Detonando Teorias - Ash Está em Coma

Ash em Coma

Trago uma das teorias mais famosas de todas, a teoria de que Ash está em coma desde o primeiro episódio do anime.

A Teoria

No primeiro episódio de Pokémon, Pikachu defendeu Ash de um bando de Spearow usando seu ataque Choque do Trovão. Durante o ataque, Ash foi atingido por acidente e entrou em coma profundo. Ash foi levado para um hospital, onde atualmente está desacordado. A jornada de Ash é um meio que sua mente encontrou para fazer com que ele não perceba que está em coma, enquanto ela se recupera. Enquanto o tempo passa normalmente no mundo real e na mente de Ash, ele não envelhece e continua com 10 anos porque sua mente não se recuperou ainda. Quando sua mente se recuperar por completo, no último
epísódio, Ash acordará no hospital onde descobrirá a verdade e cometerá suicídio.

A teoria vai além e explica que o fato de cada cidade ter uma Oficial Jenny e uma Enfermeira Joy idênticas às de outras cidades, é porque Ash nunca tinha visto as enfermeiras e policiais de outras cidade, apenas as de Pallet, e sua mente as colocou nas outras cidades imaginadas por ele. Além disso, cada personagem do anime é uma parte da personalidade de Ash.

Detonando

A teoria é bem feita e parece mesmo verdadeira, mas ela tem alguns pontos falhos, como:

  • Foco em outros personagens: Apesar de Ash ser o protagonista, o anime também foca em outros personagens. Há episódios em que Ash quase não aparece. "Vá para Hollywood, Meowth", "Equipe Rocket, Uma Poderosa Máquina de Luta Magra e Malvada", "Seguindo na Viagem de Estreia", são exemplos de episódio em que Ash quase não aparece. Se tudo fosse obra de sua imaginação, ele deveria ser o centro das atenções o tempo todo.
  • Flashbacks: Tudo bem que, se tudo é imaginação do Ash, ele tenha flashbacks de vez em quando. Mas fica estranho que outros personagens tenham flashbacks principalmente se Ash não está por perto.
  • Tempo: O fato do Ash não envelhecer no anime mesmo depois de várias passagens de tempo terem sido mencionadas é um dos pontos-chave da teoria. Mas o que o autor não levou em consideração era que ele estava se baseando na versão americana do anime quando usou isso na teoria. Na versão japonesa do anime, em nenhum momento foi dito que havia se passado determinado período de tempo no anime, vou falar disso nas curiosidades.
  • Último episódio: A teoria diz que Ash acordará no último episódio de Pokémon e, ao descobrir que nada de sua jornada era real, cometerá suicídio, acabando a história do anime. Pokémon é voltado para o público infantil, e cenas de morte seriam pesadas demais para crianças. Além disso, o autor da teoria não levou em consideração que poderiam haver outras gerações de Pokémon futuramente, e sem Ash, o anime não seria a mesma coisa para as crianças.

Curiosidades

  • Data da Teoria: Ao que tudo indica, essa teoria surgiu por volta do dia 20/09/2008. Através de uma busca no Google, eu encontrei registro de páginas que falam sobre esse assunto nessa data específica. Na época, o último episódio de Pokémon exibido no Japão foi o DP093 "Jogando no Campo da Nivelação". Ainda nessa época, era cogitado que a geração Diamante e Pérola seria a última geração de Pokémon.
  • O Tempo não Passou: Apesar de na versão americana a dublagem mencionar as passagens de alguns anos, elas não acontecem na versão japonesa. Por exemplo, quando Ash vai ao ginásio de Viridian para batalhar pela insígnia na primeira temporada, a versão americana da dublagem diz que se passou um ano desde a visita dele, mas a dublagem japonesa diz apenas que se passou um bom tempo. Além do mais, o diretor do anime já confirmou que Ash não vai envelhecer no anime, então não faz sentido o tempo passar.
  • Outros Protagonistas em Coma: Aparentemente, as teorias de que o protagonista de alguma história está em coma são muito comuns. As teorias dizem que:
    • Rick Grimes, de The Walking Dead ainda está em coma, desde o primeiro episódio da série e da história em quadrinhos.
    • Finn, de Hora da Aventura, entrou em coma anos atrás depois da morte de seu cachorro Jake e todo o desenho é fruto de sua imaginação.

Conclusão

Apesar do que muitos falam, Ash não está em coma. A teoria surgiu por volta de 2008, quando se cogitava que Diamond and Pearl seria a última geração de Pokémon, o que fazia sentido pensarem em algo grande para o final do anime.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

42 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Já eu acho que essa teoria nem precisa ser desmentida. O Ash tem 10 anos e sempre terá, por causa da faixa etária do anime. Se ele crescesse Pokémon não seria mais infantil ou ia ficar estranho um personagem de 17 anos agir como um crianção, já que se ele crescesse, sua personalidade não deveria mudar, novamente devido ao público alvo do anime. Essa teoria do coma faz todo sentido MESMO, fora as policiais e enfermeiras Joys e Jennys, que mudaram o visual duas vezes na série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Autor devia se tocar que Pokémon perdeu a popularidade que tinha com o publico infantil, e agora são os jovens que estão assistindo então por que não fazer uma obra Juvenil não acha? É só basear-se no sucesso do especial Origens!!!

      Excluir
    2. pokémon ainda faz sucesso com as crianças do japão, enquanto continuar, o anime vai ter o tom infantil

      Excluir
    3. mas se vc reparar, o Ash está crescendo sim, compara ele na primeira geração com a sexta

      Excluir
    4. não acho que ele setiria os choques do Pikachu

      Excluir
  2. E o outro ano do pré-filme 3?
    E os 2 meses que falou se passaram perto de Cerulean?
    E os meses de treino pras ligas?

    Tudo isso foi os EUA que quantificaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essas datas realmente acontecem. Especificamente no mini-filme 3, Ash comemora 1 ano desde o dia que encontrou o Pikachu, tanto na versão original, como ocidental. Logo leva a crer que ele tem 11 anos. Em BW os roteiristas simplesmente ignoraram isso, o que se tornou um furo pesado pra série, mas se parar pra pensar é até que compreensível, levando em conta que o público a qual a série é destinada são as crianças, e esse público constantemente muda.
      Se fosse pra levar em conta todo o tempo que passou nesses mais de 800 episódios, Ash estaria no mínimo com 14, 15 anos. Mas como o anime é destinado para o público infantil, nada melhor do ter que uma criança como protagonista, e não um adolescente.

      Excluir
    2. no mini filme 3 só é dito que é aniversário do dia em que ash conheceu pikachu, não é dito que foi de um anome, pode ser de aniversário de alguns meses
      ainda não consegui ver esse episódios que você se referiu em japones mas vou ver e responder depois

      Excluir
    3. outra coisa, o anime se contradiz o tempo todo, as coisas podem acontecer e ser desconsideradas depois o tempo todo

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Durante a saga DP, Dawn teve um destaque maior que o do Ash"
    Destaque maior que o do Ash? Daria para dizer comparável, mas dizer maior NUNCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dawn teve mais destaque que o Ash em DP sim, pouca coisa mas teve. Começando pelo 1º episódio que é praticamente todo dedicado a ela.

      Excluir
    2. sim, o destaque de dawn em pokémon dp foi maior que o do ash

      Excluir
  5. No "perto de Cerulean" me refiro ao episódio 9 :)

    ResponderExcluir
  6. Cara so fa de Pokemon Hora de Aventura e The Walking dead isso que os personagens principais dessas series estao em como e uma grande besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gosto de the walking dead, e a teoria do rick em coma é a que faz menos sentido, tanto na hq quanto na série há edições/episódios inteiras sem a presença dele

      Excluir
  7. Cara seria bem possivel que ash esteja em coma por vários motivos
    1- Em alguns episódios de Pokémon ash relembra de quando ele e pikachu
    Foram atacados por fearows
    principalmente em Pokémon diamante e pérola.
    2- Ash já participou mais de 5 vezes na liga mais ou menos uma em cada geração e pra a liga acontecer demora bastante tempo.
    3- É necessário obter 8 badges para participar da liga o que nos deixa a questão de que ash não consegues todas as 8 badges em um dia ou uma semana demora meses e no anime muitas vezes aparece de noite de manha e de tarde ou seja significa que o tempo está passando no decorrer do episodio.
    4- Sempre que Ash vai participar da liga a recepcionista ou até mesmo a enfermeira joy diz que tem que esperar 5 ou 6 meses para a liga acontecer levando em conta que isso já aconteceu 5 vezes.
    5- No mundo Pokémon não existe animais e as pessoas trabalham com os Pokémons.
    6- No anime ash ou ate mesmo outro personagem nunca comemora o seu aniversário mas comemora o natal sendo que o Natal em pokemon ja aconteceu pelo que me lenbro 2vezes em Pokémon sendo que o natal só acontece no final do ano se já comemoraram 2 vezes então já se passou 2 anos não concordam comigo.
    7- Em Pokémon Black White o pokemon sawsbuck possui 4 formas referentes a cada estação : Outono, Inverno,Primavera e Verão e as quatro formas estiveram presentes no anime principalmente nos filmes.
    8- Ash tinha o animal de estimação que poderia ser um camundongo , rato (por causa do pikachu) e ele o perdeu quando foi atacado por aves (fearows)
    e então quando está seu subconciente
    para não se sentir culpado criou pikachu que seria o amigo animal de ash e o mundo Pokémon pra ele não se sentir sozinho como um bom exemplo é que ash sempre viaja para outra região com somente pikachu na equipe deixando os outros Pokémons com o prof.
    9- na primeira geração os pais de brock e as irmas de misty fazem uma viajem que demora um ano mais ou menos e logo depois entre a primeira e a segunda geração eles voltal do fim da viagem.
    10- Ash sonha em se tornar um "Mestre Pokémon" no entanto não existe nenhum mestre pokemon ou algo parecido e ash nunca conheceu seu pai talvez o que ash esteja procurando seja naverdade seu pai e o misterio de giovani querer tanto o pikachu de ash pode estar ligado a como o professor carvalho encontrou pikachu tudo isso poderia ser obra do subconciente de ash.
    11- a origem de Pokémon não faz nenhum sentido pois o que se sabe e que o primeiro pokemon foi o mew que foi criado por arceus que se originou de um ovo ai vem a pergunta quem fez esse ovo???



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a galinha!!! so pode!

      Excluir
    2. 1- quando me referi aos flashbacks, eu tava falando dos que acontecem com outros personagens quando ash não está por perto
      2/3/4/9- quando eu assistir a versão japonesa dos episódios pré liga eu respondo de novo
      5- os animais são os próprios pokémon
      6- eles só comemoraram o natal uma única vez, os outros são em episídios especiais como os de pokémon crônicas
      7- bw dwvw ser desconsiderado pela teoria ter sido criada ainda na geração do, mas se considerar bw e os sawsbuck, eles aparecem de forma aleatória e repetida, além disso ocorre de aparecer deerling e sawsbuck de diferentes estações juntos
      8- a teoria diz que ash entrou em coma depois de ser atingido pelo choque do trovão, a parte de ganhar o pikachu e sr atacados por spearow foi "real"
      10- o pai de ash saiu em jornada antes do ash mas já foi mostrado os dois juntos, giovanni não quer o pikachu, a equipe rocket está atras dele por considerá-lo raro e poderoso, não entendi essa parte do professor carvalho,
      11- essa parte da origem vale pros jogos, no anime não é falado muito sobre a origem dos pokémon

      Excluir
    3. Discordo Italo, esse negócio de ter sempre as mesmas Joy está ligado aos games e não ao animê, então você acharia que os protagonistas dos games também estariam em coma já que tem sempre as mesmas Joy?Esse motivo de o tempo se passar e ele ainda ter 10 anos é um deslize, mas não sabemos ao certo a idade dele, como diz nesse post, "NO JAPÃO NÃO FOI CONFIRMADO SUA IDADE, SÓ OS ESTADOS UNIDOS QUE BOTOU ASSIM", e já não é a primeira vez, num episódio Misty diz que quer se casar com Ash e ele se espanta, já no original(Japones), ela diz outra coisa que não tem nada haver com isso.Então pesquise antes de concordar com uma coisa tão sem sentido; porque os diretores iriam concretizar essa teoria?só se eles fossem malucos, não acha?
      -MegaAlakazam

      Excluir
    4. 1 Motivo para quebrar de vez esta Teoria:

      Se Ash estivesse realmente em coma, não acha que ele ganharia todas as competições? Por que até agora só ganhou a Liga Laranja e a Batalha da Fronteira, na qual ele recusou o prêmio.

      Excluir
  8. Bom, só vi um erro na postagem: na versão japonesa existe sim um episódio que menciona a passagem de tempo, mesmo que seja só um. No episódio 9, Ash diz que está em sua jornada faz dois meses.

    Uma pequena curiosidade em relação a isso: de acordo com as novelizações de Takeshi Shudo, Ash possuía 10 anos, 10 meses e 10 dias quando começou sua jornada, ou seja, de acordo com Takeshi Shudo, no episódio 9 ele já possuía 11 anos, o que contradiz a narração do primeiro episódio da 5ª geração, em que mesmo na versão japonesa é dito que ele tem 10 anos.

    Fontes:
    http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/EP009#Plot
    http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Ash_Ketchum#Trivia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tem uma teoria que eu criei, não acho que seja ofenciva e nem destrutiva, eu acho que em todas as regiões que ash visita, ele fica mais ou menos um ano, (juntando todas as temporadas de cada Região), e então, se ele fica mais ou menos 1 ano em cada região, esse ano (em Kalos) ele completaria 15 anos, uma prova disso, é o amadurecimento (mesmo que devagar '- _ -) de Ash.

      Excluir
  9. Cara, só duas coisas, Pokémon chronicles e episódios especiais

    ResponderExcluir
  10. Só falo uma coisa pra quebrar essa teoria:
    Na teoria diz que todas as enfermeiras Joy e Policial Jenny são identicas pq foi a unica que ele viu antes de entrar em coma, mas ele não vê nenhuma Joy e Jenny antes do ocorrido '-'
    Sem mencionar que em BW e XY elas mudaram.

    ResponderExcluir
  11. Muuuuuuuuuuito bom, belo quadro, aguardo ansiosamente para o próximo episodio ^^

    ResponderExcluir
  12. Paulo soglia30/03/2014, 19:11

    E pq ninguém fala dos Simpsons?
    Já são mais de 23 anos com a mesma idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ós Simpsons. Quase todos os desenhos animados que existem. E isso inclui animes também! Afinal, animes também são desenhos animados. Não escapam da "regra" for serem feitos por Asiáticos e/ou terem um estilo diferente. Desenho é desenho não importa onde ou por quem é produzindo.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é mesmo e a Megue nunca cresce '-' Tem até um episódio que Mostra o futuro de Bart, e a Megue ainda ta bebê nesse episódio kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. se me lembro bem, em um mini filme o ash faz uma festa para pikachu pois aquele foi o dia q eles tinha se conhecido

    ResponderExcluir
  14. SE ESSA TEORIA E VERDADE os pokemons ainda existem,pq se o ash defendeu o pikachu dos spearows o pikachu e os spearows existiam ou seja ñ são um fruto da imaginação do ash

    ResponderExcluir
  15. essa teoria tem um ponto fraco maior ainda pois ela diz que ninguém conhece o ash apesar dele ter participado de varias ligas mais é mentira porque max não parou de dizer que ele tinha perdido a liga acho que você poderia ir atualizado porque sua matéria é ótima

    ResponderExcluir
  16. O Ash ganharia o tempo todo se estivese em coma!

    ResponderExcluir
  17. ja foi explicado que o ash nao ira envelhecer, pois o anime pode perder audiencia, se bem que em dbz, o goku cresceu, o gohan cresceu e a audiencia aumentou

    ResponderExcluir
  18. APOSTO QUE O DIRETOR DE PRODUÇÃO DO JAPÃO OUVIU FALAR DESSA TEORIA E EM BW BOTOU AS ENFERMEIRAS JOY E POLICIAIS JENNY DIFERENTE PRA ACABAR COM ESSA BABOSEIRA DE ASH TA EM COMA!!!!!

    ResponderExcluir
  19. e pensar que tem gente que diz que as provas que ele ñ tá em coma são apenas modos que os produtores esconderem a "verdade"...ELE Ñ TÁ EM COMA POVO!

    ResponderExcluir
  20. Q tipo de bobão ficaria em coma e perderia 5 ligas,só se ele fosse muito pessimista.

    ResponderExcluir
  21. Tem um episodio que a enfermeira fala que as outras são suas irmãs.
    não sei direito mas acho que ela falou isso

    ResponderExcluir
  22. Tem um epísódio que a enfermeira joy fala que as outras enfermeiras são suas irmãs gêmeas não sei se a enfermeira falou a verdade porque tem esse boato que só existe uma enfermeira.

    ResponderExcluir
  23. Cara isso do ash em coma é meio impossivel pois isso poderia traumatizar uma criança ou um fã da serie e a maioria destas pistas do coma do ash devem ser desleixo dos produtores ou da traduçao mas o ash tem que ser um jovem pra sempre e as jois sao todas primas e as jennis sao parentes tambem eu me lembro de duas jennis cunhadas tambem ha uma joy um pouco diferente em umas ilhas ela é mais magra e de pele mais morena tambem teve a jessie da equipe rocket que quis ser enfermeira
    Mas afinal eu acho que o ash nao ta em coma e aquela vida é DELE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha me esquecido desse detalhe:
      Tinha uma escola de enfermeiras na qual Jessie estudava! Junto com pessoas diferentes (e se não me engano tinha uma familia chamada Gemeas Joy que sempre conseguiam "entrar" nos centro pokemon primeiro).

      Excluir
  24. Na verdade o ash permanece com 10 anos durante todo o anime porque ele viu um ho-oh no primeiro episódio e na própria pokedex diz que quem vê um ho-oh tem felicidade eterna e para o ash a felicidade eterna é permanecer sempre criança

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال