XnálYse: Chesnaught, Delphox e Greninja

Olá, meninxs! Como estão? Por favor, não estranhem eu aparecer hoje fazendo a XnálYse. De agora em diante, assumirei as análises em parceria com o Drago. Com a saída do Turismo, vou entrar mais na parte competitiva (Top 10! + Liga + XnálYse). E a divisão com o Drago vai ser muito simples e de parceria: ele continuará a postar nas segundas, enquanto eu venho para as quintas. Os Pokémon a serem analisados serão de consentimento dos dois. Mas gosto de receber sugestões e opiniões nos comentários sempre para análises da semana seguinte. E pra estrear, decidi trazer uma análise 3 em 1: iniciais de Kalos. Vamos lá?



Chesnaught


Tipos: Grama / Lutador

Base de stats:
HP – 88
Ataque – 107
Defesa – 122
Ataque especial – 74
Defesa especial – 75
Velocidade – 64
Total: 530

Overview:
Chesnaught, o Pokémon Armadura de Espinhos, é a forma evoluída final de Chespin. Ele é muito companheiro e costuma proteger os amigos usando seu próprio corpo. Chesnaught é capaz de criar um escudo com suas mãos em forma de defesa e se lançar contra o adversário.  Ele é dono de um grande poder físico (ataque e defesa). Entretanto, isso custa sua velocidade. Felizmente, Chesnaught é capaz de usar movimentos que tiram muita vantagem de seu lado positivo e negativo (exceto defesa especial).


Habilidades:
- Overgrow (normal): aumenta o poder de golpes do tipo grama se o HP estiver baixo. 
- Bulletproof (oculta): o Pokémon está protegido de ataques de bola e bomba.

Prós:
- Altas bases de ataque e defesa;
- Acesso a Leech Seed e Spiky Shield como movimento de assinatura;
- Exerce bem a função de bulky;
- Habilidade oculta útil para lidar com alguns de seus counters;
- Parece o Bowser.

Contras:
- Baixas bases de defesa especial e velocidade;
- 6 desvantagens, dentre elas fogo, psíquico e fada (comuns);
- Tem trabalho para derrotar oponentes comuns nas competições.
Bowser 2.0
- Bulk Up / Curse
- Wood Hammer / Seed Bomb
- Hammer Arm
- Synthesis / Leech Seed
Item: Life Orb / Expert Belt
Habilidade: Bulletproof
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Adamant
Através desse set, Chesnaught é capaz de destruir um adversário despreparado. Ele pode aumentar dois de seus stats (ataque e defesa) de uma única vez através de Bulk Up ou Curse. Aqui, fica uma nota: Curse provoca redução da velocidade; isso geralmente não importa, já que Chesnaught é lento, mas Bulk Up pode ser mais conveniente. Wood  Hammer e Seed Bomb são seus STABs de grama mais poderosos. Wood Hammer é mais poderoso, mas causa recoil. Uma boa maneira de cobrir isso é através de Synthesis ou Leech Seed, restaurando o HP de Chesnaught. Para encerrar, temos Hammer Arm. Ele tem o mesmo efeito de Curse: redução da velocidade. Porém, sua base de poder é bem elevada e se encaixa bem com o bulky de Chesnaught. 

Koopaling: Ludwig Von Koopa
- Spikes
- Leech Seed
- Spiky Shield
- Pain Split
Item: Leftovers
Habilidade: Bulletproof
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Careful
Imagina ter um Pokémon altamente resistente em batalha e que é capaz de quebrar o HP de todos os adversários ao longo da disputa. Sim, é o Ferrothorn. Não, pera... o Chesnaught! Spikes  é um dos entry hazards mais eficazes, já que possui um valor fixo. Ele é sempre uma opção interessante para lidar com qualquer time. Leech Seed nunca é dispensável para um Pokémon de grama. Esse movimento dobra o dano com o passar dos turnos e favorece Chesnaught a ficar em batalha. Spiky Shield é bastante útil quando combinado com Leech Seed, já que protege Chesnaught de um dano direto (não deve ser usado várias vezes seguidas). Por fim, surge Pain Split. Esse é um movimento complicado, mas cabe bem após  Chesnaught projetar o campo e sofrer algum dano.

“Nesse verão, eu decidi fazer algo de diferente”
- Curse
- Gyro Ball
- Dragon Claw / Stone Edge / Brick Break
- Shadow Claw / Body Slam / Poison Jab
Item: Expert Belt
Habilidade: Bulletproof
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 HP, 4 SP DEF
Nature: Adamant 
Aqui temos uma opção para que o adversário se surpreenda muito. Nenhum dos golpes sugeridos é esperado para um Chesnaught. E essa é a parte mais interessante. Em metagame, as estratégias para os Pokémon são muito comuns e repetitivas. Por conta disso, existem counters pré-definidos pra cada estratégia. O diferencial aqui é que os movimentos são de tipos alternativos e que não são lá o que se imagina de um Chesnaught. Esse set é basicamente igual o primeiro: promover um bulky com Curse, reduzindo sua velocidade. Quanto menor a velocidade, maior o poder de Gyro Ball. Os outros movimentos oferecem cobertura contra os mais variados tipos. A escolha deles depende da estratégia do time.


Checks, counters e considerações finais
-  Chesnaught pode trabalhar ainda melhor em uma equipe baseada em Trick Room. Pode ser feita uma parceria com Bronzong, que suporta bem 5 de suas desvantagens.  Slowbro e Slowking também cobrem Chesnaught de maneira eficaz.

-  Chesnaught consegue se safar bem de um possível counter destrutivo: Gengar. Porém, Gengar com sua Dazzling Gleam ainda não é descartado como um Pokémon extremamente perigoso. Algumas das estratégias dele podem ser quebradas por Gourgeist e Trevenant. O cuidado com Pokémon voadores especiais também deve ser redobrado, como Togekiss.

- Ele é dono da maior quantidade de desvantagens dentre os iniciais. Isso é um fator que faz repensarmos na hora de usá-lo. É importante ressaltar que, mesmo com tantas desvantagens e baixa defesa especial, Chesnaught é um tank físico muito eficaz. O acesso a Leech Seed faz com que seja bem útil em todo tipo de equipe. 

Delphox


Tipos: Fogo / Psíquico

Base de stats:
HP – 75
Ataque – 69
Defesa – 72
Ataque especial – 114
Defesa especial – 100
Velocidade – 104
Total: 534

Overview: 
Delphox, o Pokémon Raposa, é um dos iniciais da região de Kalos. Ele é capaz de prever o futuro através das chamas que produz com seu galho. Dentre os iniciais de Kalos, Delphox é o mais versátil. Ele consegue caminhar bem entre diferentes estratégias. Curiosamente, possui uma base de velocidade muito alta, além de um ataque especial bem interessante. Delphox tem acesso a um set variadíssimo, contando com golpes poderosos e movimentos de status que causam dor de cabeça.


Habilidades:
-  Blaze (normal): aumenta o poder de golpes do tipo fogo quando o HP estiver baixo.
- Magician (oculta): rouba o item adversário durante um golpe. 

Prós:
- Altas bases de ataque especial, defesa especial e velocidade;
- Acesso a diferentes combinações de movimentos;
- Bons movimentos de cobertura;
- Trabalha bem em times baseados em luz solar;
- É lindo e é do tipo fogo :3

Contras:
- Baixas bases de defesa e HP;
- Fraqueza a Stealth Rock;
- Habilidade oculta pouco funcional.

What Does Delphox Say?
- Calm Mind
- Fire Blast / Flamethrower / Heat Wave
- Psyshock
- Grass Knot
Item: Life Orb
Habilidade: Blaze
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP 
Nature: Modest / Timid
A ideia aqui é muito simples: atacar com o máximo de poder possível. Calm Mind oferece a Delphox a capacidade de aumentar seus stats mais altos. Como mencionei anteriormente, Delphox atua bem em um time de sol. Seus STABs de fogo ganharão aumento no poder com a luz solar. Fire Blast é seu mais poderoso, apesar da precisão bem reduzida. Heat Wave é de poder alto, mas também com chances de falha; entretanto, é um movimento útil em duplas e triplas. Já Flamethrower é o mais seguro. Grass Knot fecha o set com a possibilidade de cobertura.

A Raposa e as Uvas
- Switcheroo 
- Role Play / Magic Coat
- Fire Blast / Flamethrower
- Psyshock
Item: Choice Specs
Habilidade: Blaze
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 SP ATK, 128 SPD
Nature: Modest / Timid 
Como diria a fábula dA  Raposa e as Uvas: você consegue facilmente desprezar aquilo que não tem. Com essa ideia, Delphox despreza o adversário. Através de Switcheroo, entregará um item terrível nas mãos do oponente e que o obrigará a repetir o mesmo movimento. Role Play é útil para copiar as habilidades de Pokémon com potencial, como Greninja e seu Protean. Magic Coat é a certeza de que não cairá nos truques de Pokémon como Klefki e Trevenant. Assim que tudo estiver concluído, Delphox poderá garantir seus poderosos STABs contra o adversário.

“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”
- Hypnosis / Will-o-Wisp
- Dream Eater / Future Sight / Fire Blast
- Reflect
- Light Screen
Item: Light Clay
Habilidade: Blaze 
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 HP, 128 DEF, 128 SP DEF
Nature: Bold
Já pensou em dar início a uma batalha tendo como líder Delphox? O set é muito simples para essa função, mas eficiente. Os movimentos de tela (Reflect e Light Screen) garantem vida longa a todo o time. A duração deles aumenta com o uso de Light Clay. Para derrotar o adversário, existem 3 possibilidades. A primeira consiste em colocá-lo para dormir com Hypnosis e depois arrancar o HP e recuperar o de Delphox com Dream Eater. A segunda opção é a combinação de WoW com Future Sight. Essa estratégia mina  o HP adversário e causará problemas mais à frente. A última opção é um combate direto usando WoW e Fire Blast, STAB mais interessante de Delphox. Delphox na função de lead combate bem líderes adversários comuns, como Klefki, Galvantula e Ferrothorn.

Moça, você é dona do seu futuro
- Wish
- Will-o-Wisp
- Shadow Ball / Psychic
- Fire Blast / Flamethrower / Heat Wave
Item: Leftovers
Habilidade: Blaze
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SPD, 200 SP ATK, 56 HP
Nature: Modest / Timid
Moça, você já pensou que pode cuidar do seu próprio destino em batalha? O set consiste em não deixar Delphox cair. O maior investimento é em volta de seu HP: aplicação de EVs, item, movimento. Wish é um bom movimento, principalmente para auxiliar companheiros de luta. WoW serve para minar o adversário aos poucos e quase sem volta. O terceiro movimento pode ser tanto um STAB com Psychic quanto surpreender o adversário com Shadow Ball. Esse golpe fantasma não é tão usado em Delphox e pode enganar muitos oponentes. O último é o tradicional STAB poderoso de fogo. Qualquer um deles é uma boa opção, dependendo, claro, da construção do time.


Checks, counters e considerações finais:
- Delphox é capaz de trabalhar bem ao lado de Pokémon também rápidos ou que cubram suas principais desvantagens. Azumarill pode ser uma boa opção nesse sentido. Não podemos esquecer do que foi mencionado sobre a luz solar, ou seja, Ninetales é um parceiro conveniente.

- Delphox peca muito quanto a sua defesa. Um Pokémon mais rápido que ele e que seja baseado em ataque físico é um grande problema. Um bom exemplo de counter assim é Weavile. Delphox também cai diante de sweeper especiais simples comuns e que são muito poderosos, como Greninja e Gengar. Outro de seus problemas é relacionado a golpes de prioridade e Pursuit. Com grande parte sendo física, causa estrago a ponto de tirar Delphox de batalha facilmente. 

- Apesar das baixas defesas, Delphox é capaz de causar um grande estrago aos adversários desprevenidos. Por não ser um Pokémon tão comum em competições, usá-lo pode ser um trunfo.

Greninja


Tipos: Água / Noturno

Base de stats:
HP – 72
Ataque – 95
Defesa – 67
Ataque especial – 103
Defesa especial – 71
Velocidade – 122
Total: 530

Overview:
Greninja, o Pokémon Ninja, é o último dos iniciais de Kalos.  Ele possui muitas referências de lutadores japoneses e europeus. Greninja é capaz de se mover muito rapidamente, podendo passar quase que invisível aos olhos. Costuma desenvolver técnicas aquáticas e, com elas, cria estrelas que atira no ar. O grande destaque de Greninja é sua velocidade. É indiscutível que ele seja um dos Pokémon mais rápidos existentes. Mas, além disso, é dono de uma base sólida de ataques. Isso faz com que  se torne um grande sweeper em Kalos, sendo capaz de derrubar algumas das barreiras mais fortes.


Habilidades: 
-  Torrent (normal): aumenta o  poder de golpes do tipo água quando o HP estiver baixo.
- Protean (oculta): muda de tipo de acordo com o movimento usado.

Prós:
- Protean (principal pró de Greninja);
- Alta bases de velocidade e ataques;
- Acesso a Toxic Spikes e Spikes;
- Mixed Sweeper;
- Pode derrubar metade de um time adversário.

Contras:
- Pouco resistente em batalha;
-  Protean pode causar alguns problemas variados, como entrar com um tipo num momento errado;
- Por ser muito usado, existem muitas estratégias de counter;
-  Perde a principal característica de Froakie (espuma) e ganha um cachecol de língua.

I came in like a wrecking ball
- Surf / Hydro Pump / Scald
- Dark Pulse
- Ice Beam
- Extrasensory / Hidden Power (voador / fogo)
Item: Life Orb / Expert Belt / Focus Sash
Habilidade: Protean
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 SP ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Modest / Timid
Esse set realça o que Greninja tem de mais importante: poder de destruição. E como funciona? Primeiramente, oferece uma quantidade bem variada de tipos e que permite a Greninja lidar com todos os tipos de Pokémon. Em segundo lugar, Protean é ativada tranquilamente aqui de acordo com a necessidade. O primeiro movimento fica à escolha, de acordo com a necessidade: Scald oferece menor poder, mas tem efeito secundário de queimadura; Surf é bastante estável e conversa bem em batalhas duplas e triplas; Hydro Pump tem muito poder, só que sem tanta precisão. Dark Pulse pode causar flinch, aproveitando-se do fato de Greninja quase sempre atacar primeiro. Ice Beam oferece cobertura e consegue lidar bem com alguns dos problemas em batalha, como adversários  de grama. O último golpe pode ser Extrasensory, que ajuda a lidar com oponentes de tipos diferentes, como lutador e venenoso. Mas também é interessante se tiver um Hidden Power voador e de fogo, que garante um leque maior de possibilidades.

Caco, o sapo
- Spikes
- Toxic Spikes
- Water Shuriken / Scald
- Rest
Item: Lum Berry
Habilidade: Protean
IVs: 31 / X / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 200 HP, 252 SPD, 56 SP ATK
Nature: Timid
Aqui vem uma opção alternativa para Greninja, fazendo com que exerça função de líder em um time. Spikes e Toxic Spikes são excelentes entry hazards, já que um possui valor definido e o outro pode causar badly poison nos adversários. Um destaque aqui vai para Toxic Spikes. Quando usado, Greninja se torna do tipo venenoso. Dificilmente, alguém usaria um golpe terra e nunca usaria um psíquico contra Greninja para derrotar o tipo venenoso.  Isso faz com que se torne um pouco mais resistente em batalha e dure mais tempo, compensando suas baixas defesas. O terceiro movimento pode ser um golpe de água: Water Shuriken possui prioridade e golpeia múltiplas vezes; Scald tem um efeito secundário interessante contra um adversário que ainda não está envenenado. O último é Rest, que combina-se com Lum Berry. Esse movimento deve ser usado quando Greninja estiver no seu limite.

Mestre dos músculos
- Substitute
- Power-Up Punch
- Rock Slide
- U-turn
Item: Leftovers / Life Orb
Habilidade: Protean
IVs: 31 / 31 / 31 / X / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly
Nem só de poder especial se  constrói um Greninja. Que tal apostar em um set alternativo baseado em golpes físicos? A base de ataque de Greninja é de 95, apenas um pouco menor que seu ataque especial. Isso permite que  hajavariedade e diferentes possibilidades.  O primeiro movimento é Substitute. Esse é  um movimento estável para garantir a Greninja um turno tranquilo e que possa fazer a performance de seus golpes. Primeiramente,  Power-  Up Punch, que faz causa dano e ainda aumenta o ataque de Greninja. O uso dele faz todos os outros golpes aumentarem de poder. Rock Slide é capaz de se aproveitar da velocidade de Greninja, já que pode causar flinch caso seja usado rapidamente.  Ele também é eficiente em batalhas duplas e triplas. O último movimento, U-turn, é a total explicação da frase “bater e correr”. Greninja é especialista em golpear e depois fugir. Nada melhor que U-turn para isso. Ele faz com que Greninja saia de batalha e ainda cause algum dano.

Ninjutsu
- Hydro Pump / Surf / Scald / Waterfall
- Dark Pulse
- U-turn
- Power-Up Punch / Acrobatics / Bounce
Item: Life Orb / Expert Belt / Focus Sash
Habilidade: Protean
IVs: 31 / 31 / 31 / 31 / 31 / 31
EVs: 252 ATK, 252 SPD, 4 HP
Nature: Adamant / Jolly / Modest / Timid
Esse último set é apenas uma mistura de  dois dos anteriores. Aproveitando-se das bases de ataque parecidas, Greninja se torna um sweeper misto aqui. Isso quer dizer que ele conseguirá atacar tanto fisicamente quanto especialmente. A nature é o que mais pode causar problemas na  hora da montagem desse set. O treinador pode optar por qualquer delas quando estiver criando seu Greninja. Tudo dependerá apenas da estratégia planejada. Também podem ser usadas natures alternativas e que mexam nas defesas dele. O  primeiro movimento é o típico STAB  aquático  (apesar de Protean fornecer STAB a todos os golpes). Como mencionado anteriormente, Hydro Pump, Scald e Surf são válidos e depende do que se planeja, cada um  com sua especificidade. A novidade é Waterfall, que pode fazer o adversário sofrer flich. Dark Pulse tem a mesma função de Waterfall: flinch. A diferença é o fato de ser especial. U -turn é a releitura do  “bater e correr”, ou seja, sair de batalha, mas ainda causando algum dano. Por último, temos Power-Up Punch, que aumenta o ataque de Greninja; Acrobatics, que aumenta o poder se o item for consumido (combinado com Focus Sash); ou apostar tudo em um Bounce.


Checks, counters e considerações finais:
-  Greninja tem diferentes sets e que requerem diferentes  parceiros em batalha. O fato é que ele necessita de companheiros de equipe que possam entrar a qualquer momento em campo para substituí-lo e que garantam resistência boa. Um exemplo disso é Aggron (principalmente na forma megaevoluída).

-  As baixas bases de defesa de Greninja são seu  maior problema. Isso o torna frágil diante de muitos Pokémon. Aqueles que não conseguem  lidar com sua velocidade, podem usar um golpe de prioridade para fazer isso. Por conta disso, Pokémon como Mega Kangaskhan e Conkeldurr ameaçam muito. Alguns outros tanks também conseguem dar conta de derrotar Greninja, que pode nem arranhá-los em batalha.

-  O fato sobre Greninja é que ele é um Pokémon criado para atacar, mesmo conseguindo usar bons movimentos de status. Ele se tornou o favorito da região de Kalos para muitos fãs. Então, é um dos Pokémon mais vistos em batalha. O cuidado é apenas em torno da quantidade de estratégias anti-sapo.


E então, pessoal, o que acharam da minha estreia nas XnálYses? Dos sets que mostrei, vocês usam algum? Têm alguma sugestão? Qual Pokémon querem ver ser analisado depois? Obrigado por lerem! Até mais! ^^

10 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Tirando o fato de que o Delphox nn aprende o ataque Hypnosis e só aprende wish se breeda o fennekin com uma skitty :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delphox consegue usar tanto Wish quanto Hypnosis. Ambos são egg moves.

      Excluir
  2. Adiciona o seguinte set,
    Expert Belt + Power Up Punch, Waterfall, Ariel Ace e Night Slash. Mais coverage que isso impossivel,
    http://replay.pokemonshowdown.com/ou-72793101

    ResponderExcluir
  3. kkkk que gif engraçado.E apesar das estratégias serem boas, eu dispensava a ideia de usar iniciais em batalhas até eu conhecer o Greninja com protean, mas ainda derroto ele usando Brave Bird do meu Talonflame com Gale Wings.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greninja é interessante com essa Protean, mas é realmente muito simples de se derrotar.

      Excluir
  4. Kangaskhan vlw :)

    ResponderExcluir
  5. Fada não é tão comum,voador é mais e não tá citado XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fada é comum quando pensamos em Gardevoir, Mawile, Azumarill. Todos acabam ameaçando de uma forma ou de outra.

      Excluir
  6. não tem um deck com torrent?kkkkknão consigo com uns 200 ovos protean

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال