Pokémon TCG - Categorias de Cartas Pokémon


As cartas Pokémon são o foco do TCG, o coração e a alma do jogo. Duas das três condições para a vitória estão diretamente relacionadas a elas, e todo deck precisa ter ao menos um Pokémon Básico. Mas o que é um Pokémon Básico? Quais são as categorias nas quais um Pokémon pode se enquadrar?

Categorias relacionadas à evolução

No TCG, podemos agrupar as cartas de Pokémon em grandes categorias, relacionadas ao seu estágio evolutivo. Esse tipo de categoria é evidenciado no canto superior esquerdo da carta ou logo após o nome do Pokémon. Cada categoria tem suas regras para evoluir, além de características específicas.

Pokémon Básico

Evolução-dos-Pokémon-02-VulpixGrookeyStonjourner.jpg

Como dito anteriormente, todo deck precisa ter ao menos uma carta de Pokémon Básico. Isso porque elas normalmente correspondem ao estágio inicial do Pokémon, não evoluído, portanto podem ser colocados diretamente em campo - tanto como Pokémon ativo no início da partida quanto como Pokémon no banco (a qualquer momento no turno do jogador, antes dele atacar).

A categoria de Pokémon Básico é evidenciada no canto superior esquerdo da carta, em um retângulo que não toca a arte da carta. Geralmente, Pokémon Básicos tem poucos pontos de saúde, custo de recuo e de energia baixos, e são cartas comuns de serem encontradas.

Cabe lembrar que Pokémon EX são considerados como Pokémon Básicos, assim como os Pokémon V.

Pokémon Estágio 1

Evolução-dos-Pokémon-03-CharmeleonRapidashLinoone.jpg

Uma carta Estágio 1 é considerada como uma carta de evolução, evoluindo de um Pokémon Básico correspondente. Um Pokémon pode evoluir a qualquer momento do turno do seu jogador, mas não no primeiro turno ou no turno em que entrou em campo.

Para evoluir um Pokémon para seu Estágio 1, coloque tal carta em cima da carta correspondente. Todas as energias e marcadores de dano que estavam no Pokémon Básico permanecem no Estágio 1, mas quaisquer condições especiais são removidas quando ele evolui.

Normalmente, Pokémon Estágio 1 tem mais pontos de saúde, custo de recuo e de energia medianos, e são cartas incomuns de serem encontradas. A categoria de Pokémon Estágio 1 é evidenciada no canto superior esquerdo da carta, em uma moldura que toca a arte da carta e ilustra o Pokémon Básico do qual evolui. Atente-se para o Pokémon que é descrito nele: você não pode evoluir um Zigzagoon em um Linoone de Galar, pois o Linoone de Galar evolui de um Zigzagoon de Galar.

Pokémon Estágio 2

Evolução-dos-Pokémon-04-VenusaurGrimmsnarlTyranitar.jpg

Uma carta Estágio 2 também é considerada como uma carta de evolução, evoluindo de um Pokémon Estágio 1 correspondente. Um Pokémon Estágio 2 não pode evoluir no mesmo turno em que o Estágio 1 foi colocado em campo.

Para evoluir um Pokémon para seu Estágio 2, coloque tal carta em cima da carta Estágio 1 correspondente. Todas as energias e marcadores de dano que estavam no Pokémon Estádio 1 permanecem no Estágio 2, mas quaisquer condições especiais são removidas quando ele evolui.

Normalmente, Pokémon Estágio 2 tem muitos pontos de saúde, custo de recuo e de energia altos, e são cartas raras de serem encontradas. A categoria de Pokémon Estágio 2 é evidenciada no canto superior esquerdo da carta, em uma moldura que toca a arte da carta e ilustra o Pokémon Estágio 1 do qual evolui. Atente-se para o Pokémon que é descrito nele: você não pode evoluir um Linoone em um Obstagoon, pois ele evolui de um Linoone de Galar.

Pokémon V 

Evolução-dos-Pokémon-05-CharizardUrshifuSylveon.jpg

Os Pokémon V são caracterizados por terem muito mais pontos de saúde do que um Pokémon comum, além de terem ataques muito mais poderosos e sempre serem Pokémon Básicos (com exceção dos Pokémon VMAX e Pokémon V-ASTRO, que são evoluções dos Pokémon V).

Os Pokémon V são distinguíveis por terem um "V" estilizado junto do nome do Pokémon, ou seja, você pode ter quatro Crobat e quatro Crobat V em um mesmo deck. No canto inferior direito da carta, é possível ver a "Regra V", que diz que quando um Pokémon V é nocauteado, o oponente compra 2 cartas de prêmio. 

Pokémon VMAX

Evolução-dos-Pokémon-06-CharizardUrshifuSylveon.jpg

São evoluções dos Pokémon V, sendo ainda mais poderosos. Todos os Pokémon VMAX tem um ataque que contém a palavra "Max" em seu nome, já que eles aludem ao Dynamax e ao Gigantamax dos jogos. Abaixo do nome do Pokémon há uma tarja que diz se aquele Pokémon é um Dynamax (Dinamax no Brasil) ou um Gigantamax (Gigamax no Brasil) - se for um Dinamax a tarja é branca com a letra rosa, e se o Pokémon for um Gigamax, a tarja é rosa com a letra branca.

Pokémon VMAX dão três prêmios e todas as suas cartas são impressas como Full Art. Além disso, todo Pokémon VMAX é um Pokémon V.

Pokémon V-ASTRO


Assim como os Pokémon VMAX, Pokémon V-ASTRO são evoluções dos Pokémon V. Eles chegaram com a coleção Espada e Escudo 9 - Astros Cintilantes. Os Pokémon V-ASTRO tem um Poder V-ASTRO, que se assemelha com os ataques GX, e que só podem ser utilizados um por partida. No entanto, o Poder V-ASTRO também pode ser uma habilidade.

Pokémon V-ASTRO só dão dois prêmios e todos são considerados Pokémon V.

Pokémon V-UNIÃO


Os Pokémon V-UNIÃO não são evoluções dos Pokémon V, assim como não são Pokémon básicos ou evoluções. Fazem parte de uma categoria exclusiva, Pokémon V-UNIÃO. Um Pokémon V-UNIÃO é formado por quatro cartas que devem ser colocadas no campo todas de uma vez a partir da Pilha de Descarte. Sendo assim, não se pode usar um Pokémon V-UNIÃO como o primeiro Pokémon Ativo do jogo.

As quatro cartas que formam o Pokémon V-UNIÃO tem o mesmo nome, sendo assim, só se pode usar uma cópia de cada no deck. Quando nocauteados, eles só dão um prêmio. Também é um considerado um Pokémon V.

Pokémon GX

Evolução-dos-Pokémon-07-PokémonGX

Os Pokémon GX são caracterizados por possuírem muito mais pontos de saúde do que os de outras categorias, além de terem ataques mais poderosos. Eles também contam com um ataque GX, de efeitos devastadores, mas limitados a um por partida. Sendo assim, um jogador só pode usar um ataque GX, mesmo que ele tenha vários Pokémon GX, já que terá que escolher quando e qual ataque usar, pois não é possível usá-lo novamente.

Em contrapartida, quando os Pokémon GX são nocauteados, o oponente compra dois prêmios ao invés de um. Fora isso, os Pokémon GX são tratados como as demais categorias, respeitando as regras de evolução no caso de Pokémon GX Estágio 1 e Estágio 2.

A categoria de Pokémon GX é evidenciada com um "GX" após o nome do Pokémon, e a arte da carta normalmente "sai" um pouco do retângulo preestabelecido. As bordas dessa carta são claras e delineadas por um contorno preto. No canto inferior direito, há o alerta de que eles permitem a compra de dois prêmios quando são nocauteados.

Pokémon GX Aliados

Evolução-dos-Pokémon-08-PokémonALIADOS.jpg

Os Pokémon GX Aliados são considerados Pokémon GX, mas eles tem dois ou três Pokémon em sua arte. Por isso, são mais fortes, com mais Pontos de Saúde e ataques mais poderosos. Por conta de toda a força extra, eles dão três prêmios quando nocauteados.

Pokémon EX


Os Pokémon EX são caracterizados por possuírem mais pontos de saúde do que os de outras categorias, além de terem ataques e habilidades mais poderosos. Em contrapartida, quando são nocauteados, o oponente compra dois prêmios ao invés de um.

A categoria de Pokémon EX é evidenciada com um "EX" dourado após o nome do Pokémon, e a arte da carta normalmente "sai" um pouco do retângulo preestabelecido. As bordas dessa carta são escuras e apresentam um "efeito especial" conforme o tipo da carta. No canto superior esquerdo da carta temos a informação de que essas cartas são consideradas como Básicos, e no canto inferior direito há o alerta de que eles permitem a compra de dois prêmios quando são nocauteados.

Mega Pokémon EX


Os Mega Pokémon EX são caracterizados por possuírem muito mais pontos de saúde do que os de outras categorias, além de terem ataques devastadores. Em contrapartida, eles só evoluem de Pokémon EX. Ao serem colocados em campo, o turno do jogador se encerra. Além disso, eles ainda mantêm a condição como Pokémon EX de dois prêmios comprados caso sejam nocauteados.

A categoria de Mega Pokémon EX é evidenciada com um "M" preto antes do nome do Pokémon, e a arte da carta normalmente "sai" um pouco do retângulo preestabelecido, que é ligeiramente maior. Junto do Pokémon há uma frase em japonês que descreve seu ataque. No canto superior esquerdo da carta temos a informação de que elas evoluem do respectivo Pokémon EX, e abaixo da ilustração há o alerta de que o turno do jogador se encerra quando o Pokémon mega evolui. Pokémon EX Primitivo funcionam da mesma forma que os Mega Pokémon EX.

Pokémon Fóssil

Evolução-dos-Pokémon-09-PokémonFossil.jpg

Presentes na série Sol e Lua, uma carta de Pokémon Fóssil "evolui" de um Item, o "Fóssil Não Identificado". Ao ser jogado, essa carta de Item é colocada em campo e atua como um Pokémon Básico com 60 pontos de saúde. Por ser um Item, essa carta não recua, não ataca e nem concede um Prêmio ao jogador que o derrotar. Porém, você pode evoluí-lo para qualquer Pokémon fóssil, como Cranidos ou Shieldon. Para "evoluir" o fóssil para seu Estágio 1, coloque tal carta em cima do Fóssil Não Identificado. Todas as energias e marcadores de dano que estavam no Fóssil Não Identificado permanecem no Estágio 1, mas quaisquer condições especiais são removidas quando ele evolui. 

Em Espada e Escudo foi lançada a carta "Fóssil Raro". Na prática é a mesma coisa que o "Fóssil Não Identificado", com a diferença de que o Fóssil Raro tem 70 Pontos de Saúde. Vale ressaltar que Pokémon que evoluem de Fóssil Não Identificado não podem evoluir do Fóssil Raro.

Pokémon Restaurado


Presentes nas séries Black & White e XY, uma carta de Pokémon Restaurado corresponde a um Pokémon que foi revivido de um fóssil, isto é, um Pokémon pré-histórico. Para colocá-los no banco, o jogador deve usar primeiro uma carta de Item do fóssil correspondente, e torcer para que o Pokémon esteja entre as últimas 7 cartas do seu deck.

Normalmente Pokémon Restaurados tem mais pontos de saúde e ataques mais fortes do que Pokémon Básicos comuns, sendo cartas incomuns de serem encontradas (e colocadas em campo), e seus Estágios 1 são muito poderosos. A categoria de Pokémon Restaurado é evidenciada no canto superior esquerdo da carta, em uma esfera que toca a arte da carta e ilustra o fóssil do qual ele foi restaurado, além de alertar que ele só pode ser colocado em campo pelo efeito da carta de item correspondente.

Pokémon TURBO


Uma carta Pokémon TURBO corresponde a um avanço ou melhoria das capacidades do Pokémon, tendo uma mecânica similar à evolução. Podemos considerar os Pokémon LV. X como precursores dos Pokémon TURBO por terem aspectos similares. Os Pokémon TURBO mantêm o custo de recuo, fraqueza, resistência, ataques e habilidades de seu estágio anterior, mas ganham pontos de saúde, ataques e/ou habilidades adicionais.

Para evoluir um Pokémon para seu estágio TURBO, coloque tal carta em cima da arte da carta correspondente. Todas as energias e marcadores de dano que estavam no Pokémon permanecem, mas quaisquer condições especiais são removidas quando ele evolui.

Pokémon TURBO são cartas raras de serem encontradas, com uma arte que cobre toda a carta e ilustra o Pokémon em tons de dourado. A categoria de Pokémon TURBO também é evidenciada no canto superior esquerdo da carta, em uma esfera que ilustra o Pokémon cujas habilidades foram superadas, além de ter um aviso sobre as peculiaridades da categoria abaixo do tipo.

Mecânicas Relacionadas à Evolução

Diversas cartas usam as categorias relacionadas ao estágio evolutivo do Pokémon como parâmetro para seus efeitos, sendo possível otimizar um deck baseado nesses parâmetros.

É possível agilizar a evolução?

Evolução-dos-Pokémon-10-Agilizar.jpg

Sim. Alguns itens, como o Doce Raro, permitem pular o Estágio 1, fazendo o Pokémon Básico evoluir direto para seu Estágio 2; enquanto determinados Pokémon possuem ataques, habilidades e/ou traços ancestrais que agilizam sua evolução. Já o Item Bebida Estimulante, por sua vez, permite evoluir o Pokémon no primeiro turno ou quando ele foi colocado em campo, com o revés de fazer com que seu turno termine.

Há algum problema em evoluir?


A evolução traz várias vantagens ao Pokémon, como o aumento de seus pontos de saúde e a cura de qualquer condição especial. Porém, o Pokémon não pode usar ataques que tinha em seu estágio anterior (a menos que o efeito de alguma carta permita isso). Além disso, determinados treinadores, habilidades e ataques podem focar em Pokémon evoluídos, seja para ajudar ou para prejudicar.

As categorias influenciam em alguma coisa?

Evolução-dos-Pokémon-11.jpg

Muitas cartas usam a categoria do Pokémon como parâmetro para seu efeito. Podemos citar como exemplo a Energia Superimpulso, que só oferece qualquer tipo de energia a Pokémon Estágio 2; Estádios, que dão mais saúde para determinado estágio; ou mesmo itens e apoiadores que pegam ou afetam Pokémon de determinada categoria.

Além disso, determinados ataques e habilidades tem seus efeitos disparados conforme a categoria do oponente ou mesmo dos demais Pokémon do jogador.

É possível barrar a evolução?


Você pode optar por não evoluir um Pokémon, ou então ser impedido de evoluí-lo por conta de habilidades ou ataques de um Pokémon no campo.

Devolução existe?

Evolução-dos-Pokémon-12.jpg

No TCG, é possível "devoluir" um Pokémon, revertendo ao seu estágio anterior, com a carta do estágio mais avançado retornando para a mão do jogador. Contudo, essa é uma ocorrência incomum, causada por efeitos de poucas cartas.

Categorias relacionadas à origem 

No TCG, há cartas de Pokémon que apresentam uma característica em comum, mas que ainda são enquadrados nas categorias evolutivas. Apesar de serem "subcategorias", essas cartas possuem regras e/ou efeitos que só atingem tal tipo de carta.

Estrela Prisma

Evolução-dos-Pokémon-14.jpg

Os Pokémon Estrela Prisma têm características semelhantes a um Pokémon qualquer, mas seus ataques e/ou habilidades trazem efeitos mais interessantes. Eles são considerados Pokémon Básicos e cedem apenas um prêmio ao jogador que os derrotar, mas possuem duas contrapartidas. Por serem cartas Estrela Prisma, só é permitido um Pokémon com esse nome no deck; e quando o Pokémon é nocauteado ou removido do jogo por algum outro motivo, ele vai para a Zona Perdida ao invés da Pilha de Descarte.

A categoria de Pokémon Estrela Prisma é evidenciada com um "◊" após o nome do Pokémon, uma marca d'água brilhante abaixo da ilustração e bordas escuras da carta. Abaixo da ilustração da carta temos a informação de que essas cartas vão para a Zona Perdida se descartadas e também que só é permitida uma carta Estrela Prisma com o mesmo nome em um deck.

Ultra Criatura

Evolução-dos-Pokémon-15.jpg

As Ultra Criaturas têm características semelhantes a um Pokémon, porém seus ataques estão sempre relacionados com o número de Prêmios em jogo. Caso sejam Pokémon GX, o destaque azul é substituído por vermelho. Cartas de Ultra Criaturas têm essa categoria evidenciada por uma barra de texto logo abaixo do tipo e dos pontos de saúde.

Evolução-dos-Pokémon-16.jpg

Alguns Itens, Apoiadores, Estádios e Energias beneficiam Pokémon dessa categoria, especialmente no que se refere a busca por um deles no deck ou nos Prêmios. Contudo, alguns Pokémon possuem comportamento hostil perante Ultra Criaturas.

Pokémon da Equipe Aqua


Os Pokémon da Equipe Aqua são os Pokémon da respectiva equipe vilã, caracterizados por terem um senso de comunidade/parceria com outros Pokémon da equipe.

A categoria de Pokémon da Equipe Aqua é evidenciada com um "da Equipe Aqua" depois do nome do Pokémon, o símbolo da equipe como marca d'água abaixo da arte da carta e uma pequena ilustração de um Recruta Aqua no canto inferior direito.

Pokémon da Equipe Magma


Os Pokémon da Equipe Magma são os Pokémon da respectiva equipe vilã, caracterizados por terem um senso de comunidade/parceria com outros Pokémon da equipe e uma rixa notável com os da Equipe Aqua.

A categoria de Pokémon da Equipe Magma é evidenciada com um "da Equipe Magma" depois do nome do Pokémon, o símbolo da equipe como marca d'água abaixo da arte da carta e uma pequena ilustração de um Recruta Magma no canto inferior direito.

Pokémon da Equipe Plasma


Os Pokémon da Equipe Plasma são os Pokémon empregados pela respectiva equipe vilã, caracterizados por terem um senso de "parceria" com outros Pokémon da equipe, um elo em comum: muitas vezes necessitam de Energia Especial (Plasma Energy) para poderem atacar ou receber benefícios. Podem evoluir de Pokémon Básicos ou Estágio 1 que não sejam da equipe, já que foram roubados liberados.

A categoria de Pokémon da equipe Plasma é evidenciada com uma barra com o texto "Equipe Plasma" abaixo do tipo do Pokémon, bordas azuis na carta e o símbolo da equipe como marca d'água abaixo da arte do card. Como essa categoria não muda o nome do Pokémon, você não pode ter quatro Raticates e quatro Raticates da Equipe Plasma, por exemplo, no mesmo deck.


Cabe destacar que alguns Pokémon e até mesmo itens possuem comportamento hostil perante Pokémon da Equipe Plasma.

Categorias que caíram em desuso

Desde o lançamento da primeira coleção de Pokémon, a cada série sempre foi lançado algum tipo de carta especial. Porém, muitos deles foram "abandonados" nas séries seguintes, estando presentes somente nos formatos ilimitados ou em partidas casuais.

Pokémon LEGEND 


Da esquerda para a direita: Pokémon Lv. X, Pokémon Prime e Pokémon Legend

Os Pokémon LEGEND representam toda a raridade e o poder dos Pokémon lendários: são duas cartas que, juntas, formam um Pokémon. Para colocá-las no banco, é preciso jogar ambas as partes do Pokémon simultaneamente e, em geral, são dois Pokémon que têm alguma semelhança. Eram cartas muito raras de serem encontradas, e além do mais, pelo sufixo "Legend" fazer parte do nome, apenas dois conjuntos completos (isso é, dois Pokémon Legend) podem ser incluídos num deck. As cartas Legend são holográficas e, quando completas, a ilustração do(s) Pokémon(s) ocupava três quartos da carta.

Série: HeartGold & Soulsilver

Pokémon Prime 

Os Pokémon Prime são Pokémon mais fortes do que os normais, mas não têm nenhuma mecânica ou regra específica. Inclusive, eles têm o mesmo nome de sua contraparte regular. São identificados pela sua arte, com as bordas da ilustração sendo pontudas, um brilho ameaçador no Pokémon, e o nome da carta em tom dourado. Eram cartas raras com o fundo da ilustração em um efeito holográfico.

Série: HeartGold & Soulsilver

Pokémon LV. X 

Os Pokémon LV. X são Pokémon mais fortes do que os normais, como se estivessem no Lv. 100 nos jogos. Eles podem usar os ataques e habilidades de seu "estágio" anterior, tendo mais pontos de saúde e novos ataques. Porém, era necessário "evoluí-los" do Pokémon correspondente. Ao fazer isso, as condições de estado eram eliminadas, mas de forma análoga, não é possível "subir de nível" no mesmo turno que o Pokémon foi colocado em campo ou evoluído. Essas cartas são caracterizadas por terem uma barra abaixo do nome do Pokémon e na parte inferior da carta, indicando que eles subiram de nível e devem ser colocados em cima do respectivo Pokémon ativo.

Séries: Diamond & Pearl, Platinum

Pokémon SP 


Três tipos de Pokémon SP: da Equipe Galática; de Líder de Ginásio e de Cérebro de Fronteira

Os Pokémon SP (abreviação de Special Pokémon) são Pokémon considerados Básicos e que pertencem a uma figura notável, geralmente a Equipe Galáctica, um líder de ginásio ou um membro da Elite 4, ou mesmo a campeã de Sinnoh e seus Cérebros de Fronteira. São caracterizados por terem um "SP" estilizado no canto esquerdo e uma ilustração do treinador no canto direito, ambos logo abaixo da arte do card. Há também um símbolo que indica a posse logo no sufixo do nome. Como este sufixo faz parte do nome da carta, é possível ter 4 Weaviles G e quatro Weaviles no mesmo deck, por exemplo.

Série: Platinum

Pokémon ☆ 


Pokémon ☆; Pokémon-ex; Pokémon δ Delta Species

Os Pokémon ☆ eram cartas muito raras, baseadas nos Pokémon brilhantes (Pokémon Shiny) dos jogos. São caracterizados pela coloração diferente do Pokémon, além de sair um pouco do retângulo da ilustração, e por estarem restritos a uma carta da categoria em um deck (como explicitado na barra abaixo da ilustração). São categorizados como Pokémon Básicos, e seus ataques e Poké-Powers eram muito versáteis - para justificar tamanha raridade e restrição.

Série: EX

Pokémon-ex

Os Pokémon-ex foram os precursores dos Pokémon EX, mantendo a condição de dois prêmios comprados quando são nocauteados. Eles têm mais pontos de saúde e ataques mais poderosos do que outros Pokémon de sua série, além de serem holográficos. Em contrapartida, nem sempre são Básicos (ao contrário dos EX) e muitos Treinadores os excluem de seus efeitos, ou ainda, visam prejudicá-los.

Série: EX

δ Delta Species 

Os Pokémon Delta Species são característicos da região de Holon (uma região exclusiva do Pokémon TCG), tendo alterações drásticas em seus tipos, muitas vezes associados também ao tipo Aço. Conforme se afastam do centro de Holon, os Pokémon Delta Species perdem seu segundo tipo, apesar de ainda apresentarem um tipo diferente do esperado. Essas cartas usam um δ na parte inferior da ilustração para identificar a categoria da carta, mas este não altera o nome da carta. Ou seja, um deck não pode ter quatro Blastoises e quatro Blastoises δ Delta Species, e um Wartortle pode evoluir para um Blastoises δ Delta Species.

Série: EX

Pokémon de equipes vilãs 


Pokémon da Equipe Aqua; da Equipe Magma e da Equipe Rocket

Presentes nas expansões EX Team Magma vs Team Aqua e EX Team Rocket Returns, são Pokémon que possuem, além do seu tipo usual, o tipo Sombrio. Os Pokémon das equipes vilãs de Hoenn seguem mecânicas similares aos Pokémon da mini-expansão Crise Dupla.

Série: EX

Dark Pokémon



Dark Pokémon (EX); Dark Pokémon (Neo) e Light Pokémon

Temos duas séries com a mesma tipologia e vinculadas de alguma forma à Equipe Rocket. Na série EX, os Dark Pokémon apresentavam, além do tipo usual, o Sombrio. Nas séries Original e Neo, eles não contam com o tipo Sombrio como secundário, mas são mais agressivos, tendo ataques mais fortes e menos pontos de saúde. Em ambos os casos, eles evoluem de Pokémon Básicos comuns, evidenciado que o rumo que um Pokémon pode tomar está diretamente vinculado a seu treinador.

Séries: Original, Neo, EX

Light Pokémon

Os Light Pokémon são Pokémon gentis, cuja característica é evidenciada por ataques mais fracos ou de suporte e por pontos de saúde mais elevados. Tal como os Dark Pokémon, eles evoluem de Pokémon Básicos comuns, evidenciando que o rumo que um Pokémon pode tomar está diretamente vinculado a seu treinador.

Série: Neo

Shining Pokémon 


Shining Pokémon; Baby Pokémon (Diamond & Pearl) e Baby Pokémon (HeartGold & SoulSilver)

Os Shining Pokémon eram cartas muito raras, baseadas nos Pokémon brilhantes (Shiny Pokémon) dos jogos, sendo os precursores do Pokémon ☆. Um diferencial dessas cartas é que seu efeito holográfico está no Pokémon, não nos arredores de sua ilustração. É possível ter mais de um Shining Pokémon no deck, mas não mais de um com o mesmo nome.

Série: Neo

Baby Pokémon 

Os Baby Pokémon correspondem aos que só são obtidos por meio de breeding nos jogos. Nas séries Neo e e-Card, o oponente era forçado a jogar uma moeda antes de atacar: se desse cara, não haveria dano ao Baby Pokémon; enquanto nas séries EX, Diamond & Pearl e Platinum eles tinham o Poké-Power "Baby Evolution", que além de permitir a evolução no turno, ainda removiam todos os marcadores de dano. Em sua última aparição, na série HeartGold & SoulSilver, eles tinham o Poké-Body "Sweet Sleeping Face", que previne qualquer dano oriundo de ataques caso o Baby Pokémon esteja dormindo.

Séries: Neo, e-Card, EX, Diamond & Pearl, Platinum, HeartGold & SoulSilver

Owner's Pokémon


Os Owner's Pokémon são Pokémon que pertencem a uma figura notável, sendo os precursores dos Pokémon SP. Muitos são de líderes de ginásio e da Elite 4, e alguns são de personagens exclusivos dos filmes de Pokémon (Ash inclusive). Porém, a grande maioria são cartas promocionais ou de expansões que só foram lançadas no Japão.

Série: Original

É interessante notar que diversos desses tipos diferentes de cartas Pokémon (que estiveram no jogo há anos atrás) voltaram, de forma comemorativa, na coleção Celebrações, que foi lançada no dia 08/10/2021. 

*Muitas das cartas usadas para ilustrar esta matéria estão em inglês pois elas não estão disponíveis em português no arquivo de cartas oficial da Pokémon Company.

Veja também:

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Matéria atualizada por: Thalys Caires

2 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. mas como é a posição do raro doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um item, ele não tem uma posição específica no campo. Você quis dizer como ele funciona? Suponha que você tenha um Charmander em campo (ativo ou no banco), e um Rare Candy e um Charizard (EX não vale!) na mão. Você usa o Rare Candy, coloca seu Charizard em cima do Charmander, evoluindo ele, sem precisar colocar um Charmeleon. Ele passa direto de Charmander para Charizard, como se pegasse vários níveis, e não só um como nos jogos.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال