Cartas de Pokémon - Tipos e Características


As cartas de Pokémon são o coração e a alma do Pokémon TCG. Duas das três condições para a vitória estão diretamente relacionadas a elas. As três condições para a vitória são: o oponente ficar sem deck; o oponente não ter Pokémon no banco depois que o ativo foi nocauteado; você comprar as 6 cartas de prêmios. Dentre essas, a do oponente não ter Pokémon no banco, e você comprar todas as cartas de prêmio, estão diretamente ligadas às cartas de Pokémon. Além disso, todo deck precisa ter ao menos um Pokémon básico. Podemos usar diversos critérios para classificar essas cartas, mas o principal é o tipo, sendo esse o usado para agrupar as Cartas de Pokémon em uma expansão.

Carta de Pokémon Explicada

Tipo

O tipo, assim como nos jogos, é uma característica inerente ao Pokémon. Em todas as versões regulares dessas cartas, a cor do tipo assume o papel de plano de fundo, evidenciando a qual tipo ele pertence. O tipo também é sinalizado por uma pequena esfera no canto superior direito da carta.

Ao contrário dos jogos, dos mangás e do anime, existem apenas 11 tipos no TCG. Alguns tipos abrangem mais de um correspondente nos jogos, mas ainda é observada a questão de forças e fraquezas. Por exemplo: um Pokémon do tipo Gelo, mesmo sendo enquadrado como tipo Água no TCG, ainda sofrerá dano super efetivo de tipos Aço. Além disso, Pokémon que possuem dois tipos no jogo podem se enquadrar em dois tipos diferentes no TCG, com uma carta pertencendo ao primário e outra sendo do tipo secundário; ou ainda, ser de um tipo e usar as Energias do outro.

Cabe lembrar que o que determina o tipo do ataque é o próprio tipo do Pokémon, e não as energias usadas para pagar seu custo. Como exemplo, um tipo Dragão, mesmo usando uma Energia de Lutador e uma Aço para atacar, tem seu ataque considerado como do tipo Dragão.

Tipo Planta

Tipo Planta Pokémon TCG

O tipo Planta no TCG corresponde aos tipo Planta e Inseto dos jogos (incluía o Venenoso nas expansões mais antigas). Pokémon desse tipo costumam envenenar seus oponentes ou se curar ao efetuar seus ataques. Sua energia especial da série XY alude a esse fato recuperando um pouco da saúde do Pokémon ao ser ligada a ele. Já a energia especial da série Espada e Escudo diz que o Pokémon que estiver com ela não pode ser afetado por condições especiais e se cura de todas que tinha antes. O tipo Planta possui fraqueza a Fogo, e eventual resistência a Água ou Lutador, conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra Água, Sombrio e Lutador, a depender do Pokémon adversário.

Tipo Fogo

Tipo Fogo Pokémon TCG

O tipo Fogo no TCG corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Em seus ataques, pode causar queimaduras nos oponentes, mas frequentemente exigem o descarte de energia. Sua energia exclusiva, da série XY, contorna esse revés, voltando ao Pokémon após o uso. A sua energia especial da série Espada e Escudo dá um bônus de 20 pontos à vida do Pokémon. O tipo Fogo apresenta fraqueza a Água e, quando puro, não apresenta resistência. Seus ataques são eficazes contra Planta e Aço, a depender do Pokémon adversário.

Tipo Água

Tipo Água Pokémon TCG

O tipo Água no TCG corresponde aos tipo Água e Gelo dos jogos. Alguns Pokémon desse tipo possuem ataques e habilidades que afetam o banco, e seus ataques frequentemente recebem adicional de dano por energia do tipo. Sua energia especial da série XY salva o Pokémon nocauteado da pilha de descarte, fazendo-o parar na mão do jogador. Já a energia especial da série Espada e Escudo previne todos os efeitos de ataque (exceto dano, e não remove efeitos antigos). O tipo Água possui fraqueza a Planta, Elétrico ou Aço, conforme seu tipo nos jogos, e quando puro não apresenta resistência. Seus ataques são eficazes contra Fogo e Lutador, a depender do Pokémon adversário, e alguns Pokémon que são do tipo Planta nos jogos apresentam resistência ao tipo Água.

Tipo Elétrico

Tipo Elétrico Pokémon TCG

O tipo Elétrico no TCG corresponde ao tipo Elétrico dos jogos. Pokémon desse tipo podem trazer energias de volta da pilha de descarte, além de paralisar seus oponentes. Contudo, em seus ataques mais poderosos, podem causar danos a si mesmos. Sua energia especial da série XY faz com que eles não tenham fraquezas. Já a energia especial da série Espada e Escudo faz com que você compre duas cartas ao ligá-la a um Pokémon do tipo Elétrico. Ele possui fraqueza a Lutador e costuma apresentar resistência a Aço. Seus ataques são eficazes contra Água, a depender do Pokémon adversário, e a qualquer Pokémon que tenha o tipo Voador nos jogos. De forma análoga, Pokémon que são do tipo Terrestre nos jogos apresentam resistência ao tipo Elétrico.

Tipo Psíquico

Tipo Psíquico Pokémon TCG

O tipo Psíquico no TCG corresponde aos tipos Psíquico, Fantasma, Venenoso (em Espada e Escudo, o tipo Venenoso foi realocado) e Fada (a partir de Espada e Escudo) dos jogos. Pokémon desse tipo podem causar várias mudanças de estado no oponente, como confusão, sono e/ou envenenamento. Sua energia especial da série XY diminui o custo de recuo desses Pokémon. Já a energia especial da série Espada e Escudo coloca dois contadores de dano no Pokémon ativo do oponente caso ele ataque o Pokémon que estiver com esta energia. O tipo Psíquico possui fraqueza a Psíquico, Aço ou Sombrio; e eventual resistência a Lutador, conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra Psíquico e Lutador, e são ineficazes contra Sombrio e Aço, a depender do Pokémon adversário.

Tipo Lutador

Tipo Lutador Pokémon TCG

O tipo Lutador no TCG corresponde aos tipo Lutador, Pedra e Terrestre dos jogos. Pokémon desse tipo podem correr riscos maiores para ter um dano adicional, e costumam ter custo de recuo alto. Sua energia especial da série XY permite que seus ataques causem ainda mais dano. Já em Espada e Escudo, a energia especial faz com que o Pokémon que estiver com ela leve menos dano. O tipo Lutador possui fraqueza a Planta, Água ou Psíquico; e eventual resistência a Elétrico, conforme seu tipo nos jogos. Seus ataques são eficazes contra Sombrio, Elétrico e Incolor, a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra Pokémon que são do tipo Voador nos jogos.

Tipo Sombrio

Tipo Sombrio Pokémon TCG

O tipo Sombrio no TCG corresponde aos tipo Sombrio e Venenoso (a partir de Espada e Escudo). Pokémon desse tipo podem desferir ataques furtivos e descartar as Energias do oponente. Sua energia especial da série XY é um perigo para Pokémon-EX, causando danos caso esses o ataquem. Já em Espada e Escudo, a energia especial faz com que o Pokémon fique sem Custo de Recuo. O tipo Sombrio normalmente possui fraqueza a Lutador e Planta e resistência a Psíquico. Seus ataques são eficazes contra Psíquico, a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra Fada.

Tipo Aço

Tipo Aço Pokémon TCG

O tipo Aço no TCG também corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémon desse tipo podem resistir a ataques por mais tempo do que a maioria, e sua energia especial da série XY referencia essa característica ao reduzir os danos sofridos por esses Pokémon. Já em Espada e Escudo, a energia especial tira a fraqueza do Pokémon. O tipo Aço normalmente possui fraqueza a Fogo e resistência a Psíquico. Seus ataques são eficazes contra Água e Fada, a depender do Pokémon adversário, e são ineficazes contra Elétrico.

Tipo Fada

Tipo Fada Pokémon TCG

O tipo Fada no TCG corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémon desse tipo costumam tornar os ataques dos oponentes menos eficazes, e sua energia exclusiva previne todos os efeitos exceto dano dos ataques adversários. O tipo Fada normalmente possui fraqueza a Aço e resistência a Sombrio. Seus ataques são eficazes contra Dragão. A partir da série Espada e Escudo, as cartas de tipo Fada pararam de ser lançadas.

Tipo Dragão

Tipo Dragão Pokémon TCG

O tipo Dragão no TCG também corresponde ao mesmo tipo dos jogos. Pokémon desse tipo costumam precisar de mais de um tipo de Energia básica para poder atacar, mas são bem poderosos. Não possuem energia básica correspondente, mas sua energia exclusiva os auxilia ao prover duas Energias de qualquer tipo desejado. O tipo Dragão normalmente possui fraqueza a Fada, e seus ataques eram eficazes contra Dragão na série Black & White. Em Espada e Escudo, o tipo Dragão não tem fraqueza ou resistência.

Tipo Incolor

Tipo Incolor Pokémon TCG

O tipo Incolor no TCG corresponde aos tipos Normal e Voador dos jogos (incluía Dragão nas expansões mais antigas). Pokémon desse tipo se dão bem em qualquer tipo de deck, pois são úteis com qualquer tipo de energia. Embora não possuam energia básica, em Espada e Escudo - Escuridão Incandescente foi criada uma energia especial exclusiva do tipo Incolor. Essa energia especial faz com que os ataques do Pokémon Incolor que estiver com ela cause mais 20 de dano no Pokémon ativo do oponente. O tipo Incolor possui fraqueza a Elétrico ou Lutador; e eventual resistência a Lutador conforme seu tipo nos jogos.

Alterações de Tipo

Variações de Tipo Pokémon TCG

Séries mais antigas (EX, HeartGold & SoulSilver) contavam com Pokémon de dois tipos. Pokémon da Equipe Magma, da Equipe Aqua ou da Equipe Rocket apresentavam, além de seu usual, o tipo Sombrio, por estarem associados aos vilões. Os Pokémon Delta Species tinham, além de alterações no tipo principal, o tipo Aço devido a energia presente nos arredores de Holon. Já os Pokémon Legend, presentes na série HeartGold & SoulSilver, apresentavam os tipos de cada membro da dupla. Ainda no que se tange a alterações de tipo, a série E-card apresentava o Poké-Body "Crystal Type", que fazia o Pokémon Incolor assumir o tipo da Energia ligada a ele até o final do turno.

Na série XY, a expansão Cerco de Vapor trouxe de volta a mecânica de dois tipos, com Pokémon possuindo simultaneamente dois tipos diferentes. Azumarill, por exemplo, sendo um Pokémon do tipo Fada e Água, poderia dar dano super efetivo em Pokémon de Fogo e também em Pokémon do tipo Dragão. Além disso, as "Eeveelutions" de Origens Ancestrais possuem uma habilidade que adiciona mais um tipo aos Pokémon Estágio 1 do jogador.

A série Sol e Lua introduziu Pokémon de dois tipos divididos em duas cartas, sendo cada carta com um tipo, mas mantendo as mesmas características, tais como: Pontos de Saúde, Ataques e Habilidades. A energia usada nos ataques, bem como fraqueza e resistência, é alterada conforme o tipo do Pokémon.

Cartas Pokémon Tipo Duplo

Pontos de Saúde

Diferente do tipo, os Pontos de Saúde são uma característica que pode ser influenciada por outros fatores. Eles se referem à quantidade de dano que o Pokémon pode aguentar antes de ser nocauteado. Aspectos que definem os Pontos de Saúde de um Pokémon são a média que ele possui nos jogos, sua categoria e até mesmo a série em que se encontra. Eles podem ser alterados por efeitos de habilidades ou de Treinadores, e algumas cartas usam os Pontos de Saúde como parâmetro para pegar um Pokémon.

Pontos de Saúde Pokémon TCG

Custo de Recuo

Tal como os Pontos de Saúde, o Custo de Recuo também é uma característica que pode ser influenciada por outros fatores. Ela se refere à quantidade de energias que devem ser descartadas para que o Pokémon ativo retorne ao banco e seja substituído por outro Pokémon que estava no banco. Aspectos que definem o Custo de Recuo de um Pokémon são sua velocidade nos jogos e a categoria que se enquadra no TCG.

O Custo de Recuo pode ser alterado por efeitos de habilidades, de Treinadores e até mesmo de Energias especiais. Já outras cartas podem usar o Custo de Recuo como parâmetro, seja para aumentar o dano ou para pegar um Pokémon.

Custo de Recuo Pokémon TCG

Categoria

A categoria do Pokémon é uma característica que não pode ser alterada, somente influenciada por outros fatores. Ela é relacionada ao estágio evolutivo do Pokémon, e interfere em outras características, como Pontos de Saúde e Custo de Recuo.

Estágio Pokémon TCG

As características de cada Pokémon são um diferencial que pode ser decisivo. Procure observar as características dominantes nos Pokémon do seu deck, verificando a sinergia com outras cartas, em especial Treinadores e outros Pokémon. Fique atento também à questão dos tipos ao montar seu deck, pois eles podem definir suas vantagens e desvantagens em uma partida!

Veja também:

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o Pokémon TCG, visite as outras páginas que estão em nosso menu.

Thalys Caires

Estudante do Curso Técnico em Administração, gosta muito de escrever histórias e está sempre em busca de inspiração. É um fã de Pokémon desde os 12 anos e vê a PBN como uma forma de aprender ainda mais e compartilhar informações sobre o Pokémon TCG.

Sinta-se à vontade para comentar!

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال