Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee na BGS2018 - Nós Jogamos! (Parte 01)


Recordo que na Brasil Game Show 2017 todos os nintendistas se entristeceram quando souberam que as negociações para trazer a empresa para a feira não tinham dado certo. A saída da Nintendo do Brasil em 2014, motivada pela dificuldade em atuar em um mercado altamente tributado, dificultou a inserção da empresa nos eventos brasileiros.

Contudo, a Brasil Game Show 2018 trouxe um novo brilho no olhar dos fãs da Nintendo. Na última semana, a empresa anunciou que patrocinaria a Cosplay Zone e traria Mario e sua turma para diferentes sessões de fotos. Além disso, o dublador de Mario, Charles Martinet, estaria presente na feira para falar com os fãs.

Mas não era só isso... A Nintendo convidou diferentes veículos de imprensa influentes no país para testar seus mais novos jogos exclusivos do Nintendo Switch. Entre os já lançados, estão Super Mario Party, Mario Kart 8 Deluxe e Fifa 2018. Entre os mais aguardados, estavam Super Smash Bros. Ultimate e... Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee!

A Pokémon Blast News foi um dos veículos de imprensa que teve a oportunidade de testar a versão demo dos próximos jogos de Pokémon. Agora, trazemos para vocês nossas impressões divididas em duas partes!



O Início


Aguardar o lançamento de um novo jogo de Pokémon é sempre algo muito animador. As expectativas da jornada, os Pokémon que serão encontrados, os desafios a serem completados... Mesmo que sejamos convidados a visitar a mesma região de Kanto depois de oito jogos (Red, Blue, Green, Yellow, FireRed, LeafGreen, HeartGold, SoulSilver), há sempre um frescor e um ar de ineditismo. A Pokémon Company sabe muito bem como conquistar seus jogadores e oferecer novos olhares sobre uma mesma jornada.



Isso não é diferente em Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee. A franquia prepara para se inserir de vez no console Nintendo Switch, abandonando o uso de duas telas e ampliando a experiência do jogador para telas em alta definição. Chegou a nossa vez de escolher entre jogar Pokémon na TV com a família ou levar nossa jornada no bolso e jogar onde a gente quiser.

A nossa versão de teste traz todos esses sentimentos à tona. São apenas oito minutos, mas muito bem aproveitados. Mesmo com inúmeras informações já reveladas, nossos olhares estavam atentos para tudo: cenários, música, cores, movimentação...

Além disso, tivemos a oportunidade de testar os jogos com o acessório Poké Ball Plus! Ela será lançada junto de Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee e possui conectividade com os jogos. Com ela, o jogador pode realizar praticamente todas as ações do jogo, com exceção de acessar o menu. O jogador será capaz de colocar um Pokémon dentro dela e levá-lo para passear enquanto não estiver jogando. O uso da Poké Ball Plus será o assunto da nossa Parte 02.

Versão Demo


A versão teste de Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee a que tivemos acesso continha oito minutos e o jogador devia permanecer dentro da área da Viridian Forest. Inicialmente, nós utilizamos o botão analógico da Poké Ball Plus para escolher qual versão gostaríamos de experimentar. Caso o botão fosse movido para cima, Pikachu seria o parceiro, enquanto Eevee seria o escolhido quando o botão fosse movido para baixo. Se o jogador demorasse para escolher, a decisão era feita aleatoriamente.


A partir da escolha, o jogador era introduzido à Viridian Forest e a pedido do Prof. Oak era convidado a explorar a área e capturar diferentes espécies de Pokémon. Caso o jogador chegasse ao final da floresta e tentasse seguir a jornada, o Prof. Oak estava lá para impedi-lo de sair.

O cenário representava fielmente uma floresta. As grandes árvores deixam perpassar raios de sol e criam jogos de luz no chão. Pokémon se movimentam em todas as direções com certo alvoroço, dando vivacidade ao ambiente. Esqueça a pacata floresta de Viridian com matinhos e treinadores estáticos. Estamos falando aqui de um ambiente dinâmico, com diferentes Pokémon à vista, treinadores para batalhar e itens para coletar. 

Batalha Pokémon


Mesmo não sendo possível batalhar contra Pokémon selvagens, há treinadores espalhados pela Floresta de Viridian que desafiam o jogador para batalha. Na versão teste, nossa equipe era formada por PikachuSquirtleBulbasaurCharmander, Meowth Eevee. Todos eles podiam ser usados em batalha. Pikachu possuía o novo ataque "Floaty Fall", em que ele é erguido por balões e depois se arremessa na direção do adversário para uma poderosa investida elétrica.


Aqui, a animação deixa de ser meramente um arremesso de Poké Bola para chamar o Pokémon para a batalha. É como se o adversário desafiasse treinador e Pokémon juntos. Pikachu passa de um braço a outro para se lançar ao campo com determinação para vencer.

Além de Pikachu, experimentei usar Squirtle em uma batalha contra Metapod. A intenção era não ter vantagem sobre o tipo e observar o nível de facilidade para derrotar o oponente. Em verdade, precisei de três ou quatro turnos para vencê-lo com Bubble. Tudo bem até aqui.


Quando o treinador vence a batalha, vemos a costumeira cena de derrota do adversário para nossa satisfação. Mas não é só dinheiro que a gente ganha... agora o oponente está mais simpático ainda e nos oferece poké bolas também. 

A inserção de poké bolas como recompensa faz todo o sentido, uma vez que o sistema de encontro com Pokémon selvagens se reduz ao arremesso de poké bolas. E nem sempre acertamos...

Pokémon selvagens


Como já se sabia, os Pokémon selvagens agora aparecem na tela do jogo e não mais de forma misteriosa quando o jogador está andando pelos matinhos. Os Pokémon selvagens circulam livremente e avançam para além dos limites dos matinhos. Alguns Pokémon apresentam uma áurea azul, o que significa que eles são menores em tamanho, enquanto as espécies com áurea vermelha são Pokémon maiores.


Um dos pontos de destaque em Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee é que o treinador possui maior liberdade para escolher qual Pokémon selvagem quer encontrar para capturar. Em nenhum momento o jogador será interrompido no matinho para enfrentar um Pokémon selvagem que não esteja visível na tela.

Nenhum Pokémon brilhante foi avistado durante o tempo que tivemos acesso ao jogo!

Na segunda parte do nosso teste de Pokémon Let's Go Pikachu & Eevee vamos comentar nossa experiência com o sistema de captura de Pokémon selvagens e o uso da Poké Ball Plus de diferentes formas no jogo. A matéria será publicada amanhã aqui no site!

Danilo Andretta

Doutorando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, acompanha a franquia Pokémon desde pequeno e entrou na PBN com 14 anos com o sonho de construir o maior portal brasileiro de Pokémon. Fã do anime Pokémon e dos jogos principais da franquia, dedica as horas vagas produzindo conteúdo na PBN e interagindo com os leitores nas redes sociais.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال