Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee na BGS2018 - Nós Jogamos! (Parte 02)



Esta matéria apresenta a segunda parte da nossa experiência testando Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee na Brasil Game Show 2018! Caso você esteja chegando agora e ainda não leu a Parte 01, confira aqui tudo que a gente já contou. Nesta segunda parte vamos falar sobre a captura de Pokémon selvagens e o uso do acessório Poké Ball Plus.

Encontros com Pokémon selvagens

A atitude da Pokémon Company em limitar o encontro com Pokémon selvagens a um sistema de arremesso de poké bolas com a finalidade de capturá-lo de forma simplificada pode ter assustado os treinadores mais tradicionais da franquia. No entanto, para os jogadores de Pokémon GO a mecânica já era bastante conhecida.


Durante algum tempo, discutiu-se na comunidade a ausência de batalhas contra Pokémon selvagens. Atualmente, já é posição mais bem aceita. A minha impressão quanto a este sistema, a partir da experiência, é que a captura de Pokémon mais simplificada será um convite aos jogadores a se lançarem nos matinhos ao invés de forçá-los a usar repelentes para evitar encontros desnecessários.

No início da jornada é sempre animador percorrer os matinhos das rotas para descobrir quais novos Pokémon estão presentes. Essa busca também é parte importante quando o objetivo é completar a Pokedex ou encontrar um Pokémon shiny. Contudo, à medida que a jornada avança e o jogador já possui uma equipe bem equilibrada, pode se tornar um tanto entendiante ser impedido de avançar a cada dois ou três passos por um Pokémon selvagem (desnecessário). Zubat nas cavernas é um bom exemplo aqui.


O jogador que sempre precisou ter uma boa quantidade de Repel, Super Repel e Max Repel em sua bolsa para andar com tranquilidade pelas rotas do jogo agora não precisa mais se preocupar com isso. O jogador também não precisa entrar em toda batalha, aguardar a animação, para depois clicar em sair. Basta arremessar um Poké Bola. Pronto!

Ao enfrentar um Pokémon selvagem, o jogador tem a opção de se preparar para o arremesso, utilizar itens, pedir ajuda ou simplesmente fugir. O jogador precisa clicar no botão "A" para se preparar para jogar a poké bola. Em seguida, os círculos começam a rondar em frente ao Pokémon semelhantemente ao que é visto em Pokémon GO. Então o jogador pode fazer o seu arremesso (literalmente).


Dependendo do tamanho do círculo ao redor do Pokémon ao acertar a poké bola, o jogador pode ter lançamentos classificados como bons, ótimos ou excelentes! Isso varia no bônus que ele vai receber em pontos de experiência. Toda a sua equipe recebe pontos de experiência a cada batalha. Além disso, o jogador pode receber berries dos Pokémon capturados. Todos os Pokémon são encaminhados para a "Pokémon Bag".

Poké Ball Plus


A Poké Ball Plus é um grande diferencial na experiência do jogo, substituindo quase por completo o joy con. O controle seria necessário de fato para acessar o menu do jogo. Fora isso, o botão analógico ao centro da poké bola permite movimentar o jogador na tela e interagir com Pokémon, itens e treinadores clicando neste mesmo botão. Ou seja, ao mesmo tempo que o botão analógico pode ser usado para movimentar o jogador, ele também é usado como o botão "A".

No topo da Poké Ball Plus existe também um botão que funciona como "B", para cancelar qualquer ação.


Uma grande surpresa foi descobrir que a Poké Ball Plus emite o grito do Pokémon capturado, assim que a captura é efetiva. Não apenas isso, como ela também emite a cor que representa o Pokémon. Assim, quando um Nidoran Fêmea é capturado, o jogador verá a Poké Ball Plus brilhar em azul claro, enquanto que a captura de um Rattata vai mostrar o acessório emitindo a cor roxa.


Pudemos observar que cada vez que o Pokémon ataca o adversário ou é atacado por ele, a Poké Ball Plus vibra. Vale destacar que a vibração do acessório é harmônica em relação ao jogo, ou seja, não observamos atrasos para vibrar ou emitir luzes.

A Poké Ball Plus também é utilizada para fazer o arremesso da Poké Bola na tentativa de capturar um Pokémon selvagem. O jogador necessariamente precisa realizar o movimento de lançamento da bola para que ela acerte o Pokémon.

Mas o arremesso não pode ser feito de qualquer forma! Se a mira não for em direção ao Pokémon, a poké bola não vai acertá-lo. Em uma das tentativas, ao invés de mirar o lançamento ao centro da tela, eu mirei na diagonal. A Poké Bola passou direto à esquerda do Pokémon e caiu ao fundo... Do mesmo modo, se o arremesso não for feito com vigor, a Poké Bola vai cair no chão antes de acertar o Pokémon.


A interatividade da Poké Ball Plus com o Nintendo Switch impede que a captura do Pokémon seja algo mecânico, e que a participação do jogador seja ilusória... O lançamento da poké bola não é mais só clicar no "A"! O jogador realmente precisa mirar no Pokémon e jogar de forma correta.

Observações finais

Nossa experiência com Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee foi muito agradável e não deixou a desejar em nada. Mesmo com todos os elementos que se diferenciam dos jogos tradicionais da franquia, Pokémon Let's Go se sustenta como um core game.

Os cenários são compostos de cores bastante vivas, o que às vezes dá a impressão de uma claridade em excesso na tela. Um exemplo é a pigmentação da cor verde nos matinhos e em momentos de batalha, o que faz com que pareça que o brilho da televisão esteja bastante alto. Nada que chegue a atrapalhar a experiência.

Quanto às músicas, Masuda faz um trabalho magnífico aqui! As novas versões são fiéis às originais, mas apresentam um frescor e uma animação que deixa qualquer um empolgado. Cada vez que uma nova composição era apresentada na versão demo, um sorriso se estampava no meu rosto.

A Poké Ball Plus surpreende muito devido a sua ampla interatividade com o jogo. Isso porque nem tivemos a chance de transferir um Pokémon para o acessório para caminhar com ele... Apesar de não ser muito grande, a Poké Ball Plus se ajusta muito bem na mão e ficamos satisfeitos de jogar com ela.

Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee serão lançados exclusivamente para Nintendo Switch no dia 16 de novembro de 2018. Com esta experiência, nossa ansiedade pelos jogos só aumentou! O lançamento está próximo, viajaremos pela região de Kanto em breve.

Estas foram as nossas impressões sobre a versão demo de Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee. Esperamos que tenham gostado! Quem sabe na BGS2019 não estaremos testando os jogos da 8ª Geração de Pokémon, hein?

Até a próxima!

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال