Teoria: Quem é Zygarde?

Desde que surgiu o teaser de Pokémon The Movie XY e junto dele aquela pequena forma verde desconhecida, inúmeras teorias pipocaram entre os fãs de Pokémon. Outro mistério, também fruto do pequeno trecho, é o espectro gigante. E maaais teorias. Dentre as especulações, surgiu o nome de um Pokémon lendário de Kalos, com história desconhecida, e que os treinadores simplesmente ignoravam: Zygarde.


Qual a ligação dos dois mistérios com o Pokémon lendário de Kalos?

Acredito que ambas as formas mostradas são do Zygarde.

Pensei sobre isso enquanto lia a reportagem do Danilo sobre as teorias e possibilidades de um novo jogo da linha principal de Pokémon (se você não leu, clica aqui!). E percebi, enquanto escrevia as matérias as quais descreviam a origem dos nomes Pokémon (se você não leu, clica aqui!), que fica meio claro, salvo algumas exceções, que os nomes dos Pokémon definem sua biologia, seu tipo ou até mesmo sua história ou lenda.

Dado isso, chamou-me atenção a possível origem do nome Zygarde.

Além da derivação óbvia do "Z" e da palavra francesa "garde" (guardião), Zygarde pode ser uma derivação da palavra inglesa zygote (zigoto).

A palavra zygote/zigoto deriva do grego zygotos, que significa "juntar", "unir", "acoplar".

De acordo com o dicionário americano WordReference, traduzindo, zygote é:

  • célula resultante da união do óvulo com espermatozoide.
  • organismo que se desenvolve desta célula.

Já o dicionário brasileiro Priberam, zigoto é:

  • Célula que resulta da fecundação do gameta feminino pelo gameta masculino. = OVO.

De acordo com o site Aleteia, a Biologia mostra que, com a fecundação do óvulo com o espermatozoide, começa a existir um novo ser. (Vocês podem ler tudo sobre isso aqui)

Zigoto humano. (retirado de Wikipedia) Semelhanças? 

Partindo dessa premissa, vamos organizar o pensamento:

1- O pequeno Pokémon tem um design simples, verde, com um hexágono em suas costas e, brincadeiras a parte, lembra uma pequena célula.

Chespin e os pequenos monstrinhos misteriosos. 

2- Já rolaram umas fotos inéditas na CoroCoro de Agosto e em uma delas vemos quatros desses em volta de outro. Alias, saiu um novo teaser da quarta parte do Especial Mega Evolução que você pode ler e ver aqui! No vídeo, você pode conferir as rápidas aparições dos monstrinhos misteriosos.

3- Com a fusão ou união dessas pequenas "células" teríamos, em tese, um zigoto (Zygarde?).

4- Sendo zigoto uma espécie de ovo, ou primeira célula, que gera uma vida mais evoluída, podemos presumir que Zygarde é uma forma transitória, resultado da união dos pequenos monstrinhos verdes e que terá sua forma final, aquele monstro gigantesco visto no primeiro teaser.

5- Inserindo Xerneas e Yveltal nesse contexto de lendários, temos Xerneas como aquele que dá a vida e Yveltal como aquele que tira a vida. Zygarde seria A VIDA propriamente dito? Faz sentido já que o zigoto é um "produto" da reprodução da vida. (Vi algumas teorias rolando na internet de que Zygarde pode ser, de algum modo, "filho" de Xerneas e Yveltal...)

6- Outra questão levantada pelo nosso NE, Charles, são os pares de cromossomos. Tais cromossomos são representados pelas letras X e Y... Cada ser vivo possui um par de cromossomo com carga genética da mãe e do pai, no caso das meninas XX e dos meninos XY. Um cromossomo é herdado da mãe (X) e o outro do pai (X ou Y). Para que haja vida, é necessário que exista essa herança. Zygarde, então, poderia possuir o DNA tanto de Xerneas quanto de Yveltal? Essa teoria sustentaria a paternidade dos dois Pokémon, porém, não acredito que seja pela forma de cruzamento. Se isso for uma verdade, minha crença é em uma paternidade metafórica: Zygarde pode ter sido originado do DNA de Xerneas e Yveltal através de uma força maior, tal como uma guerra violenta entre os dois no passado, por exemplo.

Seriam Xerneas e Yveltal pais de Zygarde? (foto de http://mtc-studio.deviantart.com) 

7- Traduzindo a descrição de Zygarde na Pokédex das versões Y e AS: "Acredita-se que, das profundezas da caverna onde vive, ele está monitorando aqueles que destroem o ecossistema.". Falando especificamente da vida humana, temos aqui uma possível metáfora à gravidez, haja visto que o zigoto prende-se ao útero da mãe, que funciona como uma caverna, para se desenvolver.

Zygarde na Terminus Cave. Versões X/Y. 

Essas são minhas observações sobre esse mistério que vem agitando a comunidade Pokémon. Existem diversas referências, todas válidas, espalhadas pelas internet. Qual a opinião de vocês? E a pergunta que não quer calar... Para vocês: quem, de fato, é Zygarde?

31 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Minha teoria: Zygarde é um grande ecossistema, formado por milhares criaturas verdes como aquela que vai aparecer no act IV , isso explica porque ele é o guardião dos ecossistemas, acredito que tanto a criatura pequena, quanto a criatura gigante serão classificados formas de zygarde, tipo: micro-zygarde e mega-zygarde

    ResponderExcluir
  2. Scrapper_Link14/08/2015, 08:15

    Teoria interessante, parabéns. Praticamente todos os pontos analisados fazem sentido, com exceção (na minha opinião) de Xerneas e Yveltal serem pais de Zygarde. Mas será que a série Pokémon abordaria assuntos como esse para explicar a origem de certos Pokémon? Nem mesmo a história por trás do cruzamento entre pokés e origem dos ovos é tão explícita. De qualquer forma, é uma teoria bastante interessante e intrigante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Link! A questão da paternidade de Xerneas e Yveltal não vejo como literal. Quero dizer que Zygarde pode ser originado de Xerneas e Yveltal de alguma forma (Uma guerra entre os dois Pokémon, por exemplo), não necessariamente pelo cruzamento dos dois, entende?

      Excluir
  3. Acho que tem mais uma coisa a favor dessa teoria. Assim como espermatozoides só possuem metade do material genético, esses bichinhos só possuem um olho desenvolvido, apesar de terem um local pro outro olho.

    ResponderExcluir
  4. mano muito foda essa materia mas eu so desconfio de uma coisa se o anime ja mostrou uma 'briga' entre esse dois como eles iriam inventar uma historia de que esses dois se amam?


    PS:a materia ficou muito da hora veifiquei curioso

    PSS: to ancioso pela materia de qual e o team do ash

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não penso que Zygarde seja originado do cruzamento entre os dois, mas por algum outro meio (uma guerra entre Yveltal e Xerneas, por exemplo). Obrigado pelo seu comentário!

      Excluir
  5. zygarde e um pokemon

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essa teoria!!! Seria legal se lendários pudessem ter filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manaphy? phione?

      Excluir
    2. Pois é, Bruno! Lendários não podem procriar através do cruzamento, salvo o caso do Manaphy que gera o Phione. Por esse motivo, acho muito pouco provável que o Zygarde seja filho de Yveltal e Xerneas por meios convencionais, como o cruzamento. Acho que se a teoria for verdadeira, Zygarde foi gerado por outra situação, como uma batalha entre Yveltal e Xerneas, por exemplo.

      Excluir
    3. Lugia tem um filho bebe. Apareceu no anime em johto.

      Excluir
    4. Lugia tem um filhote no anime, no jogo isso é impossível.

      Excluir
  7. Sensacional.... a análise foi perfeita!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o zygarde consegue monitorar tudo se dividindo nesses bichinhos verdes, até porque os dois têm uma clara relação a partir desse hexágono nas costas desse bichinho verde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! É uma teoria bem plausível! Obrigado ^-^

      Excluir
  9. Sei que não tem a ver com o assunto da matéria, mas gostaria de pedir uma matéria sobre os golpes aprendidos por tutor. Eu vejo em pokedex da internet esses golpes que os pokemon aprendem por tutor e não sei como que faz eles aprenderem. Vocês podem fazer? Se já tiver uma matéria sobre isso eu peço que mandem o link aqui. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  10. Acho que os ¨bloobs¨ e o zygarde são o mesmo pokemon, porém estao dividios. Partindo do principio dos dragões de Unova, creio que zygarde se dividiu para que os bloobs monitorem o ecosistema e quando as coisas ficarem complicadas eles todos se juntam e Zygarde volta a sua forma de origem( aquela silhueta gigante).

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa que ninguem notou e que existem cinco "tentacúlos" nas costas de zygard cujo possuem dois losangos cada, similares a olhos. Coincidência ou não vemos apenas cinco criaturas verdes, q sao similares a cobras.
    Em Pokemon BW2 vemos a fusão de lendários, formando um único pokemon. Será que essas criaturas vão se fundir com mais algo e formem zygard?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado! Acredito que elas se fundirão para formas Zygarde sim. A questão que permanece no ar é: caso aquele pokémon grande que aparece também no tease seja, de fato, Zygarde, como ele se transformará naquilo?

      Excluir
  12. teoria interessante,

    ResponderExcluir
  13. Acho que cinco dessas criaturinhas juntas formam um Zygarde.

    ResponderExcluir
  14. Então, se eu "retirei" o Zygarde da Caverna, a caverna "abortou"?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال