Review: Pokémon XY027 (ou XY028)

 
Fala galera!
Tarde, mas ainda em dia trago a review da semana! Para aqueles preocupados com o fato de eu estar atrasados, relaxem. Farei as reviews à medida que forem saindo e posso aproveitar o arco do Lucario para analisar dois episódios juntos, mas ainda não sei ainda. Bom, eu vou escrevendo no meu ritmo e no fim das contas vocês terão todos eles =D
Para ler os demais textos por Sir Charizard, basta ir ao Vale Charicífico clicando aqui e se você ainda não viu esse episódio vem aqui, pois a PBN disponibiliza tudo online pra vocês!
XY027/ Episódio 831 – A Campeã Diantha Aparece! Mega Gardevoir na Neblina!!


Enquanto o anime sempre soube exatamente o que fazer com os oito Líderes de Ginásio de cada região, a Elite dos 4 e o Campeão da Liga nunca tiveram a mesma sorte. Foram necessários oito anos para que todos os membros da Elite dos 4 de Red & Green aparecessem, e até hoje a série animada nos deve mostrar os membros das Ligas de Gold & Silver, Ruby & Sapphire e Black & White. Quanto aos Campeões: Ash e Gary, as contrapartes de Red e Blue, nunca venceram uma Liga sequer, Lance fez duas grandes aparições, primeiro em Johto e depois em Hoenn, agindo mais como uma espécie de policial do que Campeão, Steven deu as caras num único episódio pra nunca mais e nem sequer teve seu status mencionado. Por outro lado, seu substituto em Emerald, Wallace, fez sua estreia em Sinnoh, sendo bastante importante, só que como um Top Coordenador que havia deixado sua posição de Campeão. Alder não foi realmente levado a sério em Unova e Íris nem sequer estava pronta para ser uma Líder de Ginásio ainda.



A única exceção nesse grupo foram os membros da Liga Sinnoh. Todos os membros da Elite dos 4 apareceram e a Campeã Cynthia foi tratada com a dignidade devida. Com sua imponência, charme e carisma, ela obteve uma popularidade tão grande que, acredito, supera facilmente a de seus pares. Não por acaso, ela se tornou uma personagem recorrente proeminente na série Diamond & Pearl e até mesmo retornou em Best Wishes!, do mesmo modo que marcou presença nos jogos da V Geração. Mas e a Campeã de Kalos, Diantha? Pra ser sincero, eu não caio de amores pela moça. Em termos de personalidade, ela é tão rasa quanto a grande maioria dos NPCs de X & Y – juro que quando cheguei na Liga para enfrentá-la, nem mesmo lembrava que ela existia! Isso sem contar que eu acho seu visual megabizarro: cabelo estranho, vestido estranho, bolsinha estranha… credo, ela é tipo uma apresentadora de programa infantil brasileiro nos anos 90. Só falta se cercar de paquitas! E no lugar das ombreiras, ela tem as asas esquisitas, que parece ser um tipo de moda que ela e Valerie estão tentando emplacar na região (implico com as asas dela, mas até hoje não entendo qual é a daqueles minitentáculos saindo do cabelo da Cynthia =P).

Por conta de todo essa predisposição a não gostar da personagem, eu estava curioso para ver se o anime seria capaz de me fazer enxergá-la de forma mais simpática. Clemont, Bonnie, a mãe de Serena, Alexa, Viola e Grant são exemplos de pessoas para as quais eu não dava a mínima nos jogos, mas o anime conseguiu torná-los bastante carismáticos. Felizmente, o roteirista Shoji Yonemura (“Recupere o Ginásio de Lumiose! O Segredo de Clemont!!”) acertou ao nos apresentá-la como uma personagem bastante simpática e elegante. Ao mesmo tempo, ela é firma o bastante para negar - muito respeitosamente, claro - a Prof. Sycamore sua Pedra Chave (Key Stone). Particularmente, eu gosto muito do momento em que ela, como toda celebridade que se preza, tenta se passar despercebida, vestindo aquelas roupas que ninguém naquela cidade tem dinheiro pra comprar e aquela combinação infalível de chapéu e óculos escuros que a Equipe Rocket adorava usar em Best Wishes!, e funcionava muito bem porque ninguém nunca notou nada de suspeito sobre eles. E todo esse trabalho só para poder comer um gâteau au chocolat em paz, que ela ainda nem consegue comprar – porque o mundo é injusto desse jeito!
Nossa, mas eu já pulei pra metade do episódio e nem falei do começo, então vamos voltar um pouquinho! Nossos heróis chegaram a uma daquelas cidadezinhas lumiosônicas charmosas de Kalos, Cidade Vinagre (Vinegar Town rs) e descobriram que a Campeã estava lá para uma batalha de exibição. Para Serena, essa é uma oportunidade de conhecer sua ídolo, para Bonnie, arranjar uma noiva para Clemont, e para este, a chance de conhecer a única mulher com quem ele realmente se casaria. Mas Ash tá nem aí e só quer saber de encontrá-la para desafiá-la para uma batalha. Como ela também é uma atriz muito famosa e popular, nossos heróis descobrem que não será fácil se aproximar dela, mas conseguem graças à ajuda de Prof. Sycamore, que os leva secretamente para o camarim da atriz. Lá, eles descobrem que o professor deixou a Cidade de Lumiose para vir atrás de Diantha pesquisar sobre a Mega Evolução e, em seguida, conhecem Diantha, cuja ajuda o pesquisador queria.
Sycamore insiste que Diantha vá ao seu laboratório em Lumiose para auxiliá-lo com suas pesquisas e eis que surge Minami, a assistente de Diantha e minha personagem favorita do episódio! A menina já chega lembrando que a Treinadora celebridade já está com a agenda lotada. Prof. Sycamore até tenta usar Charme (Charm), mas é inefetivo e ele acaba levando uma livrada bem no meio da fuça, merecidamente. E aqui termina a batalha mais emocionante do episódio todo rs Isso porque a batalha que se segue tem NADA de especial. Prof. Sycamore até prepara sua filmadora - em formato de secador de cabelo q -, mas é um desperdício de bateria. E aqui começam os problemas com o roteiro. Diantha pode ser uma pessoa interessante, mas como Treinadora a coisa não é bem assim. O episódio tenta vender a ideia de que Diantha consegue dar comandos a Gardevoir só com o contato visual, mas isso é realmente NADA impressionante considerando que é estabelecido no anime que Treinadores que desenvolvem um forte vínculo com seus Pokémon Psíquicos conseguem se comunicar com eles através de telepatia, como nos mostraram Sabrina, Anabel… e uma cidadezinha cheia de gente assim lá no meio de Johto! 
Após a apresentação, os Treinadores e Sycamore não conseguem encontrar Diantha outra vez e as crianças decidem explorar a cidade e é então que acontece o encontro fatídico que eu tanto gosto na lojinha de gâteau du chocolat. O primeiro ponto aqui é que eu acho a interação do nosso quarteto de personagens aqui perfeita! Adoro ver Serena prontamente indo encarar a fila sem problemas e Bonnie em seu encalço, adoro vê-la defendendo o pedaço que pegou de um Ash guloso e dizendo que se alguém tivesse que comer sozinho ia ser ela, levantando uma indignação por parte de Bonnie, e também adoro ver que Clemont tem uma invenção que serve para cortar pedaços de bolo em partes iguais =P Nossa, ele realmente pensou em tudo! Quando Diantha encontra os garotos e come do doce partilhado por eles, temos mais momentos bacanas. Eu gosto muito de como Serena e Clemont agem perto dela, totalmente comedidos, com medo de chateá-la com suas fanzices, e adoro como Bonnie argumenta as razões pelas quais a Campeã devia tomar seu irmão como noivo.
Mas é então que Ash quebra o clima de confraternização com um desafio e ela aceita - já que ele ofereceu o doce pra ela. Prontamente, Prof. Sycamore os reencontra na hora certa com sua filmadora bizarra nas mãos na expectativa de agora a coisa deslanchar e ele conseguir filmar a Mega Evolução. A batalha acaba sendo uma repetição de Gardevoir VS Absol, o que é uma decepção, ainda que os movimentos sejam todos muito bem animados, mas sem Explosão Lunar porque a Equipe Rocket aparece e rouba Gardevoir com uma de suas caixinhas 1001 utilidades. Desta vez, uma que consegue absorver o ataque dos Pokémon, impossibilitando que o Pokémon Abraço escape por conta própria. 

Os bandidos escapam, mas Diantha rapidamente os localiza graças ao seu vínculo forte com Gardevoir - que transmite um brilho da Pedra Chave para a Mega Pedra. Rola também uma historinha de quando ela se perdem numa filmagem e tal, que tem um Gardevoir na névoa (não Mega Gardevoir, como no título enganoso!) e é então no confronto com os Rockets que vemos finalmente a bendita Mega Evolução prometida! Mas nossa... ela é tão errada, mas tão errada! Primeiro porque o roteiro deu a Diantha DUAS batalhas e nenhuma das duas teve a atenção devida e em ambas vimos o Pokémon Psíquico e Fada fazer exatamente a mesma coisa. Então, eles guardam esse momento importantíssimo para um ataque superanticlímax da Equipe Rocket que, de repente, tem uma maquininha suuuper fodona que absorve qualquer ataque e só Pokémon megaevoluído consegue quebrar - kd usar ela com Pikachu e todos os demais Pokés que não megaevoluem então ué?
Isso sem mencionar que, nossa, o Mega Gardevoir nem parece ter evoluído! Se no especial das Mega Evoluções, a animação dos Pokémon megaevoluídos atacando era exagerada, aqui é justamente o contrário: falta potência. A Explosão Lunar (Moonblast) do Sylveon da Premier parecia ter relativamente mais poder. E isso porque estamos falando de um Pokémon de uma Campeã! Em comparação, Siebold da Elite dos 4 foi muuuuuuito superior em sua luta contra Alan. Esse episódio se pretende relevante para o desenvolvimento da subtrama das Mega Evoluções de Pokémon XY, mas parece servir mais para preparar o terreno para a importância que elas terão no arco estrelado por Korrina nos próximos capítulos. O que é uma pena porque enquanto ele me mostrou que Diantha é uma personagem legal e bacana, suas habilidades em batalha são... decepcionantes.
Enquanto Yonemura definitivamente cria momentos muito legais entre os personagens - algo que eu ainda considero o maior ganho de XY até o momento - e me faz sentir simpatia pela figura de Diantha, seu roteiro falha miseravelmente em mostrar o seu lado Campeã, sua força, sua habilidade em batalha, o que é uma pena. Afinal de contas, com personagens do dia legais surgindo a cada semana, acabou sobrando nada de verdade para Diantha se destacar além do título que lhe é dado. Como é algo que dá pra consertar, fica minha esperança para que no futuro ela retorne e os roteiristas invistam mais em tratá-la com a mesma dignidade que Cynthia recebera um dia.

Considerações finais:  
Como ninguém percebe que Diantha disfarçada é a Diantha se ela muda a roupa toda, mas a bolsinha bizarra continua lá? =P; 
O quão bizarro é que Gardevoir tenha um nome tão masculino no Japão como Sirknight (Senhor Cavaleiro em inglês)?;  
Eu acho absurdo o tempo que leva para Absol entrar em cena depois que Diantha chama seu Gardevoir. Isso tudo porque entre uma cena e outra, o roteirista decidiu botar toooooodo o diálogo explicando as Mega Evoluções e como a Pedra Chave e a Mega Pedra fazem ela funcionar e ainda a cena nada inspirada da Equipe Rocket sobre como Jessie queria o Pokémon porque atriz blábláblá. Esse tipo de cena, embora muito comum em animações e até em alguns seriados e filmes, é péssima! Eu fiquei imaginando o Treinador olhando para Diantha e ela olhando para ele e a plateia naquela "Vai jogar a Pokébola ou não, cara??? Solta o Pokémon, porra!", mas ele precisa de silêncio absoluto; 
Quando Diantha conta a historinha do Gardevoir na névoa, Ash diz que deviam ser os corações de Treinadora e Pokémon chamando um ao outro. Não é coincidência que um dos próximos episódios tem "Corações Chamando Um ao Outro" no título; 
Fico feliz de ver que o Prof. Sycamore sai de seu laboratório para fazer sua pesquisa sobre as Mega Evoluções ao invés de usar trabalho não remunerado de menores. Bom, ao menos por enquanto; 
Desde o dia 1º o Netflix disponibilizou em seu catálogo Pokémon - Preto e Branco: Destinos Rivais, a segunda temporada da série Preto e Branco, no Brasil e eu aproveitei pra assistir à muito comentada batalha entre Giovanni e Ash. E, nossa, que coisa indigna gente! Sério que eles demoraram tipo 15 anos pra mostrar um confronto entre os dois e eles fazem... aquilo???? Juro: fiquei tão abismado com a falta de qualidade que quase fiz uma quarta parte de Best Wishes! - Eu Odeio Você!; 
Falando nisso, eu aproveitei também pra checar a dublagem de Giovanni. O personagem é um dos recorrentes clássicos que mais mudou de voz ao longo dos anos. Nas duas primeiras temporadas foi Affonso Amajones, em "Mewtwo Contra-Ataca" e "A Volta de Mewtwo" Luiz Feyer Mota (meu favorito no papel), Luiz Antônio Lobue num episódio da 2ª temporada, José Parisi Jr. na Parisi Vídeo, Raul Schlosser num episódio de Master Quest, então Armando Tiraboschi (o Meowth) começou a dublar as aparições do personagem na Centauro, mas no estúdio ele tbm já foi dublado por Gilberto Baroli e Renato Márcio. Agora na direção, Márcia Regina trouxe Affonso Amajones de volta ao papel como parte de sua política de resgatar os dubladores clássicos da série. O problema é que Affonso Amajones errou feio ao tentar forçar um sotaque estranho - provavelmente por causa de um pedido de Márcia - como é feito na dublagem americana, mas que Giovanni NUNCA teve no Brasil (a versão americana que é cheia de sotaques estranhos :/). Foi desnecessário;
Este episódio alcançou 5,1% da audiência japonesa e ficou no 10º lugar do ranking, mantendo a pontuação dos episódios anteriores;

Respondendo comentários:

Eu adoro sempre a participação de vocês. Obrigado pelos elogios, críticas e observações de vocês. São todos sempre muito bem-vindos, então continuem contribuindo, galera =DD
→ Anônimo #1, não existe uma barreira entre eu e Serena. Eu só não gosto da abordagem que o anime vem dando a ela. De certa forma, ela foi uma grande decepção pra mim. Eu esperava uma personagem forte, aventureira, destemida... e ela tem estado bem longe disso. Quanto à sua preocupação com o Míssil de Espinhos do Chespin, talvez sirva de consolo que a Jessie não deu a ele o comando de usar a Camada Reflexiva (Mirror Coat). Ela apenas mandou ele atacar e ele usou o ataque. Num certo episódio de Johto (Confronto Entre Imitações), foi revelado que Jessie não sabia que existia um Contra-Ataque (Counter) e uma Camada Reflexiva, logo sempre que ela mandava ele contra atacar, o próprio Pokémon decidia qual movimento usar. O problema é que em ambos os casos a animação foi a mesma. Se os roteiristas tivessem usado animações diferentes, talvez seria mais fácil afirmar que o ataque físico do Chespin não está sendo tratado como uma ataque especial. Mas é claro que sempre existe essa possibilidade considerando que não é sempre que roteiristas e animadores prestam atenção a detalhes dos jogos como esse;
→ Gustavo, tbm amei a voz do James hehehe
→ Wagner, olha a mente poluída rsrsrsrsrs Mas eu não achei outro gif do velhinho. JURO que eu procurei :x

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

9 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Tomara que com os remakes de Ruby e Sapphire, os roteiristas insiram a Elite Four de Hoenn. Até agora só um apareceu: Drake

    E aqui um elogio que talvez você nunca tenha ouvido: Sir Charizard, gosto muito do fato de que, nas suas matérias, você sempre deixa os termos traduzido para o português, como nome dos ataques, personagens, cidades e entre outras coisas. Eu sou muito bom em inglês, acontece que eu gosto da valorização do português além de ser fã de dublagem (queria que Misty voltasse ao anime só para poder ouvir Márcia Regina dublando ela.Misty é minha personagem favorita e Márcia Regina uma das dubladoras que eu mais gosto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh obrigado, Anônimo! É, isso é uma escolha minha justamente por esta razão: valorização da língua. Eu não sou ufanista nem nacionalista, entretanto eu acho que se tem que fazer mesmo esse trabalho de valorização do nosso idioma. As pessoas ficam tão acostumadas em ler ouvir coisas em inglês ou japonês que de repente assumem uma postura de rejeição de nomes em português ~~~acho superbizarro qdo gente que não sabe pronunciar as palavras em inglês fala tudo errado e tem a audácia que achar que os nomes ficam estranho em português =P
      Além disso, curto mto fazer tradução tbm. É sempre bom ter gente que entende esse meu lado, então seu elogio me deixa mto feliz. Obrigado por tê-lo feito.
      Eu tbm AMO a voz de Márcia Regina e queria MUITO ouvir ela dublando a Misty de novo *---*

      Excluir
  2. Eu acho que a campeã se veste assim porque, pelo que sei, ela é uma atora nas horas vagas.

    ResponderExcluir
  3. Só tenho algo a dizer: Bem-vinda, Minami! *-*

    ResponderExcluir
  4. Saudades do Brock e suas declarações de amor as mulheres..
    Bem que o Prof. Sycamore poderia fazer esse papel, só que não como o Brock, é claro.

    Foi tão bom ouvir a voz da Márcia Regina como Prof. Junipper em Unova. Foi uma sensação tão boa ouvir a voz dela de novo, assim como ouvir a voz da dubladora da Dawn em Unova, no reencontro com o Ash...Nostalgia!

    Cynthia era foda mesmo..
    Podiam até explorar a força da Diantha com a velocidade da Gardevoir..e até mostrar mais pokemons dela.
    Espero que isso seja abordado em Kalos e que os Elite 4 apareçam, todos, como em Sinnoh.

    Por isso todos dão tanto valor ao anime em Sinnoh, pq pelo visto foi o mais bem feito...
    Mas eu não digo que Unova foi ruim. Tanto as outras regiões anteriores e Unova foram legais, e cada uma tem os seus pontos positivos. Acho chato falarem que Unova foi a pior..foi boa sim vey, só tinha algumas coisas ruins, como a perda da Liga pelo Ash, contra a criancinha mais criança, o Cameron. Aquilo foi estressante..
    Ash tinha dez pokemons para escolher, e escolhe alguns.., mas o Oshawott, bem no fim da Liga? Ah, tnc. Unfezant tb não foi uma boa escolha. Em compensação, a Snivy estava ótima..que pokemon! Kkk. Podiam abordar melhor a força de Boldore..coitado, só perdia

    Ah, mas estamos em Kalos. Quem sabe nessa Liga veremos pokemons de Unova, talvez melhores agr. E espero ver a Snivy
    Boldore, Krookodile, meus preferidos..e a Unfezant,

    ResponderExcluir
  5. Vlw Sir Charizard, muito legal essas matérias suas na PBN. Eu nunca lia elas inteiras, mas hj li, kkk. Muito legal..

    Vc podia fazer uma matéria desse tipo com um episódio de cada temporada, os que vc mais gostou, e mais achou chato. Fazendo dois episódios de cada região, Kanto, Johto, etc..

    Sla, eu acharia muito legal ler suas opiniões sobre as diferente regiões do mundo pokemon

    ResponderExcluir
  6. E ai Sr. Charizard. Gosto muito dos seus reviews. Leio eles a cada novo episodio que assisto.Tambem achava a Diantha estranha e sem graça, mas esse episódio mudou minha percepção sobre ela.
    Quanto a decepção pelas lutas da Gardevoir acho que as duas meio que divaram sem ser vulgar. Quero dizer que no especial eram pokes mega lutando entre si, por isso toda a força que usaram a ponto de abrir clareiras na floresta.
    Nesse episodio ela até lutou com um poke que podia ter mega evoluido (decepção aliás), mas como não teve mega Absol então sem necessidade de mega Gardevoir.
    A mesma coisa com o Pikachu. Apesar de ser um poke descomunal (top IV, ex, etc), para a campeã era apenas um Pikachu, então sem necessidade de mega Gardevoir novamente.
    No final acaba mega evoluindo para salvar a poke, que aliás se salva com facilidade. Devem ter poupado a Diantha porque se ela fosse fodona agora, no final da saga qdo ela aparecer de novo não teria mais surpresas, e acho que esse episódio era só para começar a introduzir as mega evoluçoes na trama principal, que até então só teve o mega Blaziken no começo, mas q foi pouco aprofundado.
    Enfim, falei de mais.
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Faltou potência??? E o metralhão de.Shadow Ball?

    ResponderExcluir
  8. Ah, e サーナイト, nome do Gardevoir em japonês, é SirNight (Senhor Noite) e não SirKnight...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال