Curiosidades sobre a franquia Pokémon | Parte 2

Essa é a parte 2 de 3 da matéria relacionada à Curiosidades Pokémon. Para ter acesso à Parte 1, clique aqui!

Curiosidade 9 - O episódio de Porygon

Durante a exibição de um episódio chamado Denno Senshi Porygon (Soldado Elétrico Porygon), com foco no Pokémon Porygon, houve uma cena que mostrava diversas luzes alternantes. O problema foi que algumas pessoas começaram a relatar crises epiléticas em mais de 600 crianças japonesas, sendo que algumas não possuíam nenhum tipo de caso prévio de epilepsia. Assim que a desenvolvedora do Anime soube disso, o episódio foi vetado da série, e, embora o Pokémon não tenha sido o real culpado pelo incidente, ele nunca mais voltou a aparecer no Anime.

Casos parecidos ocorreram com o recente filme "Os Incríveis 2", lançado em 2018. Algumas pessoas relatavam que havia uma cena no filme em que uma série de luzes alternantes causavam um extremo mal-estar.

Caso você queira saber mais informações sobre o episódio de Porygon, há um site que explica a história por completo: clique aqui.

Curiosidade 10 - A bicicleta impossível de comprar

Nos jogos originais Red & Blue, existe uma bicicleta impossível de ser comprada. Mesmo que o jogador seja capaz de batalhar contra todos os NPCs do game, ainda assim ele não conseguirá dinheiro o suficiente. Isso ocorre pelo fato de que a bicicleta custa 1.000.000 Pokémoedas, enquanto que a quantidade máxima de dinheiro que se pode ter no jogo é 999.999 Pokémoedas. Não se sabe se foi um bug ou algo proposital, mas, fato é que não se pode comprar esta bicicleta (pelo menos não sem a utilização de cheats).

Curiosidade 11 - Pokémon Psíquico x Pokémon Inseto x Pokémon Fantasma

Sabe-se que os Pokémon de tipo Psíquico são fracos contra os de tipo Inseto, Fantasma e Noturno. Muitos podem achar que isso se deve apenas a uma escolha aleatória dos desenvolvedores, mas, na verdade, algumas pessoas acreditam que isso não foi escolhido por acaso. Na verdade, alguns dizem que essas fraquezas foram selecionadas por conta de que insetos, fantasmas e escuridão são medos comuns relacionados à psique humana, ou seja, processos psíquicos que podem ser conscientes ou inconscientes.

Curiosidade 12 - Pikachu e Meowth

Pikachu é um Pokémon rato, e Meowth é um Pokémon gato, certo? E o número da Pokédex de Pikachu é 25, enquanto o de Meowth é 52, certo? Isso não é coincidência. Segundo os desenvolvedores, os números opostos na Pokédex foram escolhidos de propósito, justamente pela dicotomia do gato e rato na história da natureza. Além disso, refletindo bem, a Equipe Rocket, equipe em que o Meowth trabalha, vive tentando capturar Pikachu. Isso também não é coincidência...

Curiosidade 13 - Rhydon: o primeiro Pokémon

Sim, Rhydon foi o primeiro Pokémon criado. E há duas evidências para isso: caso você seja um jogador um pouco mais atento, pode ter reparado que há diversas estátuas do Pokémon espalhadas pelos jogos, justamente pelo fato de que ele possui uma importância enorme para a franquia. Outro fato que ajuda a comprovar é que ele é o primeiro Pokémon listado em dados de programação dos jogos Red & Blue, o que indica que ele foi o primeiro a ser colocado no jogo.

Mas essas não são as duas únicas evidências - em uma entrevista, Ken Sugimori, principal ilustrador da série, comentou a respeito. Segundo ele, o conceito inicial de Pokémon seria as criaturas vivendo ao lado dos humanos, sendo que elas seriam utilizadas como ajudantes. Assim, Rhydon foi criado com o papel de carregar coisas em suas costas, ajudando os humanos em seus afazeres cotidianos. Nessa mesma lógica, com o objetivo de auxiliar os humanos a navegar pelo mar, Lapras foi o segundo Pokémon criado.

Curiosidade 14 - Operação Pokémon

Embora várias pessoas pensem que a corrupção é um fenômeno exclusivo do Brasil, há diversos países do mundo que sofrem com o mesmo problema - e a Espanha é um deles. Há algum tempo, uma investigação policial espanhola foi intitulada "Operación Pokémon", e visava prender diversos políticos envolvidos com esse tipo de crime. Como havia muitos políticos envolvidos no caso, a operação ficou conhecida por esse nome pela extensa lista de criaturas que a franquia já soma, além do famoso slogan "Gotta catch 'em all!", que seria algo como "Vamos pegar todos eles", em tradução literal.

Curiosidade 15 - Mew Desobediente

Nos jogos principais da franquia, existe um método de balanceamento que faz com que, caso o jogador fique apenas evoluindo os Pokémon sem avançar na história do jogo, seus Pokémon param de obedecer. E baseado nisso, os desenvolvedores de Pokémon FireRed & LeafGreen criaram uma proteção anti-hack em que, caso alguém tentasse hackear o jogo para obter Mew, o Pokémon não obedeceria independentemente da quantidade de insígnias que o jogador já tivesse.

Curiosidade 16 - Pokémon e Silent Hills

Quando Pokémon Gold & Silver foram apresentados pela primeira vez para o grande público, o nome da cidade inicial se chamaria Silent Hills, um local isolado e completamente diferente do que chegou à versão final. O que ocorreu, porém, foi que a Konami lançou, basicamente na mesma época, uma série de terror de mesmo nome, o que forçou os desenvolvedores de Pokémon a alterarem a cidade inicial de seu jogo. O que não se sabe até hoje foi o motivo para que a localização da cidade também tenha sido alterada.




Essa foi a parte 2 de 3 da matéria relacionada à Curiosidades Pokémon. Dentro de algumas semanas, a parte 3 de 3 será lançada no site.

Fiquem ligados!

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال