Biografia Morty



Nome: Morty 
Nome Japonês: Matsuba
Cidade Natal: Cidade de Ecruteak, Johto
Voz Brasileira: Figueira Júnior e Vágner Fagundes
Voz Americana: Andrew Rannells
Voz Original: Masaya Matsukaze 

Biografia 

Morty é o Líder do Ginásio de Ecruteak, na região Johto. Aparece pela primeira vez no episódio 183 - Sem Nenhuma Chance, e novamente nos episódios 184 - De Fantasma Para Fantasma, onde há a batalha contra Ash, e 229 - Que Toquem os Sinos!. Reaparece em um flashback no episódio 257 - A Grande Roubada!, e não retorna em outros episódios da saga.

Assim que chegam à Cidade de Ecruteak, nossos heróis avistam a Torre do Ginásio, local onde Ash deverá disputar mais uma batalha da Liga Johto. Chegando ao destino, os garotos encontram um Ginásio diferente de qualquer outro, com um grande portão de arquitetura tradicional. 

Entrando no prédio, notam que ele foi inteiramente consumido por chamas, e ainda exploravam o lugar quando as paredes se incendeiam sem qualquer motivo, e todos ficam apreensivos até que Ash e Misty decidem usar seus Pokémon para combater o fogo e percebem que na verdade se trata apenas de uma ilusão. Ash usa Noctowl e seu Ataque Hipnótico, conseguindo revelar vários Gastly, Haunter e Gengar responsáveis pelas “chamas” e antes que Ash pudesse atacá-los, ele é interrompido por um garoto que desce o lance de escadas e rapidamente atrai a atenção dos Pokémon fantasmas como se aguardassem instruções.


O garoto afirma que os Pokémon não querem machucar os visitantes, pois estão apenas defendendo seu lar de uma possível invasão, e após Ash questionar sobre quem ele seria, Morty se apresenta como o Líder do Ginásio de Ecruteak. Ash então já o desafia para uma batalha, mas Morty informa que estão no local errado, pois aquela é a Torre de Ginásio original que há muito tempo foi destruída em um incêndio causado por invasores, se tornando lar de vários Pokémon fantasmas. Neste ponto da conversa Ash nota um quadro com um Pokémon pássaro familiar e Morty conta que é o lendário Ho-Oh. 

Ash afirma já tê-lo visto, mas Morty desacredita, já que o Pokémon não é visto há três séculos, sendo a sua ultima aparição nesta mesma torre. O prédio original foi criado para representar o entendimento entre humanos e Pokémon, e com o passar das décadas ficou famoso por ser o único lugar da Terra em que Ho-Oh visitava e interagia com os humanos responsáveis pela segurança da Torre, e suas visitas eram sinal de paz. Após o incêndio Ho-Oh nunca mais foi visto e os ancestrais de Morty foram desacreditados sobre suas aparições, então decidiram construir uma nova Torre na esperança de que ele retornasse, mas sem destruir o prédio em ruínas para que fosse um testemunho para as próximas gerações.


Após uma breve distraída de Misty, Togepi acaba entrando em uma fenda na parede, sendo seguido por Pikachu, que espera trazê-lo de volta. Ambos acabam caindo nas mãos da Equipe Rocket que rodeava o lugar atrás de relíquias, mas rapidamente são encontrados por Morty e os garotos, com o auxilio dos Pokémon fantasma. Gengar ataca os vilões e Togepi e Pikachu são pegos em pleno ar por Gastly e Haunter. O trio Rocket ainda procura briga, mas “decolam” ao serem atingidos pela poderosa Bola Negra. A esta altura o sol já se põe, e Morty sugere a Ash que a batalha pela insígnia ocorra no dia seguinte.


Personalidade 

Apesar da aparente apatia e falta de ânimo, Morty é solidário, justo e um excelente treinador especializado em Pokémon Tipo-Fantasma. Seus ancestrais eram responsáveis pela guarda da Torre do Ginásio, e como diz a história podiam interadir com Ho-Oh, sempre que os visitavam. Além de Líder do Ginásio de Ecruteak, também dá aulas jovens treinadores sobre as técnicas dos Tipo-Fantasma. 


Batalha de Ginásio 

No dia seguinte Ash chega ao Ginásio no momento em que Morty finaliza sua aula. O Líder pergunta se seus alunos podem acompanhar a batalha, e Ash prontamente concorda. 

Cada treinador poderá usar até três Pokémon, e Ash, como desafiante, poderá trocá-los durante a Batalha. Morty inicia com Gastly, enquanto nosso herói manda Noctowl, que já ataca com Hipnose, mas seu oponente desvia com a Evasiva, ficando invisível. Noctowl não consegue atacá-lo, pois Gastly desaparece e reaparece dando voltas no ar, mas logo consegue neutralizar esta habilidade ao usar o Visualizador, revelando Gastly e atacando rapidamente com Investida. Novamente o Pokémon de Morty é mais ágil e desvia de todas as Investidas, até que Ash aposta mais uma vez na Hipnose, mas Gastly revida com o Ataque Surpresa, que atinge Noctowl, mesmo após sua Evasiva, obrigando Ash a recolhê-lo.


Aproveitando que Gastly ainda está sob o efeito do Visualizador, que o impede de ficar invisível, Ash manda Pikachu, que avança com Investida, atingindo o oponente em cheio, mas Gastly se recupera rapidamente. Ash mantém a ofensiva e Pikachu ataca com Relâmpago, mas desta vez Gastly usa a Evasiva, e já o ataca com a Fumaça Ofuscante. Pikachu recebe toda a potência do ataque, ficando fora de combate. Morty vence o primeiro round. 

Ash se certifica de que Pikachu está bem, e após confortá-lo escolhe Cyndaquil para continuar a batalha. O Pokémon de Ash inicia com Lança Chamas, mas Gastly desvia, e revida com Fumaça Ofuscante, não atingindo Cyndaquil, que parte em Investida, e mesmo que Gastly use seu Ataque de Língua, Cyndaquil a utiliza como “atalho” percorrendo-a e ficando cara a cara com seu oponente, vencendo o round ao usar o Ataque Cortante.


A próxima escolha de Morty é Haunter, que desvia facilmente do Lança Chamas de Cyndaquil, e revida com o Lacrar Pokébola, movimento que impede que o Pokémon seja recolhido por seu treinador. Misty protesta, mas Brock afirma ser uma habilidade oficial e permitida em batalhas. Ash fica desconcertado, mas ainda está confiante, então Cyndaquil avança com Ataque de Lâminas, que atingem Haunter, mas no mesmo instante o Pokémon revida com Ataque de Mãos, e mesmo que Cyndaquil use a Fumaça Negra para se camuflar, Haunter o segura, desfere o Ataque de Língua, e o solta no chão da arena, já fora de combate. Morty vence mais um round. 


Ash conta apenas com Noctowl, e o Pokémon inicia com Visualizar, já neutralizando a invisibilidade do oponente, mas antes que emendasse uma Investida, precisa desviar do Ataque de Mãos. Haunter avança mais uma vez, agora com Ataque de Língua e por pouco não atinge Noctowl, que escapa com Evasiva e revida com Ataque Hipnótico, mas ao mesmo tempo Haunter usa a Confusão, e na colisão dos ataques, Noctowl leva a pior, ficando confuso. Morty espera que Ash desista, mas mesmo atordoado seu Pokémon ainda quer batalhar, então o garoto pede que use a Investida, e neste mesmo momento Haunter ataca com Fumaça Ofuscante e desta vez Noctowl fica com a vantegem, pois a própria fumaça do oponente neutraliza os efeitos da Confusão, deixando-o novo em folha. Neste momento as penas sobre os olhos de Noctowl se iluminam e Brock acredita que ele tenha aprendido a usar a sua Confusão. Sem perda de tempo Ash dá o comando e Haunter é atingido em cheio, ficando fora de combate. Ash vence mais um round.


Morty escolhe Gengar como seu último Pokémon, e Ash planeja vencer rapidamente, mas antes que Noctowl use novamente a Confusão, acaba sendo atingido pela Bola Negra. Gengar já está invisível e lançando seus ataques, não dando espaço para que Noctowl use o Visualizar ao desviar da Fumaça Ofuscante. Ash então tem uma ideia e pede que seu Pokémon use a Confusão em toda a arena, revelando Gengar, que atordoado não é capaz de fugir da Visualização, recebendo o golpe em cheio e perdendo seu maior recurso, que é a invisibilidade. Gengar ainda tenta atacar novamente com a Bola Negra, mas Noctowl o atinge com uma poderosa Investida, vencendo a batalha. Ash ganha sua insígnia Nevoeiro, e Morty finalmente acredita que o garoto de fato tenha visto um Ho-Oh, tamanha sua força e determinação.


Pokémon de Morty

Gastly

Gastly é veloz e tem uma incrível habilidade de esquiva. Seu corpo é composto por matéria gasosa, quando exposto a ventos fortes seu corpo definha.


Haunter

Com o Ataque de Mãos, Haunter consegue um grande alcance contra seus oponentes. Costumam ser perigosos, caso acene enquanto flutua na escuridão, não se aproxime.


Gengar

Membro mais importante da equipe de Morty, tem a habilidade de disparar ataques mesmo estando invisível. Em noites escuras pode se agarrar a você.


Eventos sobre Morty e seus Pokémon

Ep. 183 - Sem Nenhuma Chance:
Morty já possuía um Gengar.

Ep. 184 - De Fantasma para Fantasma:
Morty já possuía um Gastly e Haunter.



Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال