Team Builder #26: Elite Four Champions!

Salve, salve, meus lindos e lindas do Team Builder!
Como estamos?

Gostaria, primeiramente, de agradecer a paciência que todo o pessoal da Pokémon Blast News vem tendo comigo. Afinal, ausência em um site é algo bastante complicado de lidar. Por isso, agradeço toda a cumplicidade dos membros.
Valeu, pessoal! :3

Bom, como o período foi longo, vou me apresentar novamente.
Me chamo Marcos Gonçalves, mas todos me conhecem como Kinho desde pequeno (não que eu tenha crescido muito). Tenho 26 anos, sou casado, pai de um menininho de 3 chamado Yuri.
Estudante de Ciências Contábeis e jogo Pokémon desde os 11. Competitivamente, desde os 17. Entrei para a Pokémon Blast News no início/meio de 2014 com a tarefa de escrever sobre times e analisar cada uma de suas habilidades, aplicações e sintonias aplicadas ao cenário das batalhas (rated battles, para alguns). Nesse meio tempo, fui Gym Leader Dark na Pokémon Blast League e, recentemente, tornei-me administrador da Liga, criador de torneios e eventos juntamente a tarefa de redator do Team Builder.
Estou com um projeto de pontuações e premiações em andamento. Acredito que entrarei em detalhes com vocês ao longo deste mês e prometo que será algo muito legal pra quem gosta de jogar competitivo no 3DS e no Showdown também.
AHÁ! Acharam que eu tinha esquecido de vocês, né? NÃÃÃÃÃO, amiguinhos <3


Notícias dadas, apresentações refeitas. Agora, vamos ao Team Builder de hoje:
Após esse período fora, tive bastante tempo para pensar na minha sessão aqui na Pokémon Blast News e resolvi mudar algumas coisas. Uma delas é que eu notei que é bem mais legal usar temas nas publicações e, como podem ver, resolvi iniciar já.
Nesta edição, teremos um time com Pokémon somente que pertenceram aos campeões das Ligas cada uma das versões dos jogos e batalhas no Showdown com a equipe em questão.
Ao final, deixo livre para que vocês me enviem temas e eu os transforme em times competitivos em cada post.
O que acham?

Estou bem animado e espero que funcione! rs

Bom, estão prontos?
GOGO!



Blastoise (Blue)



Base Stats:
HP: 79
Attack: 83
Defense: 100
Sp. Attack: 85
Sp. Defense: 105
Speed: 78

Nature: Bold
IVs: todos 31, exceto Attack.
EVs: 252 HP / 252 Def / 4 Sp. Def
Item: Leftovers
Moveset: Scald, Rapid Spin, Toxic, Roar
Habilidade: Torrent

Bom, aqui eu quis usar esse carinha como Physical Wall do time. Até porque, em termos de defesa, ele é mais completo que Metagross além de possuir uma quantidade menor de fraquezas.
Rapid Spin serve pra te livrar dos hazzards tão comuns no cenário de hoje. Stick Web, Stealth Rock, Toxic Spikes e Spikes. Ah sim, e também te livram de um possível Leech Seed. Este move é muito útil quando se tem Dragonite Multiscale na equipe, pois deixa o caminho livre pra que ele entre no campo de batalha sem medo de perder o bônus de sua habilidade.
Toxic, ao meu ver, é uma forma de dar aquela stalleada básica e também agir como Wallbreaker uma vez que nem todos os seus oponentes serão atacantes físicos para sofrerem com o BURN possivelmente (30% de chance, mais especificamente) causado por Scald.
Roar é um divisor de águas. Pelos meus cálculos, uns 70% dos players que se vêm diante de um Wall iniciam aquele processo de "set up" de stats. Entenda: Dragon Dance, Bulk Up, Swords Dance, Quiver Dance e por aí vai. Outros possíveis chatões são Gliscors com Substitute + Protect. Vocês já devem ter enfrentado muitos por aí. Bom, Roar serve para acabar com a festa desses caras que acham que vão te causar sweep, HAHAHA!


Dragonite (Lance)



Base Stats:
HP: 91
Attack: 134
Defense: 95
Sp. Attack: 100
Sp. Defense: 100
Speed: 80

Nature: Adamant
IVs: todos 31, exceto Special Attack.
EVs: 248 HP / 252 Atk / 8 Sp. Def
Item: Choice Band
Moveset: Outrage, Fire Punch, Earthquake, Extreme Speed
Habilidade: Multiscale

CHOICE BAND?! MASOQ?!
Então, deixa eu explicar: estamos mais que carecas de saber que Dragonites em OU sempre virão de Weakness Policy para se utilizar de Multiscale, ganhar dois níveis nas ofensivas e emendar um Dragon Dance. É eficaz? SIM! Mas, ao mesmo tempo, é manjado demais. Pensando nisso, criei esse cara com 4 movimentos ofensivos e com bônus de 50% em Attack já de prima pra começar causando aquele damage gostoso nos inimigos. Nos vídeos anexados ao final do post, vocês verão como isso é eficaz.
Bom, agora é mais uma questão de coveragem: Outrage é o STAB estupidamente forte que causa OHKO nos adversários dano neutro; Fire Punch cobre contra os adversários tipo Ice e Skarmory; Earthquake pega de jeito os Heatrans; e, por fim, o Extreme Speed que tem dois níveis de prioridade. Logo, ataca primeiro que Gale Wings Talonflame, causa OHKO nele pós dano Stealth Rock e 76% caso esteja com full life.


Metagross (Steven)



Base Stats:
HP: 80
Attack: 135
Defense: 130
Sp. Attack: 95
Sp. Defense: 90
Speed: 70

Nature: Adamant
IVs: todos 31, exceto Special Attack.
EVs: 248 HP / 252 Atk / 8 Sp. Def
Item: Assault Vest
Moveset: Bullet Punch, Zen Headbutt, Meteor Mash, Earthquake
Habilidade: Clear Body

Neste caso, achei melhor usar com Assault Vest pois nossos Champions não pensaram muito bem em dispôr de Special Walls, HAHA! O uso deste item se torna bastante útil mão porque Metagross vira um verdadeiro tanker de Special-based moves. Não, senhor! A utilidade maior aqui é fazer com que ele resista melhor à essa natureza de movimentos e possa contra-atacar utilizando de sua base mais que competente de Attack (135 pontos base, ~~~~~~biiiiiiiiiiiiitch!).
A receita aqui é simples: três movimentos STAB. Bullet Punch para dispôr de uma prioridade decente e causar bons danos nos adversários mais rápidos (o que não é nada difícil); Meteor Mash e sua chance de aumentar o Attack em um nível; Zen Headbutt que é o pesadelo no Mega Venusar, até do mais bulky; e, por fim, Earthquake para coveragem de uma mirror-type match e de tipo Fire.
Lembre de sempre colocá-lo contra adversários com Intimidate. Afinal, Clear Body não deixa que seus stats sejam diminuídos.


Garchomp (Cynthia)



Base Stats:
HP: 108
Attack: 130
Defense: 95
Sp. Attack: 80
Sp. Defense: 85
Speed: 102

Nature: Jolly
IVs: todos 31, exceto Special Attack.
EVs: 100 HP / 156 Def / 252 Spd
Item: Rocky Helmet
Moveset: Stealth Rock, Dragon Tail, Swords Dance / Toxic, Earthquake
Habilidade: Rough Skin

Olha, particularmente, esta é a melhor forma de se usar Garchomp, na minha opinião. Rough Skin e Rocky Helmet são devastadores quando juntos ainda mais quando se tem uma defesa bem legal como a desse cara.
Ah, sim, nem preciso dizer que ele é O LEAD desse time, né?
Stealth Rock é um acessório MUITO útil pois é eficaz contra Charizard, Talonflame assim como contra todos aqueles que utilizem de Focus Sash ou Sturdy. O oponente, claro, irá evitar de jogar seus preciosos companheiros nas estalactites, mas nosso dragão conta também com Dragon Tail, que é o movimento que obriga, aleatoriamente, que o Pokémon ativo seja substituído por um outro. E COMO É GOSTOSO QUANDO VEM AQUELE PASSARINHO MALDITO PRO CAMPO! <3
Earthquake é o STAB que mais se adequa à nossa estratégia pois impõe bastante pressão nos adversários devido ao seu alto poder ofensivo.
No último slot, existe a possibilidade de Swords Dance ou Toxic. Particularmente, prefiro SD justamente porque entrar com Garchomp de Lead proporciona muitas trocas vindas de seus adversários o que possibilita uso free desse set up e, consequentemente, causaremos mais dano com Dragon Tail e Quake. Alguns preferem Toxic usando-o mais puxado pro lado Stall do game.
Você que manda.


Volcarona (Alder)



Base Stats:
HP: 85
Attack: 60
Defense: 65
Sp. Attack: 135
Sp. Defense: 105
Speed: 100

Nature: Timid
IVs: todos 31, exceto Attack.
EVs: 72 HP / 252 Sp Atk / 184 Spd
Item: Sitrus Berry
Moveset: Quiver Dance, Fiery Dance, Bug Buzz, Giga Drain
Habilidade: Flame Body

Sinceramente, não vejo set melhor para usar com esse cara. Volcarona é extremamente competente quando o assunto é sweep, HAHAHA! Nos vídeos, vocês verão que, ao colocá-lo no campo nos momentos certos, setupar Quiver Dance (aumenta em um nível Special Attack, Special Defense e Speed) não é nada complicado. Sitrus Berry ajuda e muito nessa questão pois mantém nosso amigo vivo quando o ataque recebido é muito forte. Ah, isso sem falar que existe 30% de chance do inimigo que tocar nele entrar em estado de BURN devido ao Flame Body.
Daqui pra frente, é só tiro, porrada e bomba: Fiery Dance que tem base 80 e conta com 50% de chance de aumentar seu Special Attack; Bug Buzz, outro STAB, base 90 e conta com 10% de chance de reduzir a Special Defense do alvo em 50%. Por fim, Giga Drain, que possibilita recuperar o HP de Volcarona aumentando bastante a chance de causar sweep, HAHAHA!

Nem preciso dizer que, para utilizar desse cara, você precisa GARANTIR que o campo está limpo. Ou seja, sem hazzards, PRINCIPALMENTE, sem Stealth Rock pois este causa 4x de dano (Rock é forte contra Fire e Bug) assim que ele entra em campo.
Acredito que você não vai querer isso.


Mega Gardevoir (Diantha)



Base Stats:
HP: 68
Attack: 65
Defense: 65
Sp. Attack: 125
Sp. Defense: 115
Speed: 80

Nature: Timid
IVs: HP 31, Attack 0, Defense 31, Special Attack 30, Special Defense 31, Speed 30
EVs: 252 Sp. Atk / 4 Sp. Def / 252 Spd
Item: Gardevoirite
Moveset: Psyshock, Hyper Voice, Hidden Power Fire, Calm Mind
Habilidade: Trace (Pixilate)

Sendo bastante sincero com vocês, não sei mais usar Mega Gardevoir sem Hidden Power Fire. Muitos de vocês que acompanham meus posts devem ter notado que sempre que a coloco em algum tipo, o bendito HP Fire está no meio. E, acreditem quando eu digo: SEMPRE pego adversários de surpresa. Por incontáveis vezes, meus adversários colocaram Ferrothorn e Skarmory para resistir aos ataques de Diantha e não ficaram nada felizes com o resultado.
Psyshock é o STAB que serve como arma eficaz contra aqueles Special Walls que surgirão com certeza. Afinal, este move tem como base de poder o Special Attack, mas causa dano na Defense do Pokémon adversário.
Como não poderia ser diferente, Hyper Voice, que tem base 90, mas recebe 50% de bônus do STAB + 30% devido ao Pixilate derivado da Mega Forma. Calm Mind deve ser utilizado nos momentos propícios e com muito cuidado. Gardevoir não é muito resistente, por isso, peço que analise bem a situação antes de clicar nesse botão, rs.


Batalhas com o time Elite Four Champions.

Aqui está a novidade para vocês :)
Deste post em diante, todos os times do Team Builder terão cinco das melhores batalhas que tive no Showdown para que possam melhor acompanhar o desempenho dele no formato que lhe cabe. Neste caso, é o OU.
Meu nick é kinhobmth br, rs.
Segue:

1. vs HeidePRIME
2. vs. TheKingTyphlosion
3. vs. Tetsangai
4. vs. dirt666
5. vs. chiha


Considerações finais.

Como podem ver, a equipe dispõe de todos os elementos básicos do competitivo: Defensor Físico, Atacante Físico, Defensor Especial, Hazzard + Defensor Físico e dois Atacantes Especiais. Devo ressaltar que não é interessante ter seus Pokémon afligidos por Status Negativos, pois não temos um Healer. Logo, é muito importante que Blastoise retire os hazzards para que seus companheiros tenham entradas limpas. Principalmente quando o assunto for Volcarona. Mesmo assim, tenha muito cuidado com Thunder Wave e Toxic. Para o primeiro, você tem Garchomp como opção devido a imunidade a movimentos Electric. Já para Toxic, não temos uma defesa específica. Esta seria realmente a maior deficiência do time.
Abuse dos Calm Minds de Gardevoir sempre que possível. Por mais que ela não disponha de um dos maiores Speeds do cenário, você pode aguentar relativamente bem aos ataques especiais. Isso dará um curto tempo para setupar, mas não abuse. Tenha em mente de que ela é frágil.
Use da combinação Rough Skin + Rocky Helmet sempre que possível. Landorus pode ser o alvo mais comum devido ao padrão U-Turn sempre presente em seus movesets. Contra Mega Lopunny, recomendo tomar o Fake Out com Garchomp e trocar para Blastoise devido ao Ice Punch. Mesmo que congele, Scald tomará conta disso.
No mais, divirta-se! HAHA!




E aí, o que acharam? Gostaram deste novo formato do Team Builder?
Por favor, deixem suas sugestões, críticas e elogios no campo dos comentários! Eles são muito importantes pra gente e nos ajudam a sempre melhorar!
Mandem sugestões de temas para que eu possa montar um time e mostrá-lo em ação!


Em breve, divulgarei algumas coisas bem legais que estou tramando com a galera da PBN. Não percam! Fiquem comigo e serão recompensados por isso <3

Desejo a todos uma excelente semana, um beijo no coração e GOTTA CATCH 'EM ALL!



Marcos Gonçalves

Escrevi umas linhas e me fodi.

11 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Olá Marcos, bem vindo de volta hehe :)

    Estou pensando em montar um time competitivo pois faz tempo que nao jogo Pokémon e estou pensando em reviver meu time ingame de Pokémon Y só que na versão competitiva, aí vão eles:

    Chesnaught (apesar de ter chegado no nível 100 com ele como Chespin, decidi evoluir um Chespin na sua última forma pra usar no competitivo mesmo pra explorar mais seu lado defensivo - Spiky Shield *-*)
    Diggersby (esse slot ficou ocupado pela Lapras no ingame, mas deixei ele pra usar no pós game por causa do Huge Power)
    Pyroar (uma das minhas últimas aquisições no ingame, me deu uma baita ajuda contra Valerie, Olympia e Wulfric)
    Pangoro (ele destruía tudo com o Shadow Claw por onde passava)
    Heliolisk (usei o Helioptile poucas vezes no jogo, esse slot está sendo ocupado por um Dedenne atualmente)
    Aurorus (dona do Ice Beam mais forte do meu jogo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaria muito feliz em te ajudar nesse MonoGen, queridão. Obrigado pelas boas-vindas novamente hahaha
      Espero vê-lo mais e mais por aqui <3

      Excluir
  2. Volcarona pode usar Fire blast no lugar de Fiery Dance já que tem mais power e Dragon Claw no lugar de Dragon tail no Garchomp se ele usar SD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que ele quis explorar o fato de que o Fiery Dance tem 50% de chance de aumentar o Sp. Atk, sem contar o fato de que sua accuracy é de 100% e a do Fire Blast é só de 85

      Excluir
    2. Entendo a colocação, Marcos mas, na verdade, o intuito é realmente ter mais dano a longo prazo. Sem contar que o Fire Blast possui accuracy baixo e estamos agindo pela segurança.
      O motivo maior de usar Dragon Tail no Garchomp é forçar a troca e obrigar os Pokémon adversários a serem feridos pelas Stealth Rock. Afinal, quando se tem Talonflame do outro lado, nenhum treinador o coloca em campo até tirar as pedras do chão. Acontece que, com esse move, a possibilidade dele entrar em campo e perder 50% de seu HP na marra é bem interessante.

      Um abraço e muito grato pelo comentário!

      Excluir
    3. Nesse caso do Garchomp, Roar pode ser mais útil já que tem muita Fairy por ai e Draco Meteor ou Fire Blast no lugar de SD da um dano bem legal. Pensando bem Fire Blast presta mais no Volcarona Life Orb, mas mesmo assim alguns Pokémons seguram Fiery Dance mesmo com os boosts do Quiver Dance. Accuracy não é tudo se não Focus Blast não seria usado nunca.
      Mas eu gostei da sua team está bem equilibrada.

      Você pode usar esse site aqui em baixo pra mostra melhor a eficiência dos Pokémons como a do Dragonite Choice Band que por sinal é muito bom.
      https://pokemonshowdown.com/damagecalc/

      Excluir
    4. Sim, sim. Conheço o site em questão. Só optei realmente pelo Fiery por conta da alta chance de boost. Afinal, é um sweeper e ganhar boost atacando sempre é sensacional.

      Mais uma vez, sou muito grato pelo seu comentário construtivo, cara haha o/
      Volte mais vezes!

      Excluir
  3. Muito bom, de vez em quando queria fazer uns times mas nunca sei qual melhor moveset e itens pros pokemon, não tenho esse conhecimento todo que você tem rs

    Dica: Será que poderemos ter um especial com pokemons não-OU? Ou seja, aqueles pokemons que quase/nunca são utilizados, pra ser uma forma de jogar por diversão rs
    Meu modo favorito do Showndown é o random, por isso rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, Gabriel!
      Inclusive, se você verificar nas sessões anteriores do Team Builder, existiram algumas postagens que não utilizei de Pokémon OU. Deixa aqui a sua sugestão de time que terei o prazer de analisar <3

      MUITO obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Sim, sim. Conheço o site em questão. Só optei realmente pelo Fiery por conta da alta chance de boost. Afinal, é um sweeper e ganhar boost atacando sempre é sensacional.

    Mais uma vez, sou muito grato pelo seu comentário construtivo, cara haha o/
    Volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ver um Team Builder denovo!
    Que tal o próximo tema ser um time competitivo com uma boa estratégia no metagame atual dos pokémon mais fortes do Ash? Já vi galera usando times que ele usou durante uma dada temporada (DP principalmente), mas estou falando de um montado levando em conta todas as espécies que ele já capturou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال