Construindo Decks: Regras Básicas e Consistência

Pokémon Decks Espada e Escudo

O treinador Pokémon sempre tem até 6 Pokémon em seu time. Isso é o que observamos no anime, mangá ou quando jogamos os main games para consoles. No Pokémon TCG não é bem assim, mas é. Não entendeu? Então venha comigo para entender como funciona um Deck (ou baralho) de Pokémon TCG.

No final dessa matéria você já estará pronto para montar seu próprio deck e colocá-lo para batalhar. Não deixe de ler também as outras matérias no nosso menu de TCG, considere cada uma delas como uma insígnia da sua jornada até se tornar um verdadeiro mestre Pokémon.

Regras Básicas

Cartas Pokémon Iniciais Antigas

Um deck de Pokémon TCG necessita conter 60 cartas. Qualquer outra quantidade é considerada ilegal  segundo as regras oficiais do jogo. Existem algumas raríssimas exceções - como decks de pre-release (pré-lançamento) e alguns decks especiais antigos para jogadores iniciantes.

Em uma partida de Pokémon TCG, dois jogadores precisam cada um de um deck, marcadores de dano e uma moeda. No campo de batalha, existem os seguintes elementos para ambos os lados: Deck, pilha de descarte, zona perdida, cartas prêmio, banco e Pokémon ativo. Para começar a partida, o jogador, após embaralhar seu deck, compra 7 cartas. Pelo menos uma destas deve ser um Pokémon Básico, para ser colocado como Pokémon ativo.

Logo após, coloque 6 cartas prêmio viradas para baixo. Para utilizar um Pokémon evolução (estágio 1 e estágio 2, ou outros casos especiais), o Pokémon deve estar em campo há pelo menos um turno. Cada jogador pode colocar até 6 Pokémon no campo de batalha – um ativo e até 5 no banco. Para atacar, um Pokémon precisa utilizar cartas de energia referentes ao custo do seu ataque.

Para ganhar uma partida, o jogador precisa comprar todas as suas 6 cartas prêmio ou derrotar todos os Pokémon em campo de seu adversário. Caso seu adversário compre todas as cartas do deck dele, você ganhará a partida. Com exceção de energias básicas e algumas cartas especiais, cada deck só pode conter 4 cópias de cada carta com mesmo nome.

O parágrafos acima resumem toda a complexidade do Pokémon TCG. São as regras extremamente básicas do jogo. Com a leitura das nossas outras matérias, as informações ali contidas serão amplamente explicadas e detalhadas.

Playmat Jirachi

Apesar do campo de batalha do Pokémon TCG possuir um Pokémon (ou dois, como em formatos antigos) e até 5 no banco (exceto em casos muito específicos em que alguma carta fale o contrário) como nos jogos de videogame da franquia, um deck pode – e, geralmente, tem – mais de 6 Pokémon. Formado por cartas de Pokémon, cartas treinador e energias, você pode ter até 4 cartas de mesmo nome no seu baralho. Entenda a seguir o que isso significa.

Até 4 de cada nome?

O Pokémon mítico Jirachi pode nos ajudar a entender perfeitamente a regra do nome. Para entender melhor nosso exemplo, considere um formato ilimitado, em que qualquer carta é válida. Nós podemos possuir até 4 cópias de cartas que se chamam Jirachi no nosso deck, independente do texto e arte da carta - ou seja, podem ser cartas com o mesmo nome, mas de coleções diferentes.

No entanto, Jirachi-GX é uma nova carta, pois possui um novo nome. Portanto, podemos colocar mais 4 cópias dessa nova carta no nosso deck. Além disso, podemos colocar 4 cópias de Jirachi-EX, 4 cópias da antiga Jirachi ex, 4 cópias da Jirachi Luminescente, além de 1 cópia da carta Jirachi .

Cartas Pokémon Jirachi

Assim, um deck utilizando as 6 cartas de Jirachi acima seria considerado legal. Logo abaixo, você confere a quantidade máxima que cada carta poderia ser utilizada em um deck. As duas cartas Jirachi que possuem mesmo nome podem ter até 4 cópias, somadas, e a carta Estrela Prisma, apenas uma - conforme diz a caixa de regras das cartas Estrela Prisma.

Quantidade Cartas Pokémon Jirachi

Existem algumas particularidades que podem confundir um pouco o jogador iniciante, mas vou sugerir uma dica trivial: sempre considere o nome da carta exatamente como ele está escrito. O Houndoom irá te ajudar a entender.

Cartas Pokémon Houndoom

Os antigos Dark Houndoom (Houndoom Sombrio) e Team Magma’s Houndoom (Houndoom da Equipe Magma) possuem nomes diferentes entre eles e entre a carta Houndoom. Porém, o Houndoom Golpe Decisivo, lançado na coleção Estilos de Batalha, possui o nome Houndoom, assim como em várias outras coleções em que esse Pokémon foi impresso.

A regra do nome também se aplica em cartas Treinador e cartas de Energia Especial. Pode-se usar em seu deck 4 cópias de cada carta Treinador/Energia Especial com um mesmo nome, independente da arte ou texto (efeito). Assim como com cartas de Pokémon, os únicos fatores que impedem que você utilize determinada quantidade de uma carta no seu deck (ou determinada carta) são formatos, banimentos e cartas limitadas em uma cópia, como Ace Spec e cartas Estrela Prisma.

Cartas Pokémon Trainer

As cartas Professora Juniper e Professor Sycamore possuem exatamente o mesmo texto, porém com nomes diferentes. No formato Expanded, o jogador pode utilizar apenas 4 cópias de uma dessas cartas, ou seja, apenas 4 cartas com esse texto. Elas nunca foram legais juntas no Standard. Com o lançamento de Espada e Escudo, a Pokémon Company tomou a decisão de criar a carta Pesquisa de Professores, carta com exatamente o mesmo texto da Professora Juniper e Professor Sycamore. A carta Pesquisa de Professores possibilita que o texto seja reimpresso sempre com o mesmo nome. O nome do professor nessa nova carta não está no nome da carta, assim como o Houndoom Golpe Decisivo que vimos lá em cima. A mesma situação acontece com a carta Ordem da Chefia.

Cartas Pokémon Professores

A composição de um deck de sucesso

O Pokémon TCG possibilita que diversos estilos de deck possam ser criados, desde os mais agressivos até um que controle o jogo do adversário. Contudo, tanto as formas de ganhar uma partida quanto as de montar um deck são “ilimitadas”. Além disso, independente do estilo que você escolha, o principal fator para um deck “funcionar” é sua consistência. Habilidade, sorte e estratégia são fatores extremamente positivos durante uma partida ou na construção de um deck. Porém, a consistência possibilita que você dependa muito menos da sorte e esteja probabilisticamente em um cenário melhor para depender apenas das suas habilidades e a estratégia de jogo do seu deck.

Como monto meu deck então?

Se considerarmos que existe uma fórmula padrão para montar um Deck, poderíamos dizer que ele terá entre 10 e 20 Cartas de Pokémon, entre 25 e 35 cartas de Treinador e entre 10 e 15 cartas de Energia (básicas e especiais, somadas). Se esse número estiver confuso, vou te apresentar um número exato com um deck extremamente consistente. 14 Pokémon, 35 Treinadores e 11 Energias. Veja abaixo.
 
Decklist ADP Zacian

A estratégia base do deck de ADP Zacian consiste em você utilizar o ataque GX do Arceus, Dialga & Palkia-GX o mais rápido possível, energizar os Pokémon em campo e finalizar a partida com nocautes rápidos utilizando o ataque do Zacian-V, com o auxílio de cartas de gust effect como Ordem da Chefia e Pegador Gigante.

Para que a estratégia do deck funcione, diversas cartas de consistência, que possuem sinergia entre elas, são utilizadas. Pesquisa de Professores e Dedenne-GX auxiliam a filtragem do deck, compra de novas cartas e o descarte de energias de Aço que podem ser aceleradas com o Disco de Metal em um Zacian-V no banco. Essa energia acelerada pode ser enviada, utilizando Substituição de Energia, para o Arceus, Dialga & Palkia-GX, que por sua vez, receberá uma energia de Água da mão como energia do turno, que pode ser encontrada com a filtragem de cartas do deck ou com o Inquieteco de Energias.

Não cabe a esse momento explicar as sequências seguintes do plano de jogo deste baralho. O que importa agora é que o conceito de consistência deve estar um pouco mais claro para você. Sendo assim, considere utilizar várias cópias de uma carta que você julgue importante para a estratégia do seu deck, sabendo que você pode melhorar as chances de encontrar essa carta - utilizando cartas de consistência que possuam sinergia com ela.

A seguir, também forneceremos algumas dicas essenciais para montagem de decks:

  • Considere usar 4 cópias do Pokémon Principal do seu deck e da sua evolução.
  • Em decks de Pokémon Estágio 2, considere usar 4 cópias do Pokémon Básico e 4 cópias do Pokémon Estágio 2. Quanto ao Pokémon Estágio 1, considere utilizar apenas 1 ou 2 cópias, mas não se esqueça de utilizar 4 cópias da carta Treinador Doce Raro em seu deck.
  • Considere utilizar entre 4 e 8 cópias de cartas Treinador que sejam Apoiadores focados em compra de cartas. Ex.: Pesquisa de Professores e Marine.
  • Considere utilizar cartas Pokémon que possuem habilidades de consistência, ou seja, habilidades que possibilitam buscas no deck ou compra e descarte de cartas. Ex.: Tapu Lele-GX, Dedenne-GX, Crobat-V e Cinccino (de Espada e Escudo 1).
  • Cartas que buscam Pokémon são extremamente importantes. Prefira utilizar Itens ao invés de Apoiadores, neste caso. Coloque ao menos 7 ou 8 destas em seu deck. Ex.: Bola Grande, Bola Rápida e Comunicação Pokémon.
  • Lembre-se da mobilidade do seu deck. De nada adianta conseguir montar o seu campo, energizar seu Pokémon e ficar preso em seu banco, sem conseguir atacar. Caso seu deck possua Pokémon sem custo de recuo, você pode optar em utilizar menos Ferramentas de mobilidade, Balão de Ar; e mais Itens de mobilidade, como Substituição e Corda de Fuga. Os Pokémon voltados para consistência costumam ser os portadores de Ferramentas de mobilidade.
  • Cartas que possuem gust effect são fatais no jogo. Muitas partidas são decididas quando um treinador puxa um Pokémon do banco do adversário para nocauteá-lo. A quantidade de cartas desse estilo em um deck varia muito, mas uma boa média é utilizar 3 ou 4 cartas desse tipo. Ex.: Guzma, Ordem da Chefia e Pegador Gigante.
  • Encontre a energização ideal para a sua estratégia. Existem diversas formas de acelerar energia no Pokémon TCG, assim como existem muitos Pokémon que são rápidos, ou seja, batem com um custo de energia bem pequeno.
  • Coloque cartas tetchs apenas após o seu deck estar consistente e com sua estratégia base funcionando sem problemas. O foco dessas cartas é facilitar a partida contra alguns decks ou impedir que determinadas partidas sejam auto loss.

Criar um deck é uma habilidade ímpar no Pokémon TCG. Vários jogadores experientes preferem dominar a estratégia de um deck previamente pronto ou apenas colocar alguns toques pessoais neste, ao invés de reformular a lista ou criar um deck novo.

Estilos de Deck

A seguir você vai conhecer alguns estilos de decks. No entanto, clique aqui para ler uma matéria mais completa sobre este assunto específico.

Aggro (Agressivo)

São decks que causam danos elevados e rapidamente. Esse tipo de deck busca fazer o máximo de dano em pouco tempo para ganhar a partida o mais rápido possível. Ex: Rayquaza-GX.

Spread (Espalhar)

É um deck que demora um pouco para deixar tudo em campo, mas quando isso acontece termina a partida de uma vez só. Tem como objetivo distribuir dano em mais de um Pokémon ao mesmo tempo, não necessariamente no Pokémon Ativo, para poder nocautear vários Pokémon de uma vez só. Ex.: Orbeetle-VMax.

Control (Controle)

O deck de controle é o mais complexo para ser utilizado por um jogador iniciante. Não é todo jogador que se acostuma a utilizar esse estilo de deck, já que ele exige algumas habilidades prévias - como um bom conhecimento do metagame atual, agilidade nas jogadas e pensar jogadas com alguns turnos de antecedência. Ex.: Zoroark-GX Control, Pidgeotto Control e Excadrill Control.

Mill (Minar/Reduzir)

É um deck que tem como intuito descartar as cartas do deck adversário até que ele não tenha nenhuma carta no deck e perca a partida por deckout. Os decks mill muitas vezes são confundidos com decks de controle. Embora eles possam ter vários elementos de controle, são estratégias diferentes. Ex.: Cinccino Mill e Durant Mill.

Midrange (Meio Termo)

Não é comum utilizar o termo Midrange no Pokémon TCG, porém ele está entre nós. Resumindo bastante, é um estilo de deck em que você mescla um estilo mais agressivo com um estilo mais defensivo ou controle. Um bom exemplo para esse tipo de deck é o LucMetal-GX/Zacian-V.

Combo

Os decks baseados em Combos são exatamente o que o nome diz: uma estratégia que depende de um combo como mecânica principal. Um deck que pode exemplificar bem esse estilo é o próprio ADP Zacian que apresentamos anteriormente. Apesar de ser um deck extremamente Aggro, ele depende de um Combo como estratégia principal (GX do ADP no Turno 1 ou 2 + energização no Zacian-V), para que o estilo agressivo comece.

Se você chegou até aqui, você está pronto para formar seus primeiros decks. Basta escolher seu formato favorito, que pode ser Ilimitado, Legado, Expandido ou Padrão. Independente de qual seja, o importante agora é aplicar toda essa teoria em prática. Com o passar do tempo, a prática nas partidas e o conhecimento do meta irão fazer de você não só um deck builder habilidoso, mas também um ótimo jogador.

Matéria atualizada por: Nikolas Sales

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال