Defendendo o Final da Liga Kalos


Já faz três dias que aconteceu. Depois de assistir ao episódio que dava início à semifinal, eu havia decidido que a primeira coisa que eu faria no dia 18 de agosto seria assistir ao episódio 38 de Pokémon XY&Z. Assim que acordei às 10:00h da manhã, eu assumo eu peguei meu celular e fui para o YouTube para assistir o bendito/maldito final. E depois de quase 20 minutos o resultado estava claro. Alain era o vencedor. Depois disso eu levantei e fui para o grupo da PBN no Facebook ver como estavam os ânimos do pessoal.

Os Cinco Estágios da Perda

Dizem que quando uma pessoa enfrenta a dor de uma perda ela passa por cinco estágios emocionais antes de seguir em frente com a vida: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. E era exatamente aquilo que eu via na minha Timeline assim que entrei na rede social.

A reação dos fãs foi de negação num primeiro momento. Eles simplesmente não acreditavam no que estavam vendo. Livres da negação, eles logo foram atingidos pela raiva. Cheguei a presenciar um daqueles típicos ataques de raiva que ameaçam explodir a sede da Pokémon Company como se ela tivesse algo a ver com isso e deixar de assistir ao anime. Passada a raiva, veio a barganha. Alguns mais esperançosos ainda esperavam que seria possível mudar o final da batalha para que Ash se torne o vencedor e estão dispostos a tudo para isso. Enquanto alguns passaram para o estágio seguinte, uns regrediram para a fase da raiva. Vejo que alguns ainda não chegaram à fase da aceitação, então eu dedico esse texto a todos que ainda não aceitam a derrota de Ash.

Tem Sentido Sim

Quando o vídeo que mostrava a Shuriken Laranja Gigante de Água surgiu muitos já apostavam que ela seria a responsável pela vitória de Ash na liga. Mas o Mega Charizard X do Alain aguentou o golpe e lançou sua Queimadura Explosiva (Blast Burn) ao mesmo tempo. Greninja não tinha mais forças para continuar a luta e desmaiou. O problema foi que muitos criticaram a vitória “forçada” que o novo rival obteve. Muitos falavam sobre a Queimadura Explosiva ser um golpe de fogo, que não deveria causar muito dano num Pokémon de água como o Greninja.

 
Bem, esse foi exatamente o comentário dos que criticavam a vitória do Ash sobre Sawyer (eu, por exemplo). Greninja venceu o Mega Sceptile usando a Estrela Ninja de Água (Water Shuriken), o que não deveria afetar muito o Mega Sceptile, que é tipo planta e dragão. O pessoal que hoje critica a vitória de Alain pela Queimadura Explosiva é o mesmo que defendia a virória de Ash pela Estrela Ninja de Água. O jogo virou mesmo.

Se antes eles tinham o argumento de que o anime não segue o sistema de vantagens e desvantagens do jogo, agora eles não aceitam que o argumento seja usado pelo time rival. No anime, um Pokémon quase sempre vence outro com golpes que seriam fracos contra o adversário. O próprio Ash costuma vencer assim.

Outra coisa que acontece sempre no anime e quase ninguém reclama é um Pokémon bastante cansado se recuperar milagrosamente e aguentar vários golpes e/ou um Pokémon que acabou de ser mandado para o campo perder com um só golpe. O anime é assim mesmo, se você justificava isso antes, não critique agora, e vice-versa.

Aceitem Isso


As pessoas que ficaram presas à fase da negação ainda estão por aí criando as mais diversas teorias sobre Alain perder o título de campeão por estar ligado à Equipe Flare ou por ter trapaceado na liga. Os que ainda estão na fase da barganha estão cancelando suas pré-compras de Pokémon Sun e Moon na esperança da Nintendo mudar o final da liga como se uma coisa tivesse a ver com a outra. Outros mais maduros que passaram pela fase da aceitação agora esperam que pelo menos o AmourShipping tenha um futuro. Uma coisa é certa, o final já está feito e já nos foi entregue. Não podemos fazer nada em relação a isso.

O Dilema do Anime

Uma das coisas que mais diferenciam o anime Pokémon dos outros é o fato dos protagonistas nunca atingirem seus objetivos quando a história acaba. Misty não virou a maior treinadora do tipo Água, Brock não virou um criador Pokémon, May e Dawn não se tornaram Top Coordenadoras, Iris não virou uma mestra de dragões, Serena não virou Rainha de Kalos e Ash não se tornou um Mestre Pokémon.

Isso é uma parte fundamental do anime. Pokémon é sobre sonhos impossíveis. Ele mostra para as crianças (público alvo, devemos lembrar sempre) que alguns sonhos não vão se realizar no futuro e que devemos aceitar isso. Profundo. É triste, mas é a realidade da vida. É o caminho que os responsáveis por Pokémon decidiram seguir e não vão mudar de ideia.

Depois dessa derrota, agora só nos resta esperar para saber como vai acontecer a história de Alola já que aparentemente não haverá ginásios nem liga nela.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

21 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Mas é claro que a vitória foi forçada. Como Bisharp conseguiu aguentar tantos golpes de Hawlucha e Goodra e vencer ambos? E ainda tem o fator treinamento, que Alain não realizou em nenhum de seus Pokémon.

    E analise por outro ângulo os golpes finais de Ash-Greninja e Mega Charizard X:

    Charizard levou dois golpes do Pikachu, que devem ter tirado muito HP dele. E se uma Water Shuriken gigante conseguiu vencer um golpe tipo planta, UMA WATER SHURIKEN GIGANTE DE FOGO DEVERIA VENCER UM GOLPE TIPO FOGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, Ash não tava treinando os Pok´meon dele também. Depois que Sliggoo evoluiu ele não treinou mais (já não treinava como Goomy), e depois que foi deixado no pântano é que ele não deve ter treinado mais. Basicamente Ash tava treinando apenas o Greninja.

      Quanto a questão dos tipos, volta o assunto que eu falei sobre um golpe de água derrotar um planta/dragão. Vamos lembrar que o Oshawoot sem treino fez um Raio Solar mudar de direção só colocando a Quera-Concha na frente do corpo.

      Excluir
  2. Hoje eu tenh 31 anos de idade e ainda assim assisto a pokemon. Não me interessa quem ganhou ou perdeu essa liga Kalos. Isto é outro contexto. Só discordo da opinião final do redator deste post sobre do que se trata pokemon. Não se trata de "sonhos impossíveis" e sim de "correr atrás dos seus sonhos sempre e ser otimista, respeitoso e bondoso mesmo nas adversidades, superando suas limitações". Vamos lembrar as idades dos protagonistas, mesmo se o Ash já tivesse 30 (minha idade) ele não poderia jamais desistir dos seu sonho de ser um mestre, assim como seus jovens amigos de alcançarem os seus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 22 anos e tô escrevendo sobre Pokémon num blog. Eu encaro essa questão de sonho impossível visto que alguns dos protagonistas até mudaram de "carreira" no fim da participação. Brock desistiu de ser um Criador para se tornar um médico. Mas a questão de correr atrás dos objetivos sem desistir não tá errada

      Excluir
  3. primeiro! q antes o greninja ja tinha dado dano no sceptile e depois , completament eopsto do greninja q não levou tanto dano assim, meu se vc ja aceito isso entam aceita logo q essa luta foi forçada pelos roteristas, o culpado n e o ash são os produtores ..... por isso essa raiva dos fans n e raiva do ash mais sim desses produtores q ficam fazendo o ash e seu pokémon se desenvolver a fazer parecer q vai ganhar tudo por uma audiencia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu já disse na matéria, Pokémon que levam muto dano e continuam vencendo e Pokémon sem dano nenhum perder em poucos golpes são coisas que acontecem direto no anime. E é meio ilógico reclamar que eles fizeram isso por audiência, sendo que precisam dela pra continuar o anime.

      Excluir
  4. Fiquei bem bad na quinta, mas hj já estou aceitando. Porém, ainda queria que o Alain perdesse o título ou perdesse para o Ash (mesmo que o nosso protagonista não ganhe o troféu).

    Na minha opinião, Ash tem que crescer para que o anime tome um rumo mais maduro e ele vença uma liga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que os fãs mais velhos querem que o anime mude, mas os responsáveis não querem isso.

      Excluir
  5. Pelo menos desta vez o Ash não perdeu pra um treinador com apenas 5Pokemons e com um lucario recem evoluido como aconteceu em Unova. Desta vez quase acreditei que o Ash iria vencer mas fiquei com o pé atras pois não haveria tempo para abordar o desafio a Elite dos 4. O Alain mereceu vencer e para o Ash o vice já foi um grande avanço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca mais mencione a batalha contra o Cameron. Se bem que há batalhas piores como as dos ginásios de Roxie e de Elesa. Realmente, Kalos enroleou tanto que mesmo fazendo uma liga corrida em que o Ash vencesse não haveria espaço para a Elite dos 4. Temos ainda 14 episódios até o fim de XY&Z e falta a arco da Equipe Flare (deve durar 5-6 episódios), o destino dos personagens e a ligação com Alola

      Excluir
  6. Eu acho q vc quis cutucar um pouco uma ferida q esta completamente aberta mas o final do texto faz todo sentido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Longe de mim querer causar treta aqui. Ou talvez eu só quisesse ver o pessoal se matando mesmo. Mas você nunca saberá a resposta (insira a risada maligna aqui)

      Excluir
  7. ninguem tem culpa nem o ash a culpa e desses roteiristam q estão desesperados por audiência e ficam brincando com as emoções dos fãns através desses jogos sujos.....

    ResponderExcluir
  8. Poxa gosto muito da pbn... mas defender o que foi feito já é demais. Não acredito que o Ash tenha perdido por causa de um tipo de lição para as crianças, mas sim por uma escolha dos produtores do anime de continuar a ganhar dinheiro com uma história já esgotada que a 19 anos se repete, o que em si nem é o problema.Para mim o problema é como foi trabalhado o personagem nessa saga, que claramente estava mais maduro, lutando e causando dano na campeã da região,forte como nunca e fazendo parecer que a história finalmente iria para frente,ainda que com uns poucos momentos de infantilidade, como no ultimo ginásio, o ash tinha a capacidade de vencer, afinal de contas diferente das outras ligas o inimigo era alguém conhecido, que ele já havia batalhado e perdido o que geraria a superação do personagem, porem só se viu uma quebra do hype colocado na liga(pô olha o nome tendencioso do episodio) e a volta do padrão... o ruim é que muito provavelmente vão resetar ash mais uma vez(snivy mandou abraço).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ash estava muito forte na Liga Kalos, mas devemos lembrar que o Alain também estava. Ele derrotou 10 Mega Evoluções em seguida, batalhou contra Groundon e Kyogre, contra Mega Rayquaza, fora outros tantos apenas com o Mega Charizard X.
      E título tendencioso? Vamos lembrar de "O Primeiro Encontro de Ash e Serena! A Árvore da Promessa e o Presente" ou de "Serena e Ash. Uma Conquista no Baile". Dois títulos super chamativos que não deram em nada. Um episódio chamado "Vitória na Liga Kalos. A Batalha Suprema de Ash" dificilmente daria em algo.

      Excluir
    2. O primeiro encontro até fez mais sentido não rolou nada mas as pistas do amourshipping estavam lá!

      Excluir
  9. Galera entendam, vcs podem desistir da compra do Sun e Moon e até tacar fogo no 3ds e nos jogos que tem do Pokémon que nada vai mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só espero que isso não atrapalhe muito as vendas dos jogos. Já pensou ele decretarem o fim da franquia INTEIRA porque os jogos não venderam bem?

      Excluir
  10. Pra mim não tem desculpa nem justificativa que amenize a imbecilidade desse final da Liga. A Saga XY&Z foi feita praticamente APENAS pra trabalhar o desenvolvimento do Greninja e do Ash! Não tinha motivo ALGUM pros roteiristas terem feito ele perder. Na verdade, dependendo de como a batalha se desenrolasse, até tudo bem ele ter perdido, mas aquela segunda metade da batalha foi horrível, nada fez sentido. Goodra acabou como um re-summon totalmente inútil, e criaram a Super-Shuriken pra NADA. Era preferível que o Alain tivesse um Xerneas e um Yveltal no time e massacrasse o Ash logo de cara do que essa batalha que foi equilibrada no começo e depois tomou esse rumo patético. Que eu me lembre aqui o Greninja levou no máximo um par de Dragon Claws do Charizard, e o Charizard levou: 1 Cut no tórax, 1 Water Shuriken na barriga, 1 freaking AERIAL ACE na face sem contar o Thunderbolt do Pikachu e Quick Attack. Não tem sentido. E acho que os fãs estão em seu pleno direito de estarem revoltados, sim, sinto muito Éverton-San ter que discordar... :/ Nâo vou parar de assistir ao anime, claro, isso seria uma decisão infantil. Mas vou mentir se eu disser que estou "animado" com o arco dos Flare e com a saga de Alola; depois desse fracasso do Ash deu a entender que confirmaram que ele nunca vai vencer nada no anime.

    ResponderExcluir
  11. Se for pra comparar com os jogos,ai sim que a vitória do Alan tem mais sentido.eu estimaria que o greninja esteja entre o lv 50 e 60, enquanto o charizard deve estar acima dos 80. Em questão do tipo, o mega charizard x é tipo fogo/dragão ,então a shuriken de água não teria causado tanto dano assim.e só pra lembrar que no jogo o mega charizard é mais forte que muitos lendários. Realmente as derrotas do ash na liga são muito ridículas,ex: kanto:perdeu porque o charizard não o obedecia,sinoh:perdeu porque seu adversário só tinha pokemons lendários e unova:derrotado por um burro que esqueceu que tinha que usar 6 pokemons...então eu não entendo porque teve tanta revolta dos fãs nessa liga....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال