Pokémon, Emuladores e Roms

Se você leu o título dessa matéria e logo pensou se tratar de um post com link de emuladores e Roms de Pokémon para baixar no computador, se enganou. Até porque, como vocês devem se lembrar, a PBN não disponibiliza mais as Roms de Pokémon para download. Se clicaram no link, devem ter tido uma ideia de sobre o que é essa matéria, a polêmica pirataria. Pirataria defendida e apoiada por uns e abominada por outros. Mas o que isso tem a ver com Pokémon? Tudo.

Antes de tudo, se você apoia a pirataria ou não, eu não estou falando mal de você nem te criticando. Não se sinta ofendido(a) pelo que está escrito aqui.

Um mundo sem Pokémon

Pokémon foi criado como jogo em 1996 com suas versões Red e Green. Os jogos venderam milhões de cópias, renderam outros jogos, um anime, vários mangás, etc. Mas o que aconteceria se os jogos de Pokémon não tivessem vendido tão bem? A resposta é óbvia.: não teríamos anime, mangás, nem novos jogos depois de Red e Green. Mas por quê? Porque Pokémon, assim como qualquer produto do mundo, é uma franquia que foi criada visando um certo lucro, e se esse lucro não fosse alcançado, Pokémon seria descontinuado. Não entendeu?

Lição rápida de economia: Digamos que você crie um jogo qualquer, ele teve um certo custo para ser produzido. Ao ser vendido é cobrado um preço que cobra seu custo e ainda traga um pequeno (ou grande, em certos casos) lucro. Se esse jogo desse um excelente lucro, você se arriscaria a lançar uma sequência? Óbvio. Mas e as vendas não fossem suficiente para render lucro mesmo sendo um bom jogo, ainda sim arriscaria sequência? Provavelmente não. E a franquia teria acabado nos 151.

Baixar, baixar e emular

Provavelmente você sabe o que é um emulador e o que é uma Rom, certo? Emulador é um software capaz de agir como alguma máquina e operar como ela. Rom é um arquivo de computador com todos os dados de um determinado jogo. Existem emuladores para vários tipos de consoles de videogame e Roms para vários jogos disponíveis para esses consoles. Os emuladores são feitos por uma equipe de programadores, que fazer esse programas para serem usados como consoles. O processo pode levar meses/anos para ser concluído e logo depois ele vai para a Internet para ser baixado por outras pessoas. As Roms são extraídas de um cartucho do jogo original. O processo é rápido e normalmente já se tem a Rom pronta no dia do lançamento do jogo (ou até antes, como foi com Pokémon Black2 e White2). Usando um emulador e uma Rom compatível com ele, é possível rodar o jogo no computador como se fosse original.

O emulador de Nintendo DS mais famoso de todos

O problema da emulação

"Ah, como é bom baixar emuladores e Rom e poder jogar de graça sem precisar gastar nada pra isso!" Esse tem sido o pensamento de muitas pessoas, inclusive leitores daqui.

"Japoneses malditos que recebem os jogos antes do lançamento
e não liberam as Roms logo"
Entretanto quanto mais pessoas baixam um jogo para rodar no emulador, menos pessoas vão comprar o original para jogar. E o que acontece quando um jogo não vende?

Mas o que isso tem a ver com a pirataria?


O ato de colocar coisas na internet para serem baixados por outas pessoas é chamado de Compartilhamento de Arquivos. Você pode não saber, mas o compartilhamento de arquivos feito sem a autorização do criador/proprietário é pirataria.



Pirataria: Preto no branco ou cinza



Como eu disse lá em cima, há aqueles que defendem a prática da pirataria e há aqueles que o criticam. Sempre que uma discussão sobre esse assunto começa, aparecem pessoas argumentando seu lado. Acompanhem essa matéria daqui da PBN e vejam no que dá. Essa postagem fala sobre um suposto flashcard que roda Roms de 3DS no aparelho. Quem é a favor do uso de emuladores tem seu argumento "O preço do jogo é muito alto". Quem é contra tem seu argumento "Se não tem dinheiro pra comprar economize ou arrume um emprego". E esses argumentos já encheram, de tão comuns que são.

Na época de lançamento de Pokémon Black2 e White2, haviam muitas pessoas esperando as Roms, mas parece que não havia tantas assim esperando o jogo original. Tanto é que esses foram os jogos menos vendidos da série principal de Pokémon. É uma pena que um jogo tão bom não tenha vendido tanto, porque muitos resolveram jogar no emulador.
Vamos ver uma outra realidade. Uma pessoa que não tem como comprar jogos e consoles originais descobriu que pode jogar os jogos de Pokémon no computador e começou a baixá-los. Nesse caso o uso da pirataria foi bom para a divulgação dos jogos. Para fazer com que eles cheguem a mais pessoas e as faça se interessar pela franquia. Por outro lado, essa pessoa vai contar para outras que conseguiu jogar no computador e outras vão imitar. Muitos vão baixar os jogos e não vão comprar os originais. Nesse caso o uso da pirataria foi ruim e pode atrapalhar as vendas do jogo. É basicamente assim que funciona.


Consequências nos jogos de Pokémon



Assistindo um dos meus DVD's de X-Men, eu me deparei com uma propaganda que dizia "Quem compra filme pirata perde". Então comecei a pensar o que as pessoas perdem quando baixam um jogo de Pokémon.

1º - Perde Pokémon especiais. Sabemos que os jogos de Pokémon recebem eventos especias que distribuem Pokémon especias. Uma pessoa que jogo no emulador não tem acesso a esses eventos e acaba perdendo de receber um Pokémon especias que poderia ser um dos lendários da geração.
2º - Perde acessórios. Admita, você ficou de boca aberta quando anunciaram Pokémon HeartGold e SoulSilver e viu o Pokéwalker, não foi? A possibilidade de andar por aí com um Pokémon dentro de uma Pokébola foi algo que fez dos remakes jogos únicos.
3 º - Perde de fazer novos amigos. Não há como se conectar a outros jogadores de Pokémon através de emulador. Não se faz batalhas, trocas, e não se conhece outras pessoas.
4º - Perde de ter a Pokédex completa. O Slogan de da franquia é "Temos que pegar todos", e o único jeito de fazer isso é trocando Pokémon com outra pessoa. Entretanto, é impossível fazer isso se estiver jogando num emulador, principalmente depois da geração Rubi e Safira.


Esperando jogar Pokémon X e Y no computador


Quando a sexta geração de Pokémon foi anunciada, muitos dos comentários foram algo como "Vai ter pra baixar?", "Vai ter emulador?", "Eu vou poder jogar no computador?", "Quando sai pra download?". Bom, já se passaram três meses desde o lançamento de Pokémon X e Y e até agora não tivemos um emulador de Nintendo 3DS. Com a chegada do Nintendo 2DS, as pessoas pensaram na possibilidade de haver um emulador para ele. Mas...

"Nós não vamos fazer um emulador de 3DS/2DS"

... o único meio de se jogar Pokémon X e Y ainda é comprando o jogo original e o Nintendo 3DS ou o 2DS. Desconfie de emuladores de Nintendo 3DS, pode ser um arquivo qualquer infectado vírus e não vai ser com Pokérus. Se você ainda está esperando o emulador, pode esperar um pouco mais.

Pra encerrar deixo minha opinião sobre o assunto. Entendo que muitos querem jogar os jogos de Pokémon mas nem todos tem condição de comprar um console e o jogo, principalmente no Brasil. Acho errado quem fazer uso de emuladores quando se tem condição de ter os originais e não considero pessoas assim como fãs de Pokémon pois estão prejudicando a franquia. Quero que vocês leitores falem o que pensam, se são contra ou a favor, etc.

EvertonCable

Gosto de ler, escrever, desenhar, cantar, jogar videogame e tenho uma imaginação muito fértil. Costumo imaginar histórias próprias ou fazer releituras de outras já existentes. Atualmente criando meu próprio livro.

38 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. carmelo junior14/01/2014, 16:32

    ate hoje sempre joguei pokemon em emulador. começei com os celulares java, desmume e agora no android. tenho muita vontade de jogar ojogo oroginal e principalmente agora com o 3ds, porem os preços sao muito alto no brasil. uso cheats pois nao tenho muito tempo para treinar meus pokemons e como jogo no emulador, por exemplo, em pokemon diamond nunca seria possivel ter um electivire. entao fico nessa de jogar em emulador e usar cheats, mas acredito que seria diferente se tivesse o proprio console.

    ResponderExcluir
  2. Felipe Ribeiro14/01/2014, 16:32

    Concordo com a linha de pensamento, claro que se muitos ainda continuarem com a linha de pensamento "eu vou baixar a room e jogos no pc", mesmo que não percebam, estão contribuindo para a decadência de vendas dos jogos. Por outro lado, os preços abusivos impedem meros mortais de terem seus consoles, ate por que os preços dos jogos em sí não são muitos altos, mas os do consoles...Todos os dias, penso como seria mais feliz ter nascido em outro país, que não colocasse juros abusivos em cima dos produdos importados e etc...

    ResponderExcluir
  3. sobre as consequências:
    1- pokesav/pokegen salvou
    2- concordo
    3 e 4- trocentos xats + wifi do emulador...(só pra quem manja, não é para leigos)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com sua opinião!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com sua opinião!!
    Ótima matéria

    ResponderExcluir
  6. Digo que uso a pirataria sim. Pense no meu caso: Minha familía ganha em média 1 salário minimo, tendo que pagar Alimentação, transporte, contas (Água, Luz, Telefone e Internet), prestações e curso de inglês e informática. Acha que minha familia teria condições de comprar um 3DS e um game original? É claro que não.

    Até porquê me interessei pelos games de Pokémon em 2008. E de lá para cá, sempre quis um Nintendo DS. Mas só fui conseguir o console em Novembro de 2013, e desde então ainda estamos pagando as prestações do console que comprei por R$ 295. Como poderei comprar um cartucho original? O jeito é recorrer a pirataria...

    Mas se eu pudesse, é claro que compraria o original. Assim como os DVDs que tenho em casa, nenhum é pirata...

    ResponderExcluir
  7. Discordo do argumento de que quem baixa Rom, não compra o jogo.

    Eu conheci os jogos de pokemon, qd um amigo me emprestou seu Nintendo DS e tinha a Rom de Pokemon Diamond. Zerei o jogo e adorei. Hoje tenho meu proprio 3DS e meus jogos de pokemon originais (inclusive Pokemon Diamond).

    Não vejo problemas em baixar rom e outras coisas na internet ( como musica ou revistas).

    Outra facilidade de baixar coisas na internet é o imediatismo. Vou dar um exemplo: as revistas em quadrinho da Marvel demoram em media 1 ano para chegarem nas bancas brasileiras (por conta da tradução e outras questões). Então, eu baixo e leio a revista em inglês (até em Português, pq alguns sites traduzem rapidamente as revistas), mas como sou fã compro a revista quando a Panini lança aqui no Brasil (um ano depois), pelo simples fato que gosto de ter a minha coleção completa!

    A mesma coisa acontece com as Roms dos jogos. Vc compra um jogo em pre-venda aqui no Brasil e mesmo assim, qd recebe, a Rom já estava disponível a muito tempo atrás!

    Quem é fã nunca deixa de comprar, mesmo já tendo baixado a Rom.

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu amo pokemon, o seu texto começou basicamente com "se só existissem 151?", se a serie tivesse acabado ali, eu ainda seria muito feliz, (e um pouco mais rico, kkk), eu tenho Leafgreen, Esmerald, Platinum, Black 2 e Y, todos originais, um GBA SP, um DS e um 3DS, e não largo meu flash card com uma hack de black 2 nem a pau, ate pq a hack é bem mais divertida e sem frescuras. Acho ridiculo a nintendo distribuir os lendarios, eles deveriam ser impossíveis de capturar.

    ResponderExcluir
  9. Acho que se os consoles tivessem um preço melhor, talvez não seria necessário o uso da pirataria. Pensa bem, N3DS= 700,00 reais (vi um por mais de mil), cartucho= 150 reais
    5 cartuchos (pq ninguém compra só pra UM jogo)= 750 reais.
    Ao todo vc gasta cerca de 1450 reais, o que dá um notebook 3D.
    Ás vezes não é por falta de condição, e sim por saber usar o dinheiro.

    ResponderExcluir
  10. entao compra um original pra mim XD kkk

    ResponderExcluir
  11. Sempre quis ter um console portatil da nitetendo e nao consegui mais o que me troxe ao mundo pokemon foi primeiro o anime mais ainda nao era fã e dps vi meu primo jogando no emulador

    Eu vou comprar o meu este ano e para mim as roms serviram para me divulgar e acho que as roms só sao boas depois que o console que ela emula ja foi para do de fabricar
    Muito boa materia

    ResponderExcluir
  12. eu apoio a pirataria por que a muitos causas de nao poder comprara!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com você, não sou a favor da pirataria eu já usei sim emulador de gba mas é por que eu queria muito ver como são os jogos de pokémon quando eu descobri a existência já que eu só sabia do anime até o momento e não tenho condição de comprar um 3ds ou 2ds, mas nem por isso eu cobrei um emulador de 3ds pelo contrário na verdade.

    ResponderExcluir
  14. Eu era uma dessas pessoas que estavam anciosas para sair o emulador. Uns dias antes de sair o jogo, eu pensei melhor: Poxa, com emulador não vou poder jogar em todo lugar ( Sendo que n é todo lugar que vc leva notebook... ) e os caras se esforçaram para criar um jogo de qualidade e no final, não compramos. Eu acabei comprando um 3DS e o Pokémon Y. É muito melhor o original, a interação com todos os jogadores. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  15. Depois que lançou Pokemon XY comprei um Nintendo 3DS e um Cartucho de Pokemon Black 2,como o 3DS sempre tem atualizaçõeseu atualizo para mante-lo Original e não compro Flashcard,pois penso para que gastar R$:70,00 para cada atualização comprando flashcards, se posso guardar esse dinheiro de cada atualização/mês e comprar um Jogo original,fazendo isso consegui comprar 2 Jogos originais sem problemas.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que se pararam com os emuladores e roms tinham que parar com os episódios também :v. O mangá tudo bem porque ainda não chegou aqui, mas o anime...

    ResponderExcluir
  17. Gus Sycamore o mangá e os episódios não são "vendidos" no Brasil, então por aqui eles não são uma fonte de renda dos autores.

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com tudo. Na minha opinião que tem dinheiro para comprar um computador ou um tlabet tem um pouco de condições para comprara pelo menos um Nintendo 2ds.

    ResponderExcluir
  19. Faz 7 anos q eu n jogo Mais em emuladores pois eu comecei a pensar q se eu sou um fã de verdade de pokemon e tinha q ter os jogos originais,so q eu tive alguns problemas e n pude comprar mad agora ja estou procurando sites confiaveis pra comprar os jogos e o 3ds e queria q vcs me indicasem um site seguro para comprar os jogos e poder ter os pokemons distribuidos pela nintendo pq isso e unico e nunca pude ter todos os pokemons em nenhum jogo mesmo tendo pokemons em niveis de 85 acima e pretendo ter pokemons assim nos jogos originais

    ResponderExcluir
  20. Colega, pesquise melhor antes de afirmar algo. Pokémon Black 2 e White 2 não são os jogos menos vendidos de Pokémon, ao contrário, são um dos mais vendidos.
    Os jogos de Pokémon que venderam menos em relação aos outros, foram Pokémon Ruby e Sapphire.

    ResponderExcluir
  21. Uma coisa que precisa ser comentada: os jogos não ficam à venda para sempre. Não tenho nenhum jogo pokémon. Quero jogar em Hoenn e Sinnoh. Tem jogo à venda? Não. Com muita sorte e sacrifício posso encontrar um game boy advance usado e um pokémon emerald usado por um preço absurdo, onde quem lucra não é a nintendo mas sim quem está vendendo o jogo usado. Aí você fala: seja paciente e espere uma eternidade até sair os remakes. Pois bem, e se eu quero jogar em Kanto e Johto? Não tem mais nada à venda dessas regiões, se eu quiser comprar hoje também não consigo. Como já tivemos os remakes, nunca terei a chance de jogar nessas regiões. Me diga, qual a saída no meu caso e de todas as pessoas que começaram a jogar pokémon só agora? Roms piratas.

    ResponderExcluir
  22. carmelo júnior, com certeza seria diferente no original

    felipe ribeiro, realmente o preço é alto, eu tambem queria ter nascido em outro país à vezes

    destruidor, 1 pode o pokesav/pokegen só cria um parecido com o do evento, 3/4 como você disse não é pra qualquer um

    anonimos 1,2,6,8 obrigado por concordarem

    anonimo 3, a pirataria não é sempre uma questão de preço, também é questão de hábito

    anonimo 4, não posso comprar um pra você se você não se identificou XD kkk

    latios doug, eu entendo o seu caso, teambem era assim mas consegui comprar um ds e o pokemon ss demorou mas deu, mas eu disse que quem tava errado era quem tinha condições e não comprava

    rodrigo lima, sei que não são todos mas a maioria não compra mesmo e ainda se dizem fãs, eu tambem sou fã da marvel, principalmente dos x-men

    ismael alves, pokémon se temos todo isso hoje é porque os jogos venderam muito bem, você acha que teríamos o anime se os jogos não fossem sucesso?

    tdarkplayer, quase todo mundo conheceu o anime primeiro e os jogos depois, as roms deviam ser só pra divulgação mesmo e depois deviam ser excluidas

    anonimo 5, eu sei que tem muita gente que não pode ter o original, esses eu entendo o uso da rom pois tem um motivo sério

    alexia e lucasniada e thierry ferreira, sabia que o que vocês estão fazendo vai ajudar a nossa franquia querida

    gus sycamore, você tem um pouco de rasão mas acho que o anomimo 7 tambem tem

    anonimo 8 (denovo) é isso que eu não entendo, algumas pessoa tem um computador pagam internet todo mes e dizem que não tem como comprar os jogos

    ResponderExcluir
  23. Desculpas para apoiar pirataria? Tsc... Não importa se você tem renda ou não, pirataria é crime e ponto. Quem compra jogos piratas prejudicam a franquia. Se não tem pra comprar agora, paciência. Você não vai morrer se não jogar Pokémon. Sou fã, mas colocar culpa nisso é besteira. Claro, quero que todos possam jogar e concordo com o preço abusivo dos consoles, mas não vamos ser hipócritas e sair de vítimas com a velha história de falta de condições, né? Paciência... Não vão fazer o errado disfarçando-se através dessa velha desculpa.

    ResponderExcluir
  24. Comprei um Nintendo DSI XL um pouco antes de lançarem o 3DS, joguei apenas o diamond no emulador, jogar no DS/3DS é outra experiência, agora não consigo mais jogar nenhum jogo em emulador :(, sinto por quem não pode comprar os jogos rs

    ResponderExcluir
  25. ''Quem é fã nunca deixa de comprar, mesmo já tendo baixado a Rom. " EXATO, as vezes a pessoa baixa apenas pra testar o jogo, ou pq não pode comprar agora. etc etc

    ResponderExcluir
  26. Comecei jogando Pokémon com as roms... Alguns anos depois tenho todos os games de Pokémon originais até a Green em Japonês mesmo. Na verdade o emulador e as roms me mostraram o quanto o game de Pokémon e bem valorizado e pra mim mesmo valeu a pena tê-los originais, por que considero-os arte. Outra coisa que achei importante nas roms foi o fato de você não perder eventos... Um bom exemplo é o Arceus o meu é de rom e ainda por cima é valido. Sem ele eu não teria completado minha pokédex, isso porque só faltava ele. Mas isso não quer dizer que eu vá usa-lo em alguma competição ou algo do tipo. Mesmo assim vale apena vc baixar alguma rom, esse é um dos motivos mais aparentes.

    ResponderExcluir
  27. Já joguei em emuladores mas agora tenho 3ds , as vezes gosto de jogar jogos antigos por isso uso emulador outra coisa legal do emulador são os cheats com eles o jogo melhora e dá pra fazer coisas q nunca faria no original. E a nitendo deveria fazer bem mais eventos pra incentivar a compra

    ResponderExcluir
  28. No meu caso uso o emu(mesmo sabendo que é errado) para testar e encontrar jogos antigos ou novos que me agradam (desse jeito tenho alguns jogos originais), quando lançou b2w2 nem passei do segundo ginásio(no emu), fui logo comprar o jogo e atualmente comprei 3Ds especialmente pelo meu pokemon X.

    Isso me lembra uma coisa: se forem na RomsUp, na área Nds-puzzles todos os jogos(ou maioria)tem notas baixas, isto é pq a galera de la usa emu critica a jogabilidade, e parece que n sabem que os jogos com touch screen foram feitos pra jogar no portátil com a caneta e NÃO no pc com um mause desengonçado ¬¬'.

    ResponderExcluir
  29. Respeito seu ponto de vista, mas como a maioria das pessoas eu não tenho condições de adquirir um DS, 3DS. Em toda minha vida joguei Pokémon pelo emulador desde o Ruby até o Black/ White 2, sou um grande fã e não sei o que faria para entrar no universo pokémon (jogo)sem o emulador e, com certeza muitas pessoas também usam emulador por não ter condições de comprar o console e o jogo.

    ResponderExcluir
  30. Seu pensamento é sensato, mas como disse nem todos tem condições financeiras pra comprar ou até mesmo tem mas são proibidos como é o meu caso, bom n sou nem a favor nem contra o uso de emulador, pois os que usam geralmente são fãs da série que não podem comprar o 3DS.

    ResponderExcluir
  31. PBN, pelo que eu acabei de ver (e Baixar), as ROM's e EMULADORES NÃO foram removidos.

    ResponderExcluir
  32. carmelo junior15/01/2014, 22:32

    E isso ai eduardo ribeiro!

    ResponderExcluir
  33. Ah gente, faça-me o favor, essa coisa de "Não tenho condições, porque sou pobre" pra mim não cola, como vc conseguiu esse computador/notebook/celular pra estar aqui agora?trabalhando certo?Então um emprego qualquer um tem condições de ter, a verdade é que se trabalhar e economizar um pouco da pra comprar, até porque o 2DS é bem mais barato que o 3DS e n é tão dificil assim comprar.Tbm n sou rico, mas tbm n sou pobre,sabe oq é pobre?gente q vive na rua comendo lixo, mendigos. nos nao somos pobres, somos gente de classe media, garanto que da sim pra comprar o jogo, por isso eu digo, isso não é pobreza e sim PREGUIÇA.eu dei um jeito de comprar meu jogo TRABALHANDO, n trabalho em empresas milionarias, mas o salario da pro gasto.GENTE, ME POUPE.

    ResponderExcluir
  34. Eu só uso porque eu nunca, nunca mesmo, achei um gameboy para jogar emerald, firered ou leaf green, eu procurei usados e novos, nem o console nem o gameboy eu achei. Eu não iria baixar um emulador de 3ds, pois eu posso comprar o jogo e o console bem ali, então para que pegar algo com menos recursos se você pode pegar o original? Se eu encontrasse o gameboy advanced e um jogo emerald/frlg, eu jogaria meu emulador fora e começaria a jogar e-e'.

    ResponderExcluir
  35. manda link do emu?

    ResponderExcluir
  36. Concordo com o texto em muitos aspectos, mas temos que ver o lado bom dos emuladores. Eles podem servir também como preservação histórica dos games de pokemon. Por exemplo, estes dias estava pesquisando os preços de HeartGold e adivinhem... Não está mais a venda!!!(Pelo menos em lojas virtuais). Ta certo o jogo é relativamente velho para os padrões modernos do mercado de games (7 anos) mas vamos supor uma pessoa que não tinha condições financeiras de jogar o original na época de lançamento mas hoje tem (eu kkk), ou simplesmente conheceu pokemon pelo pokemon go e gostaria de experimentar os jogos de GBA e NDS que não estão mais a venda. Essas pessoas podem jogar pelos emuladores e virarem mais fãs ainda da frnaquia. Realmente também não sou muito fã de pirataria, mas reconheço que os emuladores tem seu valor sim.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال