Desenvolvedores de jogos estão ficando mais interessados no Nintendo Switch

A GDC (Game Developers Conference), maior reunião anual de desenvolvedoras de jogos eletrônicos profissionais, publicou recentemente um relatório sobre o estado da indústria de videogames. Dessa forma, foi possível verificar diversos aspectos sobre como os desenvolvedores pensam à respeito das plataformas que estão disponíveis atualmente no mercado de videogames. E o Nintendo Switch, principal console da Nintendo, se mostrou bastante promissor durante essa pesquisa.

A primeira questão que foi feita aos desenvolvedores perguntava para qual plataforma havia sido lançado o último jogo em que eles haviam trabalhado. Nesse caso, os destaques foram o Playstation 4/Pro com 24% das respostas, e o Xbox One/X, com 20%. O Nintendo Switch, por sua vez, obteve 9% das respostas, uma porcentagem 4% maior em relação ao ano anterior.

A segunda questão perguntava para qual plataforma os desenvolvedores estavam trabalhando atualmente. Nesse caso, o Playstation 4/Pro e o Xbox One/X apresentaram 31% e 28%, respectivamente. O Nintendo Switch ficou com 18% das respostas - o que é algo bastante considerável, pois representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

A terceira questão dizia respeito à qual plataforma os desenvolvedores pretendiam lançar seu próximo título. O Playstation 4/Pro garantiu 32%, e o Xbox One/X, 29%. O Nintendo Switch apareceu logo atrás com 22% das respostas.

quarta questão foi a mais notável. Ela perguntava aos desenvolvedores qual era a plataforma em que eles estavam mais interessados para trabalhar no momento. O Playstation 4/Pro e o Xbox One/X conseguiram 38% e 28% das respostas, respectivamente. Entretanto, aqui o Nintendo Switch se destacou: 45% das respostas diziam que ele era o console no qual os desenvolvedores estavam mais interessados a trabalhar. Para se ter noção, o índice do ano anterior era de 36%.

Por fim, a última questão perguntava aos desenvolvedores qual foi a plataforma em que seus jogos mais venderam. Nesse ponto, as respostas foram as seguintes: 24% disse que as vendas no Switch foram maiores que nas outras plataformas; 20% disse que as vendas no Switch foram iguais às outras plataformas; e 12% disse que as vendas no Switch foram menores que nas outras plataformas. 43% não respondeu porque seu jogo não foi lançado para Switch ou por outros motivos.

Embora o Switch ainda apresente alguns índices de resposta menores que seus concorrentes diretos, pode-se observar que, ano a ano, ele vem ganhando seu espaço no mercado. O fato de que 45% dos desenvolvedores (quase metade das respostas!!) dizem que ele é o console no qual eles estão mais dispostos a trabalhar representa um grande potencial de vendas para o console, que deve ganhar uma enorme gama de jogos em 2019. Além disso, cerca de um quarto das respostas indica que os desenvolvedores notaram que seus jogos venderam mais no Switch do que nas outras plataformas.

Fonte: Nintendo Soup





Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال