O que são Effort Values (EVs) e Como Arrumar em Pokémon Sword e Shield - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

07/06/2021

O que são Effort Values (EVs) e Como Arrumar em Pokémon Sword e Shield

Sawk Pokémon

Por: Hugo “Labacedo” Nascimento (Twitter | Twitch)

Oi pessoal, tudo beleza? Meu nome é Hugo Nascimento e hoje venho trazer para vocês um guia completo sobre os Effort Values - também conhecidos como EVs!

Na franquia Pokémon, ao batalhar com um Pokémon selvagem, além dos pontos de experiência, sua criatura também ganha pontos de EVs, que são pontos de valores especiais que ajudam a melhorar os stats de um Pokémon. Existem pontos de EVs para aumentar cada status: HP, ATK, DEF, SP. ATK, SP. DEF e SPEED.

Como funcionam os EVs?

Cada Pokémon pode ganhar um total de 510 EVs, mas pode investir no máximo 255 EVs em um único stat. Eles sobem um ponto a cada 4 pontos de EVs que são investidos, ou seja, um Pokémon pode aumentar no máximo um total de 63 pontos de um stat utilizando 252 EVs. Os outros 3 EVs restantes não fariam diferença pois não aumentariam mais um ponto nos stats. Não entendeu? Vamos com calma então:

Aqui temos um Dragapult no level 100 com os stats sem nenhuma alteração (a última coluna à direita):


Implementando os EVs igual explicado acima, teríamos uma mudança relevante em seus stas finais:


Como podem ver na última imagem, após colocar 252 pontos de EVs no ATK e na SPEED do Dragapult, ele ficou com 63 pontos a mais em stats nesses dois atributos se comparado com o da imagem anterior. Com isso, teríamos 504 EVs investidos, sobrando 6 EVs em que 4 deles foram colocados em HP (aumentando um ponto) e 2 EVs acabam não sendo utilizados para nada. 

Lembrem-se também que os EVs mudam de acordo com o level. Então, para Pokémon VGC, calcule os EVs sempre utilizando o Pokémon como se estivesse no level 50, uma vez que este é o level em que os Pokémon são colocados durante a partida.

Como treinar os EVs?

Agora que você já sabe como funciona os EVs, vamos para a parte em que ensinamos como treinar esses pontos. Já adianto que existem vários métodos para se obter EVs - desde os mais simples, mas que usam mais recursos do jogo; até formas mais baratas, mas que em contrapartida demoram mais.

Treinando EVs com Pokémon selvagem


Um dos jeitos mais conhecidos e demorados de se treinar EVs: cada Pokémon selvagem que você derrota te concede de 1 a 3 EVs dependendo da espécie. Esse método é um dos mais demorados, pois você tem que batalhar muitas vezes contra um mesmo Pokémon para cada stats que você quer treinar.

Vamos usar o caso do Dragapult, em que você queira treinar ele com 248 EVs em ATK, 252 EVs em SPEED e 4 EVs em cada defesa. Para isso, seria necessário você derrotar 248 Pokémon que dão 1 EV em HP, 252 Pokémon que dão 1 EV no ATK, 4 Pokémon que dão 1 EV na DEF e 4 que dão 1 EV na SP. DEF, totalizando 510 Pokémon (isso se você só derrotar apenas os que dão 1 EV). Justamente por conta disso, durante as Gerações foram implementados vários itens e mecânicas que ajudam no ganho de EVs com mais facilidade. Eles serão abordados mais à frente.

Para te ajudar a saber quantos EVs cada Pokémon fornece após uma batalha, clique neste Link - que contém todas as informações sobre os Pokémon existentes até o momento. Além disso, vou colocar uma lista com os Pokémon mais fáceis de achar para treinar EVs em cada status:

Pokémon Local Status
Skwovet Rota 1 +1 HP
Clobbopus Rota 9 +1 ATK
Rolycoly Rota 3 +1 DEF
Snom Rota 8 +1 SP ATK
Nickit Rota 2 +1 SP DEF
Rookidee Rota 1 +1 SPEED

Treinando EVs com itens

Nos jogos atuais, a Pokémon Company facilitou o treinamento de EVs através da utilização de itens como as vitaminas e as feathers, que encurtam muito o tempo gasto.

Atributo Vitamin (+10) Feathers (ou Wings) (+1)
HP HP Up Health Feather
Attack Protein Muscle Feather
Defense Iron Resist Feather
Sp. Attack Calcium Genius Feather
Sp. Defense Zinc Clever Feather
Speed Carbos Swift Feather

As vitaminas dão 10 de EVs ao Pokémon no stat correspondente, mas são muitas caras, custando 10.000 Poké Dollars e podendo ser encontrada no Centro Pokémon de Wyndon. Você também pode adquirir no Centro Pokémon de Hammerlocke por 2 BP.

Se tiver acesso à DLC, você também pode comprar vitaminas no Master Dojo após atualizá-lo com a Honey (a moça de verde que fica perto do closet te dá algumas tarefas de adquirir Watts - então após 400.000 Watts, você terá a geladeira cheia desses itens). Com isso, as vitaminas ficarão mais baratas de se comprar com Poké Dollars e ainda é possível comprar em atacado!


Já as feathers (penas) dão 1 de EV ao Pokémon no stat correspondente e podem ser encontradas no chão brilhando nas pontes da Rota 5, no Motosoke Outskrits, ou até mesmo no mar das DLCs (principalmente perto dos rochedos).

Treinando EVs com Poké Jobs


Outro método implementado nos jogos atuais para treinar EVs é o Poké Jobs. Quando você chega em Hammerlocke, o jogo permite que você mande seus Pokémon para treinar EVs. Eles ganham pontos de EV de acordo com o tempo que ficarem no trabalho (para cada hora que seu Pokémon fica lá, ele ganha 4 EVs). Para saber quantas horas seu Pokémon ficará no Poké Jobs, basta se basear na tabela abaixo:

Descrição Tempo Quantos Evs
A little while 1h 4 EVs
Very short 2h 8 EVs
Short 3h 12 EVs
Long 4h 16 EVs
Very long 8h 32 EVs
Half day 12h 48 EVs
Whole day 24h 96 EVs

Melhorando o ganho de EVs


No primeiro tópico sobre como treinar EVs, falamos sobre batalhas com Pokémon selvagem e como elas podem ser demoradas devido ao seu Pokémon ganhar de 1 a 3 EVs dependendo do Pokémon derrotado. Contudo, atualmente você pode melhorar o ganho de EVs nessas batalhas fazendo seus Pokémon segurarem um certo item ou terem Pokérus.

Os Power Itens

A função dos Powers Itens é que cada vez que você derrotar um Pokémon, seu Pokémon ganhará +8 EVs além do EV que ele já iria ganhar. Por exemplo, um Skwovet, ao ser derrubado, oferece 1 EV de HP, mas se você estiver segurando algum dos Power Itens, além de ganhar esse ponto em HP, ele ganhará mais oito pontos adicionais. Ou seja, ao derrotá-lo, você ganhará 1 EV em HP + 8 EVs do Power Item que estiver equipado (sem importar se é em HP ou não, então você pode ganhar 1 em HP e outros 8 em ataque, por exemplo). Inclusive, cuidado para não equipar sem querer e perder as contas. Segue a tabela com os Power Itens:

Item Atributo Quantidade de Ev
Power Weight HP 8
Power Bracer ATK 8
Power Lens DEF 8
Power Belt SP DEF 8
Power Band SP DEF 8
Power Anklet SPEED 8

O Macho Brace e Pokérus

O Macho Brace é um item que tem como um dos efeitos reduzir a velocidade do Pokémon equipado em batalha, mas, em contrapartida, o Pokémon que estiver com esse item equipado poderá ganhar EVs em dobro! Por exemplo, se você derrotar um Skwovet enquanto seu Pokémon estiver com Macho Brace equipado, ele ganhará 2 EVs em HP ao invés de 1. Nos Poké Jobs, eles ganharão 12 EVs no lugar de 4 por hora! Isso acelera bastante o processo. Segue a tabela com o exemplo dos Pokémon Selvagens:

Pokémon Selvagem
Pokémon Local Sem Nada Com braceletes
Skwovet Rota 1 +1 HP +2 HP
Clobbopus Rota 9 +1 ATK +2 ATK
Rolycoly Rota 3 +1 DEF +2 DEF
Snom Rota 8 +1 SP ATK +2 SP ATK
Nickit Rota 2 +1 SP DEF +2 SP DEF
Rookidee Rota 1 +1 SPEED +2 SPEED

Adicionalmente, segue a tabela com os valores do Poké Jobs:

Poké Job
Descrição Tempo Sem Nada Braceletes ou Pokérus
A little while 1h 4 EVs 12 EVs
Very short 2h 8 EVs 24 EVs
Short 3h 12 EVs 36 EVs
Long 4h 16 EVs 48 EVs
Very long 8h 32 EVs 96 EVs
Half day 12h 48 EVs 144 EVs
Whole day 24h 96 EVs 288 EVs

O Pokérus, por sua vez, é um vírus Pokémon, que assim como no Macho Brace, qualquer Pokémon que possuir Pokérus terá seus EVs ganhos em batalhas dobrados. Infelizmente, o vírus é raro e pode sumir se não for conservado. Você pode obter mais informações sobre como fazer para seus Pokémon obterem o Pokérus e como preservar ele clicando aqui.



Além disso, segue a tabela considerando o Pokérus:

Poké Job
Descrição Tempo Sem Nada Com Braceletes Com Pokérus
A little while 1h 4 EVs 12 EVs 8 EVs
Very short 2h 8 EVs 24 EVs 16 EVs
Short 3h 12 EVs 36 EVs 24 EVs
Long 4h 16 EVs 48 EVs 32 EVs
Very long 8h 32 EVs 96 EVs 64 EVs
Half day 12h 48 EVs 144 EVs 96 EVs
Whole day 24h 96 EVs 288 EVs 192 EVs

Combos de Pokérus com Macho Brace ou Power Itens

Como vimos, existem itens que melhoram os ganhos de EVs de um Pokémon, otimizando assim o tempo do jogador ao treinar seus Pokémon. Vou colocar abaixo alguns exemplos de combos com itens e com vitaminas, mostrando os cálculos caso você ainda esteja com dúvidas sobre como effortar um Pokémon.

Exemplo: 252 ATK 252 SPEED 4 HP

Através de vitaminas e penas:
  • 25 Protein (10 EVs ATK) -> 25x10 = 250 EVs
  • 2 Muscle Feathers (1 EV ATK) -> 2x1 = 2 EVs
  • 25 Carbos (10 EVs SPEED) -> 25x10 = 250 EVs
  • 2 Swift Feathers (1 EV SPEED) -> 2x1 = 2 EVs
  • 4 Health Feathers (1 EV HP) -> 4x1 = 4 EVs

Através de batalhas com o Pokémon usando itens e com Pokérus
  • Clobbopus (1 EV ATK) + Item Power Brace (+8EVs ATK) + Pokérus (Dobra o ganho de EVs) -> 18 EVs por batalha -> 18x14 = 252 EVs
  • Rookidee (1 EV SPEED) + Item Power Anklet (+8EVs ATK) + Pokérus (Dobra o ganho de EVs) -> 18 EVs por batalha -> 18x14 = 252 EVs
  • Skwovet (1 EV HP) + Pokérus ou Item Macho Brace (que dobram o ganho de EVs) -> 2 EVs por batalha -> 2x2 = 4 EVs

Aqui também há uma tabela pra te ajudar com as contas:

Poké Job
Descrição Tempo Sem Nada Com Braceletes Com Pokérus Pokérus + Braceletes
A little while 1h 4 EVs 12 EVs 8 EVs 24 EVs
Very short 2h 8 EVs 24 EVs 16 EVs 48 EVs
Short 3h 12 EVs 36 EVs 24 EVs 72 EVs
Long 4h 16 EVs 48 EVs 32 EVs 96 EVs
Very long 8h 32 EVs 96 EVs 64 EVs 192 EVs
Half day 12h 48 EVs 144 EVs 96 EVs 228 EVs
Whole day 24h 96 EVs 288 EVs 192 EVs 252 EVs

E considerando Pokémon Selvagem:

Pokémon Selvagem
Pokémon Local Sem Nada Braceletes ou Pokérus Pokerus + Bracelete
Skwovet Rota 1 +1 HP +2 HP +4 HP
Clobbopus Rota 9 +1 ATK +2 ATK +4 ATK
Rolycoly Rota 3 +1 DEF +2 DEF +4 DEF
Snom Rota 8 +1 SP ATK +2 SP ATK +4 SP ATK
Nickit Rota 2 +1 SP DEF +2 SP DEF +4 SP DEF
Rookidee Rota 1 +1 SPEED +2 SPEED +4 SPEED

Como resetar EVs?

Atualmente, existem duas maneiras de se resetar EVs em Pokémon. A primeira seria através das Berries, e a segunda seria através da Reset Lady, uma NPC que se localiza em uma pequena ilha arenosa à leste do Master Dojo, em Workout Sea (DLC). As Berry reduzem 10 pontos de EVs de um stats do Pokémon, além de aumentar sua felicidade. Você pode verificar as informações sobre as berries na tabela abaixo:

Fruta Ícone Status Reduzido
Pomeg Berry -10 EV HP
Kelpsy Berry -10 EV ATK
Qualot Berry -10 EV DEF
Hondew Berry -10 EV SP ATK
Grepa Berry -10 EV SP DEF
Tamato Berry -10 EV SPEED

No caso da Reset Lady, ela permite zerar todos os EVs de todos os Stats de um Pokémon pelo custo de 10 Armorite Ore.


Como checar EVs?


Verificar EVs em Pokémon Sword & Shield ficou muito mais fácil e ágil do que nos outros jogos. Basta você ir no summary do Pokémon, ir até a parte de stats e clicar no botão X do seu Switch. O amarelo claro representa as estatísticas atuais do Pokémon, e a segunda cor representa os EVs do Pokémon.

Se você ver o azul ao lado do amarelo, então o Pokémon não pode mais treinar EVs; mas se você ver o amarelo escuro em vez de azul, esse Pokémon ainda tem espaço para ser treinado. Não há ainda a possibilidade de ver exatamente os números, mas você pode fazer isso usando o Pokémon Showdown. É um pouco mais demorado, mas funciona.

Confira nas imagens a seguir um exemplo de um Pokémon que não pode mais treinar EVs e um Pokémon que ainda apresenta possibilidades de treinar EVs, respectivamente:


No Pokémon Showdown, escolha o Pokémon que você quer conferir a spread, com atenção ao nível e natureza, para serem as mesmas do jogo. Lembre-se que se usar alguma mint para alterar o status da natureza, é este novo que se deve colocar no SD.

Na imagem abaixo, mova a barra de EV (azul) até os status (vermelho) estarem iguais aos do jogo. Assim você pode conferir se está tudo certo. Caso queira ver mais usos do Pokémon Showdown, clique neste link para ver a matéria na PBN!


Bom pessoal, esse foi um artigo completo sobre EVs e como treiná-los. Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, podem me procurar nas minhas redes sociais que estarei aberto para ajudar sem problemas. A comunidade do VGC Brasil é muito acolhedora - há grupos, ligas, e muito mais para te dar suporte e ajudar na jornada! Um abraço!

Post Top Ad