Curiosidades sobre a Franquia Pokémon | Parte 1

Como já se trata de uma franquia bastante antiga, Pokémon, ao longo dos anos, acumulou uma série de histórias curiosas. Muitas delas são facilmente encontradas pela internet, em vários compilados que já foram realizados pelos mais diversos autores. No entanto, hoje, nesta matéria, vamos tentar trazer  algumas curiosidades diferentes sobre Pokémon, buscando fugir das famosas curiosidades que quase todos já conhecem.

Obviamente, algumas das curiosidades dessa lista podem já ser conhecidas por alguns de vocês. Mesmo assim, saiba que tentamos ao máximo buscar curiosidades diferentes daquelas comuns encontradas na internet.

Curiosidade 1 - As memórias de Pokémon Red & Blue

Quando foram lançados, os jogos Red & Blue não esperavam o enorme sucesso que rapidamente obteriam, marcando toda uma geração (e mais gerações subsequentes!). Muitas pessoas que viveram essa época jogaram muito ambos os jogos, construindo uma aventura divertida e, claro, inesquecível. Todavia, a curiosidade aqui é que a memória dos cartuchos originais do GameBoy, console original do jogo, duravam apenas 15 anos. Com isso, quando Pokémon comemorou seu 15º aniversário, todos os jogadores que haviam se divertido com Red & Blue em seu lançamento tiveram que dar adeus de uma vez por todas para suas jornadas. Triste, não?

Curiosidade 2 - Capumon


Que Pokémon tem esse nome por ser a abreviação de "Pocket Monsters", todo mundo já sabe. O que provavelmente nem todos sabem, no entanto, é que, na verdade, a franquia deveria se chamar "Capumon", abreviação de "Capsule Monsters". Quando o conceito original da franquia foi apresentado para a Nintendo, no início dos Anos 90, a ideia era de que as criaturas fossem armazenadas em cápsulas, uma vez que Taijiri, um dos idealizadores, gostava de colecionar insetos quando era criança. 

Além disso, outro fator que indicava que a franquia se chamaria "Capumon" era a influência da época pelas máquinas gashapon, aquelas que dão uma pequena cápsula com um brinquedo dentro. O grande problema foi que, quando tentaram registrar a marca Capumon, ela já existia, o que obrigou os desenvolvedores a alterar a ideia para "monstros de bolso", dando origem ao nome que conhecemos.

Curiosidade 3 - MissingNo

Havia um bug nos jogos originais Red & Blue que acabou ficando bastante famoso na franquia. Trata-se de MissingNo, que ocorria quando se realizava uma série de ações aparentemente sem nenhuma relação entre si. Ao se realizar essas ações, os jogadores entravam em uma tela de batalha contra um entranho defeito gráfico, que, supostamente, estaria no nível 175 (sendo que o jogo limitava a evolução dos Pokémon ao nível 100!). Caso você o capturasse, ele viria com as mesmas habilidades de um Mewtwo. Como se não bastasse, MissingNo também era capaz de duplicar alguns itens, incluindo a extremamente rara Master Ball. O nome do bug foi criado por conta da expressão "Missing Number" (número faltando", que faz alusão ao erro de programação.

Outra curiosidade é que em Pokémon XY, jogo bem mais recente da franquia, foi feita uma brincadeira com uma imagem no escuro que fazia alusão ao bug MissingNo. 

Curiosidade 4 - Os 190 Pokémon da 1ª Geração

Imagem retirada do Canal do Youtube "UnNerdyNerd - PROJETO TERMINADO"
Todos já sabem que a 1ª Geração de Pokémon tem 151 criaturas. O que a maioria não sabe é que, na verdade, era pra ser 190!! Diversos Pokémon conhecidos da 2ª Geração eram pensados originalmente para estar presentes já nos jogos originais Red & Blue, mas, por conta da limitação de espaço dos cartuchos do GameBoy, 39 deles tiveram de ser deixados para um lançamento futuro.

Os 39 Pokémon que foram postergados são: Scizor, Shuckle, Heracross, Sneasel, Teddiursa, Ursaring, Slugma, Magcargo, Swinub, Piloswine, Corsola, Remoraid, Octillery, Delibird, Mantine, Skarmory, Houndour, Houndoom, Kingdra, Phanpy, Donphan, Porygon2, Stantler, Smeargle, Tyrogue, Hitmontop, Smoochum, Elekid, Magby, Miltank, Blissey, Raikou, Entei, Suicune, Larvitar, Pupitar, Tyranitar, Lugia e Ho-oh.

Curiosidade 5 - O fim na 2ª Geração

Considerando que a curiosidade anterior somava 39 Pokémon aos 151 originais, outra curiosidade é de que a desenvolvedora de Pokémon planejava que, com a 2ª Geração, a franquia se encerrasse. Assim, Pokémon Gold & Silver traria os 39 Pokémon, mais alguns que seriam criados, e concluiria a franquia. Obviamente, a enorme popularidade que Red & Blue causou não permitiu que a franquia fosse encerrada ali, e, atualmente, já temos outras 5 gerações (e mais uma confirmada).

Curiosidade 6 - Professor Carvalho seria um oponente

Quando os jogos Red & Blue foram pensados, o Professor Carvalho foi idealizado como sendo um oponente para o jogador. Ele seria um adversário depois que você vencesse o campeão da Elite 4, e seus Pokémon seriam: um Tauros nível 66, um Exeggutor nível 67, um Arcanine nível 68, um Gyarados nível 70 e o inicial que possui desvantagem contra o seu (já que seu rival já pegaria o inicial com vantagem ao seu). Antes do jogo ser lançado, porém, os desenvolvedores repensaram e tornaram o Professor Carvalho na figura que conhecemos hoje.

Todavia, é curioso notar que, mesmo com a alteração na história, ainda há um glitch (erro) no jogo que dá a possibilidade ao jogador de batalhar com o Professor Carvalho.

Curiosidade 7 - O síndrome de "Lavender Town"

Lavender Town ficou extremamente famosa na franquia Pokémon por conta de uma música que toca ao chegar na cidade. No entanto, alguns jogadores relatavam que, ao chegar na cidade e ouvir a música, começavam a sentir um mal-estar intenso e contínuo. Após alguns estudos, foi identificado que a música apresenta alguns tons isocrônicos (sons ou batidas com pulsos regulares, que causam alguns impactos no cérebro humano), o que explicaria o mal-estar sentido pelos jogadores. Esse fenômeno ficou famoso pelo nome "Síndrome de Lavender Town".

Curiosidade 8 - Ho-oh apressadinho

Embora Ho-oh só tenha aparecido nos jogos da 2ª Geração, ele já tinha dado as caras logo no 1º episódio do Anime, ainda na 1ª Geração. O Pokémon pássaro lendário aparece no final do primeiro episódio da franquia, e, nos jogos, os desenvolvedores apenas o inseriram na versão Gold & Silver, lançada anos depois. Mesmo no Anime, Ho-oh só voltou a aparecer muito tempo depois de sua aparição no primeiro episódio.

Vale lembrar que, embora Ho-oh só tenha sido lançado na 2ª Geração, ele já havia sido criado juntamente com todos os 151 Pokémon originais - assim como foi explicado na Curiosidade 4.


Essa foi a parte 1 de 3 da matéria relacionada à Curiosidades Pokémon. Dentro de algumas semanas, a parte 2 de 3 será lançada no site.

Fiquem ligados!

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال