Rumores, Teorias e Especulações Sobre Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Você certamente já deve saber, mas caso não saiba, eis um resumo rápido: A Nintendo/Game Freak acaba de anunciar Omega Ruby e Alpha Sapphire para o Nintendo 3DS e Nintendo 2DS com data de lançamento prevista mundialmente para Novembro de 2014.


Está sendo sugerido que Omega Ruby e Alpha Sapphire podem não ser exatamente remakes, mas sim, sequências. Ou seja, Ruby 2 e Sapphire 2. A razão pela qual tal sugestão está “rolando” por aí deve-se ao fato de o próprio trailer mencionar “Explore a dramatic new world!”, que em português quer dizer, “Explore um dramático novo mundo!”. Isto sugere que OR/AS (Omega Ruby/Alpha Sapphire) podem ser na verdade novos games baseados em Hoenn ao invés de remakes. Algo como, “o que aconteceu anos depois dos eventos em Ruby/Sapphire?”, por exemplo.

Mas claro, não há como saber se isso é verídico ou não. A frase em questão também pode significar apenas que Hoenn vai parecer épica em 3D. Ou seja, “dramático novo mundo” pode ser apenas uma indireta para os novos gráficos que representarão Hoenn nos novos games. Certamente será como explorar um mundo completamente novo ao se visitar Hoenn com gráficos como os de X e Y, não estou certo?


Lendários Diferentes?

O box art exibido no trailer mostra Groudon e Kyogre, ambos “mascotes lendários” de Pokémon Ruby e Sapphire. No entanto ambos possuem uma aparência um pouco diferente de como os conhecemos. Sabemos que existem Pokémon lendários que possuem mega-evoluções, tais como Mewtwo e os ainda não oficialmente confirmados, Latios e Latias. O design diferenciado no box art dos novos games pode sugerir que Groudon e Kyogre terão uma mega-evolução nos novos games. Ou pelo menos formas alternativas, mais ou menos como Deoxys, por exemplo. Mas eu pessoalmente prefiro que sejam mega-evoluções.

Caso seja, isso com certeza abrirá muitas novas possibilidades para que outros Pokémon que ainda não tem uma mega-evolução, também ganhem uma. Blaziken pode mega-evoluir e ele é um Pokémon nativo de Hoenn, assim como Swampert e Sceptile, ambos as formas finais de Mudkip e Treecko, respectivamente. Considerando que este Pokémon (Blaziken) possui uma e os três inicias de Kanto também, mais a ideia de que Groudon e Kyogre podem estar recebendo uma cada, existe a grande possibilidade de os outros iniciais de Hoenn também! Não seria legal? Isso com certeza mexeria bastante com o meta-game do lado competitivo de Pokémon. Bom, talvez “bastante” não seria o termo mais adequado, mas com certeza fará alguma diferença. Mesmo que mínima!

Compatibilidade e Features de X /Y

A sexta geração trouxe muitas novidades. Em particular as mega-evoluções. OR/AS certamente irão funcionar utilizando a mesma engine gráfica de X e Y, provavelmente com algumas melhorias, certamente. Assim como remakes anteriores eram compatíveis com o game principal da geração da época, estes novos títulos certamente ofereçam a possibilidade de interação com Pokémon X e Y. Você poderá trocar Pokémon e até mesmo batalhar entre os games.

Supondo que tal “padrão” seja mantido, podemos esperar que os novos Pokémon de Kalos possam ser encontrados em Hoenn ou pelo menos transferidos para lá. Provavelmente apenas no post-game, porém, assim como foi com os Pokés de Hoenn em FireRed e LeafGreen. Se houver mesmo de fato tal nível compatibilidade, mega-evoluções de Kalos provavelmente também farão uma aparição nos novos games e quem sabe até, o jogador poderá obter Megastones e o Megaring em Hoenn mesmo! 

Isso nos leva de volta as possíveis mega evoluções de Latios e Latias. Ambos são Pokémon de Hoenn e suas mega formas em X e Y ainda não foram oficialmente confirmadas. Trata-se apenas de uma teoria minha mesmo, mas caso mega-evoluções realmente estejam presentes em OR/AS, Latios e Latias serão finalmente confirmados. Algo que reforça ainda mais a teoria sobre Groudon e Kyogre poderem mega-evoluir nestes games.

E não vamos nos esquecer de Super Training e Pokémon Amie retornando!

Quando?

Tudo isso até aqui é mera especulação, claro. Teorias. Mas supondo que pelo menos metade do que estou falando torne-se realidade, tais novidades introduzidas na 6ª geração com X e Y provavelmente serão acessíveis apenas conforme o jogador se aproxima do final do jogo. Não seria a primeira vez que novidades de uma nova geração tornam-se acessíveis apenas no post-game de um remake, afinal de contas!

Gostaria de comentar mais sobre isso tudo, mas até que a Nintendo/Game Freak disponibilizem mais informações sobre os novos games, não há muito o que se falar a respeito. Por falar nisso, lembre-se que muito do que eu comentei aqui não passa de especulações. Podem ser verdade, mas até que palavra oficial seja dita, não passam de especulações.

E você, caro leitor? Você concorda com minhas opiniões especulatórias? Discorda das minhas teorias? Quais são as suas opiniões e ideias sobre isso tudo? Divida seus pensamentos conosco nos comentários abaixo!

37 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Só um erro: a forma final de Treecko está Grovyle, ao invés de Sceptile. No mais, espero que esse jogo traga mudanças para o metagame atual. Move Tutor, Mega Evoluções novas, quem sabe novos golpes sendo aprendidos pelos pokémon de Hoenn.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oops. Falha minha! Obrigado por apontar o erro. :)

      Excluir
  2. Nuss bem como eu achava se procurar Mega Grovyle na net aparecem umas fan-arts bem legais dos 3 iniciais de Hoenn.

    ResponderExcluir
  3. EU desconfio que eles trocarão a protagonista feminina pra que ela apareça no anime chato do Ash... assim como fizeram no remake de Gold/Silver que tiraram a Crystal pra colocar a Lyra, obviamente para ter uma aparição de um personagem novo no anime.... o menino continuará sendo o mesmo já que ele não aparece no anime do ash... como foi com o ethan nos remakes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu discordo pq a May é uma protagonista, "já foi" do anime em Advanced, acho pouco provavel tirarem a May.

      Excluir
  4. Simplesmente adorei suas teorias! É exatamente isso que eu penso, só acho que o povo está se equivocando nisso desses jogos se passarem em Hoeen mas com uma história completamente diferente, até porque em HG/SS a frase de estréia teve o mesmo sentido de "novo mundo".

    ResponderExcluir
  5. ótimas especulações, espero que grande parte delas se confirmem :D
    obs: no texto você botou grovyle como forma final de treecko

    ResponderExcluir
  6. pokeblocos e torneios ☺

    ResponderExcluir
  7. Flávio Da Vitória07/05/2014, 21:03

    Amo rumores rs

    Agora é ansiedade todo mês pela coro coro comic, aquele espirito de novo jogo esta de volta!!

    ResponderExcluir
  8. Nao sei se vcs lembram, mas existe o rumor de que hackers desbloquearam mais nao sei quantas mega stones em x y, eu acho q essas mega stones poderao ser achadas rm hoenn no OR/AS, e que vc vai poder passar elas para x/y por isso que tem esse tanto de mega stone bloqueada em XY que vai fazer um ano de jogo e ainda nao foram desbloqueadas, acho que esses remakes prometem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara parece doidera mais que outros lendarios opostos sao 1 vermelho e outro azul(pelo menos que me lembre no momento) latios latias yvelton e xerneas (e vamos contar tb lugia e ho-ho mesmo o lugia tendo azul de cor secundaria) mas quem e de um trio??? xerneas e yvelton eu acho que se o kyogre e groundom nao ganharem mega evoluçoes(e rayquaza para manter o equilibrio) ganharam novas formas e outra coisa ambos os trios tem as seguintes cores vermelho e azul os 2 lendarios da capa dos 2 primeiros jogos e verde o outro lendario do grupo(rayquaza e zigard) e em ambos os casos sao tipo dragao acho que tem coisa nisso cara

      Excluir
  9. tem um pedaço falando que o Grovyle e a ultima evolução do Treecko mas e o sceptile!!! otima materia e que chegue novembro logo !!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto vc escreve bem, no momento meu maior anseio são os Contests, sério amo torneios e quero muito eles novamente.

    ResponderExcluir
  11. Ei gente, vamos fazer campanha para que os jogos venham em português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio ! Assim vamos jogar o jogo na nossa língua ! Vai ser épico !

      Excluir
  12. Ta aí o game que vai conseguir vender mais que o XY.

    Porra, vai ser muito foda

    Chega Novembro

    ResponderExcluir
  13. Quero um novo pokemon contest , mas que seja mais próximo do anime , pq o do game é tensooo , ah mas será que as equipes vilãs serão as mesmas caso seja uma sequencia ?? tipo quem será , e ja que tem mega evolução , quem sabe , team flare , seria legal tb a participação do N , nesse game , ah é o como ficará a disposição das cidades ,gyns elite e champion league ?? Bom quem sai quem fica ?? gostaria que os champions fossem os mesmos só que entre os dois que existiriam durante essa geração , seria legal um para cada versão ~~ ah é battle frontier ^^

    ResponderExcluir
  14. Mas quanto ao Anime, estou achando que esse "remake" (aspas por não ter certezas depois do que li :v) também é uma desculpa para manter Serena, Clemont e Bonnie com Ash. Por que, os jogos tem uma certa ligação com o Anime, e se houver coisas novas no jogo, no Anime provavelmente deve ter também, e como protagonista, Ash tem que viver essas "coisas novas" e parece que Serena (principalmente), Clemont e Bonnie não querem desgrudar tão fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não pensaria muito nisso, não. Já tivemos referências a um remake no anime. Durante as aventuras em Sinnoh lançaram SoulSilver e HeartGold. A forma como representaram e referenciaram os remakes no anime foi bastante sutil. Durante sua jornada, Ash e Co. encontraram a "Feira de Johto" em uma cidade de Sinnoh. Nesta feira eles mostravam coisas e Pokémon de Johto. A protagonista feminina dos remakes da 2ª geração se juntou ao grupo de Ash por alguns episódios e houve até a aparição do Poké Gear. Brock inclusive ganhou um de presente! Se eles referenciarem os remakes de Hoenn no anime, provavelmente será algo sutil, também.

      Excluir
  15. Alpha e Ômega, além de serem letras gregas, pode se dizer que representam o início e o fim. Tem mais alguma coisa...

    ResponderExcluir
  16. no xy tem um cara que fala tem outra nova regiao que nao é kanto,joto,hohen,sinoh ou unova,se esse NPC no game se referia a esses jogos talves seja realmente uma nova regiao,e por isso que havia poucos pokes novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma outra parte de hoenn desbloqueada no post-game talvez? Como a Battle Frontier só que "alargada"...

      Excluir
  17. Não acredito que essas imagens de Groudon e Kyogre sejam formas novas / megaevoluções. Pelo contrário, são as formas normais. Digamos que ele estão "acesos". Os traços que eles sempre tiveram agora estão em destaque, mas nada se alterou na aparência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei o mesmo, a primeira impressão que tive também foi essa, além do mais acho que não foi só a minha, mas também a de muitas pessoas... Mas, se você realmente colocar as imagens do Kyogre ou Groundon (Antigo) perto do Kyogre ou Groundon (Alpha e Omega) você perceberá diferenças, como um jogo dos "7" erros... Como por exemplo, a listra que contorna os olhos e passa pelo corpo do Kyogre era para ser vermelha, mas ela está azul, e outra, na parte da cabeça do Kyogre há um circulo que antes não havia... Ou seja, os produtores não alteram a aparência de um pokemon com o passar das gerações, eles não modificam, apenas deixam um gráfico melhorado, mas as diferenças são grandes e visíveis, há algo diferente, há algo que será descoberto... É colocaram isso de propósito, para nos colocar na expectativa.
      Que seja Mega-Evoluções... :D

      Excluir
  18. A Game Freak tem que traduzir o jogo para português do Brasil né, por favor!

    ResponderExcluir
  19. Opa! Adoro especulações. As minhas são:
    *Estes Groudon e Kyogre são diferentes dos encontrados nas versões originais e não são MegaEvo. Seriam tipo o Omega Groudon e Alpha Kyogre, podemos chamar de formas alternativas e mais poderosas por assim dizer, e capturados exclusivamente neste jogo possuindo Abilities novas e um Signature Move pois de todos os lendários eles não possuem uma.
    *Creio que o PokemonAmie ganhara um up-grade de funções para ajudar no retorno dos contest, trazendo de volta os atributos: Cool, Beauty, Smart, Touch e Cute.
    *Novas MegaEvolution, começando com o fato de que 14 Pokémon da HoenDex já possuírem, sendo eles: Blaziken, Manectrike, Alakazam, Medicham, Aggron, Heracross, Pinsir, Gardevoir, Banette,Gyarados, Mawile, Absol e não confirmados Latios e Latias. Sendo que provavelmente Sceptile e Swampert ganharam suas MegaEvo, especulo que Blaziken ganhe uma segunda Mega assim como Charizard em X&Y, somo a esta listaos Mega Meganiun, Typhlosion e Feraligatr, recordando que em Pokémon Emerald nos era dado um dos inicias de Johto sendo bem possível que isso se repita e que eles também recebam suas Mega.
    *Nos remakes de Red&Green também tivemos um evento que liberava um Pokémon de Hoenn em FireRed&leafGreen (Deoxys)e eu creio que isso se repita nestes “Remakes” com Volcanion que ao meu ver é diretamente ligado a dupla de lendários desses jogos.
    *Finalizo considerando que este game seja um remake sem ser exatamente um remake, pois o 3DS possui um capacidade maior de dados possibilitando um verdadeiro up-grade em todo mapa de Hoenn o transformando em um continente totalmente inédito.

    ResponderExcluir
  20. PQP, Kyogre e Groudon NÃO estão diferentes! Apenas as marcas dos corpos deles que estão ativadas, mas eles continuam os mesmos!!!

    ResponderExcluir
  21. PQP so eu lembro dos CONTESTS? eles devem estar fodas nesse novo jogo!

    ResponderExcluir
  22. Gostei do post, mas não concordei com muitas coisas

    Não acho que esses jogos sejam uma sequência do Ruby & Sapphire porque nem todo mundo teve a chance de jogar esses dois, principalmente porque eles foram lançados há tanto tempo.

    Não acho que haja um Mega Groudon e Mega Kyrogue principalmente porque já existe um Mega Latios e Mega Latias. Na imagem da capa dos jogos eles estão com os corpos mais iluminados por causa das Red e Blue Orbs (pelo menos nos jogos é assim)

    Acho sim que vai ter uma mega evolução pra Sceptile e Swampert e entre outras (ex: MegaSableye) e tudo isso e as mais novidades serão possiveis só no pós-game.

    Enfim, estou muito na expectativa, Hoenn foi a minha primeira região e a acho a melhor, com suas paisagens diferentes, rotas oceânicas e tudo mais. Pena muito provavelmente que os remakes não vao ser iguais a Emerald em que Team Magma e Team Aqua estão juntas no mesmo jogo

    ResponderExcluir
  23. Pelo que eu me lembro, no Pokémon Ruby e Sapphire de GBA o personagem masculino chamava-se Brendan enquanto a personagem feminina se chamava May. Flw então.

    ResponderExcluir
  24. Se já todo mundo eufórico com esse anúncio imagina quando a Nintendo anunciar o terceiro jogo da sexta geração

    ResponderExcluir
  25. Eu quero ver mais e como vão ficar as rotas submersas,a meteor falls e a o mt chimmey, minhas areas favoritas *0*

    ResponderExcluir
  26. Eu acabei pensando em uma coisa e se mega latios e latias são para omega ruby e alpha sapphire e tiraram fotos dos lendarios neste jogo sera que é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode acontecer eles aparecerem em X & Y mas serem apresentados apenas nos remakes Omega e Alpha, só depois é que seriam "libertados em X & Y)

      Excluir
  27. mal posso esperar por:
    fazer PokéBlocks em 3D
    batalhas infinitas com aqueles reporteres pra ganha mais EXP
    evolui meu Feebas por beauty
    e tambem mal posso esperar pra ser transportado num caminhão como se eu fosse uma "coisa"

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال