TOP 10: Ataque


Olá, gente! Queria lembrá-los, antes de tudo, que divulgarei o resultado do sorteio do Honedge amanhã. Preparados para mais um Top 10!? Espero que estejam, porque eu fico mega empolgado na hora de escrever esse quadro e adoro quando recebo os comentários de todos. Na quarta à noite, se não me engano, o site que hospeda a enquete deu pane (possivelmente por modificações internas). A votação estava apertadíssima entre duas opções: ataque e estratégias de Kalos. No último momento que vi, ataque tinha 6% de vantagem à frente. A votação poderia ter sofrido mais uma virada como todos os dias anteriores, mas considerarei a última vista por mim. Ataque é o stat que trabalha em cima de golpes físicos ou de atributos físicos. Ele atinge diretamente a defesa. Vamos saber quem são os 10 mais poderosos atacantes? Lembrando que o primeiro critério de desempate é a base de stats; caso permaneça o empate, os dois ficam na mesma posição.


Começaremos hoje com um empate entre dois pokémon com a mesma base de ataque e a mesma base de stats, portanto ficam na mesma posição.

9 - Salamence
Pokémon Dragão
Tipos: Dragão / Voador

Habilidades:
Normal
- Intimidate: diminui o ataque do adversário.

Oculta
- Moxie: aumenta o ataque após nocautear um pokémon.

Descrições da pokédex:
X - Ele se torna incontrolável quando está furioso. Ele destrói tudo estraçalhando com garras e fogo.
Y - Ele é incontrolável se estiver furioso. Ele voa em torno de montanhas jorrando chamas ardentes.

Base de stats:
HP - 95
Ataque - 135
Defesa - 80
Ataque especial - 110
Defesa especial - 80
Velocidade - 100
Total: 600

 > LV 30 >  > LV 50 >

Temos a estreia de um pseudolendário, finalmente, no Top 10!. Salamence é um pokémon dos mais atrozes existentes. Ele coloca medo só de olhar para o alvo. Bagon, sua primeira forma, sonha em voar e tenta constantemente fazer isso se atirando do alto de montanhas. Ao evoluir em Shelgon, transforma-se em um casulo para as asas. Salamence, a última forma, desenvolve a capacidade de voo e possui uma cabeça extremamente dura, graças às tentativas de Bagon se atirando de montanhas. Em batalha, pode ser uma grande ameaça ao adversário. Ele apresenta uma base defensiva média (destaque maior para seu HP de 95), mas compensa com a grande quantidade de ataque e ataque especial. Dificilmente vai ser derrubado em apenas um golpe, mas costuma atacar depois de muitos pokémon usados no metagame. Deve-se ter um extremo cuidado nesse sentido. Entre suas habilidades, Moxie salta aos olhos, já que dará um impulso ao ataque tranquilamente. Apesar de ser um pokémon do tipo voador, o único golpe desse tipo obtido por Salamence é Fly. Fly é extremamente inconsistente para batalhas. Felizmente, ele possui uma grande variedade de ataques físicos e especiais de diferentes tipos: Dragon Rush, Hydro Pump, Dragon Dance, Shadow Claw, Fire Blast.

9 - Metagross
Pokémon Perna Metálica
Tipos: Metal / Psíquico

Habilidades:
Normal
- Clear Body: previne seus stats de serem abaixados por outros pokémon.

Oculta
- Light Metal: diminui pela metade o peso do pokémon.

Descrições da pokédex:
X - Com quatro cérebros conectados, ele é mais inteligente que um super computador, e usa cálculos para analisar o adversário.
Y - Metang combinaram para formá-lo. Com quatro cérebros, ele tem a inteligência de um super computador.

Base de stats:
HP - 80
Ataque - 135
Defesa - 130
Ataque especial - 95
Defesa especial - 90
Velocidade - 70
Total: 600

 > LV 20 >  > LV 45 > 

Empatado com Salamence, surge Metagross, mais um pseudolendário. Os dois atingem 405 pontos de ataque no nível 100 e possuem a mesma base de stats. Metagross é um dos pokémon mais inteligentes existentes. Cada uma de suas pernas contém um cérebro; os quatro se unem no centro e produzem uma intensa energia psíquica e inteligência. Beldum é a espécie de pokémon que tem tudo para dar errado em batalha, já que aprende somente um golpe e que provoca recoil. Ao contrário do que se imagina, ele evolui muito rapidamente e atinge o estágio de Metagross posteriormente. Metagross é um dos pokémon mais incríveis existentes (falo isso, também, por ser um dos meus favoritos). Ele ocupa as vezes de tank e wall. Ao contrário de Salamence, que é voltado para os dois ataques, Metagross possui uma defesa muito alta e que se combina com ataque mais alto ainda. Sua defesa especial e seu HP são médios, enquanto sua velocidade é baixa. Essa baixa velocidade proporciona uma estratégia de Gyro Ball ou Bullet Punch. Ele também obtém outros movimentos importantes, como Hammer Arm, Magnet Rise, Zen Headbutt, Pursuit, Iron Defense. Sua habilidade Light Metal é extremamente inviável, tornando Clear Body uma opção melhor. Metagross ainda conta com uma imunidade (veneno) e 9 resistências.

8 - Darmanitan
Pokémon Flamejante


Tipo: Fogo

Habilidades:
Normal
- Sheer Force: o efeito secundário de golpes será removido e o poder aumenta em 30%.

Oculta
- Zen Mode: modifica o pokémon quando o HP estiver na metade ou menos.

Descrições da pokédex:
X - Quando um está ferido em uma batalha violenta, ele endurece como uma pedra. Então, ele medita e aguça sua mente.
Y - Seu fogo interno queima a 2.500° F (quase 1.400° C), criando poder suficiente para que ele possa destruir um caminhão em um soco.

Base de stats:
HP - 105
Ataque - 140
Defesa - 55
Ataque especial - 30
Defesa especial - 55
Velocidade - 95
Total: 480

 > LV 35 > 

Lembram-se de Darmanitan no último Top 10! (ataque especial), não é mesmo? Esse pokémon se mostra extremamente versátil quando surge em duas listas tão diferentes. Como mencionado anteriormente, Darmanitan parece ser baseado em macacos, bonecas Daruma e divindades. Por possuir duas formas totalmente diferentes e que se transformam dentro da batalha, Darmanitan é uma opção pra diversas e diversas estratégias. Em sua forma Standard, ele possui uma incrível combinação de ataque (140), HP (105) e uma velocidade relativamente estável (95). Infelizmente, essa forma só possui alto ataque e HP, mas suas defesas são muito baixas. Para permanecer somente na forma Standard e ser ofensivo em batalha, Darmanitan surge com Sheer Force, que elimina o efeito secundário dos movimentos e aumenta seu poder. Isso faz com que seu ataque suba ainda mais ao realizar golpes como Flare Blitz. Flare Blitz vindo de um Darmanitan com Sheer Force é sinônimo de derrota para os adversários com altas bases defensivas. Caso o treinador opte por ter um 2 em 1, a habilidade Zen Mode surge muito bem. Ela retira o benefício de Sheer Force, mas permite que Darmanitan trabalhe perfeitamente em torno de golpes especiais e físicos.

7 - Conkeldurr
Pokémon Muscular
Tipo: Lutador

Habilidades:
Normais
- Guts: aumenta o ataque se o pokémon tiver um problema de status.
- Sheer Force: o efeito secundário de golpes será removido e o poder aumenta em 30%.

Oculta
- Iron Fist: aumenta o poder de golpes de punho.

Descrições da pokédex:
X - Acredita-se que Conkeldurr ensinou os humanos a fazerem concreto mais de 2.000 anos atrás.
Y - Em vez de confiarem na força, eles dominam os movimentos que utilizam a força centrífuga para girarem o concreto.

Base de stats:
HP - 105
Ataque - 140
Defesa - 95
Ataque especial - 55
Defesa especial - 65
Velocidade - 45
Total: 505

 > LV 25 >  > TROCA > 

Conkeldurr é um dos pokémon mais questionados na 5ª geração. Muitos criticam sua evolução, já que uma madeira se torna metal e depois concreto. Essa ideia é quebrada pelas descrições na pokédex, já que Timburr, Gurdurr e Conkeldurr estão diretamente ligados à construção civil e ensinam técnicas simples de elementos da engenharia para os humanos. Conkeldurr é completamente humanoide e se assemelha a homens fortes de circos típicos. Em batalha, suas três habilidades podem funcionar extremamente bem, já que permitem uma imensa variedade de combinações com movimentos. Com Guts, é possível o trabalho em cima de Facade ; Sheer Force acrescenta enorme poder a golpes como Hammer Arm e Dynamic Punch; já Iron Fist incrementa Drain Punch, Mach Punch e Hammer Arm. Conkeldurr desempenha um excelente papel de tank físico. Graças a seu altíssimo ataque, derruba facilmente muitos adversários. Enquanto isso, seu HP e sua defesa atuam juntos para que resista bem fisicamente. Infelizmente, sua defesa especial não acompanha o ritmo (apenas 65) e sua velocidade menos ainda (45). Sua grande diferença vem através de Mach Punch, que garante prioridade. Além de boa cobertura através de Stone Edge, Poison Jab e Fling, dentre tantas outras combinações possíveis.

6 - Rhyperior
Pokémon Broca


Tipos: Terra / Rocha

Habilidades:
Normais
- Lightning Rod: absorve movimentos elétricos e aumenta o ataque especial.
- Solid Rock: diminui em 25% o poder de golpes super efetivos.

Oculta
- Reckless: aumenta o poder de golpes que causam recoil.

Descrições da pokédex:
X - Dos buracos em suas mãos, ele lança Geodude. Sua carapaça pode resistir a erupções vulcânicas.
Y - Ele coloca rochas nos buracos de suas mãos e usa seus músculos para atirá-las. Geodude são atirados algumas vezes.

Base de stats:
HP - 115
Ataque - 140
Defesa - 130
Ataque especial - 55
Defesa especial - 55
Velocidade - 40
Total: 535

 > LV 42 >  > TROCA COM PROTECTOR > 

Rhyperior é uma das várias evoluções de Pokémon da região de Kanto e que surgem sem Sinnoh. Tradicionalmente, os Rhyperior gostam de atirar todo tipo de coisa e são compostos por uma couraça de rochas puras. Isso permite que ele tenha uma larga defesa e um ataque enorme. Rhyperior parece ter sido uma grande mistura de tanques de guerra, rinocerontes e anquilossauros. Quando ele evolui de Rhydon, não muda basicamente em nada: as habilidades e as distribuições de stats são as mesmas, bem como sua aplicação em batalha. Então por que evolui? Para se tornar um enorme tanque de guerra esteticamente, mas sem grandes vantagens na evolução. Sua função em batalha se assemelha muito a de Conkeldurr, mas com melhores stats. Seu ataque pode atingir 416 pontos no nível 100, além de uma parceria incrível de 115 de HP e 130 de defesa. Dentro de um combate, ele será um potente pokémon fisicamente, tanto em defesa quanto em ataque. Seu problema surge quando sua defesa especial é de apenas 55 e a velocidade de 40. Rhyperior quase sempre atacará depois do adversário. Isso se torna perigoso diante de golpes especiais de suas principais desvantagens: grama e água. Suas duas habilidades normais são bastante interessantes: Lightning Rod tem grande vantagem em batalhas duplas e triplas, enquanto que Solid Rock funciona muito bem para batalhas simples. Rhyperior possui uma grande variedade de movimentos e consegue durar em combate: Megahorn, Drill Run, Hammer Arm, Poison Jab, Rock Wrecker, Curse.

5 - Archeops
Pokémon Primeiro Pássaro
Tipos: Rocha / Voador

Habilidades:
Normal
- Defeatist: corta pela metade o ataque e o ataque especial quando o HP está na metade ou menor.

Oculta
- Não possui.

Descrições da pokédex:
X - Eles são inteligentes e irão cooperar para a captura da presa. Do chão, eles tomam impulso correndo para voar.
Y - Ele corre melhor do que voa. Ele sobe aos céus correndo a uma velocidade de 40 km/h.

Base de stats:
HP - 75
Ataque - 140
Defesa - 65
Ataque especial - 112
Defesa especial - 65
Velocidade - 110
Total: 567

 > LV 37 > 

Revivido do fóssil da pluma, temos Archeops, mais um pokémon pré-histórico dentre as listas de melhores. Ele é claramente baseado no Archaeopteryx, um ancestral das aves na história da vida, e é isso que dá o título de primeiro pássaro a Archeops. Ele também possui traços de um microrraptor, exímio corredor nos tempos ancestrais. Em batalha, este pokémon, ao contrário de Beldum, tinha tudo para dar certo, mas foi extremamente decepcionante. Archeops possui características de um exímio sweeper misto: alto ataque, ataque especial e velocidade. Sua sequência de problemas surge em suas baixíssimas bases de defesa, com amargos 65 de defesa e defesa especial, além de 75 de HP. Seu outro problema aparece quando vamos analisar sua única habilidade. Ela faz com que ele se desfavoreça completamente em  batalha, já que reduz seu ataque e ataque especial pela metade quando o HP atinge a metade. Isso é ainda pior com Stealth Rock ativo em campo: cada vez que Archeops entrar em batalha, levará 25% de dano, atingindo rapidamente o limite de 50%. Desconsiderando sua enorme quantidade de graves contratempos em batalha, esse é um pokémon que realmente ameaça muito em batalha. Ele tem acesso a movimentos muito importantes, como Acrobatics, Rock Slide, U-Turn, Dragon Claw, Switcheroo.

4 - Haxorus
Pokémon Mandíbula de Machado
Tipo: Dragão

Habilidades:
Normais
- Rivalry: causa mais danos se o adversário for do mesmo sexo.
- Mold Breaker: movimentos podem ser usados no adversário independente de suas habilidade.

Oculta
- Unnerve: impede o oponente de comer berries.

Descrições da pokédex:
X - Eles são dóceis, mas podem ser agressivos quando defendem seu território. Eles desafiam adversários com presas que podem cortar aço.
Y - Suas presas duras permanecerão afiadas sempre que ele usá-las para cortar vigas de metal. Esses pokémon são cobertos de uma resistente armadura.

Base de stats:
HP - 76
Ataque - 147
Defesa - 90
Ataque especial - 60
Defesa especial - 70
Velocidade - 97
Total: 540

 > LV 38 >  > LV 48 >

Haxorus é um dos pokémon que mais caíram nas graças do público. Isso se deve ao fato de ser um poderoso dragão (o mais forte fisicamente). Ele é uma grande mistura de dinossauros e machados, além de outras peças de ferreiros. Sua principal característica está em suas presas, capazes de cortarem qualquer coisa que atravessar por elas. Haxorus começa a se destacar, e somente se destaca nisso, quando possui 147 de base de ataque, que pode atingir 432 pontos no nível 100. Mesmo tendo esse largo ataque, ele não é uma opção tão ágil quanto Salamence, por exemplo. Quando Haxorus não conseguir derrotar o adversário num só golpe, poderá sofrer um nocaute não muito difícil graças as suas baixas defesas e HP. Dentre suas 3, apenas uma é uma boa opção: Mold Breaker. Rivalry até pode ser usada, mas depende do sexo do adversário. Mold Brekar irá anular uma série de habilidades e que são impedimentos para Haxorus em batalha, como Wonder Guard de Shedinja. Ele aprende bons movimentos por níveis (Outrage, Dragon Claw, Guillotine), mas sem grande variedade de tipos. Isso obriga o treinador a recorrer a TMs.

3 - Aegislash (Blade Forme)
Pokémon Espada Real
Tipos: Metal / Fantasma

Habilidades:
Normal
- Stance Change: muda a forma do pokémon de acordo com os movimentos usados.

Oculta
- Não possui.

Descrições da pokédex:
X - Gerações de reis foram cuidadas por esse pokémon, que usa seu poder espectral para manipular e controlar pessoas e pokémon.
Y - Aparentemente, ele pode perceber as qualidades naturais da liderença. De acordo com a lenda, qualquer pessoa que ele reconhecer é destinada a se tornar rei.

Base de stats (Blade Forme):
HP - 60
Ataque - 150
Defesa - 50
Ataque especial - 150
Defesa especial - 50
Velocidade - 60
Total: 520

 > LV 35 >  > DUSK STONE > 

Vocês se lembram quando eu disse que Aegislash era o pokémon mais comum no Top 10!? Aquilo não era só uma frase solta. Ele é, de fato, o pokémon que mais aparece em listas de poder. Isso se deve a sua incrível habilidade: Stance Change. Ela permite que Aegislash alterne entre suas duas formas de acordo com os movimentos que usar em  batalha. Quando usar movimentos defensivos, irá se tornar Shield Forme (muitas defesas); com os movimentos ofensivos, muda para Blade Forme (muitos ataques). Apesar de Aegislash ser o pokémon com maior ataque especial, ele não tem menor capacidade em batalha para isso. Seu grande potencial é atrelado aos golpes físicos. É comum ver sua combinação de Shadow Sneak, Sacred Sword, King's Shield, Sword Dance, Iron Head. Ele ainda irá se beneficiar de Stance Change em batalha para poder efetuar qualquer modificação que necessite e, dependendo de seu adversário, poder ser defensivo e garantir o preparo de um ataque poderoso. Aegislash também mostra potencial ao possuir 3 imunidades e 9 resistências.

2 - Slaking
Pokémon Preguiçoso
Tipo: Normal

Habilidades:
Normal
- Truant: o pokémon não pode realizar movimentos dois turnos consecutivos.

Oculta
- Não possui.

Descrições da pokédex:
X - O pokémon mais preguiçoso do mundo. Ele se move para outro lugar quando não há mais comida que possa alcançar.
Y - Ele é o pokémon mais preguiçoso do mundo. Entretanto, ele pode exercer poder enorme lançando energia reprimida de repente.

Base de stats:
HP - 150
Ataque - 160
Defesa - 100
Ataque especial - 95
Defesa especial - 65
Velocidade - 100
Total: 670

 > LV 18 >  > LV 36 > 

Slaking é o pokémon mais difícil de ser compreendido. Durante sua linha evolutiva, ele é uma preguiça (Slakoth) que se torna hiperativa (Vigoroth) e assume de vez um caráter mega preguiçoso (Slaking). Ele parece ser uma combinação de primatas gigantes, como os gorilas, e apresenta traços também de preguiças gigantes. Slaking apenas se movimenta para comer quando não existe mais forma de evitar, mas está constantemente bocejando. Apesar de ser tão preguiçoso, ele pode ser uma grande cartada em batalha. Sua base de stats absurdamente alta é bastante equilibrada e bem distribuída entre todos os stats. De forma defensiva, seu HP de 150 irá render-lhe resistência suficiente para cobrir sua defesa especial baixa (65) e aumentar ainda mais a defesa (100). No campo ofensivo, seus 160 de ataque, que atingem 460 pontos no nível 100, são altamente destrutivos. Slaking pode se aproveitar dessa grande combinação pra realizar movimentos muito eficazes, como a Facade, Earthquake, Night Slash, Hammer Arm. Além dos golpes, ele também conta com bons movimentos de status, como Slack Off, Curse, Encore, Yawn. Mas qual problema um pokémon tão competente assim poderia ter? Assim como Archeops, Slaking é completamente derrubado por sua habilidade. Truant irá impedi-lo de atacar por dois turnos seguidos, ficando um turno descansando sempre (efeito semelhante ao de Hyper Beam). Mesmo com essa queda brusca, muitos conseguem usá-lo bem e com eficácia.

1 - Rampardos
Pokémon Cabeçada
Tipo: Rocha

Habilidades:
Normal
- Mold Breaker: movimentos podem ser usados no adversário independente de suas habilidade.

Oculta


- Sheer Force: o efeito secundário de golpes será removido e o poder aumenta em 30%.

Descrições da pokédex:
X - Seu crânio resiste a impactos de qualquer magnitude. Como resultado, seu cérebro nunca tem a chance de crescer.
Y - Seu crânio é duro como ferro, ele é um bruto que derruba árvores na floresta enquanto captura presas.

Base de stats:
HP - 97
Ataque - 165
Defesa - 60
Ataque especial - 65
Defesa especial - 50
Velocidade - 58
Total: 495

 > LV 30 > 

Aqui surge mais um fóssil no Top 10! e bastante surpreendente para muitos. Rampardos é um pokémon com uma cabeça extremamente dura. Suas descrições na pokédex sempre o apresentam como um pokémon capaz de esmagar qualquer coisa, por mais dura que seja, que estiver em sua frente. A grande quantidade de força física e cabeçadas intensas impede desenvolvimento de inteligência nele. Rampardos parece ter sido baseado em alguns dinossauros. Em batalha, vamos começar fazendo sua análise por suas habilidades. As duas possuem mesmo potencial de uso: Sheer Force anula efeitos secundários dos movimentos Iron Head e Zen Headbutt; Mold Breaker cancela diversas habilidades. As duas podem ser encaixadas de acordo com as estratégias de treino. Quanto a seus stats, Rampardos é uma nova tragédia. Ele somente possui ataque poderoso e HP médio-alto. Suas defesas e velocidade são vergonhosas. Isso faz com que ele quase sempre ataque depois do adversário e esteja suscetível a golpes simples, como Grass Knot. Rampardos pode ser combinado com Focus Sash, para impedir que sofra OHKO. Apesar de suas defesas baixas, bem como velocidade, ele também aprende ótimos movimentos e que se encaixam perfeitamente: Head Smash, Zen Headbutt, Iron Head, Curse, Pursuit, Crunch.



Top 20 maiores ataques (com lendários e megaevoluções)

1 - Mega Mewtwo X: 190
2 - Mega Heracross: 185
3 - Deoxys (Attack): 180
4 - Kyurem (Black): 170
4 - Mega Garchomp: 170
6 - Mega Banette: 165
7 - Rampardos: 165
8 - Mega Tyranitar: 164
9 - Regigigas: 160
9 - Slaking: 160
11 - Mega Blaziken: 160
12 - Mega Gyarados: 155
13 - Mega Pinsir: 155
14 - Mega Mewtwo Y: 150
15 - Rayquaza: 150
15 - Zekrom: 150
17 - Groudon: 150
18 - Mega Scizor: 150
19 - Deoxys (Normal): 150
20 - Mega Absol: 150

Extras:
- Mega Mawile, graças a sua habilidade Huge Power, possui o maior ataque do mundo Pokémon. Sua base fixa é de 105, mas dobra dentro de batalha.
- Shuckle é capaz de inverter sua defesa e seu ataque, tornando-se dono de quase 100 pontos a mais de ataque que Mega Mewtwo X.

Top 5 maiores ataques (iniciais)


1 - Emboar: 123
2 - Blaziken: 120
3 - Swampert: 110
4 - Chesnaught: 109 
5 - Torterra: 109

Bom, gente, ficaremos por aqui por enquanto. Como disse lá em cima, o sorteio de Honedge será realizado amanhã, já que hoje é inviável para mim. E aí, o que acharam do Top 10! de hoje? Como o site que geralmente hospeda as enquetes está fora do ar, digam aqui nos comentários: QUAL DEVE SER O PRÓXIMO TOP 10!? Também não se esqueçam que irá acontecer a divulgação dos convocados para o Torneio de Batalhas em Duplas mais tarde. Enfim, até logo! ^^

15 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Onde está o número 10? Se os Salamence e Metagross estão empatados seria melhor deixar os dois em 10 e um outro ser o 9 ou vice-versa .. Mas ficou muito bom! Salamence e Haxorus <3

    ResponderExcluir
  2. Eu voto em um TOP 10 de Defesa! ó/

    ResponderExcluir
  3. Estrategias de Kalos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de um top 10 de altura.

    ResponderExcluir
  5. Top 10 de Defesa

    ResponderExcluir
  6. Pseudo-lendários tem 600 de base de status, certo?

    Slaking poderia ser um pseudo-lendário? Por quê?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, algumas coisas caracterizam os pseudo-lendários: geralmente são dragões, geralmente o ataque é o principal stat, possuem a linha evolutiva com 3 pokémon, seu crescimento de níveis é lento, e a base é obrigatoriamente 600. Slaking se encaixa bem em tudo, menos na base. Ele tem um patamar mais alto, mas acaba sendo considerado comum, seja pela habilidade ruim, seja pela classificação na tier Never Used (todos os pseudo são Over Used).

      Excluir
  7. Muito legal! os que eu mais gosto desses pokemons sao rampardos, slaking, haxorus, metagross, e salamence

    ResponderExcluir
  8. Gostei da materia. Bem explicada.

    ResponderExcluir
  9. Estrategia de Kalos !! Haxorus :3

    ResponderExcluir
  10. qual o lvl do ataque de arceus

    ResponderExcluir
  11. This is Perado29/02/2020, 10:10

    Medicham é o Pokémon com mais ataque, por conta da habilidade Pure Power, isso também torna Mega Medicham o Pokémon com mais ataque.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال