Review: Pokémon XY 001 & 002


Ei pessoal!
Sou eu de novo!
Primeiramente, gostaria de agradecer a recepção calorosa de vocês e, respondendo a uma das perguntas feitas nos comentários, SIM, eu trarei minhas reviews semanais dos episódios de Pokémon - publicadas no blog com o nome Sir Charithoughts =P - pra vocês! Entretanto, pra fazer a coisa direito, publicarei TODAS as matérias aqui toda segunda, quarta e sexta na ordem em que foram escritas até alcançar a numeração no blog. E posso afirmar que é o primeiro de muito conteúdo que pretendo compartilhar com vocês. 
Até lá, vamos relembrar os episódios de Pokémon XY que tivemos até agora. Tenha em mente que esta review foi originalmente publicada em 23 de outubro de 2013.

Espero que gostem!


#XY001/#805 – Chegamos à Região de Kalos! O Começo do Sonho e da Aventura!!
&
#XY002/#806 – Mega Evolução e a Torre Prisma!

Pokéfãs de todo o mundo, podem soltar fogos de artifício, abraçar bem forte aquele seu Pokémon de pelúcia do Pikachu, tirar seu boné do Ash do fundo do guarda-roupa, vestir sua touca de Pikachu e pular feliz porque POKÉMON XY começou e que começo!
Os tempos sombrios de Best Wishes! ficaram para trás com essa estreia digna de todos os elogios. Exibida na última quinta-feira na TV Tokyo, os dois episódios de estreia são os últimos de um conjunto de novidades preparadas para os fãs neste intenso mês de outubro. Primeiro tivemos o excelente-mas-pena-que-só-com-quatro-partes especial Pocket Monsters – The Origin, depois o triunfal lançamento (alguém falou “vazamento?” pshhhiu) dos jogos mais aguardados do ano, Pokémon X & Y, e agora este delicioso novo anime.


Confesso que inicialmente, esperava nada. É difícil esperar alguma coisa quando você passa os últimos três anos vendo seu desenho animado favorito se afundando num lamaçal sem fim. Então esses episódios vieram, e ao fim deles eu nem sabia o que tinha me atingido! A sequência que inicia o episódio me deixou maravilhado, a abertura eu tive que repetir pra ouvir/ver de novo no volume máximo, uma empolgação foi tomando conta de mim e aumentou do primeiro para o segundo episódio, eu lacrimejei e fiz “há!” e “awwwwwn” e “yessss!”

Lindo de se ver e ouvir! 
Segundo Junichi Masuda – o muito carismático e comunicativo diretor E compositor dos jogos da franquia principal cujo nome você já devia ter na ponta da língua a essa altura – o tema para os jogos X & Y era beleza e o anime parece tentar fazer jus a isso! A animação desses episódios pode ser apreciada nos belos designs e movimentos dos personagens – vivos e expressivos como nunca! – nos cenários lindos bem coloridos e bem detalhados, na movimentação de câmera, na iluminação... A cena inicial do voo de Fletchling para o quarto de Serena e então janela afora fazendo a transição para a introdução do mundo Pokémon é belíssima, ver as pessoas na Cidade de Lumiose mexendo a cabeça ao ver Ash passar, ou toda a sequência de ação e caos ao redor da Torre Prisma com direito a helicóptero de reportagem (a mesma equipe que aparece em O Feitiço dos Unown, o terceiro longa-metragem da série, vejam só!!!), engarrafamento na cidade e pessoas tirando fotos da ação com seus smartphones.



A animação é acompanhada de uma trilha sonora de primeira! A música de abertura não entra no meu TOP 5, mas com certeza gruda na cabeça com eficiência e é acompanhada de uma belíssima sequência de cenas! Shinji Miyazaki fez um excelente trabalho com a seleção/composição de músicas para os episódios. Enquanto o começo de Best Wishes! focou em apresentar material inédito, XY mistura material novo e antigo, e até mesmo apresenta novas versões de músicas clássicas – a inesquecível música do Centro Pokémon, por exemplo – o que funciona muito bem!

Ash é foda! 
Ash Ketchum é um protagonista complicado. Embora ele tenha várias características comuns a heróis shonen que todos amam por aí, incluindo uma certa falta de noção e inocência exacerbada, o guri de Pallet é constantemente criticado por nunca ter vencido nenhuma das Ligas que já disputou, ter atitudes burras e inconsistentes ao longo da série e também por seus 10 anos e infinitos meses de idade. Em Best Wishes! então parece que eles tinham decidido destacar essas qualidades o máximo o possível, dando ao garoto de Pallet sua pior fase em dezesseis anos de anime! Assim ficava até difícil não querer que o anime clássico fosse encerrado de vez e substituído por Pocket Monsters – The Origin.

Mas XY vem para resgatar nosso herói! Basicamente o que os dois primeiros episódios fazem não é acrescentar características inéditas ao personagem, mas realçar seus melhores aspectos. Tudo o que o Ash é aqui, ele já foi em outros episódios, mas nunca de forma tão evidente! É lindo ver Ash sendo criança sim, todo empolgado gritando ao sair do avião que veio de um fim de mundo chamado Pallet e correndo pela cidade feito louco atraindo atenção, e louco para entrar numa batalha, é lindo ver Ash se importando com os Pokémon como sempre foi, se jogando para pegar Pikachu, sendo amoroso e compassivo até mesmo com os bichos que mal conhece – especialmente aqueles que ele fica sabendo que foram abandonados, ele tem um ponto fraco por esses. É ainda mais lindo então ver Ash sendo o Treinador que gostamos de ver ele ser, batalhando com estratégia, tendo controle da situação, sorrindo como se provasse o gostinho da vitória, nada de humilhação – tá certo que fazem QUESTÃO de dizer que o Bunnelby é recém-capturado, mas existem Pokémon selvagens de nível alto oras. E que maravilha é ver Ash sendo um herói!!! O episódio foi roteirizado por Atsuhiro Tomioka – organizador do anime desde a série Diamond & Pearl, mas que trabalha nos roteiros da série desde a primeira temporada e adora uma boa sequência de ação! – que capricha em escrever toda a atitude de Ash (e seus companheiros) no decorrer da cena. Ash não teme em se arriscar pulando em Garchomp e depois se jogando para salvar Pikachu!
E o efeito é imediato: quando a câmera mostra as expressões de impressionados dos demais personagens, você simplesmente tem que concordar com eles porque também está admirado!
Outra coisa positiva do roteiro de Tomioka é que os episódios fluem muito bem sem pausas para ficar explicando conceitos antigos, como que golpe é superefetivo em qual Pokémon e etc. Desta vez, temos menos falas explicativas demais e mais ação, o que é ótimo!



Mais do que rostinhos muito bonitos! 
Os dois primeiros episódios de XY também nos apresentaram nossos novos três protagonistas: Clemont, Bonnie e Serena. Seguindo a tradição, os três são inspirados em personagens dos jogos, mas a forma como eles são introduzidos aqui supera de longe suas contrapartes dos jogos Pokémon X & Y e sua historinha rala. Em especial Clemont e Bonnie chegaram já mostrando o quão multifacetados são.

Ele é uma doçura de menino, um tipo meio tímido, mas criativo e inventivo, e que poderia passar simplesmente por um personagem passivo, calmo e tranquilo, mas quando luta ele chega a quase mudar completamente e não fica parado só assistindo Ash fazendo as coisas quando percebe que tem a chance de ajudar! Aliás, seu lado inventor a la Gear de Super Choque pode se mostrar uma adição muito interessante à série a longo prazo se bem utilizada.

Já a irmã caçula é a criança mais bem escrita da série até hoje! Ela é curiosa e um pouco intrusiva, quer apertar os Pokémon que vê, mas tem um sorriso encantador – que gracinha ela sendo pega no colo pelo Prof. Sycamore. Além do mais, é muito legal a relação dela com Clemont, a preocupação que nutre por ele e tal.

Falando em relação, o episódio é muito eficiente em estabelecer a amizade entre Ash, Clemont e Bonnie logo de cara, coisa que Best Wishes! falhou miseravelmente em fazer com Iris e Cilan. Serena apareceu pouco, mas em cenas muito legais. Ela tem aquela doçura de menina a la Dawn – impossível não lembrar quando ela abre aquela janela! A relação com sua mãe foi outro ponto positivo da série. Os protagonistas de Pokémon costumam ter uma relação relativamente distante com seus pais, mas Serena e sua mãe parecem ser bem próximas, amigas, o que também é uma dinâmica interessante.

Monstros carismáticos 
Nos jogos de Pokémon, os monstros de bolso tiveram uma evolução bem lenta e gradual: primeiro eles tomaram formas, ganharam cores, começaram a se mexer, depois receberam personalidade, se aventuraram fora das Pokébolas com você... e agora em X & Y você pode interagir com eles como nunca fora possível antes!

No anime, a realidade sempre foi bem diferente, com as interações sendo possíveis desde o primeiríssimo episódio, mas quando os jogos chegam ao ponto em que cada Pokémon tem sua movimentação própria e você pode interagir com eles de forma tão próxima, é claro que isso exige uma nova evolução. Nesses dois primeiros episódios, é impressionante como animação e roteiro contribuem para mostrar todos os Pokémon bem carismáticos e cheios de personalidade. No simples voar do Fletchling no quarto para escapar dos ataques de Serena até a lágrima de escorre do olho de Garchomp quando ele é salvo ou até mesmo no pequeno momento de cumplicidade entre ele e Froakie, os Pokémon aqui estão cheios de personalidade e demonstram isso até dentro da Pokébola agora, que ganhou um movimento simpático.

Froakie em especial é um Pokémon que nunca havia chamado minha atenção antes, mas como não amar o bichinho depois desses dois episódios? Ele também não se importa em se jogar para proteger Pokémon em perigo – como Ash –, também tem atitude e coragem para ir enfrentar a Equipe Rocket sozinho e tem um passado de abandono cativante – a bela forma como a história é contada também contribui. A amizade dele com Garchomp também foi um detalhe legal. E se ele não te conquistou aí, o que dizer da ceninha em que ele humildemente pega sua Pokébola e pede para ir com Ash??? É muita fofura pr'um Pokémon só! (aposto que o Fennekin vai superar ele ainda nisso. É só esperar pra ver =P)

Outros detalhes que valem mencionar 
Foi legal ver a Equipe Rocket equilibrando tanto o lado maligno deles com o lado cômico. Geralmente, eu detestaria ver uma batalha foda sendo interrompida para o blábláblá típico do trio, mas foi ótimo ver Wobbuffet retornando triunfal E partindo para a batalha causando sérios problemas para Pikachu com sua Camada Reflexiva (Mirror Coat), foi igualmente ótimo vê-los entrando disfarçados do jeito constrangedor clássico no laboratório do Prof. Sycamore. E eles podem não ter conseguido o queriam, mas se você pensar que eles foram os responsáveis por terem começado o caos na Torre Prisma com o Garchomp, você tem que dar crédito algum crédito a eles.

O Prof. Sycamore também teve uma boa aparição e sua pesquisa sobre Mega Evolução pode garantir que ele tenha uma maior influência no andamento da história que os professores das regiões anteriores. Além disso, o fato de ele ter duas mulheres como assistentes é uma referência ao seu lado meio mulherengo?

Expectativas 
Essa estreia de Pokémon XY foi ótima e com certeza nos enche de esperanças para os episódios futuros! Pode parecer uma afirmação precipitada, mas Atsuhiro Tomioka já demonstrou aqui que está construindo uma saga sólida como Diamond & Pearl. Várias questões já foram jogadas no ar para serem (assim espero!) trabalhadas no futuro: por que Clemont e Bonnie aparecem fora do Ginásio e meio cabisbaixos em sua primeiríssima cena? Ainda sobre eles, por que eles não disseram para Ash que Clemont é o Líder do Ginásio de Lumiose e quais serão as motivações para ele partir em jornada com o Treinador de Pallet? E porque o sistema de segurança do Ginásio é tão perigoso? Quem é o misterioso herói por trás do Mega Blaziken? E por que Serena estava aprendendo a montar Rhyhorn? E qual a ligação do passado entre ela e Ash?

E quais outros elementos dos jogos veremos adaptados para o seriado? Teremos Equipe Flare? Teremos Tierno, Trevor e Shauna?
A primeira seleção de episódios costuma sempre ser muito caprichada, mas espero que isso dure por pelo menos dois anos de série – a qualidade dos episódios começa a cair na metade do segundo ano, como foi com Advanced Generation e Diamond & Pearl.
Mas até que o futuro responda todas essas perguntas, bom XY pra todo mundo!
E o próximo episódio já tá aí \\o//

Imagens: filb.de e pocketmonsters.net

Sir Charizard

Um rapaz que acredita que nunca se é velho demais para ser um Treinador Pokémon.

5 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. iai sir eu acompanho o seu blog a muito tempo fiquei muito feliz quando voce entrou para a equipe da PBN mais eu queria saber quando voce vai postar o episodio XY Sylveon vs Froakie ! comoçao no jardim de infancia

    ResponderExcluir
  2. Fã que é fã nunca desaparece... hahahaha Sir Charizard, tenho que dizer que suas visões e seu conhecimento sobre Pokemon sempre me impressionaram. E não é a toa né?
    Mas achei que depois do fórum da Pokeplus ter explodido, vc tinha parado... Foi uma surpresa ver seu blog... Deve ter o que? Uns 2 ou 3 anos? Não sei se vc lembra de mim lá...
    Vi no seu blog vc falando de um "Luke". É o mesmo da época da Pokeplus?
    Mas como BW também foi destruída (na minha opinião com a mudança de planos após a não exibição do especial da TR e da Team Plasma), creio que aquela discussão toda que agente fazia (lembro da época do Ash VS Paul, logo depois da luta contra Candice) jamais estaria presente em BW. Não preciso nem citar BW 2, arco do N e DA pq foi tudo estranho demais.
    Enfim, novos tempos chegaram.
    Realmente XY ta uma série fantástica e impressionante, com elos entre episódios, pessoas e pokemons com amplo carisma e personalidade. E dessa vez não temos Chimchar pra desviar sua atenção né?
    Continue a postar suas visões. Estarei esperando. Abs

    ResponderExcluir
  3. muito bom vc vai continuar os proximos episodios?

    ResponderExcluir
  4. DRAKE LE!!!! Lembro de você sim, cara!!!!
    Bons tempos de discussão de anime na Poképlus =D
    A galera se digladiava naquele fórum! Bons tempos rsrsrs
    E sim, é o mesmo Luke =D

    Cara eu detestei Best Wishes!, mas não acho que foi culpa só da história da Equipe Rocket. O Ash tava todo ruim desde o BW001.

    Sdds Infernape T-T
    Espero ansiosamente um retorno dele.

    Anônimo 1, a review do episódio de Sylveon será postada esta semana no blog.
    Anônimo 2, eu continuarei postando as reviews aqui no site tbm. A próxima sai na quarta-feira.
    Abraços o//

    ResponderExcluir
  5. Sycamore? Mulherengo? Lysandre e Mr Limone não curtiram isso
    hdiawhdhwa8udws8a

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال