Team Report: Coalossal - A Força da Pilha de Carvão Ambulante

Coalossal Gigantamax

Escrito por: João Pedro Schopf (@shadowVGC12, host do podcast “Taverna do Dragonite”.

Assim como em uma feira de ciências, por trás de todo time competitivo de sucesso, existe um esqueleto de projeto! Este é composto por horas de estudos de combinações, treinos mentais e práticos em relação a situações hipotéticas, reflexões sobre as famosas “meta calls” (uma carta na manga para surpreender os adversários) e diversos outros fatores. Tudo isso contribui para grande parte no êxito de uma equipe vitoriosa em grandes torneios.

Hoje, trarei um “Team Report” (relatório do time) de uma das equipes que se classificou para a etapa global das finais da Players Cup III, criada por Gabriel Agati, o melhor jogador brasileiro da atualidade. Vamos lá, treinadores?

Um Pouco Mais Sobre Gabriel Agati

Gabriel Agati Pokémon VGC

Gabriel Agati (@AgatiGa) é o principal nome do VGC Brasileiro da atualidade e fez por merecer esse reconhecimento. Natural da cidade de São Paulo, o jovem de 20 anos iniciou sua jornada no VGC competitivo aos 14 anos e, desde então, conquistou ótimas colocações em diversas competições internacionais como:

  • 10° lugar no Mundial de 2019
  • Finais Globais nas 3 edições da Players Cup
  • Top 4 LAIC 2017 (2x top 16 LAIC)
  • Top 8 OCIC 2019

Além disso, recentemente Gabriel começou a oferecer aulas particulares sobre qualquer tópico relacionado a VGC. Para saber mais informações, siga-o no Twitter.

Processo de Construção do Time

Ao analisar o metagame latino-americano, Gabriel Agati refletiu e optou por utilizar um time que se guiava por uma estratégia ofensiva, já que o time não pode ser mudado entre as etapas de classificação e a definição dos representantes regionais. Dito isso, Agati escolheu Coalossal, o famoso "vulcão ambulante”, como sua primeira criatura da equipe.

O bom dos times de Coalossal é que eles tem um matchup neutro contra a grande maioria do meta e isso abriu horizontes para que eu conseguisse expandir minha estratégia

A partir disso, ele identificou que sua batalha contra as equipes de controle de clima era pelo menos neutro. Suas principais dificuldades eram que ambas as formas do Calyrex, Ghost e Ice Rider, não estavam sendo utilizadas com frequência no circuito LATAM e, além disso, poderia usar Pokémon não dependentes de Dynamax (principal mecânica da Geração) como Zacian, Urshifu e Rillaboom para maximizar a eficiência da estrela do seu esquadrão. Por isso, certificou-se de que essa era a escolha a ser feita.

Time

Zacian


Zacian @ Rusted Sword
Ability: Intrepid Sword
Level: 50
EVs: 252 HP / 76 Atk / 4 Def / 68 SpD / 108 Spe
Adamant Nature
- Protect
- Iron Head
- Sacred Sword
- Substitute

A decisão por Zacian foi feita seguindo a estratégia principal da equipe. Sobre sua escolha de golpes, optou por “Sacred Sword” ao invés de Close Combat para evitar dropar defesas (já que optou por um Zacian mais bulky, pois não queria diminui-las); “Substitute” por ser um move “low risk, high reward” ou seja, custa 1⁄4 do HP do Pokémon, mas bloqueia intimidates (impede, portanto, drops no ataque físico de um de seus principais atacantes), aumenta a longevidade do seu restrito em campo e gasta turnos de Dynamax do oponente. 

Os últimos, “Protect” e “Iron Head”, são considerados “padrões” nos sets do cão espadachim. Além disso, Agati optou por um Zacian bastante balanceado defensivamente, para aumentar sua longevidade em campo. Isto posto, este set aguenta um Max Quake de Calyrex Shadow-Rider e passa, em termos de velocidade, Thundurus-Incarnate por 3 pontos.

Coalossal




Coalossal (M) @ Weakness Policy
Ability: Steam Engine
Level: 50
Gigantamax: Yes
EVs: 108 HP / 4 Def / 156 SpA / 4 SpD / 236 Spe
Modest Nature
IVs: 0 Atk
- Protect
- Meteor Beam
- Heat Wave
- Solar Beam

Como estrela do time, Agati optou pelo Coalossal Gigantamax. Isto porque a possibilidade de ativar simultaneamente sua habilidade “Steam Engine” (maximiza a velocidade do usuário ao ser afetado por um movimento do tipo água ou fogo) e seu item “Weakness Policy” (aumenta em 2 estágios ambos ataques - físico e especial) era algo bastante atraente. E foi exatamente isso que o fez decidir pelo resto da equipe. 

Ademais, com o auxílio do “Aqua Jet” (que tem prioridade) de seu Urshifu ou “Surf” de seu Dragapult (que por sua tipagem fantasma evita ser impedido de movimentar-se por Fake-Out), essa estratégia se solidificou ainda mais. Na sua distribuição de Effort Values (EVs), Agati decidiu investir o suficiente para ultrapassar Kyogre e Landorus-Therian no Tailwind e Venusaur no Sol. Também, investiu 108 pontos em HP e 4 em ambas as defesas, para que seu Pokémon aguentasse um Surf de seu próprio Dragapult somado de um Behemoth Blade de Zacian, enquanto estando em Gmax na maior parte do tempo.

Urshifu Rapid Strike


Urshifu-Rapid-Strike (M) @ Focus Sash
Ability: Unseen Fist
Level: 50
Gigantamax: Yes
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Detect
- Surging Strikes
- Close Combat
- Aqua Jet

O próximo integrante escolhido para complementar a equipe foi Urshifu-Rapid-Strike ou “Urso Lutador dos Mares”. Isto porque Gabriel necessitava de um Pokémon que pudesse lidar bem com Landorus-Therian e Incineroar, ambos Pokémon que, por conta de sua habilidade de diminuir o ataque dos oponentes (Intimidate), poderiam incomodar bastante a equipe. Por conta de seu ataque “Surging Strikes” que, além de ser super efetivo em ambos, desconsidera a habilidade deles (uma vez que cada uma das três rajadas de socos aquáticos são “critical hits” e, por conseguinte, ignoram drops no ataque do usuário e doem ainda mais em quem os recebe), a escolha foi simples. 

Além disso, Urshifu-Rapid-Strike possui ótima sinergia com Coalossal, tanto ofensiva quanto defensivamente. Entre outros fatores, Urshifu é um excelente counter de Landorus (ameaça grande pra Coalossal), por dar outspeed e poder finalizá-lo com um movimento.

Por fim, seu movimento “Aqua Jet” permitia ativar a habilidade “Steam Engine” e o item “Weakness Policy” do Coalossal em qualquer momento da partida; e o item “Focus Sash” impedia que Urshifu fosse nocauteado com apenas um ataque adversário, o que ajudou Agati a mantê-lo em campo por mais tempo.

Rillaboom


Rillaboom (M) @ Assault Vest
Ability: Grassy Surge
Level: 50
Shiny: Yes
Gigantamax: Yes
EVs: 252 HP / 196 Atk / 28 Def / 28 SpD / 4 Spe
Adamant Nature
- U-turn
- Grassy Glide
- Knock Off
- Fake Out

Devido à fraqueza quádrupla a água de sua principal estrela, Gabriel escolheu o Gorila das Florestas de Galar como sua principal defesa contra oponentes dessa tipagem. Isto se deve ao fato de que seu principal ataque “Grassy Glide”, além de ter seu dano aumentado em 30% no terreno de grama que ele mesmo coloca ao entrar em campo por causa de sua habilidade (Grassy Surge), ainda se move com prioridade. 

Para ampliar o sucesso do golpe, Rillaboom ainda possui 125 de ataque base, o que, somado à natureza “Adamant”, que aumenta esse status ao dano extra do terreno, e o dano “STAB” (50% de aumento no dano quando o movimento é compatível com a tipagem do Pokémon - nesse exemplo é um movimento de Planta utilizado por um Pokémon do tipo Planta), torna esse ataque uma verdadeira “batida de baquetas de bateria” no adversário.

Além disso, optou por “Knock Off” para melhorar seu matchup contra Calyrex-Shadow. Assim, Agati investiu o suficiente para que um Kyogre (principal restrito do tipo Água) sem investimento nas defesas não fosse capaz de aguentar um movimento de seu Gorila, e selecionou o item “Assault Vest” para aguentar ainda mais danos especiais desse e outras ameaças que atacavam por esse lado - como Tornadus, a principal dupla do monstro dos mares de Hoenn.

Dragapult




Dragapult (M) @ Safety Goggles
Ability: Clear Body
Level: 50
EVs: 100 HP / 236 Def / 172 Spe
Jolly Nature
IVs: 0 SpA
- Breaking Swipe
- Surf
- Will-O-Wisp
- Light Screen

O Pokémon preferido de Agati dessa Geração não poderia ficar de fora de sua equipe de estrelas! Todavia, ao contrário de um set mais ofensivo com itens como “Life Orb” para aumentar o dano ou “Lum Berry” para evitar que o dragão fantasma pudesse ter seu ataque reduzido por “Will-O-Wisp”, por exemplo, Agati optou por fazer seu Dragapult suporte, voltado a solidificar sua equipe em três diferentes requisitos:

  • 1) Com o uso do movimento “Breaking Swipe”, além de dar um dano considerável em ambos os Pokémon de seu oponente, Gabriel conseguia controlar o dano emitido pelos atacantes físicos de seu oponente, uma vez que esse movimento dropa o ataque físico de ambos os Pokémon em um estágio.
  • 2) Com o uso de “Will-O-Wisp”, Agati conseguia, com o status “burn”, reduzir o poder de ataque de seus oponentes, mas agora especificamente Pokémon que possuíam habilidades que negavam drops de status como o de Metagross “Clear Body” ou que eram do tipo fada, como Zacian, que não seriam afetados pelo fato de que “Breaking Swipe" é do tipo Dragão.
  • 3) O terceiro, mas não menos importante, “Light Screen” ajudava a mitigar o dano dos atacantes especiais como Kyogre, Venusaur, Solgaleo e outros Pokémon que poderiam causar muito estrago, caso não fossem controlados.

Agati optou por investir seus EVs em velocidade suficiente para passar Zacian Adamant e Spectrier. Também, investiu em defesas suficientes para poder continuar em campo após um Behemoth Blade de Zacian de natureza Jolly (aumenta sua velocidade e não ataque). O item Safety Goggles evita que seu Pokémon tire sonecas na partida por conta de “Sleep Powder” de Venusaur ou “Spore” e “Rage Powder” de Amoonguss (em suma, não é atingido por golpes que envolvem esporos).

Salamence



Salamence (M) @ Life Orb
Ability: Intimidate
Level: 50
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Jolly Nature
- Protect
- Dual Wingbeat
- Outrage
- Rock Slide

Como sua "meta call", ou carta na manga, Agati pensou fora da caixa e selecionou Salamence como a cereja do bolo. Devido ao fato de Agati ver necessidade de ter pelo menos duas opções de Dynamax em seus times e ao notar que o Pokémon ajudava (e MUITO) em partidas contra times de estratégia de clima (Chuva com Kyogre - principalmente os mais ofensivos que acompanhavam Kartana e Thundurus-I ou Regieleki; e Sol com Groudon/Torkoal somados a Venusaur e Charizard), a escolha fez muito sentido. Isto porque, além de resistir a ambos ataques de Água e Fogo, sua habilidade diminui o ataque dos principais Pokémon que acompanhavam esse tipo de time.

Ademais, ainda conseguia bater super efetivamente nos dois iniciais de Kanto e aumentar sua velocidade (e de seus aliados em campo) com o poderoso “Max Airstream”, além de ser uma excelente opção de “late game sweeper'', ou seja, depois de causar bastante dano ao redor do time adversário, ter um Pokémon para subir no Dynamax com todo seu HP pronto para coletar KO’s.

Leads (Entradas)

Urshifu/Dragapult + Coalossal

Essa lead proporciona que você ative sua habilidade e item ao mesmo tempo através de Aqua Jet do Urshifu (mirando no Coalossal) ou Surf do Dragapult. Nela, a ideia é pôr pressão ofensiva diretamente, colocando o dano residual “G-Max Vocalith” em campo o mais breve possível, para que no final do jogo Zacian entre e limpe o jogo junto de Urshifu ou Rillaboom.

Rillaboom + Zacian

Essa lead já tem uma proposta diferente, baseando-se em times de Calyrex Shadow Rider, que entregam muitos problemas na mesa para a equipe. Por causa disso, o combo se guia na combinação do movimento “Knock Off” do Gorila e a spread para aguentar um ataque super efetivo “Max Quake” do Zacian e poder derrubar o Cavaleiro Fantasma do oponente com “Behemoth Blade” em retorno. É uma boa lead no mirror também.

Rillaboom + Urshifu

Normalmente introduzidos com Zacian e Salamence no “banco de reservas”, essa lead proporciona uma ótima pedida em batalhas versus times de chuva. Isso ocorre pois ameaça o KO já no primeiro turno contra o Kyogre e o aumento de dano dos já dolorosos “Surging Strikes” do Urhifu, por causa da ampliação em 50% impulsionado pela presença da chuva - o que deixam o late game preparado para os dois Pokémon que esperam o fim dessa ação.

Dragapult + Salamence

Por mais que não pareça muito convencional, essa lead é muito efetiva contra equipes de sol. Ela proporciona não apenas a pressão ofensiva de poder dar Dynamax diretamente com Salamence e bater super efetivo nos Pokémon que geralmente compõem essas equipes, como também possibilita a ameaça desse tipo de jogada, enquanto proporciona a flexibilidade de uma troca para evitar que o dano no Dragão de Hoenn seja tomado por ele.

Modos de Jogo Mais Comuns da Equipe

  • 1) Pressão no início da partida com Dynamax no Coalossal já partindo para o ataque, colocando Gmax-Vocalith para ir lentamente proporcionando uma “Coleta de KOs” para o Zacian no final do jogo e assim encurralar o oponente.
  • 2) Controle de dano no início da partida e busca pelo maior dano possível em todos os quatro Pokémon adversários, para uma reviravolta no final da partida com o Dynamax tardio de Salamence - que ficará praticamente imbatível devido a mitigação do dano do oponente.
  • 3) Divirta-se e tente o seu próprio, pois isto é o mais importante quando jogamos esse maravilhoso jogo :)

Rental Code e Paste da Equipe

Ainda que a Series 8 esteja chegando ao seu fim, esta estrutura de time de Coalossal deve continuar sendo bastante relevante no metagame. Por isso, vale se acostumar e treinar com ela!

Time Gabriel Agati Pokémon VGC


Se você quiser ter acesso ao Paste, clique aqui.

Quer aprender mais sobre como fazer times? Além de poder entrar em contato diretamente com Gabriel Agati (@AgatiGa) e tentar marcar uma aula com ele, existe o VGC Brasil, uma comunidade brasileira de jogadores de Pokémon video game competitivo, na qual você poderá contar com a ajuda, trocar ideias, encontrar uma liga para treinar, participar de torneios online, ver materiais de criadores de conteúdo e ficar por dentro de tudo que acontece no cenário! Entre em contato com o VGC Brasil e comece a se divertir com mais gente!

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال