XnálYse: Accelgor e Escavalier

Olá, moçxs! Tudo bom? Animados com a chegada das férias? É hora de irem à praia. No meu caso, vou viajar e ver meus pais depois de meses <3 . Mas antes de viajar, que vocês acham de uma XnálYse dupla? Essa semana, decidi atender a mais um pedido e fazer Accelgor e Escavalier, a dupla de insetos mais curiosa de toda a franquia Pokémon. Antes de começarmos, vou falar um pouco:
- A Liga da PBN está incrível! É muito bom ver a quantidade de excelentes batalhas e inúmeras estratégias. O mais curioso é a forma que, mesmo com Pokémon parecidos, os treinadores conseguem encaixá-los em situações diferentes, extraindo o máximo deles.
- A XnálYse de hoje foi um pedido do Daniel Pereira. Obrigado, Daniel!
- Nossa trilha de hoje é especial. Deem o play AQUI e venham comigo!
- Aproveitem!
- ROAAAR!

Accelgor

Tipo: Inseto

Base de stats:
HP – 80
Ataque – 70
Defesa – 40
Ataque especial – 100
Defesa especial – 60
Velocidade – 145
Total: 495

Overview:
Accelgor, o Pokémon Fora da Concha, é responsável pela evolução mais diferente existente no mundo Pokémon. Quando Shelmet e Karrablast são trocados um pelo outro, evoluirão em Accelgor e Escavalier, respectivamente. Accelgor possui muitas características de um ninja, seja por seu corpo esguio e velocidade ou pelas fitas que o envolvem. Ele se torna muito rápido graças à perda da concha de Shelmet. Por conta disso, pode ser ágil, mas muito sensível. Se seu corpo desidratar, ele perderá a força. Então, costuma se envolver em diversas camadas de uma membrana semelhante a uma fita. Em batalha, Accelgor é um Pokémon com uma grande ofensiva e ameaça os adversários com muito poder especial. Sua velocidade é a segunda maior dentre os Pokémon não lendários e em formas normais. Entretanto, sua base defensiva impede que dure em batalha caso não derrote o oponente em um só golpe. 


Habilidades:
- Hydration (normal): cura problemas de status se estiver chovendo.
- Sticky Hold (normal): previne que o Pokémon tenha o item roubado ou retirado.
- Unburden (oculta): dobra a velocidade se o item for consumido ou perdido.

Prós:
- Atua como um Pokémon extremamente ofensivo, graças às altas bases de velocidade e ataque especial;
- Acesso a importantes movimentos de status, como Spikes, Guard Split, Encore;
- Consegue utilizar movimentos de recuperação (Giga Drain e Recover);
- É capaz de realizar OHKO facilmente.

Contras:
- Defesas muito baixas, tornando vulnerável a qualquer tipo de ataque;
- Suas habilidades não permitem variedade de sets e não interferem diretamente em suas capacidades de batalha.

Tudo é singular, tudo dói
- Bug Buzz
- Giga Drain
- Focus Blast
- Pursuit
Item: Focus Sash / Choice Specs
Habilidade: Hydration
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest
Muitos podem estranhar esse set devido à presença de um golpe físico e dos 6 IVs com valor 31. Mas ele é a utilização básica e mais comum para um Accelgor, mostrando sua função ofensiva e ágil na batalha. Como já mencionei, esse Pokémon possui uma grande base de velocidade e  seu ataque especial pode nocautear rapidamente muitos adversários. Começamos com seu STAB mais poderoso, Bug Buzz. Esse movimento requer duas observações importantes. A primeira é quanto a sua propriedade secundária: ele pode diminuir a defesa especial do oponente; com a defesa especial diminuída, o adversário fica cada vez mais frágil a Accelgor. A segunda observação é o fato de ser um movimento de som; movimentos de som ignoram barreiras como Substitute e atingem o adversário normalmente, mas também não afetam Pokémon que possuem Soundproof (mesmo que essa não seja uma habilidade comum). Accelgor conta, em seu segundo slot, com Giga Drain. O golpe irá oferecer cobertura contra certos tipos de Pokémon difíceis de serem vencidos, como rocha, além de restaurar o HP. Seu terceiro movimento é sua cobertura oficial: Focus Blast. Focus Blast não possui alta precisão, mas garante que tipos como rocha, metal e gelo sejam combatidos. Por fim, seu único golpe físico acessível, Pursuit. Esse movimento não causa grande dano ao adversário, já que Accelgor não possui um alto ataque. Entretanto, é interessante para lidar com alguns tipos de Pokémon que queiram sair de campo.

Captain Falcon
- Spikes
- Infestation
- Guard Split
- Giga Drain
Item: Leftovers
Habilidade: Hydration
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
É difícil pensarmos em uma estratégia para Accelgor que envolva, predominantemente, movimentos de status. Mas trago uma opção para vocês. O primeiro movimento é Spikes, o entry hazard mais estável existente. Com Spikes, Accelgor atira espinhos no campo do oponente e cada vez que um Pokémon entrar na batalha receberá dano que varia de acordo com a quantidade de vezes que os Spikes foram usados (máximo de 3 - 25% de dano no HP). Apesar de Accelgor possuir Bug Buzz como STAB mais importante, tendenciosamente o mais poderoso e único com poder elevado, ele também tem acesso ao novo movimento inseto Infestation. Esse golpe funciona como o já conhecido Whirlpool, mas com  poder menor. Infestation prende o oponente em campo e causará dano (12,5% do HP máximo) por alguns turnos. Como o Pokémon não conseguirá escapar da batalha por estar preso, Accelgor pode se aproveitar e compartilhar suas baixas defesas através do uso de Guard Split. Esse é um movimento que funciona criando uma média entre as defesas de Accelgor e do oponente. Dessa forma, Accelgor terá suas defesas aumentadas e o oponente perderá pontos. Então, é o momento fundamental para atacar com Giga Drain e restaurar o próprio HP.

Amanda Lepore
- Guard Split
- Substitute
- Baton Pass
- Bug Buzz
Item: Leftovers
Habilidade: Hydration
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest
E mais uma vez, encontramos Accelgor como um Pokémon de função de status em batalha. Um de seus movimentos de maior destaque é o Baton Pass, que passa alterações de stats e substituições (além de outras coisas) para um aliado. E é em torno dele que trabalhamos o terceiro set. Dessa vez, Guard Split retorna como um movimento de grande importância. Como ressaltado no set anterior, ele cria uma média entre as defesas do usuário e do adversário. Guard Split servirá para aumentar as defesas de Accelgor (baixas) e diminuir as do oponente. Assim que ele obtiver uma vantagem defensiva, poderá usar o movimento Substitute e criar uma doll em batalha a custo de 25% do HP. Esse substituto receberá o golpe e poupará Accelgor de possíveis nocautes. O grande diferencial aqui está na parceria Guard Split + Substitute. Em condições normais, seu substituto seria facilmente rompido graças às baixas defesas. Mas ele se torna útil assim que o Pokémon aumenta seu potencial em batalha. Ele poderá passar a doll para um aliado através de Baton Pass, principal movimento desse set.  Por fim, encontramos Bug Buzz, o único STAB de Accelgor que possui um poder maior em batalha.

Lakitu
- Bug Buzz
- Sludge Bomb
- Focus Blast
- Final Gambit
Item: Focus Sash / Choice Specs
Habilidade: Hydration
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 56 SPD, 200 HP
Nature: Modest / Timid
Finalizamos hoje com mais um set voltado para a função sweeper em batalha. Ele possui apenas golpes especiais e consiste em uma estratégia de atacar o máximo que puder e com golpes de diferentes tipos, oferecendo uma cobertura interessante contra a maioria dos Pokémon existentes. O set começa com o STAB funcional Bug Buzz. Vale ressaltar mais uma vez que esse movimento possui chance de diminuir a defesa especial do adversário, além de burlar substituições e ser barrado por Pokémon com Soundproof. O segundo movimento é o Sludge Bomb, que possui efeito secundário de envenenamento e consegue combater tipos difíceis de Accelgor lidar normalmente, como fada. O terceiro slot é preenchido por Focus Blast. Esse é um movimento com média precisão e deve ser sabiamente usado. Ele é a melhor forma de cobertura para Accelgor, já que consegue romper adversários dos tipos rocha, metal e gelo. Por fim, um golpe pouco convencional, mas eficaz: Final Gambit. Final Gambit é uma espécie de camicase Pokémon. Com ele, Accelgor desmaia imediatamente, mas o adversário sofrerá dano igual à quantidade de HP sacrificada. Apesar de causar faint no usuário automaticamente, é um sacrifício que pode lidar com os adversários mais resistentes e difíceis de combater.


Checks, counters e considerações finais: 
- Accelgor é um Pokémon com defesas totalmente insólitas e isso requer o uso de parceiros que cubram suas fraquezas a qualquer momento que precisar. Isso pode ser feito através de Pokémon com alta base defensiva, como Mandibuzz, ou com sweepers que lidem melhor com os Pokémon mais trabalhosos.

- Não é difícil derrotar Accelgor. Apesar de sua velocidade gigantesca e quase invencível, qualquer Pokémon com  boa  base defensiva e que resista à maior parte dos movimentos poderá derrotá-lo. São algumas opções Conkeldurr, Excadrill, Blissey, Dusknoir, Probopass.

- Apesar  de suas baixas defesas, Accelgor é capaz de causar um grande estrago no time adversário. A maneira como ele será usado depende de cautela.

Escavalier

Tipos: Inseto / Metal

Base de stats:
HP – 70
Ataque – 135
Defesa – 105
Ataque especial – 60
Defesa especial – 105
Velocidade – 20
Total: 495

Overview:
Escavalier, o Pokémon Cavalaria, é a forma evoluída do Karrablast. Quando um Karrablast  e um Shelmet são trocados, a concha de um irá passar para o outro e isso permitirá a evolução de ambos. Por Escavalier ficar com a concha, seu corpo se torna pesado, mas muito resistente. A carapaça cobre seu corpo completamente. Quando enfrenta os mais diversos oponentes, ele encara com um olhar malvado. Escavalier possui duas lanças que servem para atacar o adversário. É comum vê-lo correndo e atingindo os adversários com as lanças. Escavalier parece ter sido baseado em um cavaleiro medieval. Sua postura  se assemelha muito à de um homem montado sobre um cavalo e que carrega consigo espadas para golpear os oponentes. Em batalha, ele é um incrível tank, já que conta com altíssima base defensiva e ofensiva, mas sem velocidade. Escavalier está entre os 10 Pokémon mais lentos, o que faz com que ataque depois quase sempre.



Habilidades:
- Swarm (normal): aumenta em 50% o poder de golpes do tipo inseto quando o HP estiver menor que 1/3.
- Shell Armor (normal): protege o Pokémon de sofrer golpes críticos.
- Overcoat (oculta):  protege o Pokémon de granizo, areia, movimentos de pó e esporos.

Prós:
- Sua defesa é quase inquebrável;
- Seu alto ataque permite que lide bem com os Pokémon mais resistentes;
- Peça-chave em um time de Trick Room;
- Aprende importantes movimentos, como Knock Off e Pursuit;
- Possui apenas uma fraqueza (fogo), uma imunidade (veneno) e oito resistências;
- Idade Média *-*

Contras:
- Sua velocidade impede que ataque antes e se aproveite de efeitos secundários de movimentos como Iron Head;
- Sua única desvantagem (fogo) é quádrupla;
- Eu ainda não consegui ter um :'(

R-E-S-P-E-C-T
- Swords Dance / Pursuit
- Megahorn / X-Scissor
- Iron Head
- Knock Off
Item: Life Orb / Choice Band
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 HP, 28 DEF, 28 SP DEF 
Nature: Adamant
O primeiro set para Escavalier começa com uma observação importante e crucial para sua força em batalha: o item. Seu primeiro movimento deverá variar de acordo com o item escolhido para a batalha. Ambos aumentarão o poder de batalha do Pokémon, mas com um efeito colateral: Life Orb consome 10% do HP a cada turno que um golpe é usado; Choice Band só permite o uso de um único movimento (descarta o uso de movimentos de status, como Swords Dance). O primeiro slot pode conter dois diferentes movimentos, Swords Dance ou Pursuit. Enquanto o primeiro aumenta o ataque em dois estágios (2X ou 100%), o segundo será voltado para combater adversários que tentem fugir de combate. Como segundo movimento do set, a melhor opção é um STAB do tipo inseto. Através de Megahorn, Escavalier terá acesso a um golpe com muito poder e precisão média (85%). Caso opte por X-Scissor, existe estabilidade na precisão, mas poder inferior. O penúltimo movimento é seu melhor STAB metálico, Iron Head. Para que tenha seu efeito secundário (causar flinch) ativado, é necessário que Escavalier ataque anteriormente. Isso só é possível em um time de  Trick Room. Por fim, Knock Off será útil no desarmamento de itens adversários.

Laranja Mecânica
- Substitute
- Toxic
- Knock Off
- Megahorn / X-Scissor
Item: Leftovers
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 200 ATK, 28 DEF, 28 SP DEF
Nature: Impish / Careful
Quem não adora chatear os adversários e derrotá-los pela paciência? Esse set é um representativo disso e consiste em esconder Escavalier atrás de uma proteção enquanto o oponente cai lentamente. A proteção escolhida pode ser Substitute. Apesar de esse movimento funcionar  ao custo de 25% do HP, pode ser combinado com o item Leftovers. As altas defesas de Escavalier e um alto investimento de EVs em HP garante que sua substituição dure por, no mínimo, dois turnos. O segundo movimento é aquele responsável por fazer com que o adversário sofra turno após turno: Toxic. O envenenamento provocado por ele é diferente (badly poison) e dobra a cada turno que passa. Uma das principais preocupações aqui é quanto aos rivais venenosos ou metálicos, já que não sofrerão com envenenamento. Caso tenha que lidar com algum assim, é preferível substituir o Escavalier. O terceiro movimento é Knock Off, importante peça em uma batalha para derrubar alguns possíveis itens adversários, como Leftovers ou Toxic Orb. Por fim, encontramos o mesmo embate anterior sobre o STAB inseto, situado entre Megahorn (alto poder e média precisão) e X-Scissor (médio poder e alta precisão).

Azealia Banks
- Drill Run
- Poison Jab
- Fell Stinger
- Knock Off
Item: Choice Band / Occa Berry
Habilidade: Swarm
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 200 HP, 28 DEF, 28 SP DEF
Nature: Adamant
Encerramos Escavalier com um set alternativo para seu desempenho básico em batalha: atacar com o máximo de força que puder, mas usando movimentos que o adversário não espera. Inicialmente, temos Drill Run. Esse golpe do tipo terra oferece o efeito secundário de facilitar golpes críticos. Infelizmente, ele não pode ser obtido na 6ª geração, mas sim transferindo de  BW. Além de Drill Run poder se tornar um golpe crítico mais facilmente, ele oferece cobertura ao tipo fogo, principal dificuldade de Escavalier, já que seus movimentos dos tipos inseto e metálico causam dano reduzido em Pokémon de fogo. O segundo slot é ocupado por Poison Jab. Seu grande destaque está situado no fato de poder causar envenenamento simples ao adversário. De forma geral, Poison Jab não é um dos grandes destaques de Escavalier. Sua performance não possui destaque, mas garante ajuda em batalha  e pode resgatar de situações difíceis. O terceiro movimento é uma novidade da geração XY: Fell Stinger. Muitos ainda não conhecem esse golpe, mas é uma importante peça em Pokémon insetos físicos. Quando um Pokémon é derrotado por Fell Stinger, o ataque do usuário será elevado em dois estágios (efeito de Swords Dance). Isso implica que esse golpe trabalha, essencialmente, em adversários com baixo HP e se torna cada vez mais poderoso. Por fim, Knock Off é o movimento mais importante de Escavalier.


Checks, counters e considerações finais:
- Escavalier é capaz de funcionar em uma série de diferentes times. Sua estratégia consiste em estar ao lado de Pokémon que usem Trick Room, como Reuniclus. Uma estratégia possível é combiná-lo dentro de uma equipe baseada em tempestade de areia, ou seja, Hippowdon é um parceiro óbvio nesse sentido.

- Escavalier é uma das paredes mais poderosas de Pokémon, já que concentra uma base defensiva absurda. Dessa maneira, é difícil encontrar alguma forma de derrotá-lo. De forma geral, uma das melhores opções é submetê-lo à condição de status queimadura (burn). Burn retira HP gradualmente, além de cortar pela metade a base de ataque do Pokémon que sofre com ela.

- Esse Pokémon possui um set limitado e que impossibilita grandes variações. Por esse motivo, algumas de suas performances são esperadas em combate, como Knock Off, Iron Head e Megahorn. Mesmo assim, Escavalier consegue provocar grande estrago aos times adversários, principalmente através do aumento de poder obtido com Choice Band.

E é isso aí, meninxs! O que acharam da análise dupla de hoje? Como puderam ver, o número de sets para Escavalier foi menor que o normal (passei de 4 para 3), mas ele é um Pokémon difícil de criar estratégias diferentes. De toda forma, vocês usam Escavalier ou Accelgor? Como usam? Deixem mais sets nos comentários. Não se esqueçam de uma coisa: faça como o Daniel Pereira e peçam Pokémon para futuras análises. Então, até mais!

14 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. tenho um treinado top 5 que ganhei no wonder trade! fiquei muito feliz quando vi que ele veio com drill run e knock off

    ResponderExcluir
  2. escavalier com focus sash também é útil e inesperado, ja que Megahorn vai ter um boost, vai ser fácil matar o oponente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do Focus Sash é a grande defesa de Escavalier, ou seja, ele é muito dificilmente derrotado em OHKO. Pra se ter noção, ele é capaz de resistir a uma Lava Plume de Heatran e só ser derrotado após dois golpes.

      Excluir
  3. cara, muito obrigado! adorei a análise!
    escavalier se tornou um dos meus pokemon favoritos assim q surgiu, mas nunca soube como utilizá-lo melhor em batalhas. agora com essas dicas eu sei q ele vai se tornar um dos meus melhores pokemon!
    e de quebra ainda vou tentar completar com o accelgor, q tbm é demais!
    vlw msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que bom que gostou! Escavalier é mesmo muito legal. Espero que vença todas as batalhas com ele. ;)

      Excluir
  4. Poxa Will sou seu fã! Nada contra o outro que faz xnalyse, mas você sempre coloca vários sets além de serem bem úteis. Simplesmente amei haha
    Existe 3 Pokes que tento treinar mas não consigo achar um moveset bom pra eles. São a dupla de leões: Luxray e Pyroar e o pokemon Panda Pangaro (que é facilmente levado por fadas e outros).
    Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Drago e eu temos visões bem diferentes dos Pokémon e isso permite que as XnálYses sejam completas com nós dois haha. Mas sobre esses Pokémon, sugestões anotadas. O caso do Pangoro é complicado, pode optar pela Roseli Berry pra evitar problemas com fadas, mas pensando que isso te priva de Choice Band, Expert Belt ou Life Orb.

      Excluir
    2. Possuem visões diferentes porém vc sempre da dicas dr 3-4 movesets, já ele se der dois é muito. E dependendo do moveset, certo pokemon pode ou não se encaixar em um time, o que nesse caso implica em quanto mais dicas melhor a análise.

      Excluir
  5. estou no 4 gym de black2 agora e go karrablast,valeu ajudando sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Go, Karrablast! Espero que ele seja muito forte no seu time.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال