Pokémon GO PvP - Uma discussão sobre as informações oficiais - Pokémon Blast News

Novidades

Ad superior

08/12/2018

Pokémon GO PvP - Uma discussão sobre as informações oficiais

Nos últimos dias, foi publicado na PBN uma matéria a respeito de especulações sobre o novo modo PvP, que havia sido divulgado dias antes. Nos dias seguintes à essa postagem, a Niantic revelou oficialmente novas informações sobre o modo, e, portanto, agora podemos debater sobre possíveis consequências das escolhas da empresa para as batalhas. É importante ressaltar, também, que diferente da matéria anterior, nesta haverá apenas revelações já oficiais (embora sejam citados alguns pontos em que ainda há dúvidas).

Limitação dos Níveis

A Niantic revelou oficialmente os níveis dos jogadores que poderão apreciar do modo de batalhas PvP: o mínimo será o nível 5. Assim, isso representa uma limitação mínima, o que significa que os jogadores poderão batalhar desde os momentos iniciais de Pokémon GO. Certamente, esse tipo de sistema dará a oportunidade à todos os jogadores de aproveitar o novo modo, pois, caso houvesse uma alta limitação em relação ao nível, os jogadores poderiam desanimar e deixar de se empenhar para chegarem ao possível nível necessário.

É importante citar, além disso, o fato de que o modo de batalhas PvP irá ser inicialmente lançado apenas para jogadores de níveis mais elevados, sendo gradativamente liberado para jogadores de níveis inferiores. Vale lembrar que este método já foi utilizado para a implementação de diversas outras funcionalidades, e vem sendo uma medida bastante eficaz por parte da Niantic para testar os servidores de Pokémon GO, e, assim, evitar problemas de instabilidade.

Chamando para Batalhar

Outra informação bastante útil revelada foi a mecânica de início das batalhas, ou seja, a maneira como os jogadores poderão chamar uns aos outros para batalhar. Nesse sentido, o fato de haver um QR Code para jogadores próximos torna a experiência extremamente intuitiva, o que facilita a chegada do modo. Além disso, o fato do adversário não precisar estar na sua lista de amizade também é um grande facilitador, pois faz com que quaisquer jogadores possam se enfrentar. Por fim, pode-se considerar justa a decisão da Niantic de permitir com que jogadores de nível de amizade 3 ou 4 batalhem independente de suas localizações, pois isso incentivará ainda mais os jogadores a se empenhar em relação à mecânica de amizades (nesse caso, provavelmente haverá um código para inserir ao início da batalha).

A Niantic também deixou claro que quer realmente fazer com que os jogadores passem a ser mais sociáveis como consequência de Pokémon GO. Prova disso é o sistema que permite com que jogadores, assim que terminarem de batalhar, adicionem seu adversário à lista de amigos. Dessa forma, caso os jogadores encontrem alguém que joga Pokémon GO por perto, haverá a possibilidade de batalhar contra ele e adicioná-lo assim que encerrar a batalha.

Sistema de Ligas

Algo que não chegou a ser mencionado na matéria anterior, mas veio a se tornar realidade, foi um Sistema de Ligas que será essencial para o modo. Obviamente, no momento de escolha da Liga, ambos os jogadores deverão selecionar a mesma categoria. Os Pokémon em cada Liga, sendo divididos por CP, trarão uma necessidade estratégica ao modo, pois pode ser que, em determinadas situações, seja vantajoso não aumentar o CP de algumas criaturas por estas terem impacto maior em uma Liga inferior (algo que o jogador terá que pensar, e muito!). Além disso, todas as três Ligas terão 3 Pokémon nas batalhas, o que fará com que ela seja mais rápida e dinâmica. Embora seja diferente dos jogos originais (que possui sistema de batalha 6v6,), é uma decisão compreensível por parte da Niantic, pois, caso contrário, o modo provavelmente seria demorado demais.

Os Pokémon disponíveis

A Niantic revelou que praticamente todos os Pokémon do jogo estarão disponíveis para escolha dentro do modo de batalhas PvP, incluindo os lendários. Isso fará com que a quantidade de criaturas disponíveis aos jogadores seja enorme, além de trazer uma grande quantidade de combinações e estratégias. Outro ponto extremamente estratégico do modo será o fato de que não é possível saber quais são os três Pokémon do jogador adversário até que ele coloque todos em campo, ou seja, ambos os treinadores deverão tentar adivinhar qual estratégia seu adversário está usando.

Neste ponto, é preciso dizer que ainda não se sabe se os Pokémon míticos (Mew, Celebi e Deoxys) estarão disponíveis, uma vez que não houve pronunciamento da Niantic em relação à isso. Além disso, também não se sabe se haverá a possibilidade de selecionar três Pokémon iguais. Por fim, uma revelação que foi feita recentemente foi o fato de que Shedinja e Ditto não serão opções válidas dentro do modo, o que, para o caso de Ditto, revela uma tentativa de não causar uma complexidade muito grande ao modo (pois a criatura poderia sempre se transformar no Pokémon adversário). Já para o caso de Shedinja, a justificativa foi de que o Pokémon teria estatísticas pequenas demais para ser inserido ao modo.

Sistema de Batalhas

Dentro do Sistema de Batalhas, há muitos tópicos a serem discutidos:

A Niantic relevou que será disponibilizado à todos os Pokémon um segundo ataque carregado, que será adicionado a partir de um custo de Poeira Estelar e Doces. Esta mecânica alterará consideravelmente o meta do jogo, pois os jogadores poderão ensinar às criaturas um ataque do mesmo tipo do Pokémon, mas poderão também ensinar um tipo de ataque considerado counter. Dessa forma, ambos os treinadores, enquanto estiverem se enfrentando, deverão ter conhecimento dos possíveis ataques que podem ser ensinados ao Pokémon adversário, o que fará com que exista uma estratégia inédita em Pokémon GO. É importante salientar que, uma vez ensinados, estes ataques ficarão permanentemente com suas criaturas, podendo ser utilizados também para Ginásios e Reides (o que provavelmente também trará mudanças no meta destes).

Além disso, a Niantic revelou que haverá uma mecânica de escudos no modo PvP, que poderá ser utilizada de maneira estratégica para bloquear ataques carregados de seus adversários. Haverá apenas dois escudos por batalha, e eles não são acumulativos, ou seja, não há nenhuma vantagem em guardar escudos em uma batalha para obter 4 deles em uma batalha posterior. Essa mecânica foi muito bem aceita do ponto de vista estratégico, pois os jogadores deverão ter conhecimento do ataque que está por vir para gastarem esses escudos no momento exato, e, assim, não o desperdiçarem. Será necessário grande conhecimento dos Pokémon para saber quais são os possíveis ataques que podem ser ensinados a cada um deles, e, assim, estar preparado para bloquear um possível movimento super efetivo.

Os tempos de batalhas, por sua vez, foram divulgados como sendo de 4 minutos. É um tempo bastante equilibrado, tendo em vista a escolha de 3 Pokémon em todas as Ligas para tornar as batalhas mais rápidas e dinâmicas. Caso sejam consideradas outras mecânicas do jogo, como as Batalhas em Ginásios e Reides, este tempo está bastante coerente com essas outras funcionalidades. Sendo assim, pode-se considerar um acerto da Niantic nesse quesito.

Por fim, dentro do Sistema de Batalhas, os jogadores deverão se atentar à mecânica de trocas dos Pokémon. Obviamente, as trocas dentro das batalhas serão permitidas, uma vez que trazem vantagens em relação ao tipos dos Pokémon. No entanto, a Niantic revelou que, após realizar uma troca na batalha, haverá um tempo de 50 segundos em que os jogadores estarão proibidos de utilizar essa função. Isso traz mais um ponto estratégico ao modo, pois uma vez que o Jogador 1 trocar sua criatura para obter vantagem em relação ao Jogador 2, e derrotá-lo, o próximo Pokémon do Jogador 2 poderá ser justamente um que tem vantagem em relação ao Jogador 1. Neste caso, o Jogador 1 estará exposto, e não poderá realizar uma troca para obter vantagem novamente.

Sistema de Recompensas

Este foi, provavelmente, o tópico que a Niantic menos revelou informações. A única coisa apresentada foi o fato de que algumas recompensas serão Pedras Evolutivas (incluindo as Pedra de Sinnoh), além de Poeira Estelar. O fato da Pedra de Sinnoh ser uma das possíveis recompensas explica o motivo de recentemente a Niantic ter modificado a mecânica de obtenção desta, tornando não mais garantido que os jogadores a recebam após o 7º dia da Pesquisa de Campo. Além disso, a Poeira Estelar é uma recompensa que já era completamente esperada. Esperamos que haja maiores informações sobre esse tópico em breve.

Limite de Batalhas

Um ponto extremamente benéfico para o modo foi o fato de que não haverá limite de batalhas diárias para os jogadores. Assim, Pokémon GO apresentará em seu modo PvP uma oportunidade incrível de incentivar ainda mais com que os jogadores o utilizem bastante ao longo do dia. No entanto, a Niantic deixou claro que, embora as batalhas sejam ilimitadas, as recompensas pelo modo PvP apenas poderão ser adquiridas pelas três primeiras batalhas do dia. Dessa forma, os jogadores não poderão batalhar inúmeras vezes com o objetivo de conquistar diversos itens.

Além disso, os jogadores poderão enfrentar os líderes de seus respectivos times dentro do jogo como forma de treinar ataques, Pokémon, e estratégias. As recompensas para batalhas contra o computador serão limitadas à uma por dia, ou seja, apenas na primeira batalha do dia contra um dos líderes haverá essa vantagem. Esta também é uma ótima forma de balancear o modo, pois fará com que os jogadores não batalhem contra o computador diversas vezes apenas para conquistar os itens de recompensa, mas sim para testar novas estratégias que podem ser utilizadas contra jogadores reais posteriormente.

Sistema de Reviver e Poções

Os jogadores de Pokémon GO sabem que, após batalhar em Ginásios ou Reides, é necessário gastar itens como Reviver e Poções para fazer com que seus Pokémon possam batalhar novamente. Entretanto, a Niantic revelou que, no caso do modo de Batalhas PvP, esta mecânica será diferente, pois ao término das batalhas, seus Pokémon estarão com a vida completamente cheia. Isso significa que não é preciso se preocupar com itens regenerativos, uma vez que eles não afetarão o modo de maneira nenhuma. Nesse ponto, a Niantic foi inteligente ao notar que, caso fizesse com que os jogadores precisassem utilizar estes itens ao terminarem uma batalha, este fato seria uma limitação indireta ao modo.


Mais informações em breve

Para promover o modo e mostrar como funcionarão as batalhas, o portal de notícias IGN liberou um vídeo recentemente onde mostrou diversas mecânicas do PvP. Entretanto, vale ressaltar algo muito curioso: neste mesmo vídeo, há a revelação de três Pokémon que, até então, ainda não existem no jogo, sendo eles Regigigas, Heatran e Smeargle. Isso indica que muito provavelmente haverá mais uma onda de lançamento de novos Pokémon na mesma atualização que trará o modo PvP.

Embora já tenham sido reveladas uma quantidade significativa de informações até o momento, esperamos que a Niantic comente mais sobre o modo nos próximos dias. Além disso, foi prometido que a funcionalidade seria lançada ainda no ano de 2018, e, portanto, muito provavelmente não demorará muito para que as batalhas PvP cheguem à Pokémon GO.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qC8aAQqMxZE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após a aprovação.
Comentários pejorativos e desviados do assunto abordado no post serão automaticamente excluídos.

A PBN agradece a sua participação!

Post Top Ad