Curiosidades sobre a franquia Pokémon | Parte 3

Essa é a parte 3 de 3 da matéria relacionada à Curiosidades Pokémon. Para ter acesso à Parte 2, clique aqui! Para ter acesso à Parte 1, clique aqui.

Curiosidade 17 - Kadabra e o entortador de colheres

Um dos famosos Pokémon da 1ª  Geração, Kadabra, foi responsável por causar um dos maiores problemas que a franquia já enfrentou. Tudo começou quando o mágico Uri Geller, conhecido por fazer uma mágica que entortava colheres, processou a Nintendo afirmando que o trio Abra, Kadabra e Alakazam eram baseados nele. Após uma série de trâmites judiciais, a Nintendo conseguiu vender a disputa, afirmando que o nome original do Pokémon (Yungerer) era diferente do mágico. Todavia, mesmo assim, a circulação de cards TCG de Kadabra foi interrompida desde então, tornando-se uma verdadeira raridade. 

Curiosidade 18 - Pikachurin

Houve algumas vezes em que a franquia Pokémon foi homenageada no meio científico. Em uma dessas ocasiões, alguns cientistas descobriram uma proteína que ajuda a carregar impulsos elétricos dos olhos para o cérebro - e, pela absurda rapidez com que essa proteína emitia os impulsos elétricos, ela foi batizada de Pikachurin, em alusão ao famoso Pikachu. Em outra ocasião, no entanto, a homenagem não foi tão benéfica: alguns cientistas, após descobrirem um gene que estava relacionado ao câncer, o batizaram de "Pokémon". A Pokémon Company quase processou os cientistas, que foram obrigados a rebatizar o gene (agora chamado de ZBTB7).

Curiosidade 19 - Paras/Parasect e The Last of Us

A linhagem evolutiva de Paras e Parasect traz uma história bastante interessante. Paras representa basicamente um caranguejo com cogumelos nas costas. O segredo é que, quando evolui para Parasect, esse cogumelo se torna gigante, e passa a controlar o Pokémon. Um ponto de design do Pokémon em que é possível confirmar isso são seus olhos, que se tornam completamente vazios a fim de mostrar que o Pokémon está "zumbificado".

O mesmo fenômeno é encontrado na história do famoso jogo de Playstation "The Last of Us", exclusivo do Playstation. Ambos os jogos tiveram inspiração em um fungo que, ao entrar em contato com formigas, passa a "zumbificá-las" e controlá-las.

Curiosidade 20 - O velho bêbado

Logo no início da jornada em Pokémon Red & Blue, é possível encontrar um velho bêbado bloqueando o caminho para continuação da história. Esse artifício já é conhecido da franquia, e serve para evitar que o jogador avance na história sem possuir todos os itens necessários, ou que não esteja forte o suficiente. A curiosidade aqui reside no fato de que, na versão japonesa, a frase que o velho falava explicava que ele apenas sairia do local depois que ficasse sóbrio, mas, na versão americana, achando essa frase imprópria demais, a Nintendo decidiu alterá-la por "apenas sairei daqui após tomar meu café matinal".

Curiosidade 21 - Koffing/ Weezing e cidades dos Estados Unidos

Os Pokémon Koffing e Weezing, que são conhecidos por ser apenas cabeças flutuantes que ficam a todo momento expelindo uma fumaça tóxica, apresentam uma curiosidade interessante. Seus nomes na versão japonesa são, respectivamente, NY e LA, em alusão às famosas cidades americanas Nova York e Los Angeles. A ideia era basicamente fazer uma crítica pelo fato de que as cidades apresentam um ar extremamente poluído. Mas é óbvio que, quando foi feita a escolha dos nomes para a versão americana, ambos os Pokémon foram batizados novamente.

Curiosidade 22 - Poliwag e o girino

Poliwag, um dos famosos Pokémon da 1ª Geração, representa um daqueles casos de Pokémon que existem na vida real e muitas pessoas sequer sabem. Todo o design de Poliwag foi inspirado em um girino real, desde seu corpo até a sua cauda. Até mesmo o redemoinho presente em sua barriga, marga registrada do Pokémon, se assemelha ao intestino visível na barriga dos girinos reais!

Curiosidade 23 - Arcanine Lendário

Arcanine é, certamente, um dos Pokémon mais queridos de todos, não só pelo seu belo design mas também por ser uma criatura extremamente forte. E isso não é à toa: todo o design do Pokémon foi originalmente inspirado para que ele fosse um Pokémon Lendário, juntamente com Moltres, Zapdos e Articuno. No entanto, para a versão final do game, a ideia foi descartada, e Arcanine foi substituído por Entei como o Cão de Fogo Lendário. Sendo assim, atualmente, Arcanine é um Pokémon comum, mas que ainda chama a atenção pelo seu design inspirado.

Curiosidade 24 - Feliz Aniversário, treinador!

Em Pokémon XY, caso o jogador visite um Centro Pokémon na data de seu aniversário, todos os funcionários do local lhe darão parabéns. Além disso, nesta data, a decoração do Centro Pokémon será diferenciada, como forma de mostrar ao jogador que ele está visitando o local em uma data verdadeiramente única.


Esperamos que tenham gostado das curiosidades, e, é claro, queremos reiterar que provavelmente alguns dos tópicos presentes nesta matéria podiam já ser de conhecimento dos leitores. Afinal, tratando-se de um site relacionado à Pokémon, é comum que muitos fãs já saibam algumas curiosidades da franquia. Mesmo assim, esperamos que pelo menos algumas dessas 24 curiosidades tenham sido novidade para os leitores.

Até a próxima!

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال