XnálYse: Unown


Olá, pessoal! Tudo bom? Sabem que dia é hoje? Eu não faço a mínima ideia, apenas que é o fim da semana e isso quer dizer que é hora de XnálYse comigo. Para hoje, temos algo bem mais curtinho e rápido. Além disso, teremos também o resultado do sorteio da última análise. Antes de tudo, vamos falar um pouquinho.
- O Pokémon de hoje é o Unown. Apesar de ser pouco conhecido competitivamente, sempre aparece em batalhas aleatórias no Pokémon Showdown.
- Para conferirem o resultado do sorteio, leiam a matéria até o fim.
- Essa foi uma semana bastante conturbada, inclusive pra mim em relação ao site.
- Sei que algumas pessoas acabam não gostando quando trago questões muito pessoais para o site. Todos que sempre me acompanham sabem que gosto de fazer algo nesse sentido pra que possa compartilhar opiniões e pensamentos com todos, bem como gosto bastante quando recebo.
- Não pude responder aos comentários de todos pelo Facebook. Isso aconteceu porque estou viajando e não consegui visualizar bem tudo do site ao longo dos dias.
- Deixem comentários essa semana trazendo formas de melhorarmos o quadro e a PBN, coisas que gostariam de ver e sentem falta aqui.
- Um extra: chateado com a demora das empresas transportadoras que fazem entregas para os sites, além dos Correios não ficarem para trás também. O serviço falha miseravelmente nesse sentido.
- Hoje, não teremos trilha (chorando). Mas vamos nos divertir! ROAAAAR!



Unown


Tipo: Psíquico

Base de stats:
HP - 48
Ataque (ATK) - 72
Defesa (DEF) - 48
Ataque especial (SP ATK) - 72
Defesa especial (SP DEF) - 48
Velocidade (SPD) - 48
Total: 336

Overview:
Unown, o Pokémon Símbolo, é uma das mais misteriosas espécies existentes na franquia. Sua principal característica é a grande variedade de formas. Unown ganha o título de Pokémon com maior número de diferentes aparências. Segundo relatos, eles existem desde os tempos mais antigos. Estão sempre relacionados a ruínas e paredes, dentro das quais costumam viver. Suas diferentes formas constituem um padrão similar ao de hieróglifos. Algumas pessoas no mundo Pokémon afirmam que esse padrão deu origem à escrita. Quando um único Unown aparece, seu potencial é frágil. Se dois ou mais surgirem, são capazes de liberar um alto poder psíquico. Em batalha, é uma opção realmente duvidosa. Seu único movimento, Hidden Power, não fornece potencial sozinho. Entretanto, permite que Unown se renda a uma estratégia de grande força especial. Ele não ganha espaço em batalhas OU, mas pode ser um ás em NU.


Habilidade:
- Levitate (normal): o Pokémon se torna imune a golpes do tipo terra.

Antes de falar qualquer coisa a respeito de Levitate, cabe dizer que toda imunidade recebida é muito bem-vinda. Essa é uma habilidade extremamente recorrente e popular em Pokémon. Seu maior problema é a aplicação duvidosa em batalha. Normalmente, surge em Pokémon que não necessitam dela realmente, caso de Unown e Flygon. Levitate não interfere diretamente na posição de combate de Unown, apenas garante a imunidade aos golpes do tipo terra/solo e retira a possibilidade de algo mais eficiente ser usado.

Prós:
- Se tiver uma boa aplicação, sua ofensiva especial pode ameaçar;
- Tá calor, né? Unown não tem prós fortes.

Contras:
- Todos os seus stats são reduzidos, com quatro sendo muito baixos;
- Sua habilidade é pouco funcional em seu caso;
- Um único movimento é algo preocupante;
- Unown não pode breedar (nem com Ditto), algo semelhante aos lendários;
- A versão W não é tão legal. :'(



A-B-C, easy as 123
- Hidden Power (psíquico / fogo)
- -
- -
- -
Item: Choice Specs
Habilidade: Levitate
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 HP, 4 DEF
Nature: Modest
Como Unown só possui um movimento e uma habilidade, sua estratégia é, fundamentalmente, a mesma. A ideia do nosso único set de hoje se resume a aumentar ao máximo sua base de ataque especial, seja pela nature ou EVs, para que consiga tirar proveito ao máximo possível de Hidden Power. Gostaria de aproveitar a chance para explicar como esse golpe funciona. HP é um movimento de dano do tipo normal e com uma base de poder baixa, sem efeito secundário. A diferença dele está na forma como muda de tipo em cada Pokémon. Por mais que seja registrado como normal, seu tipo varia de Pokémon para Pokémon conforme cálculos realizados sobre seus valores individuais. Cada valor possível (variando de 1 a 16) corresponde a um tipo. Em outras palavras, cada valor individual de um Pokémon, especialmente pelos IVs sempre variantes, faz com que ele possa realizar um HP de um diferente tipo. Devem ter reparado que mencionei números de 1 a 16, mas existem 18 tipos. Por que isso acontece? Porque Hidden Power nunca será normal ou fada conforme valores individuais. Lembrando que IVs não podem ser modificados, eles vêm quando um Pokémon é gerado nos jogos; logo, o HP também não poderá ter seu tipo mudado. Ele é bastante usado como cobertura e como preenchimento de sets. Para Unown, HP psíquico é melhor, graças ao STAB (ao contrário do que se pensa, Hidden Power também garante STAB de acordo com seu tipo, nunca normal). Outra forma de pensarmos aqui é fogo, surpreendendo eventuais insetos e metálicos.


Checks, counters e considerações finais:
- É bastante difícil determinar quais os principais aliados e oponentes para Unown. Ele não se encaixa em nenhum time oficialmente. Entretanto, Durant, Scizor e Blissey são bons rivais para ele.

- Gosto muito do misticismo envolvendo Unown e o pouco que se conhece em torno de sua relação com a escrita ou poderes psíquicos. Sua ausência em batalha e o comportamento frágil o tranaformam em um Pokémon totalmente esquecido (o que é plausível).

Resultado do sorteio - Salamence shiny e Pawniard competitivos

Sem querer enrolar muito, gostaria de explicar como todo o sorteio aconteceu. Assim que os formulários são enviados, um número é gerado e posso sortear os vencedores. E os ganhadores dessa semana são:
- Salamence shiny competitivo: WANDERSON ANTERO
- Pawniard competitivos: CARLOS HENRIQUIS GONÇALVES, ANDRÉ OLIVEIRA, EVANDRO CONTREIRAS, RODOLFO GOMES, JOÃO ISAIAS DE CARVALHO

Entrarei em contato com cada um dos seis a partir de segunda para que possam receber os prêmios. Todos terão até a próxima quinta para retirarem os Pokémon. Parabéns a todos! Fiquem atentos às caixas de mensagens de vocês e poderão ser os ganhadores.

E é isso, meninos e meninas. Espero que tenham gostado da análise simplificada de hoje. Deixem comentários com sugestões para as próximas semanas, dicas para Unown, informações para o quadro e muito mais. Obrigado por lerem! Até mais! o/

10 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Tai um pokémon esquecido que nunca foi usado no competitivo que merece uma mega evolução pra se levantar das cinzas igual foi kangaskhan com a ability parental bond

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O remédio que aplicaram no Kangaskhan foi muito milagroso. Ele precisa vir pra esses Pokémon esquecidos mesmo. Só o Showdown resgata Unown e sazonalmente. A mega seria uma ótima solução realmente.

      Excluir
  2. Rumores de Mega Pigeot e Mega Beedril.... Será desta que o Pidgeot do Ash regressa!?!??
    Poderia ser a sua Mega Evolução... Eu continuo a achar que se o Ash fizer a Mega Evolução será o Mega Charizard Y, mas era bom ver o Pidgeot a voltar.... Saudades daquela gang: Pikachu, Charizard, Squirtle, Bulbasaur e Pidgeotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito difícil que o Pidgeot retorne para o Ash, quase que impossível. Em parte, não consigo acreditar que o Ash terá alguma mega, sinto que não é algo ao alcance dele por enquanto. Caso tenha, deve girar em torno de Charizard sim, com menor possibilidade de Sceptile e Heracross.

      Excluir
  3. Mesmo com um único set, mesmo com a simplicidade do pokémon, a postagem da semana continua espetacular. Parabéns, Will!

    Não sou fã de Unown, desde a época Gold que detestava ter que andar pelas ruínas com uma chuva deles aparecendo toda hora! Mas a análise foi interessante por dois motivos: trouxe um pokémon pouco usado e nada valorizado, além de explicar toda a sistemática do Hidden Power (que também não curto) dentro do jogo.

    Vc foi fantástico, como sempre!! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thi, eu falo isso todo dia, mas não canso: você é um bobão. Muito obrigado por estar sempre presente e obrigado também pelos elogios sempre! :3

      Vez ou outra, falamos tanto de algumas mecânicas mais técnicas dos jogos e muita gente fica em dúvida. Acho legal tirar um tempinho dentro das análises pra explicar um pouco sobre isso tudo. Poxinha, vai que você encontra um Unown W e pode me homenagear.

      Obrigado de novo, trem! <3

      Excluir
  4. Faz uma Xnálize de Licklick pra mim pf :)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال