Pokémon Sword e Shield - Como Conseguir Pokémon Shiny

Pokémon Shiny Sword e Shield

Os Pokémon Shiny foram introduzidos nos jogos de Pokémon na 2ª Geração. Eles são Pokémon extremamente raros que apresentam cores alternativas comparadas às suas cores normais. A chance de encontrar um Pokémon Shiny é diferente nos vários jogos da franquia, sendo baseada em um cálculo que envolve o TrainerID e o SecretID, que são códigos de identificação numéricos vinculados a cada treinador. A partir da 6ª Geração, a chance base de encontrar um Pokémon Shiny é de 1 em 4096.

Em Pokémon Sword e Shield, existem dois tipos de Pokémon Shiny, com diferentes padrões de animação quando entram na batalha: o tradicional brilho com padrão estrelado é mais comum em Pokémon que vem de ovos, presentes e batalhas em Max Raid Battle. O novo padrão com brilho quadriculado é mais comum em Pokémon selvagens.

Pokémon Shiny Square

Considerando um encontro garantido com um Shiny, a tabela a seguir mostra as chances de obter os diferentes padrões de Shiny.

Padrão de Shiny Origem do Pokémon
Ovos, presentes e Max raid Selvagem
Estrelado 15 em 16 1 em 16
Quadriculado 1 em 16 15 em 16

Com o tempo, foram desenvolvidos métodos específicos para caçar esses Pokémon, conhecidos como Métodos de Shiny Hunt. Eles foram desenvolvidos com o intuito de otimizar o processo de encontrar um Pokémon Shiny, utilizando itens e mecânicas dos jogos para aumentar a chance de encontrar tais Pokémon. Os dois métodos mais conhecidos entre os jogadores são o de Breed e o de Pokémon selvagens.

Antes de iniciar qualquer método de Shiny Hunt, é imprescindível possuir o item Shiny Charm, que aumenta a chance de encontrar Pokémon Shiny tanto de ovos quanto de encontros selvagens. Em Pokémon Sword e Shield, o item é obtido ao completar o Pokédex de Galar - que contém 400 criaturas.

Método de Breed

Applin Shiny Breeding

O Método de Breed é o mais robusto para obtenção de Pokémon Shiny, apresentando poucas variações na maneira de aplicação. Conhecido também na comunidade como Método Masuda, em homenagem ao diretor da Game Freak (empresa desenvolvedora dos principais jogos da franquia Pokémon), o método consiste em gerar ovos de Pokémon de nacionalidades diferentes. Esse ato, em si, já aumenta a chance de obter um Shiny.

A principal vantagem desse método é que é possível gerar ovos de quase todos os Pokémon. Para aplicação do método, são necessários alguns preparativos extras além do Shiny Charm. O item Oval Charm é uma peça bastante importante, pois aumenta a chance dos Pokémon gerarem ovos na Pokémon Nursery. O item pode ser obtido após derrotar o treinador GAME FREAK Morimoto, no segundo andar do Hotel Ionia na cidade Circhester.

Ainda relacionado ao processo de chocar ovos, Pokémon com as habilidades Steam Engine ou Flame Body reduzem pela metade a quantidade de passos necessários para chocar um ovo, acelerando o processo de Shiny Hunt. Um Pokémon ótimo para realizar essa função é o Carkol, que pode possuir ambas as habilidades.

Ditto Diferente Região

Por último, mas não menos importante, é necessário possuir um Ditto de nacionalidade diferente do seu jogo. Mas porque o Ditto? Ele é conhecido como o "Breeder Universal", ou seja, é capaz de fazer ovos com quase todos os Pokémon comuns. Não é possível gerar ovos de Pokémon Lendários, exceto o Manaphy, que precisa do Ditto para gerar um ovo de Phione. Algumas formas de se obter um Ditto de outra nacionalidade são fóruns de Pokémon, redes sociais, amigos/conhecidos de outros países e tentando a sorte em trocas com desconhecidos pela internet.

Tendo os recursos em mãos, é possível dar início ao processo de tentativa do Shiny. Recomenda-se utilizar a Nursery da Rota 5, que conecta as cidades de Turffield e Hulbury, por conta da extensa linha reta desse local que propicia o chocagem dos ovos. Basta escolher o Pokémon que se deseja a forma Shiny e colocá-lo na Nursery junto com o Ditto de outra nacionalidade. A partir de então, é necessário paciência, perseverança e sorte. A chance de se obter um Pokémon Shiny por esse método é de 1 em 683. Por se tratar de uma probabilidade, é possível que o Shiny venha antes ou depois de chocar 683 ovos.

Método de Pokémon Selvagem

Milcery Number Battled Pokémon Sword Shield

O Método de Pokémon selvagen em Sword e Shield consiste em batalhar o maior número de vezes possível com a espécie que se deseja o Shiny. Quanto maior o número de batalhas contra o mesmo Pokémon, maior a chance de encontrar um Shiny, conforme mostra a tabela a seguir.

N° de Pokémon batalhados Aumento na chance de Shiny Chance de Shiny sem Shiny Charm Chance de Shiny com Shiny Charm
0 - 1 em 4096 1 em 1365
50 1,5 % 1 em 2048 1 em 1024
100 2 % 1 em 1365 1 em 819
200 2,5 % 1 em 1024 1 em 683
300 3 % 1 em 819 1 em 585
500 3 % 1 em 683 1 em 512

Diferentemente dos jogos anteriores, não é necessário derrotar esses Pokémon em sequência. O que importa é o número de batalhas contra o Pokémon, que pode ser verificado no Pokédex. A maior chance de Shiny por esse método é de 1 em 512, que pode ser atingida ao batalhar pelo menos 500 vezes contra o Pokémon desejado. A desvantagem desse método é que nem todos os Pokémon são encontrados facilmente na natureza. Contudo, ele possui menos requisitos para aplicação do que o método de chocar.

Método Dynamax Adventures

Raikou Shiny Dynamax Adventures

O Método Dynamax Adventures (acesso apenas na expansão The Crown Tundra) é uma maneira diferente de conseguir Pokémon Shiny, com destaque para os Lendários. Basta ter em mãos o Shiny Charm e prosseguir normalmente com o desafio, dando prioridade para capturar o Pokémon que se deseja a forma Shiny. Ao concluir o desafio, é permitido selecionar um dos Pokémon capturados para levar consigo.

Na tela final de seleção, é possível verificar se o Pokémon é Shiny ou não. Em caso negativo, basta selecionar qualquer outro Pokémon que não o Lendário ou simplesmente não pegar nenhum e salvar sua localização para tentativas futuras. A chance de obter um Shiny por esse método é de 1 em 300 sem Shiny Charm e de 1 em 100 com Shiny Charm. Todos os Shiny obtidos por esse método possuem o padrão estrelado.

Nilo Fortes

Doutorando em Engenharia Química, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno tanto no anime como nos jogos. Unindo habilidades do mundo científico com o incrível mundo de Pokémon, entrei na PBN em 2021 como redator para contribuir com a comunidade gerando conteúdo de qualidade.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال