pilha de Descarte.

Estádio

A carta de Estádio costuma ser colocada entre o Pokémon ativo e o deck do jogador. Lembre-se: quando um Estádio é jogado, ele substitui o que estava anteriormente em campo (o antigo é descartado), independente se ele era seu ou de seu adversário.

Carta de Estádio

Banco

O banco corresponde à zona inferior da área de jogo de cada jogador. Cada um pode ter até cinco Pokémon no banco (exceto se uma carta disser o contrário). Todo Pokémon em jogo, exceto o Pokémon ativo, deve ser colocado no banco. Se seu banco estiver cheio, você não pode colocar novos Pokémon básicos em campo - terá que aguardar que um seja nocauteado ou usar uma carta que recolha seu Pokémon para a mão.

campo-e-areas-06

O banco é isolado?

Não. Diferente dos jogos, por exemplo, habilidade dos Pokémon que estão no banco podem afetar Pokémon ativos e até mesmo o que os jogadores podem fazer em cada rodada.

campo-e-areas-habilidade-pokemon

O banco é um lugar seguro?

Não. Alguns ataques, habilidades e Treinadores também afetam Pokémon do banco, seja causando dano, removendo Energias ou mesmo trocando-os de lugar com o Pokémon ativo. Se não especificado, os efeitos de um Treinador podem atingir tanto Pokémon ativo quanto do banco.

campo-e-areas-08

Pokémon Ativo

Acima do banco, fica o Pokémon ativo do jogador. É este Pokémon que atacará o Pokémon do adversário e sofrerá os danos do oponente. Cada jogador começa com um Pokémon ativo, sendo que se o oponente não tiver nenhum Pokémon ativo, ele perde o jogo!

Caso seu Pokémon ativo seja nocauteado, outro do banco deve substituí-lo. Se você deseja trocar um Pokémon ativo por um do banco, deve primeiro pagar o custo de recuo (ou então usar o efeito de alguma carta, como a Corda de Resgate).

Prêmios

Cada jogador possui suas próprias cartas de prêmio, separadas de seu próprio deck no início do jogo (o que difere do conceito que temos de receber prêmios de outras pessoas). Elas são escolhidas aleatoriamente (geralmente as seis primeiras cartas de um deck embaralhado) e colocadas viradas para baixo, só podendo ser desviradas pelo efeito de alguma carta. Algumas cartas usam a quantidade de prêmios como parâmetro para seus efeitos.

campo-e-areas-09

Ao nocautear um Pokémon do oponente, você pega uma das cartas de prêmio e a coloca em sua mão. Se você pegou todos os seus prêmios antes de o adversário fazer o mesmo, você venceu a partida! Cabe destacar que os Pokémon V e Pokémon GX permitem que você compre duas cartas de prêmio quando são nocauteados e os Pokémon GX Aliados e Pokémon VMax permitem a compra de três prêmios.

Mão

Em sua mão, ficam as cartas que você pode jogar durante a partida. Você pode obter cartas e colocá-las em sua mão nas seguintes situações:
  • No início do seu turno (pegando uma carta do seu deck)
  • Ao nocautear um Pokémon do oponente (pegando uma carta dos prêmios)
  • Ao usar alguma Carta de Treinador para comprar cartas (como Pesquisa de Professores, por exemplo)
  • Para pegar um carta específica do deck (usado cartas como a Poké Bola, por exemplo).

campo-e-areas-10

Quando o jogador não está segurando suas cartas na mão (pois vai procurar uma no deck, por exemplo), é costume deixá-las atrás do banco, viradas para baixo. Você não pode ver o que está na mão do oponente (só o número de cartas), a menos que o efeito de alguma carta permita isso.

Informação pública

Chama-se de informação pública aquela que está plenamente acessível, por qualquer jogador, a qualquer hora. Você pode observá-las ou então perguntar por elas ("Posso ver essa sua carta?" ou "Quantos Pokémon você tem em sua pilha de descarte?"), desde que isso não prejudique o andamento da partida. Essas informações são:

  • Quais cartas de Pokémon estão em campo (incluindo qualquer estágio evolutivo que esteja embaixo)
  • Quais cartas de Energia estão em campo
  • Quais cartas de Treinador estão em campo (Estádios e Ferramentas Pokémon)
  • As cartas na pilha de descarte de cada jogador (sem mudar a ordem delas)
  • O número de cartas na mão, no deck, e/ou de prêmios de cada jogador

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال