Pokémon Sword e Shield - Rental Teams (Times de Aluguel) Season 9

Rental Teams Pokémon Sword Shield

Por: Lucas Zantut (Twitch | Twitter)

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Meu nome é Lucas Zantut e venho trazer um assunto ainda delicado para muitos jogadores: Rental Teams ou Times de Aluguel. Vamos dar uma analisada nesse meta atual que deu uma grande diversificada se comparado a Series 7. Para ver um artigo mais completo sobre esse tema, a Jessica fez um artigo muito detalhado - clique aqui para conferir!

Antes de dar início à análise, gostaria de ressaltar a importância dos Times de Aluguel. Os Rental Teams não são feitos apenas para novatos, mas também para pessoas experientes que não conseguem engrenar um team build ou querem mudar de estilo de jogo. O que os torna importantes? Jogar com times de aluguel possibilita que você consiga adaptar e aprimorar técnicas novas ou conhecer o raciocínio de novos estilos de jogo para utilizar como estratégia quando jogar com times do mesmo estilo, sem ter que fazer os Pokémon! Sendo assim, vou mostrar três Rental Teams diferentes que estão disponíveis na Victory Road.

Time de Clima (Kyle Geffner)

Time de Clima (Kyle Geffner)


Times de clima normalmente têm uma mescla interessante, pois eles conseguem jogar tranquilamente com Pokémon ofensivos que consigam controlar a velocidade e ao mesmo tempo ser totalmente ofensivos no Trick Room (dimensão paralela por 5 turnos, contando o turno de ativação do ataque, em que os Pokémon mais lentos atacam antes que os mais velozes). Particularmente, é um dos times que mais gosto de jogar. Verificando o time do Kyle, notamos que ele possui muita agressividade e ao mesmo tempo que proteção. Analisaremos cada Pokémon:

Porygon 2


Famoso P2, consegue ser muito agressivo contra Landorus e Garchomp, que estão no meta, além de ter um papel defensivo muito alto - quando não tem um super efetivo do outro lado, ele consegue controlar o jogo de uma maneira incrível. Além disso, ele consegue ser um Pokémon coringa, pois é capaz de jogar sem Trick Room e ao mesmo tempo consegue ser totalmente agressivo dentro dela. Combinações com Torkoal e Regirock são totalmente agressivas e versáteis na Trick Room e conseguem controlar o jogo fazendo dueto com Grimmsnarl, por isso coloco ele como coringa: versatilidade em conseguir ser ofensivo, jogar em Trick Room, Recover, e sua agressividade com Ice Beam e Tri Attack, fazendo com que ele ganhe esse título com honra.

Torkoal


Acredito que seja o Pokémon mais agressivo na Trick Room. Na função de dano em área, Torkoal consegue ser mais rápido que Amoonguss (na Trick Room) e tem uma função boa em tentar jogar com Burning Jealousy, sendo capaz de dar burn no adversário e reduzindo o ataque base físico por 50%, perfeito para este tipo de jogo.

Venusaur (Gigantamax)


A estrela do time consegue jogar em 2 posições diferentes: tanto no sol, dobrando a velocidade, quanto lidando muito bem com Trick Room, contra Pokémon mais rápidos e super efetivos contra ele. Ainda, conta com com uma boa opção de GMAX. É justamente por isso que acredito que Venusaur seja um dos melhores Pokémon com dano contínuo do GMAX, além de ter excelentes opções com Sleep Powder, conseguindo ser agressivo contra Tapu Fini e grande parte dos Pokémon do meta atual.

Zapdos


Sendo um grande Pokémon ofensivo, é capaz de jogar perfeitamente no sol devido ao seu Heat Wave e ainda é uma excelente opção de Gmax. Ao lado de Grimmsnarl, se torna um páreo duro de derrubar, pois tem screens e suporte para Fake Tears, o que o possibilita ser totalmente agressivo contra Landorus - dando Max de voador (controle de velocidade), fogo (se estiver no sol) ou controle de clima, podendo também segurar na Screen um ataque super efetivo. Tome cuidado se você ver um Zapdos com Grimmsnarl, pense muito antes de apertar o botão.

Regirock


Excelente opção para o Trick Room, consegue bater de frente com o Glastrier e, se conseguir utilizar corretamente o curse com Drain Punch, pode ficar bem complicado para o outro lado caso não haja respostas efetivas contra ele. Possui uma defesa física imensa, fazendo com que consiga lidar com seus super efetivos de uma maneira muito eficaz. Acredito que seja a melhor opção desse time para Gmax no Trick Room.

Grimmsnarl


Com ele, o coração fala mais alto. Grimmsnarl o melhor suporte do jogo, pois tem uma das melhores tipagens (Fada e Sombrio). Com Fake Tears, Screen e Spirit Break, ele é muito forte como suporte, dá segurança contra oponentes de ataque especial e é o complemento de tudo.

De acordo com nossa análise de cada Pokémon, pode-se observar que o time é totalmente agressivo, então pode ser um pouco complicado caso você confronte times que ele não consiga ter super efetividade. Contudo, não deixa de ser uma bela escolha. E então, gostou desse time? Vai utilizá-lo para ver sua força? Vamos ter ainda mais dois times para você fazer uma escolha certeira.

Team Coalgigas

Team Coalgigas


Sim, é exatamente isso que você está vendo! Regigigas com Coalossal, dois estilos totalmente diferentes que estão juntos no mesmo time. O pensamento do adversário sempre será: qual lead ele vai fazer? Acho que ele não vem de Coalossal, acho que ele não vem de Gigas. E agora? Vamos ver a análise de cada Pokémon do time:

Coalossal (Gigantamax)


Muita gente o menospreza e o considera uma jogada óbvia, mas mesmo que tenha muitas ameaças do outro lado, ele consegue lidar muito bem com todas elas. Não à toa ele é o rei da Player’s Cup. Agressivo com velocidade ao máximo e agressivo no T.R, ele é muito versátil: possui uma defesa física muito alta, tem o seu dano contínuo do GMAX e faz todo oponente ter no mínimo uma ou duas ameaças no time contra ele - pois se não tiver, seu time talvez não esteja bom o suficiente no meta.

Dragapult


Um grande coringa nesse time, pois apesar de já ser esperado que dois de seus ataques sejam Surf e Will-o-Wisp, não sabemos dos outros dois, o que pode confundir muito o adversário. Ele mostra muita velocidade e dano alto, e mesmo com uma build voltada para o combo, ele consegue ser muito eficaz após o Surf no Coalossal, conseguindo dar WoW (Will-o-Wisp), agredir com Phantom Force e também apresentando um dano considerável em área para diminuir o ataque físico do adversário. Sim, esse time só tem “bomba”. Tudo é difícil de lidar caso você não tenha o Pokémon correto em seu time.

Regigigas


Esse Pokémon sempre me faz pensar em todos os campeonatos que jogo MD1 e MD3: será que meu time está bom contra Regigigas? Sim, é a mesma pergunta que fazemos contra o Coalossal. É preciso ter resposta contra Regigigas, pois ele tem potencial de varrer o time do adversário de modo muito fácil e rápido caso o oponente não tenha resposta. Junto ao Weezing de suporte, acredito que seja uma das melhores duplas de agressividade. Ele é simplesmente agressivo e eficaz em sua proposta.

Rillaboom (Gigantamax)


É um dos meus Pokémon preferidos dessa nova Geração. Ele apresenta muita agressividade e ao mesmo tempo versatilidade, cobrindo muito bem o defeito do time que normalmente vê Tapu Fini como algo um pouco opressor contra a formação de seus times. Tem a versatilidade de Fake Out, U-turn e Grassy Glide, que é totalmente agressivo contra Pokémon super efetivos - o que o torna uma boa opção de lead quando se tem Tapu Fini do outro lado.

Urshifu (Rapid Strike) Gigantamax


Sim, esse time tem uma agressividade absurda! Urshifu tem duas posições totalmente diferentes no time: ele consegue fazer ativação no Coalossal e ser uma opção opressora ao seu lado, ou ele pode ser totalmente eficiente contra Landorus-T, que é o opressor do Coalossal – Weezing. Eu tenho o seguinte pensamento quando vejo Urshifu: se não sou mais rápido, tenho que fazer algo contra ele. Ele consegue levar um time todo se você não focar nele e não tiver efetividade contra ele.

Weezing


Não sei se é por conta do anime ou por acharem que joga apenas ao lado de Regigigas, muitas pessoas menosprezam Weezing. Todavia, ele tem uma função muito útil nesse time por sua habilidade Neutralizing Gas, que neutraliza as habilidades de todos os Pokémon em campo. Citando algumas: Urshifu não atravessa o Protect; Regieleki não tem aumento de dano com Transistor; Torkoal, Tyranitar e Politoed não fazem o efeito de clima ao entrar; Landorus e Incineroar não fazem efeito do Intimidate e, o mais importante, o Slow Start do Regigigas também, fazendo-o parceiro perfeito e necessário ao lado de Regigigas. Ele também consegue fazer o trabalho sujo como WoW (Will-of-Wisp), Taunt e consegue lidar com Tapu Fini. Lembre-se: com Regigigas em campo, você quer o Weezing vivo o maior tempo possível!

Parece que esse time não tem limites quando se fala de agressividade, não é mesmo? Mas quando você tem um time totalmente ofensivo, há também uma grande fraqueza: defesas. Mesmo que muitas pessoas achem que é fácil jogar com esses times, eles tem decisões complicadas de se fazer e qualquer erro é fatal. Quando seu time é totalmente agressivo, ele dá menos espaço para times que você nunca vê no meta e sabe que pode ter alguma coisa estranha envolvida.

Team Double Cavalo (Chess)

Team Double Cavalo (Chess)


Sim, é o time do meta. Pode-se dizer que é a modinha do meta - se você joga muita ranked tanto no Switch ou Showdown, você deve ter esbarrado com muitos times parecidos. Redirecionamento é algo muito agressivo atrás, então vamos fazer uma análise de cada Pokémon:

Glastrier


Você pergunta: "onde está o Trick Room desse time?". Já deu para perceber que não precisa tanto do Trick Room, pois Glastrier é muito opressor na proposta com redirecionamento. Com Swords Dance, ele se torna um Pokémon totalmente opressor no GMAX e é um Pokémon bulk (Pokémon com HP alto, defesas relevantes e um belo ataque, porém lentos), então é perfeito para um GMAX com redirecionamento de dano. Glastrier pode ser totalmente opressor se conseguir jogar contra um time de Trick Room, e muito forte e relevante contra times rápidos.

Clefairy


Pokémon mais previsível e imprevisível ao mesmo tempo, talvez seja um dos mais insuportáveis de se jogar contra no meta atual. Você sabe que vai ter um Follow Me, Help Hand e Protect, mas só não sabe a hora que o oponente utilizará. Melhor opção de direcionamento de dano, protege o seu companheiro com sua habilidade Friend Guard (todos seus aliados que estiverem ao seu lado em batalhas duplas ou até triplas tem 25% do dano reduzido). Então, sim, Clefairy é um Pokémon muito forte e é preciso lidar primeiro com ele e depois com os demais ao lado.

Regieleki


Talvez um dos melhores Pokémon do meta, ele é um verdadeiro sweeper (varre o time todo do oponente). É muito forte pela técnica Transistor, e com auxílio de Clefairy com Help Hand ou Follow Me, se torna um dos adversários mais indesejados de se pegar pela frente. É preciso ter uma bela resposta para ele - talvez a melhor seja Marowak de Alola, que não recebe dano do Max Strike e consegue ser o para-raio com a habilidade Lightning Rod. E não esqueça que ainda tem a Clefairy ao lado!

Rillaboom (Gigantamax)


Como mencionei no segundo time, ele é o preferido dessa Geração. No entanto, aqui ele tem uma função um pouco diferente no sentido de agressividade. Sim, você consegue fazer o Grassy Glide ser efetivo, mas ele está usando Assault Vest e tem a distribuição de pontos para ser um pouco mais bulk do que agressivo com Grassy. Ele tem um move interessante, Knock Off, que retira o item que está no Pokémon e causa um dano a mais devido a isso, e a opção de GMAX pode ser algo a se pensar, mas acredito que existam outros Pokémon para fazer isso.

Spectrier


O outro cavalo do xadrez, mesmo com defesa menores comparado ao Glastrier, é totalmente ofensivo e rápido. Nessa build que estão utilizando, ele consegue fazer tranquilamente Nasty Plot, enquanto a Clefairy faz o trabalho sujo de redirecionamento. A movepool dele não é das melhores, mas Mud Shot e Hyper Beam são habilidades a se considerar no GMAX - normalmente costumam ser muito agressivos com ela, o que pode ser algo preocupante quando ela está do outro lado: se você não tiver uma resposta sólida, em 2 turnos provavelmente você está em apuros e para trás no game.

Urshifu (Rapid Strike) Gigantamax


Olha ele novamente! Não tem como negar: Urshifu é totalmente forte e opressor contra Pokémon que não conseguem alcançá-lo. Se você reparar, Terrestre, Fogo e Pedra têm muita vantagem contra esse time, então é o equilíbrio de tipagem para anular o que anularia os demais Pokémon. Realmente, ao lado de Clefairy, ele consegue ser um dos melhores integrantes caso não tenha levado um super efetivo direto, sendo uma peça muito importante na back desse time. Talvez seja um dos melhores na back junto ao Rillaboom.

Esse time tem muito recurso ofensivo e ao mesmo tempo consegue jogar muito bem com uma Clefairy ao lado. Atualmente, acredito que seja o time do meta: ele consegue ser ofensivo, consegue jogar na Trick Room com o Glastrier, Rillaboom com Grassy ao lado de Clefairy e se o seu time hoje não tem resposta para ele, acho que você poderia pensar um pouco. Ele é muito difícil de ser batido se não tiver nenhum tipo de resposta, e eu recomendo jogar com ele: é muito bom mesmo!

Pessoal, espero que vocês tenham gostado - eu falei dos times com os quais eu joguei no decorrer do mês pois queria trazer uma experiência e análise diferentes sob a minha visão. Os Rental Teams são excelentes para você ter um parâmetro, uma vez que atualmente o meta está muito extenso e com uma variedade incrível, então é normal não saber exatamente o que escolher por ter tantas opções de jogo.

Caso vocês queiram verificar mais opções de times para ter uma base, segue a lista abaixo:

Site

Youtube

  • Cybertron (https://www.youtube.com/channel/UCYoTO-akZCsiusTe4rBxfhA)
  • James Baek (https://www.youtube.com/channel/UCJbbTSmMzaDhJg2uz6elyPA)
  • Eakes (https://www.youtube.com/channel/UCWlG0x316-o8hmkwNXBTWMg)

Twitter

  • Resu (https://twitter.com/Resu_VGC)
  • Joe U. (https://twitter.com/JoeUX9)
  • Colin (https://twitter.com/BattleRoom)
  • David Koutesh (https://twitter.com/HamsterManiaVGC)
  • Antonio Sánchez (https://twitter.com/ImRahxen)
  • Hibiki (https://twitter.com/hibikivgc/)
  • Alex Gomez (https://twitter.com/PokeAlex_)
  • Paul (https://twitter.com/Paul_Chua_)
  • Ryota Otsubo (https://twitter.com/barudoru)
  • Carmine Ragone (https://twitter.com/c_ragone)
  • Matteo Agostini (https://twitter.com/UltraMattVGC)

Então, o que está esperando para começar no VGC ou jogar algum campeonato? Se não souber onde achar, entre em contato com o VGC Brasil!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال