Mega Kangaskhan Nerfado: o que isso representa?


Vocês devem ter reparado que essa semana está sendo bastante agitada para os fãs da franquia. Depois dos vazamentos da Coro Coro, a Pokémon Company nos mostrou dois trailers através de seus canais no YouTube (um americano e outro japonês) recheados de informações e você pode acompanhar tudo através das matérias da PBN. Mas uma coisa chamou a atenção dos jogadores: a aparição de Mega Kangaskhan em batalha contra Wishiwashi no trailer japonês e é sobre isso que falaremos aqui.


Quem participou ativamente das competições em XY ou ORAS, seja em estilo Smogon, seja no VGC, já deve ter apanhado bastante para algum Kangaskhan. O Pokémon Familiar se manteve esquecido durante 5 gerações e pouco se ouvia falar sobre sua função competitiva. Com a introdução da megaevolução em Kalos, Kangaskhan foi presenteada com um boost significativo em seu poder. A base de stats se equilibrou entre ofensiva e defensiva com valores expressivos (105 / 125 / 100 / 60 / 100 / 100).


Porém, seu grande diferencial se focou na nova e exclusiva habilidade Parental Bond. Com a saída do filhote da bolsa, ele poderia lutar e causar um dano extra. Em outras palavras, a mãe Kangaskhan causa um dano X ao adversário e o filhote golpeia uma segunda vez com metade da força, X/2 ou 50%. Dessa forma, é possível romper Sturdy ou Focus Sash, existe uma chance dupla de causar um efeito secundário de movimento, além de ampliar o dano. Combine isso com um set baseado em Power-Up Punch, Sucker Punch, Return ou Drain Punch e terá um monstro quase imbatível. Graças a esses fatores, Kangaskhan foi banida rapidamente de OU para Uber nas batalhas da Smogon e aparece na grande maioria dos times do VGC ainda hoje.

Durante o trailer japonês de hoje, vimos uma sequência de cenas com megaevoluções. Uma delas mostrava um confronto entre Mega Kangaskhan e Wishiwashi. O que muitos treinadores perceberam é que o golpe do filhote causou um dano muito menor do que o que estamos acostumados, cerca de 25% (X/4) ou metade do dano provocado durante a sexta geração.


Você pode estar se perguntando: então o reinado de Mega Kangaskhan acabou? Não necessariamente. Algumas pessoas me disseram exatamente isso e imaginaram uma grande queda de usage no Pokémon. O nerf de Kangaskhan (diminuição da força) não modifica seu papel em batalha: ela continuará com golpes duplos podendo romper Sturdy e Focus Sash, continuará com efeitos secundários acontecendo duas vezes e continuará com alta base de dano, sobretudo se a única alteração for na habilidade e não nos 125 pontos de ataque. O que podemos prever no momento é que muitos jogadores podem se desanimar com o uso fácil deste Pokémon, mas os mais experientes certamente se adequarão às novas condições.

Outros Pokémon podem ser nerfados?

É totalmente possível que algo assim aconteça. Diversos jogadores questionam o excesso de força estratégica de alguns Pokémon e a Game Freak provou que pode ouvir os pedidos, como no caso de Mega Kangaskhan. Em outra situação, durante a passagem de Unova para Kalos, Chandelure teve sua habilidade oculta modificada (Shadow Tag foi substituída por Infiltrator) e algumas pessoas especulam que a razão tenha sido diminuir o poder do Pokémon, que possuía a maior base de ataque especial na ocasião.


Alguns comentários sugerem que o mesmo seja feito com Mega Gengar e Mega Salamence, amplamente utilizados em batalha singles e doubles, responsáveis pelo desbalanceamento competitivo.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só digo uma coisa ...a caça as Megas começou !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode acontecer de fato. Pode ser que diminuam muito a utilidade de megas no competitivo :/

      Excluir
  2. putz, bem que podiam nerfar o blaziken tbm, Pokémon lutador com bons stats e acesso a speed boots, pra mim, foi uma das maiores besteiras que a game freak fez, ainda por cima não é afetado por burn, podiam eliminar os golpes de boost de ataque dele, olhe o mega medicham, é rápido, bate forte e não é tão apelao, blaziken já devia ser nerfrafo a muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Blaziken é o inicial mais ameaçador e um Pokémon bem potente. Mas a atual composição de Uber diminuiu bastante a sua utilização. Lá, ele precisa encarar Primal Kyogre e Primal Groudon, Xerneas, Yveltal, Mega Salamence. E a mega se assemelha as de Slowbro, Latias, Latios, quase não possui usage perto da forma normal (não é viável). É difícil pensar no nerf, ele foi ofuscado com o tempo :(

      Excluir
    2. ele em uber virou praticamente ninjask ( usado a maioria das vezes como baton pass) isso é uma pena pois se não tivesse essa habilidade apelão ele poderia brilhar em OU, olhe outros lutadores rápidos que estão ai tocando terror como mega medichan, mega gallade e mega loppuny, uma speed 100 já é excelente pra lutadores,se não tivesse speedboost ele teria bons counters como rotton wash, hippodown, talonflame, mega pinsir, jellicent e azulmarill, o mesmo vale para o mega lukario que mal vejo em uber e tbm seria excelente em OU

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال