Review: Pokémon XY028 (ou 029)


Bom dia, galera!!
Sentiram minha falta?? Logo sexta eu fiquei sem Internet e só voltou ontem, então estou postando a review que fiquei devendo e vou TENTAR fazer uma postagem extra durante a semana para compensar, mas não prometo nada hehe
No mais, agradeço a todos os comentários de vocês, meus leitores fiéis e pra quem tá chegando agora, vc pode ler as reviews e as outras matérias do Sir Charizard, eu mesmo, no Vale Charicífico clicando aqui.
Respondendo alguns comentários:
Anônimo #3, podem rolar matérias de temporadas passadas de vez em quando, mas agora eu tenho andado bem ocupado. Uma review por semana já dá mto trabalho, acredite! Mas tenho planos de, no futuro, tentar falar dessas coisas vez ou outra.
Ale, gostei do seu ponto de vista sobre a aparição do Mega Gardevoir de Diantha ter sido mais discreta. Realmente faz sentido e espero que você também esteja certo sobre uma aparição futura que realmente nos mostre do que a Mega Evolução de uma Campeã é capaz.
Abraços a todos o//

XY028/ Episódio 832 – Ta-da! Um Falso Ash Aparece!!


Quando se é um fã de Pokémon há 15 anos como eu, você acaba meio que se acostumando ao fato de que o anime nunca vai de encontro às suas expectativas. Não adianta. Mesmo Diamond & Pearl, que foi minha série favorita, me decepcionou em vários pontos, mas aí eu me pergunto: por que eu (que sou muito chato com as coisas, reconheço) insisto em ter expectativas? Porque existem episódios como “Ta-da! Um Falso Ash Aparece!!”. Apesar de o título ter o nome do Ash e fazer alusão à forma como Jessie imita Serena, os grandes astros aqui são, surpreendentemente, Clemont e a Equipe Rocket personagens para os quais um momento como este era mais que necessário! Se você tem um trio de vilões que utiliza mechas na grande maioria de seus ataques e um novo personagem cuja especialidade, por acaso, é criar mechas; juntá-los é preciso. A necessidade de um episódio para esses personagens é ainda maior se você considerar que o jovem inventor, que é o meu personagem favorito da nova série, andava bastante apagado nessa terceira dezena de capítulos e os bandidos têm oscilado entre momentos de grande relevância e momentos de pura chatice. Além disso, o retorno de sua missão primária de pegar o Pikachu tem feito com que os roteiristas usem-nos de forma nada inspirada para preencher minutos de episódios.


Verdade seja dita, se muitos episódios de Pokémon XY se salvam pela interação do nosso quarteto de heróis, o mesmo não pode ser dito do trio de vilões. “Ta-da! Um Falso Ash Aparece!!” se destaca justamente porque não se trata da sua típica história de Pokémon com uma Equipe Rocket intrusa aparecendo no final para estragar tudo e isso já fica em evidência ao já iniciar com os vilões atacando os pirralhos! Se tem uma coisa que episódios como “O Rei Meowth!”, “Arranjando Encrenca” e “Quem Deve Paga” nos ensinaram é quando já começa assim, é porque o desenrolar vai ser ainda mais interessante! O roteirista Yukiyoshi Ohashi (O Sinistro Abrigo da Chuva! Espurr Viu Tudo!!) consegue desenvolver uma história intrigante que não apenas mostra como o trio pode representar uma ameaça real, mas também uma cheia de personalidade. Uma combinação implacável!
Do lado oposto aos Rockets, temos Clemont, o Líder de Ginásio inventor se junta a Ash na batalha com um novo Aparato Clemôntico: a Máquina Que Absorve Qualquer Golpe que, bem, é uma máquina que absorve qualquer golpe – o nome é só uma descrição~ Desta forma, ele facilita a vitória de Ash, que resgata Pikachu e faz os Rockets decolarem de novo. Os bandidos ficam injuriados, claro, James reclama que é injusto usar um dispositivo como aquele numa batalha (Santa Hipocrisia, rogai por nós), mas logo Jessie tem um plano e o partilha com seus amigos aos cochichos. E então temos a novíssima abertura 9,8/10 – eu realmente não sou muito fã da voz desse cantor, galera - sobre a qual comentarei mais tarde. Em seguida, vemos Jessie, James, Meowth e Inkay aterrorizando a cidadezinha mais próxima disfarçados de Ash, Serena, Bonnie, Pikachu e Dedenne forçando batalhas conta criancinhas e enchendo a pança sem pagar a conta e, claro, fazendo questão de gritar que são Ash da Cidade de Pallet, Serena da Cidade de Vaniville e Bonnie da Cidade de Lumiose.
Eu simplesmente AMEI como os Rockets retratam cada um dos protagonistas! É simplesmente hilário vê-los não apenas disfarçados, mas também como eles atuam como seus oponentes de todo dia, não apenas cometendo crimes em seu nome, mas ridicularizando-os. Eu achei divertidíssimo a forma como eles dizem de que cidade são, como uma réplica bastante exagerada da forma como Ash se introduz, adorei Jessie ter inventado um jargão bobo para Serena quando ela já demonstrou o quanto ela não gosta desse tipo de coisa – lembra dos irmãos do Chateau da Batalha? –, achei fantástico como Meowth controla um fantoche de Dedenne descaradamente e o MELHOR: INKAY VESTIDO DE PIKACHU! Além de ser incrivelmente engraçado de tão absurdo que é ver Inkay vestido de Pikachu voando numa fantasia nada convincente, eu acho fantástico como o Pokémon tenta imitar o som de Pikachu usando a parte de seu nome que se assemelha ao nome de Pikachu ~ika (de Maaiika, do nome japonês). Ele tem o tipo de personalidade que faltava aos Pokémon dos vilões desde BW.
Rapidamente, os vilões mancham a reputação de Ash e cia antes mesmo que eles pisem na cidade e logo nossos heróis são confrontados com reclamações das pessoas lesadas pela Equipe Rocket, ao ponto de serem logo convocados pela Policial Jenny. E eu fiquei sinceramente chocado ao ver que esta deve ter marcado a estreia da primeira policial realmente competente da região de Kalos! Em vez de já chegar enlaçando as crianças, a moça é sensata o suficiente para fazer aqueles que os denunciaram se certificarem de que aqueles eram realmente os meliantes que lhes haviam lesado – o que eles não são capazes de fazer porque (incrivelmente) percebem que há diferenças entre eles. Ainda assim, Jenny pede que Ash, Serena e Bonnie lhe acompanhem até o centro policial para esclarecerem a situação e Clemont é deixado para trás sem sermão – tadinho, eles não tem o menor problema em deixar o guri pra trás :'(
É então que a segunda fase do plano da Equipe Rocket entra em ação: disfarçados de cientistas – o mesmo uniforme reciclado de outras vezes, mas ninguém percebe, claro –, os vilões abordam o jovem inventor chamando-o de “gênio” e tantos outros elogios e já ganham a confiança dele ao relatarem um problema que estão tendo construindo uma mecha para repelir um Pokémon elétrico "impiedoso e obstrutivo" (Pikachu =P) para uma “organização da paz”. É lindo ver Clemont todo empolgado com o trabalho reconhecido e é igualmente bacana ver a Equipe Rocket genuinamente impressionada com o talento do rapaz. Eu também acho o robô que os Rockets querem que Clemont dê uma ajeitada ter o formato de Heliolisk um detalhe muito bacana e especialmente a reação de alegria do menino ao vê-lo – afinal, esse é o seu Pokémon principal no Ginásio. Curioso que a Equipe Rocket não estava presente no episódio em que isso nos foi revelado, então fica no ar se foi só o roteirista querendo fazer uma referência bacana ou se os vilões têm conhecimento das origens de Clemont – o que eu sinceramente acho menos provável.
Após construir o robô capaz de absorver ataques elétricos, os Rocket ainda pedem que Clemont mexa numa máquina de transporte. Eu gosto muito de como o episódio foca muito nesse elemento altruísta do personagem, além do seu desejo por reconhecimento. Por isso que é de partir o coração quando a Equipe Rocket coloca o terceiro ato de seu plano em ação (o ataque!) e vemos o desespero do Líder de Ginásio ao perceber o erro que cometera. O dublador de Clemont faz um trabalho excelente ao transmitir de forma cômica e ao mesmo tempo desesperadora os gritos do rapaz - será que Bruno Mello conseguirá fazer o mesmo no Brasil? Dá peninha e ao mesmo tempo vontade de rir de ele se debatendo no chão e gritando ao perceber que suas criações estão sendo usadas contra seus amigos.
Finalmente, os Rockets capturam Pikachu, mas acabam decolando quando o robô de Clemont eventualmente explode – como 95% de suas invenções –, mas eles não ficam tristes porque minutos antes foram capazes de usar a máquina de transporte para enviar Pikachu para longe – o local exato que eles calcularam aonde cairiam na decolagem porque SIM eles levaram ISSO em conta! Impressionante para os Rockets, não? Mas se tem uma coisa que eu realmente adoro no irmão limão é que ele pode hesitar, correr estranho e se acovardar em algumas situações, mas ele se recompõe e assume o controle da situação. Ele junta coragem, convoca Bunnelby e rapidamente localiza o caminho em que os Rockets foram, enfrentando-os ao lado de seu coelhinho prestativo usando sua novíssima Máquina Que Absorve Qualquer Golpe 2.0. E tudo termina bem: ele salva Pikachu, derrota os vilões e seu novo aparato logo explode também XD Mas o irmão limão não desiste porque se tem uma coisa que ele gosta é de tentar de novo e Ash estará sempre lá para dar-lhe todo o apoio necessário.
Enfim, este é, sem dúvida, um dos melhores episódios da série, TOP 50. O roteiro de Ohashi é excelente, fazendo excelente uso da Equipe Rocket, equilibrando um plano realmente bem planejado e momentos de muito humor, caprichando na interação entre heróis e vilões (é curta, mas eu gosto muito da cena de Serena e Bonnie confrontando Jessie e Meowth, respectivamente, ou quando Jessie e Bonnie concordam que o nome que Clemont deu à invenção era só uma descrição) – algo que eu espero ver mais no futuro porque eu realmente adoro quando eles interagem de formas únicas (Dawn & Jessie e Brock & James em DP, por exemplo, ou aquele ótimo “Trabalhando em Equipe” da série original que misturou os grupos de forma inusitada). Isso sem mencionar a animação caprichadíssima, a melhor até aqui dessa segunda dezena de episódios – nem o Ginásio de Cyllage foi tão bom nesse quesito. São episódios assim que nos lembram dos que os roteiristas são realmente capazes, e é sempre bom ser lembrado disso.

Considerações finais:  
A nova abertura tem muitas cenas ótimas, de verdade, e eu acho interessante como ela tem uma temática específica – algo que começou com Best Wishes! e suas minissagas como Episódio N e Aventuras em Decolore. Será que teremos mais aberturas variando com a temática em XY? Aliás, depois de ver Pikachu partindo a Bola das Sombras do Gardevoir com a Cauda de Ferro, eu me pergunto por que não fizeram isso mesmo na batalha do Ash contra Diantha. Teria sido tão mais emocionante;  
Falando no Pokémon Abraço, alguém avisa pros produtores do anime que Gardevoir agora também é tipo Fada, por favor, porque eles parecem ter se esquecido disso completamente no Quiz da semana anterior. Neste episódio, porém, eu adorei o Inkay aparecendo disfarçado de Pikachu. É o tipo de coisa cômica que os animadores fazem para quebrar o padrão, mas que é substituído por algo bem padrão na versão americana, infelizmente;  
O que aprendemos com este episódio? Que a mãe de Ash deve estar costurando por fora também. Afinal, fica implícito em “O Lar É o Início de Tudo!” que é ela quem faz as roupas do filho e como James não tem problemas em achar uma igual, ela deve ter sua própria linha de roupas para Treinadores Pokémon e já até exportando pra Kalos! E você não sabendo como ela fazia pra se sustentar;  
Eu NUNCA vou deixar de achar hilário Meowth disfarçado de garotinhas. Já era hilário em Advanced Generation quando ele se vestia de May e continua engraçado em XY; 
 
→ Se este episódio se passasse na série original, aposto meu Nintendo 3DS que seria a Jessie vestida de Ash e o James sendo a Serena; e eu me pergunto como cada um representaria os heróis se fosse o caso; 
Giovanni fez uma aparição bem aleatória neste episódio. Eu não gosto como ele parece satisfeito com Jessie, James e Meowth apesar de tudo que eles conquistaram em Kalos foi pegar dois Pokémon não-evoluídos. É claro que meu julgamento fica anuviado por eu não ter visto BW (ele gosta mais do trio depois que eles salvaram sua vida em Unova, é isso?), mas foi uma aparição muito desnecessária e sem sentido; 
Bunnelby é o meu Pokémon favorito de Clemont. Adoro como ele é sempre prestativo e dedicado ao seu Treinador. É muito lindo e merece mais aparições, com certeza;
                                    

→A abertura também confirmou dois rumores antigos: a captura de Hawlucha e a evolução de Fletchling. Eu adoro Hawlucha. Ele foi um dos poucos Pokémon que eu conheci só jogando Pokémon X & Y sem spoilers e foi uma surpresa maravilhosa. Adorei seus movimentos, seu design... e espero que tudo isso seja muito bem aproveitado pelo anime. E, por favor, roteiristas, usem o Fletchinder melhor pq ele é um ótimo Pokémon. Não o estraguem T-T;


→ Pijaminha de Tyrantrum??? SIIIIIIIIIIIM! E Dedenne sendo um fofo :3
                                  

→ Apesar de esse episódio ter sido exibido num especial junto com o próximo episódio abrindo o arco do Mega Lucario, eles não entraram no ranking dos 10 episódios mais vistos no Japão naquela semana. O lance é que todos os outros desenhos tiveram uma audiência maior, mas acredito que Pokémon XY tenha se mantido no 5,1%. Para se ter uma ideia, o 10º colocado da lista, Happiness Charge PreCure, conquistou 5,3%;

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

8 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Esse episódio tem as melhores coisas: "Inkaychu", Meowth vestido de Bonnie, o robô Heliolisk, PIJAMINHA DE TYRANTRUM♡ e eu também achei engraçado o fantoche de Dedenne :3

    ResponderExcluir
  2. Aí, para com esse negócio de usar duas numerações pra confundir! É XY 029 e pronto! O 024 foi banido, mas continua sendo o 024. O 025 foi exibido no lugar dele, mas continua sendo o 025! Ninguém deixou de contar o episódio da Advanced Generation que foi banido por causa do terremoto de 2003, ninguém deixou de contar aqueles episódios de recapitulação da Advanced Generation e da Diamond & Pearl e muito menos aqueles 2 especiais "Team Rocket Vs Team Plasma" da Best Wishes, apesar de todos eles terem sido banidos mesmo no Japão. Ou seja, há de se usar a numeração correta!
    É XY 029/ Episódio 833 e ponto final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carinha, relaxa. Sem estresse. O nome do episódio está ali justamente pra evitar o erro. Se a numeração tá confusa, pode se orientar por ele. A razão de eu estar usando uma numeração diferente é pq a TV Tokyo disse que esse episódio será reexibido em outro momento, então temos 50% de chance de esse episódio ser RENUMERADO e exibido assim como o episódio de pesca do Cilan foi. Não adianta chiar, eu seguirei com a numeração que eu achar melhor até eu perceber que não teremos esse episódio de forma alguma. Mas como eu falei: se a numeração tá confusa demais, basta se orientar pelo título. Simples assim. Agora aquieta o hate e ponto de exclamação!

      Excluir
  3. Esse episódio foi realmente bom. Gosto quando a equipe rocket participa. E ainda mais com o Meowth vestido assim kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu também achei o episódio legal, mas pra mim é só um episódio mais "light", só não pude deixar de reparar nessa "Serena coxuda" kkk

    Sir, aconteceu contigo algo bem semelhante que aconteceu comigo, na segunda metade de 2013 naquela enxurrada de malditos spoilers, pra não estragar minha experiência jogando XY eu simplesmente sumi da internet por uns meses, e por isso só fui ver o Hawlucha jogando, foi uma baita surpresa quando ele apareceu no matinho, na hora eu peguei ele e hoje ele é um dos meus favoritos de Kalos, por isso to adorando saber que o Ash tb vai ter um Hawlucha.

    ResponderExcluir
  5. O anime me fez amar o Bunnelby, ele é mto fofo.
    Adoro quando a team rocket faz uma boa parte do enrredo, a maioria das vezes é bem legal tanto que amei tudo.
    Mas as vezes sinto falta da maldade deles, colocando todo mundo pra ter medo ou quem sabe até uma invasão da tr.
    E concordo se fosse exibido na setie original seria dessa forma e ficaria ainda melhor >.<
    Pra terminar, obrigado pela ótima review.

    Sir vc ñ citou pq ñ gosta da voz do cantor da abertura x.x

    ResponderExcluir
  6. Há temos eu já havia comentado com o meu irmão que se esse episódio se passasse na série original a Jessie se vestiria de Ash e o James se vestiria de Serena. De qualquer forma, ainda quero ver os heróis darem o troco recitando o lema e vestidos de Equipe Rocket (eu sei que já aconteceu algumas vezes deles imitarem o lema, Ash o faz sozinho e com as frases totalmente mudadas em Johto no episódio que captura Chikorita, e já aconteceu em XY com Serena e Bonnie, mas são interrompidas no começo. Mas nenhuma supera a da 1ª temporada com Ash, Misty, Brock e Duplica vestidos a caráter dividindo o lema, Duplica errando de propósito e depois imitando a frase do Meowth, e após recitarem o lema ainda ficam tirando sarro dizendo que "agora sabem porque eles gostam tanto de repetir essa besteira, pois é divertido". Ainda quero ver em XY uma nesse estilo.)

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال