Pokémon GO PvP anunciado - Como deveria ser?

Recentemente, a Niantic revelou um pequeno Teaser sobre o novo modo que está por vir em Pokémon GO: o PvP, também conhecido como o modo de batalhas entre jogadores. Essa funcionalidade é extremamente desejada já há um bom tempo pela comunidade do jogo, entretanto, a Niantic demorou certo tempo para anuncia-la. Dito isso, pode-se começar a estipular qual será o modelo de batalhas adotado pela empresa, já que ainda não há confirmação oficial sobre como funcionará o modo em questão.

Antes de começar, é preciso deixar registrado que absolutamente tudo falado nesta matéria não passa de mera especulação sobre o novo modo. 

As batalhas serão como nos jogos oficiais?

Um dos pedidos mais comuns por parte dos jogadores de Pokémon GO em relação ao PvP é um sistema de batalhas como nos jogos oficiais: quatro ataques disponíveis, batalha por turnos, fraquezas e defesas bem consolidadas, animações mais realistas e, o mais importante, a possibilidade de se criar estratégias. 

O modelo de batalha atual do jogo Mobile, presentes nas Reides e nos Ginásios, é bastante simples. Nesse sentido, uma complexidade maior ao modo PvP seria bem-vinda, visto que criaria uma nova mecânica no jogo e motivaria ainda mais os jogadores a utilizarem a funcionalidade. Entretanto, infelizmente isso não deve ocorrer. O objetivo por parte da Niantic de fazer com que os jogadores tenham sempre Pokémon GO em mãos da maneira mais fluida e rápida possível, somado ao provável tamanho do arquivo de atualização para uma funcionalidade como essa, devem fazer com que o sistema de batalha PvP continue simplificado como o atual. É possível que haja algumas modificações visando tornar a jogabilidade mais dinâmica, mas dificilmente as batalhas serão semelhantes aos jogos oficiais.

É importante salientar aqui que a não modificação do sistema atual não é necessariamente algo ruim. Como já dito, um sistema de batalha mais simples faz com que estas sejam mais rápidas e fluidas, além de não serem tão pesadas para uma jogabilidade sem travamentos. É importante lembrar que existem diversos modelos de celular rodando o jogo ao mesmo tempo, e, por isso, é preciso considerar os modelos mais complexos, que tem uma capacidade de processamento maior, bem como os modelos mais simples, que não possuem uma capacidade de processamento tão alta. Entretanto, um ponto realmente ruim seria a ausência de criação de estratégias para as batalhas.

Haverá limite pelo nível do jogador?

Esse é um ponto bastante complicado, visto que há dois diferentes pontos a serem considerados: o limite de nível mínimo para jogadores poderem usufruir do modo PvP; e o limite de diferença máxima de níveis para que dois jogadores possam batalhar.

Explicando melhor: Numa primeira situação possível, a Niantic poderia estabelecer que, para utilizar o modo PvP, o jogador deve estar, por exemplo, pelo menos no nível 20. Já em uma segunda situação, ela poderia estabelecer que, para que você e um amigo possam batalhar, a diferença máxima entre os níveis de vocês seja de, por exemplo, 5 níveis. Assim, se você estiver no nível 25 e seu amigo no máximo no nível 30, vocês poderão batalhar. Caso seu amigo esteja no nível 31, essa possibilidade já será descartada.

É difícil tentar adivinhar quais serão os tipos de restrições em relação ao modo, e tão difícil quanto tentar adivinhar se elas existirão. No entanto, é possível imaginar que deve haver algum tipo de balanceamento em relação à isso, visto que a diferença de CP dos Pokémon de jogadores com níveis muito altos para os jogadores de níveis mais baixos é bastante significativa. Dessa forma, um jogador de nível mais alto teria uma grande vantagem sobre o jogador de nível inferior.

Haverá limite de batalhas diárias?

A Niantic, sabendo que o modo é bastante requisitado desde o momento do lançamento de Pokémon GO em 2016, sabe também da grande popularidade que a funcionalidade deve obter. Dessa forma, seria extremamente interessante caso ela não limitasse a quantidade de batalhas diárias por jogador. Todavia, provavelmente haverá um limite.

Se houvesse uma aposta de como seria a implementação deste limite, provavelmente muitos de vocês arriscariam que o sistema seria assim como o de Reides: para batalhar, deve-se gastar um item (assim como o Passe de Reide). Pode-se até mesmo arriscar um nome para este possível item: Passe de Batalha. Desta forma, a Niantic faria com que os jogadores pudessem pegar uma quantidade específica desse item por dia, assim como o limite de apenas um passe de Reide grátis diariamente, limitando a quantidade de batalhas do modo PvP.

Além disso, é importante citar aqui o potencial de vendas que um limite como esse poderia dar à Pokémon GO. Assim como os Passes de Reide, os "Passes de Batalha" poderiam ser comprados na loja do jogo, e, somando isso à popularidade que o modo deve apresentar, não é difícil imaginar a quantidade enorme de pessoas que comprariam "Passes de Batalha Premium". É um potencial de mercado enorme para o modo PvP.

Por essas e outras, para a infelicidade dos jogadores, provavelmente haverá limite de batalhas diárias.

Quais serão as recompensas?

No quesito das recompensas, a Niantic também tem diversas alternativas.

A primeira delas seria dar pontos de experiência aos jogadores, uma vez que isso seria um ótimo motivador para que as pessoas testassem o modo. Entretanto, deve haver certo cuidado com isso, pois a Niantic sabe que muitos jogadores poderiam batalhar diversas vezes ao dia somente para obter os pontos de experiência, e, dessa forma, o propósito do jogo (sair andando pelas cidades para jogar) seria perdido. É muito provável que haja ganho de pontos de experiência com o modo, mas pode ser que este seja muito pequeno, ou só se ganhe esses pontos pela primeira batalha do dia.

Falando sobre primeira batalha do dia, a segunda opção possível seria a implementação do mesmo sistema presente em PokéParadas e capturas consecutivas, de modo que, se o jogador usar o modo PvP sete dias seguidos, receberá recompensas especiais. Além disso, a primeira batalha do dia com um novo jogador poderia aumentar seu nível de amizade com este, assim como ocorre no sistema de Reides atual. Obviamente, é de se esperar que o jogador que vença a batalha deve receber recompensas melhores que o perdedor. Estes também seriam ótimos pontos motivadores para que os jogadores utilizassem o modo.

Além disso tudo, outras recompensas poderiam ser Poeira Estelar, Pedras de Evolução, todos os tipos de Poções e Reviver, e todas as Frutas de captura Pokémon. Todas elas, de certo modo, são quase certas de que estarão no sistema, visto que praticamente todas as funcionalidades do jogo as apresentam como recompensa. Um problema neste ponto seria o mesmo dos Pontos de Experiência, visto que os jogadores poderiam batalhar diversas vezes ao dia apenas para conquistar os itens - algo que a Niantic provavelmente não quer.

Considerações Finais


O modo de Batalhas PvP será implementado muito em breve em Pokémon GO, e isso deve causar uma popularidade ainda maior ao jogo. Esta matéria funcionou basicamente como uma roda de discussão sobre o modo, tentando especular possíveis implementações que a Niantic trará ao modo para torná-lo viável dentro do propósito de Pokémon GO.

Dito isso, fica registrado aqui todas as funcionalidades que acreditamos que estarão presentes na versão final. Entretanto, também fica registrado que, no momento da chegada do modo PvP oficial, todas essas informações escritas aqui podem ir por água abaixo, ou seja, tudo pode estar inteiramente errado.

De qualquer forma, esperamos que tenham gostado das possíveis especulações sobre um dos modos mais esperados de Pokémon GO!

Lucas Avancini

Fã desde muito pequeno, cresceu assistindo, jogando e colecionando tudo relacionado à franquia. Acredita que fazer parte de um dos maiores portais brasileiros de Pokémon no Brasil é um antigo sonho se tornando realidade, já que sempre quis desenvolver algo para contribuir com a comunidade no país. Formado em Administração pela Universidade de São Paulo e atualmente atuando no ramo de tecnologia.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال