Pokémon Duel - Jogo de Estratégia com Miniaturas Pokémon

Pokemon Duel - Logo Oficial

Lançado em 12 abril de 2016 sob o nome de Pokémon Comaster no Japão, o jogo de tabuleiro mais conhecido como Pokémon Duel no ocidente foi disponibilizado para dispositivos Android e iOS. Em parceria com a empresa HEROZ, a The Pokémon Company conseguiu mais um jogo popular para sua coleção, trazendo em Pokémon Dual batalhas fora do usual e totalmente inovadoras.

Os jogadores montam um deck com miniaturas dos Pokémon disponíveis e era possível aumentar o seu limite até 2.000 - para isso, o jogador precisava de Gemas, itens adquiridos com dinheiro real através de transações on-line.

Logo no início do jogo, além do deck com as figuras de Pokémon, o jogador ganhava alguns Plates Materiais de Fusão. Todos estes poderiam ser adquiridos com as moedas do próprio jogo. Moedas são ganhas após vencer as batalhas ou vender itens e figuras repetidas.

Pokémon Duel - Moedas e Gemas

História de Pokémon Duel

O enredo do jogo era desenvolvido na Ilha Carmonte, onde o jogador chegaria com o objetivo de se tornar o Hotel King. Para isso, era preciso participar do Torneio Mundial de Pokémon Figure Games (PFG), organizado pelo Mestre Rosé.

Após vencer algumas batalhas contra NPC's em cada um dos hotéis, o jogador enfrentava o Hotel Owner, equivalente a um Líder de Ginásio, para poder obter cada um dos Emblemas. Ao todo, sabemos que existiriam 10 emblemas a serem obtidos, mas o modo história só conseguiu disponibilizar 6 destes antes da descontinuação do jogo.

Neste meio tempo, o jogador chega a conhecer Luca, seu rival, e também torna-se alvo de uma organização mafiosa formada pela família de Don Roger, um dos Hotel Owners do jogo.

Pokémon Duel - Carmonte Island

Como jogar Pokémon Duel?

Basicamente, Pokémon Duel era um jogo de estratégia em que você e seu adversário tinham por objetivo guiar seus times Pokémon ao centro marcado com a bandeira na cor azul ou vermelha no lado oposto (dependendo de sua posição na partida), mostradas na imagem a seguir. O primeiro que mover uma das miniaturas ao ponto indicado vencia a partida.

Pokémon Duel - Mecânica de Batalhas

Após escolher seu time com 6 Pokémon (podendo repetir até 3 vezes a mesma espécie), o jogo aleatoriamente decidia quem começava a partida. A partir de agora, cada jogador poderia mover seus Pokémon a partir das extremidades do tabuleiro. O número ao lado de cada Pokémon, chamado aqui de MP, indica quantos espaços ele conseguia andar em cada turno.

Pokémon Duel - Sistema de MP

Modo de Batalha

Caso uma das miniaturas do adversário cruzasse seu caminho, você teria que derrotá-la em batalha para avançar. Nestas batalhas, você contava com a habilidade e força de seu Pokémon, mas também com sua sorte, pois quem decidia os ataques era um sistema de roleta que indicava qual golpe seria utilizado de forma totalmente aleatória.

O fato de a roleta parar em Dodge significaria que seu Pokémon apenas esquivaria do ataque adversário; se parasse em Miss, ele não fazia nada. Porém, quanto maior fosse o nível do Pokémon, menos chance a roleta teria de parar nessas casas. Havia ainda as casas nas cores roxa e dourada, que representavam a sorte grande: golpes especiais com efeitos ainda mais especiais.

Pokémon Duel - Roleta de Ataques

Centro Pokémon

Na ocorrência do Pokémon ser derrotado em batalha, este seria mandado para uma espécie de "Centro Pokémon", na extremidade externa do tabuleiro. O Pokémon ficaria imobilizado durante um turno inteiro, e apenas após isso poderia voltar a se mover.

Caso a criatura fosse cercada dos dois lados (frente e costas) pelo adversário, este seria mandado imediatamente para o Centro Pokémon. Esta era uma tática bastante comum chamada Surrounding (cercar).

Pokémon Duel - Centro Pokémon

Plates

Ficam sempre no canto inferior da tela e sua função era garantir certas vantagens nas batalhas, por isso sua importância. Existiam ao todo 458 plates, divididos por raridades que variam de comuns até os EX.

No que se refere as categorias básicas dos plates, existiam seis: Recovery (recuperação), Spin (giro), Pokémon Battle (batalha), Movement (movimento) e a própria categoria Plates, que tem efeitos sobre todas as outras. Para adquiri-los, na maioria dos casos o jogador deveria gastar algumas gemas.

Pokémon Duel - Plates

Como montar seu deck em Pokémon Duel

A lista de figuras Pokémon contidas em Pokémon Duel contavam com um total de 596 espécies. Aqui, as formas alternativas e Mega Evoluções eram contabilizadas na Library, equivalente ao Pokédex, como espécies diferentes.

Na tela de edição, era disponibilizado o acesso às Fusões, atividade nas quais as Figuras Pokémon aumentariam seus respectivos níveis. Era possível fazer fusão com os próprios materiais de fusão ou entre as figuras mesmo, caso fossem compatíveis.

Pokémon Duel - Edição de Figuras

Uma mecânica interessante em Pokémon Duel se dava ao fato de que através do processo de fusão, você também poderia criar figuras novas caso houvesse material suficiente. O jogador conseguia mais material comprando algum Booster na loja. Então, a cada compra, você ficava mais próximo do desejado Pokémon EX.

League Match, Gym Cups e Room Match

Por se tratar de um jogo com interatividade on-line, o que dizer de batalhas com outros jogadores em tempo real? Em Pokémon Duel, isso era possível através das League Matches.

Com um sistema de ranking mensal, podia-se obter recompensas como: Time Boosters (conjunto de 8 Boosters que necessitam de um tempo para serem liberados) e alguns Key Fragments (item que após se juntar certa quantidade, garantia acesso a algum Booster bloqueado), além da promoção entre as diversas ligas.

Pokémon Duel - Batalha Online

Já as Gym Cups também eram uma forma de interação on-line com outros jogadores. Nestes Ginásios personalizados, as regras das batalhas eram diferentes: enquanto se aumentava o MP de algum dos 18 tipos Pokémon já conhecidos, ele também aumentaria o dano causado por algum outro tipo que seja super efetivo ao destacado, em cada evento.

As Gym Cups duravam apenas alguns dias e apareciam em datas aleatórias. As recompensas daqui eram as mais diversas, e, caso o jogador conseguisse vencer 11 batalhas consecutivas, um bônus especial era conquistado.

Pokémon Duel - Anúncio da Rock Gym Cup (17 a 24 de maio de 2017)

Por fim, tínhamos as Room Matches, partidas em que o jogador poderia batalhar contra seus amigos ou oponentes próximos a ele. Nestas, se podia decidir entre disputar uma partida pública ou privada. A vantagem é que mesmo se você perdesse, ainda assim ganharia experiência e pontos.

Todas essas formas de interatividade também ajudavam o jogador a completar suas Daily Missions (missões diárias), que, na maioria das vezes, pedia que o jogador disputasse em algumas dessas interações em troca de materiais.

Descontinuação de Pokémon Duel

Noticiado por meio de uma mensagem dentro do jogo, em 26 de julho de 2019, Pokémon Duel iniciou o processo de encerramento dos seus serviços, informando aos jogadores que gastassem todas as gemas, boosters e quaisquer outros itens a partir do dia seguinte. Também foram aumentadas significativamente as recompensas para que os jogadores fechassem suas coleções de figuras.

Não houve mais atualizações (apenas correções de pequenos bugs), o modo história não foi concluído e nenhum outro evento especial foi disponibilizado durante o período que se estendeu até a data de 31 de outubro de 2019, em que os servidores foram desativados por completo.

Quanto ao motivo, não há de fato uma explicação por parte da The Pokémon Company. No entanto, vale lembrar que o jogo Pokémon Masters estava começando a ganhar bastante público no momento, o que reduziu drasticamente o número de jogadores de Pokémon Duel. Se há possibilidade de uma reativação do jogo, até o presente momento nada foi confirmado.

Pokémon Duel Encerramento

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال