Desa-Bafo do Dragão #4 - 2ª Parte



Olá, PBNautas!
Ontem eu publiquei a 1ª parte do Desa-Bafo do Dragão #4, focado na nova fase divulgado do anime para estrear mês que vem: Pokémon XY & Z! - se você ainda não leu, não perca a chance de fazer isso agora, clicando aqui. Provavelmente estarão todas erradas, mas vamos à segunda parte desse Desa-Bafo com minhas previsões para o que nos aguarda na nova fase do anime!

Mega Evolução, Eis a Questão
Antes de falarmos sobre as possibilidades para o futuro, uma breve recapitulação dos eventos até aqui envolvendo Alain e sua trama: sabemos que o jovem Treinador já foi um assistente do Professor Sycamore, inclusive recebendo seu Pokémon Inicial dele. Os dois pareciam ter uma relação ótima, mas que sofreu um rompimento em algum momento e eles perderam contato. Sabemos também que Alain conheceu Lysandre. Após vencê-lo numa batalha, Lysandre decidiu convidar o Treinador para trabalhar com ele em seu projeto para aprender a controlar a energia provinda da Mega Evolução para "propósitos pacíficos". Foi de Lysandre que Alain recebeu seu Mega Bracelete e as pedras necessárias para evoluir seu Charizard em Mega Charizard. Foi também de Lysandre que Alain recebeu a ordem de manter sua missão em segredo, não podendo contar sobre ela nem mesmo para o Professor Sycamore, temendo que sua pesquisa se tornasse pública e atraísse pessoas com más intenções (a causa da separação?).
O trabalho de Alain envolve batalhar diferentes usuários de Mega Evoluções e buscar mega pedras para Lysandre. Cada uma de suas batalhas é monitorada por Lysandre em seu laboratório pessoal, com os níveis de energia de cada após a transformação sendo contabilizados. Em sua jornada, Alain acaba encontrando Steven Stone, o Campeão de Hoenn, cujo fascínio por pedras e rochas o levou a buscar os segredos da Mega Evolução na região de Kalos. Ele e Lysandre possuíam, cada, um enigma que, combinado, revela a existência de um templo que parece ligado às origens da Mega Evolução, ao qual eles vão visitar. Quando os cientistas de Lysandre chegam ao local, cheios de parafernálias para analisar o megalítico, Rayquaza aparece nos céus, mega evolui, destrói o templo e derrota Alain e Steven em batalha. De quebra, o megalítico desaparece. Ainda assim, Lysandre consegue descobrir que existe uma energia com leitura similar à do megalítico que acabaram de encontrar na Cidade de Rustboro, em Hoenn.
Na região longínqua, a energia misteriosa acaba atraindo a presença dos lendários Groudon e Kyogre, que sofrem uma Reversão Primitiva e se tornam Groudon Primitivo e Kyogre Primitivo. Ambos os Pokémon entram em rota de colisão, rumo à fonte da energia rastreada por Lysandre. A situação se torna crítica quando o alvo de ambos os Pokémon é revelado: o megalítico desaparecido, que se materializa no meio do mar. Os lendários lutam pela rocha, enquanto Alain e Steven tentam impedi-los, até que Mega Rayquaza reaparece e consegue derrotá-los. Lysandre aproveita sua oportunidade para pegar o megalítico usando uma unidade sua que estava escondida em Hoenn. A rocha é então levada para seu laboratório aonde ela será pesquisada.
Durante todos esses episódios, a relação entre Steven - Alain - Lysandre fora muito bem estabelecida. O jovem Treinador possui uma confiança cega no seu chefe, que ao mesmo tempo toma decisões extremamente questionáveis, como inserindo seus cientistas sem aviso algum pelas costas de Steven nas duas ocasiões ou pedindo que Alain o vigiasse para conseguir qualquer informação útil dele. Essa confiança excessiva em Lysandre também pode ter sido a razão para a separação entre o Treinador e Sycamore. Além disso, o Campeão de Hoenn sempre teve um pé atrás com o chefe de Alain e ao final do 3º Ato decidiu ir até Kalos com Mairin - a parceira de Alain, que fora deixada para trás depois por ele depois que ele concluiu que não poderia protegê-la dos perigos de sua missão. Mas e agora? Qual o próximo passo?


O Z da Questão
A nova fase do anime terá início na Cidade de Anistar. Não à toa, ela aparece no pôster, junto de seu emblemático relógio de sol. É dito em Pokémon X & Y que o monumento natural que reage quando atravessado pela luz do sol se ergue perante a cidade há mais de 3000 anos. Sua origem não é conhecida e enquanto alguns acreditam que ele tenha vindo do espaço sideral, não dá pra negar que nem caroço nesse angu quando se analisa a coincidência de a história da Arma Suprema de AZ e o surgimento do próprio relógio de sol se darem quase que na mesma época. Além disso, há uma conexão clara entre o relógio e as Mega Pedras. Mas qual será seu papel no anime?
Uma das teorias mais propagadas é a do envolvimento do relógio com a transformação de Greninja - e, sinceramente, é uma que eu espero que se concretize pra justificar o sapo horroroso. Já sabemos que Ash enfrentará Olympia usando Frogadier e Talonflame numa batalha em dupla. É provável que Frogadier evolua durante a batalha para Greninja e então obtenha a nova transformação com o auxílio do relógio de sol - talvez já no episódio seguinte, que é capaz de envolver um confronto com a Equipe Flare. Como a descrição de Greninja-Ash também menciona o forte vínculo existente entre o Pokémon e seu Treinador, algo que justifica até a mudança visual, é possível que ambos sejam colocados em um típico momento de perigo - eles já têm em comum sua tendência a se lançar para proteger os outros - e a energia emanada do relógio provoque a mudança.
As questões que ficam são: como essas transformações ocorreriam? Enquanto existem restrições para a execução de uma mega evolução - o requerimento de se ter as pedras, por exemplo -, o que faria Greninja capaz de realizar sua evolução especial? Será somente a força do vínculo dos dois, com o Pokémon podendo se transformar à vontade? Ou será que ela só ocorreria dentro da área de alcance do relógio de sol - ou Ash teria um item relacionado com o monumento? Também chama atenção o fato de o site oficial fazer questão de apontar que tal transformação só ocorreu uma vez, há muito tempo atrás. Muita gente tem ligado isso diretamente a AZ e seu Floette especial. Enquanto nenhum dos dois tenha aparecido no anime ainda e nenhuma menção sequer tenha sido feita à guerra de 3000 anos atrás, há uma chance de que tais eventos sejam trazidos à tona uma vez que a trama da Equipe Flare finalmente começar. Ou que Lysandre surja dentro de um contexto completamente diferente.
E sim: a Equipe Flare finalmente vai chegar ao anime! Depois de meses de dúvida sobre se o anime realmente usaria a equipe ou focaria apenas em Lysandre, a gangue criminosa de Kalos está pra aparecer. Seu surgimento parece estar ligado às consequências do 4º Ato ou, pelo menos, daquilo que podemos supor que acontece como consequência da obtenção do megalítico por Lysandre. Quais foram os resultados de seu experimento e qual seu objetivo com a pedra? Sabemos que seu foco era o estudo de como manipular a energia liberada pelas Mega Evoluções. Mas com que propósito? O anime nunca nos deu nenhuma pista sobre o objetivo de Lysandre, mas não parece se tratar de manter a beleza elitista do mundo eterna nem matar as pessoas por causa da superpopulação.
Seja como for, é possível que Zygarde seja ao menos parte do grande plano de Lysandre. Ele é o Z do título da nova série e "o nascimento explosivo de Z" não deve se referir a outra coisa a não ser o despertar do lendário Pokémon. Estaria Lysandre interessado em usar o megalítico e/ou o relógio de sol de Anistar para despertar Zygarde e controlá-lo usando suas descobertas com a energia liberada pela Mega Evolução? Eu acredito seriamente que logo de cara devamos ver a Equipe Flare despertando o Zygarde 50%, como o conhecemos. É consenso entre as descrições do lendário Pokémon Dragão Terrestre nas Pokédexes dos jogos a forte conexão entre o Pokémon e o ecossistema.

Agora, qual seria a função desse despertar? Seriam eles capazes de controlar o Pokémon ao seu bel prazer? Conseguiram eles usar o Pokémon destinado a proteger Kalos para fazer o mal a Kalos? Ou essas noções de bem e mal não são tão claras assim? Ou será que o foco seria justamente encontrar o Zygarde e desmantelá-lo usando alguma espécie de arma? Oras, se o Pokémon é formado por pequenas células que se juntam, então é lógico pensar que também dá para separá-las. E qual a melhor forma de começar seu grande plano do mal dentro de uma região do que enfraquecendo o Pokémon destinado a protegê-la? Imagine o que aconteceria se Rayquaza fosse derrotado antes que Groudon e Kyogre começassem a lutar? O mundo ficaria em um perigo ainda mais grave!
Seja como for (capturando Zygarde para usá-lo para o mal ou desmantelando-o em diversos pedacinhos), há uma probabilidade imensa de que ao menos parte da trama de Pokémon XY & Z gire em torno de juntar as Células Zygarde para ir fazendo-o atingir suas formas mais avançadas. Considerando que as informações liberadas dizem respeito ao anime e o processo de transformação foi explicado tanto na CoroCoro como no site oficial, parece ser algo bastante provável. Além disso, considere que Ash só tem mais uma Insígnia pra pegar, Serena mais duas Chaves da Princesa pra ganhar e a próxima geração ainda está longe de sequer um anúncio, imagina lançamento! Eles precisam prolongar a trama de Kalos de alguma forma!
E que desculpa melhor para uma jornada do que juntar as Células Zygarde espalhadas pela região de Kalos? E tanto o pôster como o teaser mostram um Núcleo Zygarde aos cuidados de Bonnie. É fácil imaginar esse Núcleo viajando com nossos heróis - da mesma maneira de Meloetta fizera em Best Wishes! Season 2 -, que passam a não só ter que protegê-lo das Equipes Rocket e Flare, mas também ajudá-lo a ficar mais forte. Não deve demorar então para que ele assuma a Forma 10% e se torne um aliado útil para os Treinadores em sua jornada. A coleção de Zygarde pode ter até o resultado interessante de desencadear uma luta entre dois Zygarde 50%, caso Lysandre decida manter um Zygarde 50% sob seu controle. O derrotado seria absorvido pelo vencedor para o Zygarde Completo finalmente se formar. Eu também não descartaria um Zygarde Completo sendo desmantelado por algum outro motivo logo no começo e então ambos Ash e cia e a Equipe Flare numa jornada para recuperar as Células perdidas.
Há ainda outras questões: caso Lysandre realmente faça algum movimento chocante logo de cara, nós veríamos uma Kalos afetada pelo caos? Isso não é algo no qual eu aposto muito pela resistência que Pokémon tem em ousar de verdade, mas certamente seria interessante se o anime nos permitisse, por vários episódios, uma jornada por uma região mergulhada pelo caos que sente, paulatinamente, os efeitos do ecossistema abalado. Ver nossos heróis encontrando Treinadores e ajudando moradores de Kalos que sofrem a consequência do primeiro movimento de Lysandre daria uma trama realmente interessante.
Além disso, qual função Alain exercerá? O surgimento da Equipe Flare marcará o fim de sua parceria com Lysandre ou o vilão continuará manipulando o garoto, sem revelar as cartas que possui nas mãos? Além disso, será que o anime tomaria a ousadia de dividir o tempo de seus episódios mostrando a jornada de Ash e a jornada de Alain em paralelo? Será que ele também coletaria Células Zygarde? E veremos uma batalha entre ele e Ash? Os dois ficarão amigos? Será que ao final Ash finalmente se tornaria um Treinador capaz de realizar a Mega Evolução? Ele enfrentará Malva. Estará ela aliada a Lysandre - assim como nos jogos? Estaria o anime pronto para nos dar o primeiro Elite vilão? Algum dia veremos nosso tão sonhado confronto de Mega Charizard Y VS Mega Charizard X?
E como outros personagens (Professor Sycamore, Sawyer, Steven Stone, Shauna, Tierno, Trevor…) serão somados à essa equação? Como será o reencontro de Mairin e Alain - aparentemente, bem dramático, pelo trailer? Veremos o encontro dos dois Chespin? Além disso, o site oficial japonês parece indicar que Serena não poderá concorrer à Rainha de Kalos com três Chaves da Princesa apenas, mas que após ela pegar as três da classe de novatos, ela teria ainda que competir nas Exibições de Classe Mestra - outra forma ótima de esticar o anime por mais tempo. E o que Ash faria até o dia de lutar por sua oitava Insígnia? Noivern está no pôster. Seria essa a prova de que - como diz um amigo meu - Dragão é o novo Inseto? Ou será que veremos um treinamento de verdade ocorrendo pra variar?

Seja como for, Pokémon XY & Z chega já neste mês de outubro no Japão! E como estão suas expectativas para a nova fase do anime? Quais suas teorias loucas? Compartilhe com a gente nos comentários. E que XY & Z não repita os erros de Episode N, por favor!

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Sir, qual seu TOP 5 das gerações de Pokémon ( Contando com XY ) ?

    ResponderExcluir
  2. Por um momento pensei que Steven Stone era alguma pedra kkkkkk zoeira
    Eu acho estranho ter essa temporada focada no Zygarde e um filme focado nele também, talvez o jogo venha ser lançado junto com o filme e anunciado no começo dessa temporada, sei lá kkkkk Eu gostaria de mais mega evoluções, principalmente pra Kalos e Unova que tem uma cada uma, Audino em Unova e Diancie em Kalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tbm possível que o próximo filme não seja sobre zygarde no fim das contas

      Excluir
    2. Talvez não tenha filme com o Zygarde essa temporada e ele apareça só no anime mesmo

      Excluir
    3. What? Aquele trailer no final do filme do Hoopa não era do próximo filme?? o.O Tem o Zygarde na parada lá.

      Excluir
    4. A prévia dos finais dos filmes nem sempre indica os vdeiros planos para o ano seguinte. No final do filme do arceus a prévia mostrava ho-oh vs lugia. O filme acabou sendo sobre zoroark

      Excluir
    5. Mas nesse trailer de agora tava escrito 2016 e a temporada XY&Z do anime começa nesse mês ):

      Excluir
  3. Eu to achando que esse chespin não é do clemont, como o mega charizard X que esta ae, acho q é da menina q segue o cara la... ainda bem que o chespin do clemont ira evoluir

    ResponderExcluir
  4. Mega Zard X(Alain) Vs Y(Ash) é obrigação, não vejo a hora disso acontecer, mas isso não impede que Ash mega evolua outros de seus pokémon no futuro como Sceptile e Heracross, dois dos mais fortes que ele tem.

    ResponderExcluir
  5. Sir, como falei no seu post, bem que você deveria criar algo no youtube, seria bem legal ver você falando sobre os episódios e comentando tudo sobre o mundo pokémon e também conheceríamos mais de sua vida. Você faz sempre tudo muito bem feito tenho certeza que seria mais um sucesso. Você merece porque é a melhor pessoa EVEEEEEEEEERRRRRR! Se interessar assistam meu canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu não nasci pra fazer vídeo. Não tenho essa desenvoltura toda, mas obrigado ^-^

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال