O Que é Pokémon Showdown (SD)?

Pokémon Showdown

Por: Victor Rachik (Twitter: @RachikVGC)

Uma etapa fundamental para poder se tornar um grande jogador de Pokémon, assim como em qualquer outro esporte/e-Sport, é a prática constante do jogo, a fim de aperfeiçoar suas habilidades. Sabemos que montar um time de Pokémon competitivo requer dedicação: os Pokémon devem ter seus “individual values” - IVs (que são como os genes do Pokémon) e “effort values” - EVs (obtidos por treiná-los) otimizados, habilidades corretas, itens, movimentos, além de fazer e chocar muitos ovos...

E, por muitas vezes, ainda não temos certeza de que aquele time teórico funcionará na prática - não sem antes testá-lo. Então, vem a pergunta: será que há uma forma de testar um time antes de montá-lo? E a resposta é: sim! Bem-vindos ao Pokémon Showdown!

Veja abaixo o trailer da plataforma:


Como fica evidente no vídeo, Pokémon Showdown! é uma ferramenta de simulação de batalhas não-oficial que tem como objetivo principal facilitar a montagem e testagem de times, a fim de que você possa batalhar com amigos ou até mesmo na chamada “ladder” (um tipo de ranking) daquele formato do jogo (VGC, Singles e muitos mais), competindo por pontos em um ranking global. Há também opções de “Random Battles” (batalhas aleatórias) em alguns formatos, nas quais você receberá um time previamente pronto para a disputa - e você não escolhe nada sobre ele, apenas entra e joga.

Antes de começar a jogar, aqui vão algumas dicas iniciais para o uso da plataforma:

1. Crie um Login. Para isso, clique em “Choose name” (onde está meu nome, quando for seu 1º acesso) e crie seu Login e senha.
Pokémon Showdown Login

2. Customize seu avatar. Após criar seu Login, quando clicar em cima de seu Nick, você verá uma imagem do lado esquerdo, na qual você pode clicar e buscar mais opções de treinadores para te representarem nas batalhas.

Pokémon Showdown Avatar

Como montar um time no Pokémon Showdown

  • Clique em “Team Builder” do lado esquerdo inferior
  • Em “All Teams”, clique em “+New Team”;
  • Dê um título para o seu time. O padrão é “Untitled”;
  • Em “Format”, escolha o formato que irá jogar. Por exemplo, se você joga em Singles, é provável que escolha Uber, OU - OverUsed, UU - UnderUsed, etc. Mas se você joga VGC, o que você procura é o formato VGC 2021;
  • Clique em “Add Pokémon” e comece a montá-lo! Esta etapa com certeza é a maior, na qual você incluirá tudo o que precisa do seu Pokémon.

Pokémon Showdown Time

Quando terminar seu time, é sempre importante clicar em “Validate” ao lado do nome do formato - dessa forma, a plataforma confirmará se o seu time atende a todos os requisitos daquele formato (ex: uso de itens diferentes por cada Pokémon do time).

Dicas importantes

Clicando em “Import/Export”, tanto no topo da página do seu time quanto na opção individual do seu Pokémon, é possível ver e copiar o texto com as informações dele, a fim de tornar mais fácil compartilhar as informações com amigos e vice-versa.

Além disso, uma ferramenta muito bacana do Pokémon SD são os PokePaste, que nada mais são do que Links que dão acesso a um time no SD. Você pode exportar o seu time para um PokePaste ao final da página.

Pokémon Showdown PokéPaste

O PokePaste, adicionalmente, é uma via de mão dupla, pois você pode colar um na opção “Import/Export”, salvar e ter acesso a ele (exemplo aqui):

Pokémon Showdown Exemplo Time

Outro ponto muito relevante é que você pode salvar seus times periodicamente em outro local! É importante notar que seus times estão salvos no seu navegador por meio de cookies, e não na sua conta do SD; ou seja, caso você limpe seus cookies, você perderá seus times. Igualmente, você não terá acesso a eles caso use a sua conta do SD em outro computador/celular. A sugestão é salvá-los periodicamente em outro local por meio da opção “Backup/Restore All Teams”.

Pokémon Showdown Backup/Restore All Teams

Além disso, você também pode crar e usar uma “box” - ao lado de “New Team”, há a opção “New Box”, na qual você pode colocar mais de 6 Pokémon ao mesmo tempo, o que pode facilitar na hora de comparar opções e criar times.

Pokémon Showdown New Team

Batalhas com Amigos e na Ladder

Para jogar com seus amigos na plataforma, no lado esquerdo inferior da tela, em “Find a user”, busque o Nick do seu amigo, clique em “Challenge”, escolha o formato e partiu! E aqui vão mais algumas dicas para tirar o máximo proveito da batalha:

  • Timer da partida: caso busque uma simulação mais parecida com Sword/Shield, você pode ligá-lo;
  • Passe o mouse “por cima” dos Pokémon para checar suas possíveis habilidades, item (se já tiver sido mostrado) e até mesmo o máximo de Speed que ele pode ter, o que ajuda muitas vezes na tomada de decisão durante a partida:

Pokémon Showdown Batalha

Além de jogar com amigos, como mencionado no início do artigo, há uma “ladder” para cada um dos diferentes formatos do jogo que funciona como um ranking, no qual você ganha/perde pontos a cada partida com oponentes aleatórios. Para jogar, basta escolher o formato no lado esquerdo superior da tela e clicar em “Battle! Find a random opponent!”. 

A sua pontuação começa em 1000 (nunca ficará abaixo disso) e você ganha/perde, aproximadamente, de 15 a 25 pontos por partida. Em geral, você jogará com oponentes com pontuação próxima à sua e pode checar como está a sua pontuação naquele formato clicando no seu Nick (lado direito superior da tela) e depois clicando novamente nele na nova caixa que aparecerá.

Uma boa prática para partidas é desejar no início ao seu adversário “GLHF” (“Good Luck Have Fun”, que traduzindo de forma literal seria “Boa Sorte e Divirta-se”). Ao final, é educado mandar um “GG” (“Good Game”, ou seja, “Bom Jogo”).

Clicando em “Ladder” no lado esquerdo inferior e escolhendo a categoria, é possível acompanhar os Top 500 melhores jogadores de cada formato. Na ladder de VGC 2021, por exemplo, os melhores jogadores tem uma pontuação, em geral, entre 1720 a 2000!

Vale destacar também as divertidíssimas opções de “Random Battles” (Batalhas Aleatórias) em alguns formatos, nas quais você receberá um time previamente pronto para a disputa - é só clicar nos botões e se divertir.

Explore as salas de conversa e outras ferramentas

Outro recurso bem bacana do Pokémon Showdown são as salas de conversa, nas quais dá pra discutir sobre o jogo, estratégias, entre outros assuntos. O SD também conta com uma sala exclusiva para quem fala Português, então não deixe de checar.

Pokémon Showdown Chat em Português

Por fim, uma dica final para todos os leitores é: clique nos botões e explore os recursos da ferramenta! Dá para buscar usuários online em “Users online”, batalhas em tempo real em “Active battles”, usar Sprites de Pokémon da 5ª Geração nas batalhas (checar nas opções do lado direito superior da tela - “Use BW sprites instead of XY models”) e muito mais… Afinal, o importante é você estar melhorando como jogador e estar se divertindo ao mesmo tempo!

E depois?

Uma vez que você estiver mais confortável e tiver participar de muitas partidas com seu time, chegará a hora de “breedá-lo” em Pokémon Sword e Shield! Tem dúvidas de como fazê-lo? Precisa de ajuda para encontrar os Pokémon corretos?

A boa notícia é que existe o VGC Brasil, uma comunidade brasileira de jogadores de VGC na qual você poderá contar com ajuda, trocar ideias, encontrar uma liga ativa perto de você, participar de torneios online, ver materiais de criadores de conteúdo e ficar por dentro de tudo que acontece no cenário. Entre em contato com o VGC Brasil (https://linktr.ee/pokevgcbr), aguardamos você ansiosamente!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال