XnálYse: Ditto

Olá, pessoal! Tudo bom? Já estão se preparando pras férias? Pior que estão chegando daqui algumas semanas, finalmente. Mas antes das férias, temos que terminar o semestre. E por conta disso estou correndo muito esses últimos dias. Devem ter notado que não tivemos XnálYse na semana comigo e essa semana com o Drago. Então, meu período está acabando e tenho trabalhos a toda hora. Sei que ele também está mega atarefado, ou seja, fica difícil pra nós dois nesse momento. Mas vamos conseguir! Essa semana, decidi fazer uma análise rápida e trazer um Pokémon mais simples para vocês: Ditto. Muitos podem pensar que o Ditto é um Pokémon inútil, porém seu uso se tornou incrível a partir de Black & White com a criação de sua habilidade oculta. Vamos começar?

Ditto


Tipo: Normal

Base de stats:
HP - 48
Ataque - 48
Defesa - 48
Ataque especial - 48
Defesa especial - 48
Velocidade - 48
Total: 288

Overview:
Ditto, o Pokémon Transformação, é um dos mais conhecidos dos fãs de Pokémon. Ele recebe sua popularidade graças à capacidade de mudar sua estrutura corporal e se transformar em qualquer outra coisa. Segundo descrições da Pokédex, Ditto é capaz de se transformar em qualquer inimigo que vê. Caso ele tente se transformar em algo que não conheça ou não lembre, o resultado será cheio de erros. Durante a noite, quando dorme, ele muda sua forma para uma pedra, assim não é atacado. Mas não é somente por isso que Ditto é conhecido. Ele tem um grande diferencial dentro dos jogos: cruzamento. Ditto é o único Pokémon que pode cruzar com qualquer outro. Dessa forma, todos os Pokémon podem produzir ovos junto com Ditto. Desde a criação dos jogos, ele era dificilmente usado em batalha. O único movimento que Ditto aprende é Transform. Sua base de stats extremamente baixa faz com que demore muito a usar o Transform ou nem use, por conta da duração pequena em combate na sua forma normal. Com o surgimento da quinta geração e das habilidades ocultas, Ditto recebeu uma nova capacidade, Imposter. Isso faz com que saia do completo desuso para um posto muito alto em batalha.


Habilidades:
- Limber (normal): o Pokémon não pode ficar paralisado.
- Imposter (oculta): assim que entra em batalha, Ditto se transformará automaticamente no adversário (não precisa mais usar o movimento Transform).

Prós:
- Sua habilidade oculta permite que se transforme no adversário assim que entra na batalha, ou seja, Ditto não necessita mais gastar um turno usando Transform;
- Capacidade de se tornar qualquer Pokémon;
- Copia todas as estratégias existentes;
- É capaz de copiar as mudanças de stats do oponente;
- Seu uso em cruzamentos é muito importante;
- Não é o Mew.

Contras:
- Base de stats muito baixa;
- Habilidade normal sem uso;
- Ao copiar o adversário, mantém seu HP (48);
- Uma única possibilidade de estratégia;
- Não é capaz de desfazer a transformação, a não ser que seja retirado de campo.

Agora todos faz uó, faz uó, faz uó
- Transform
- -
- -
- -
Item: Choice Scarf / Quick Claw
Habilidade: Imposter
IVs: 31 / X / X / X / X / X
EVs: 252 HP, -
Nature: -
Bom, esse é o único set possível para Ditto. Mas como usá-lo? Como mencionado anteriormente, é impossível para ele ter algo associado a Limber, então fica sujeito a entrar em campo e se transformar no adversário automaticamente com Imposter. Observem que o set é constituído basicamente de lacunas e que não possuem necessidade de serem preenchidas. Alguns pontos devem ser mencionados, são importantes de pensarmos. O primeiro é quanto à parte técnica (IVs, EVs, nature). Quando Ditto se transforma no adversário, irá copiar todos os stats dele. Isso quer dizer que Ditto passará a ter tudo igual ao oponente, então não existe necessidade de se preocupar com modificar suas bases de ataque, por exemplo. O único stat que Ditto mantém é seu HP. Por conta disso, é o único que devemos interferir. O único IV 31 e a única aplicação de EVs deve ser nele e não existe nature que modifique HP, então ela não é importante. Assim que se transformar no adversário, Ditto copiará sua velocidade. Então, como saber quem ataca primeiro se ambos têm velocidades iguais? Não dá para saber, isso será aleatório. Mas podemos usar itens que auxiliem Ditto a sair na frente. Choice Scarf é a primeira possibilidade, já que aumentará em 50% a velocidade dele, tornando-se mais ágil que o oponente. Esse item apresenta um grande benefício, mas um efeito colateral forte: Ditto só poderá usar um único movimento em batalha até que seja retirado de campo. Dessa forma, é inviável se transformar em adversários que têm uma grande variedade de movimentos ou que sejam baseados em movimentos de status. Então, a segunda opção é Quick Claw. Apesar de Quick Claw ter seu efeito acionado apenas algumas vezes, não deixa de ser importante em combate. Cabe lembrarmos que existem momentos certos para Ditto entrar em batalha. Assim que se deparar com um oponente muito poderoso, é interessante copiar sua capacidade de combate e trazê-la para benefício do treinador.


Checks, counters e considerações finais:
- Diante da capacidade de Ditto, é muito difícil determinar em qual time ele se encaixa ou quais são as melhores formas de se derrotá-lo. Ele se encaixa bem em todos os times, só depende da forma como será usado (quem ele copiará) e a maneira que esse novo Pokémon poderá entrar na estratégia;

- Ninguém conhece melhor o seu Pokémon que você mesmo, ou seja, independente do que Ditto faça (caso encontre algum oponente que tenha um), é possível revidar. Como você sabe a maneira que seu Pokémon foi construído, sabe também de suas desvantagens e fraquezas.

- Enfrentar um Ditto pode não ser tarefa fácil, mas ele cai muito bem dentro de qualquer time. Ele só precisa de um impulso em batalha para funcionar perfeitamente. Basta tomar cuidado com o momento que ele entra no combate e impedir que o adversário se aproveite da teoria de "a cópia nunca será como o original". É válido darmos atenção a seu HP também. Como é seu único stat mantido, podemos observar como sua base é baixa.

Por enquanto, é isso, meninos e meninas! Agora me contem, o que vocês acham do Ditto? Já imaginaram usá-lo em batalha? Algum de vocês já usa? Deixem nos comentários maneiras de encaixá-lo bem dentro de equipes e a maneira certa de entrar no combate. Além disso, mandem pedidos de análises. Essa semana, eu iria atender a um pedido, mas não tive tempo (será atendido em breve). Estou me organizando para conseguir realizar tudo que vocês enviarem. Obrigado por lerem e até mais!

13 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só eu que achei engraçado?! hahahahaahahahahahahahhaahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eu também achei agora que parei pra ler o que escrevi. xD

      Excluir
  2. "Nao eh o mew" como assim u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois pelo que sei sabem Transform.

      Excluir
    2. Pelo que eu sei os dois sabem Transform e também pelos mitos que os involvem.

      Excluir
    3. Linkando com outro quadro da PBN: http://www.poke-blast-news.net/2014/05/detonando-teorias-ditto-e-um-clone.html

      Excluir
  3. Nunca pensei em usar ele, mas pelo jeito ele tem uma capacidade enorme! Adorei ^^

    ResponderExcluir
  4. Também pode ser importante investir em Defesa, pq no raro caso de sobrarem 2 Dittos se confrontando, eles irão se debater até um deles desmaiar, nesse caso, menos Atk e mais Def pode te dar a vitória.
    É rarissímo isso acontecer, mas custa nada se prevenir.

    ResponderExcluir
  5. Xnalyse de pokemon do tipo dark, ou pelo menos do Absol

    ResponderExcluir
  6. faça uma do dragonite

    ResponderExcluir
  7. Eu não uso muito o Ditto em Single Battle pq o meu Ditto não tem HA, então eu uso ele mais em batalhas duplas e triplas, segurando um Quick Powder, é um pouco arriscado porque o item só tem utilidade antes do Ditto se transformar, mas é quase garantido que ele vai se mover antes de todos no turno e conseguir se transformar, e já deu muito certo, por exemplo, uma vez eu joguei o Ditto e a Klefki e o adversário veio com um time de Dragões, então bastou eu transformar o Ditto na minha Klefki e ter duas fadas, nesse caso o Imposter só se transformaria em um dos adversário, mas nunca no meu parceiro.

    Enfim, usar Ditto sem HA em Doubles e Triples pode ser bom pq as vezes é mais vantajoso se transformar no parceiro do que no adversário.

    ResponderExcluir
  8. ditto é um dos pokemons mais chatos no competitivo,quando vc usa um golpe pra aumentar os status e ta pronto pra sweepar!pronto o adversário coloca o ditto e copia toda a sua estrategia :( o jeito é usar um bom hazard no inicio ou um poke com light screen/reflect antes dele entrar.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال