Tipo Elétrico (Electric Type)

Pokémon tipo Elétrico (Electric)

O tipo Elétrico surgiu na franquia Pokémon na primeira geração, na qual 11 Pokémon foram introduzidos. O Pokémon Elétrico com maior Estatística Base, excluindo-se os Lendários, é Electivire, com 540. Em contrapartida, aqueles com menor Estatística Base, entre os que estão totalmente evoluídos, são Plusle, Minum e Pachirisu, com 405 cada. No TCG, o tipo Elétrico está inserido em um tipo exclusivo e de mesmo nome. Em inglês, o nome do tipo Elétrico é Electric Type. O Pokémon elétrico mais conhecido do mundo, sem dúvidas, é Pikachu.

Atualmente, existem 48 Movimentos de tipo Elétrico na franquia. Em relação aos Pokémon, existem 73, considerando os tipo Puro, tipo Primário e tipo Secundário.

Os Pokémon Roedores Elétricos

O tipo Elétrico é, também, um dos queridinhos da franquia. Isso porque, a cada geração, pelo menos um roedor elétrico com bochechas que armazenam energia é criado.

  • 1ª Geração - Kanto: Pikachu, o primeiro deles (e o mais importante), é muito inteligente e independente, além de que conquistou o mundo com sua simpatia e fofura - tornando-se o principal símbolo da franquia. Raichu, evolução de Pikachu, continua inteligente, sempre aterrando seu rabo quando está com muita eletricidade, evitando ferir a si e a seus amigos. 
  • 2ª Geração - Johto: Pichu, pré-evolução de Pikachu, é bastante brincalhão. Ele tem dificuldade em controlar a energia que armazena, acidentalmente dando choques em outros de sua espécie.
  • 3ª Geração - Hoenn: Plusle e Minun adoram torcer para seus amigos que estão batalhando, criando pompons de líderes de torcida feitos de faíscas. Ser exposto à eletricidade dos dois simultaneamente faz bem à saúde.
  • 4ª Geração - Sinnoh: Pachirisu sempre compartilham com os outros a energia que têm. Para isso, eles esfregam as bochechas um no outro.
  • 5ª Geração - Unova: Emolga usa as membranas de seus braços para planar entre as árvores. Ao mesmo tempo, ele dispara faíscas elétricas.
  • 6ª Geração - Kalos: Dedenne é um Hamster. Seu bigode capta ondas elétricas que outros Dedenne enviam. Eles compartilham locais de comida ou eletricidade entre si.
  • 7ª Geração - Alola: Togedemaru é capaz de absorver energia de outros Pokémon Elétricos. Ele armazena o que é absorvido em uma bolsa elétrica.
  • 8ª Geração - Galar: À medida que Morpeko come as sementes armazenadas em seu bolsos, ele não só está se alimentando - ele também está gerando eletricidade.

Vantagens e Desvantagens dos Pokémon Tipo Elétrico

  • É super efetivo contra: Voador, Água
  • É pouco efetivo contra: Dragão, Elétrico e Planta
  • Não tem efeito contra: Terrestre
  • Tem resistência a: Elétrico, Voador e Aço
  • Tem fraqueza a: Terrestre
  • Os Pokémon tipo Elétrico não são imune a nenhum outro tipo

Movimentos do Tipo Elétrico

Geração Movimento Categoria Poder Precisão PP Descrição
I Thunder Especial 110 70% 10 Um impiedoso raio é lançado no alvo para infligir danos. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
I Thunder Punch Físico 75 100% 15 O alvo é socado com um punho eletrificado. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
I Thunder Shock Especial 40 100% 30 Um choque elétrico atinge o alvo e inflige danos. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
I Thunder Wave Status - 90% 20 O usuário lança um choque fraco de eletricidade que paralisa o alvo.
I Thunderbolt Especial 90 100% 15 Uma forte explosão elétrica atinge o alvo. Isso também pode deixar o alvo com paralisia.
II Spark Físico 65 100% 20 O usuário lança uma investida eletricamente carregada no alvo. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
II Zap Cannon Especial 120 50% 5 O usuário dispara uma rajada elétrica como um canhão para infligir danos e causar paralisia.
III Charge Status - - 20 O usuário aumenta o poder do movimento elétrico a ser usado no prósximo turno. Isso também aumenta a estatística de Defesa especial.
III Shock Wave Especial 60 - 20 O usuário atinge o alvo com um choque rápido de eletricidade. Este ataque nunca falha.
III Volt Tackle Físico 120 100% 15 O usuário se eletrifica e ataca o alvo. Isso também prejudica bastante o usuário. Este ataque pode deixar o alvo com paralisia.
IV Charge Beam Especial 50 90% 10 O usuário ataca com uma carga elétrica. O usuário pode usar qualquer eletricidade restante para aumentar sua estatística de ataque especial.
IV Discharge Especial 80 100% 15 O usuário atinge tudo ao seu redor, liberando uma explosão de eletricidade. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
IV Magnet Rise Status - - 10 O usuário levita usando magnetismo gerado eletricamente por cinco turnos.
IV Thunder Fang Físico 65 95% 15 O usuário morde com presas eletrificadas. Isso também pode fazer o alvo recuar ou deixá-lo paralisado.
V Bolt Strike Físico 130 85% 5 O usuário se envolve com uma grande quantidade de eletricidade e ataca seu alvo. Isso também pode deixar o alvo paralisado.
V Electro Ball Especial - 100% 10 O usuário arremessa uma esfera elétrica no alvo. Quanto mais rápido o usuário for do que o alvo, maior será o poder do movimento.
V Electroweb Especial 55 95% 15 O usuário ataca e captura Pokémon adversários usando uma rede elétrica. Isso diminui sua estatística de velocidade.
V Fusion Bolt Físico 100 100% 5 O usuário lança um raio gigante. O poder deste movimento é aumentado quando influenciado por uma enorme chama.
V Volt Switch Especial 70 100% 20 Depois de fazer seu ataque, o usuário corre de volta para trocar de lugar com um Pokémon da equipe à espera.
V Wild Charge Físico 90 100% 15 O usuário se envolve em eletricidade e se choca contra o alvo. Isso também prejudica um pouco o usuário.
VI Eerie Impulse Status - 100% 15 O corpo do usuário gera um estranho impulso. Reduz drasticamente a estatística de ataque especial do alvo.
VI Electric Terrain Status - - 10 O usuário eletrifica o solo por cinco turnos, fortalecendo movimentos do tipo elétrico. Pokémon no chão não adormecem mais.
VI Electrify Status - - 20 Se o alvo for eletrificado antes de usar um movimento durante aquele turno, o movimento do alvo se torna do tipo elétrico.
VI Ion Deluge Status - - 25 O usuário dispersa partículas eletricamente carregadas, o que muda os movimentos do tipo Normal para movimentos do tipo elétrico.
VI Magnetic Flux Status - - 20 O usuário manipula campos magnéticos, o que aumenta as estatísticas de defesa e defesa especial dos Pokémon aliados com a habilidade Plus ou Minus.
VI Nuzzle Físico 20 100% 20 O usuário ataca esfregando suas bochechas eletrificadas contra o alvo. Isso também deixa o alvo com paralisia.
VI Parabolic Charge Especial 65 100% 20 O usuário ataca tudo ao seu redor. O HP do usuário é restaurado pela metade do dano recebido por aqueles atingidos.
VII 10000000 volts Thunderbolt Especial 195 - 1 O usuário, Pikachu usando um boné, libera uma descarga elétrica usando seu Z-Power. Ataques críticos acertam mais facilmente.
VII Buzzy Buzz Especial 90 100% 15 O usuário dispara uma descarga elétrica para atacar o alvo. Isso também deixa o alvo com paralisia.
VII Catastropika Físico 210 - 1 O usuário, Pikachu, se envolve com a quantidade máxima de eletricidade usando seu Z-Power e ataca seu alvo com força total.
VII Gigavolt Havoc Físico - - 1 O usuário atinge o alvo com uma poderosa corrente elétrica coletada por seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Gigavolt Havoc Especial - - 1 O usuário atinge o alvo com uma poderosa corrente elétrica coletada por seu Z-Power. O poder varia, dependendo do movimento original.
VII Pika Papow Especial - - 1 Quanto mais o Pikachu ama seu Treinador, maior é o poder do movimento. Nunca falha.
VII Plasma Fists Físico 100 100% 15 O usuário ataca com punhos eletricamente carregados. Este movimento altera movimentos do tipo Normal para movimentos do tipo elétrico.
VII Stoked Sparksurfer Especial 175 - 1 Após obter o Z-Power, o usuário, Alolan Raichu, ataca o alvo com força total. Este movimento deixa o alvo com paralisia.
VII Zing Zap Físico 80 100% 10 Uma forte explosão elétrica atinge o alvo, causando um choque elétrico. Isso também pode fazer o alvo recuar.
VII Zippy Zap Físico 50 100% 15 O usuário ataca o alvo com rajadas de eletricidade em alta velocidade. Esse movimento sempre vai primeiro e resulta em um acerto crítico.
VIII Aura Wheel Físico 110 100% 10 Morpeko ataca e aumenta sua velocidade com a energia armazenada em suas bochechas. O tipo deste movimento muda dependendo da forma do usuário.
VIII Bolt Beak Físico 85 100% 10 O usuário esfaqueia o alvo com seu bico eletrificado. Se o usuário atacar antes do alvo, o poder desse movimento é dobrado.
VIII G-Max Stun Shock Físico - - 3 Um ataque do tipo elétrico usado pelo Toxtricity Gigantamax . Este movimento envenena ou paralisa os oponentes.
VIII G-Max Stun Shock Especial - - 3 Um ataque do tipo elétrico usado pelo Toxtricity Gigantamax . Este movimento envenena ou paralisa os oponentes.
VIII G-Max Volt Crash Físico - - 3 Um ataque do tipo elétrico usado pelo Pikachu Gigantamax . Este movimento paralisa os oponentes.
VIII G-Max Volt Crash Especial - - 3 Um ataque do tipo elétrico usado pelo Pikachu Gigantamax . Este movimento paralisa os oponentes.
VIII Max Lightning Físico - - 3 Este é um ataque do tipo elétrico que um Pokémon Dynamax usa. O usuário transforma o terreno em terreno elétrico por cinco turnos.
VIII Max Lightning Especial - - 3 Este é um ataque do tipo elétrico que um Pokémon Dynamax usa. O usuário transforma o terreno em terreno elétrico por cinco turnos.
VIII Overdrive Especial 80 100% 10 O usuário ataca o Pokémon adversário tocando uma guitarra ou baixo, causando um grande eco e uma forte vibração.
VIII Rising Voltage Especial 70 100% 20 O usuário ataca com tensão elétrica subindo do solo. O poder deste movimento dobra quando o alvo está em terreno elétrico.
VIII Thunder Cage Especial 80 90% 15 O usuário aprisiona o alvo em uma gaiola de faíscas de eletricidade por quatro a cinco turnos.

Os Pokémon Tipo Elétrico

Pokémon Tipo Elétrico Puro

# Ícone Nome
25 Pikachu
25 Gigantamax Pikachu
26 Raichu
100 Voltorb
101 Eletrodo
125 Electabuzz
135 Jolteon
172 Pichu
179 Mareep
180 Flaaffy
181 Ampharos
239 Elekid
243 Raikou
309 Electrike
310 Manectric
310 Mega Manectric
311 Plusle
312 Minun
403 Shinx
404 Luxio
405 Luxray
417 Pachirisu
466 Eletivire
522 Blitzle
523 Zebstrika
602 Tynamo
603 Eelektrik
604 Eelektross
796 Xurkitree
807 Zeraora
835 Yamper
836 Boltund
871 Pincurchin
894 Regieleki

Pokémon Tipo Elétrico Primário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
26 Raichu Forma de Alola
81 Magnemite
82 Magneton
145 Zapdos
181 Mega Ampharos
462 Magnezone
479 Rotom
479 Heat Rotom
479 Wash Rotom
479 Frost Rotom
479 Fan Rotom
479 Mow Rotom
587 Emolga
642 Thundurus Forma Incarnate
642 Thundurus Forma Therian
694 Helioptil
695 Heliolisk
702 Dedenne
741 Oricorio Estilo Pom-Pom
777 Togedemaru
785 Tapu Koko
848 Toxel
849 Toxtricity Forma Low Key
849 Toxtricity Forma Amped
849 Gigantamax Toxtricity
877 Morpeko Belly Mode
877 Morpeko Hangry Mode
880 Dracozolt
881 Arctozolt

Pokémon Tipo Elétrico Secundário

# Ícone Nome Tipo 1 Tipo 2
74 Geodude Forma de Alola
75 Graveler Forma de Alola
76 Golem Forma de Alola
170 Chinchou
171 Lanturn
595 Joltik
596 Galvantula
618 Stunfisk
644 Zekrom
737 Charjabug
738 Vikavolt

Treinadores do Tipo Elétrico

Lt. Surge

Lt Surge Pokémon

Lt. Surge é o Líder do Ginásio da Cidade de Vermilion, conhecido oficialmente como Ginásio Vermilion. Ele entrega a insígnia do trovão aos treinadores que o derrotam e é especialista em Pokémon do tipo Elétrico.

Wattson

Wattson Pokémon

Wattson é o Líder do Ginásio da Cidade de Mauville, conhecido oficialmente como o Ginásio Mauville. Os treinadores que o derrotam recebem a insígnia do Dínamo. Ele é um alegre idoso que se especializou em Pokémon do tipo Elétrico.

Volkner

Volkner Pokémon

Volkner é o Líder do Ginásio da Cidade de Sunyshore, conhecido oficialmente como o Ginásio Sunyshore. Ele entrega a insígnia do Farol para os treinadores que o derrotam e é especialista em Pokémon do tipo Elétrico.

Elesa

Elesa Pokémon

Elesa é uma modelo e Líder do Ginásio da Cidade de Nimbasa, conhecido oficialmente como Ginásio Nimbasa. Ela é especialista em Pokémon do tipo Elétrico e dá a insígnia do Raio aos treinadores que a derrotam.

Clemont

Clemont Pokémon

Clemont é um inventor e Líder do Ginásio da Cidade de Lumiose, conhecido oficialmente como o Ginásio Lumiose. Ele é especialista em Pokémon do tipo Elétrico e dá a insígnia da Voltagem aos treinadores que o derrotam.

Sophocles

Sophocles Pokémon

Sophocles é o Trial Captain do Hokulani Observatory na Ilha de Ula'ula. Ele é especialista em Pokémon do tipo Elétrico.

Habilidades do Tipo Elétrico

Habilidades que interagem com o tipo Elétrico

Geração Habilidade Descrição
III Lightning Rod Atrai todos os Movimentos de tipo Elétrico para aumentar o Ataque Especial
III Volt Absorb Restaura Vida se atingido por um Movimento de tipo Elétrico
IV Motor Drive Aumenta os stats de Vlocidade quanto é atingido por um Movimento de tipo Elétrico
VII Galvanize Os Movimentos de tipo Normal se tornam Movimentos de tipo Elétrico

Habilidades Exclusivas do Tipo Elétrico

Geração Habilidade Descrição
III Static O contato com o Pokémon pode causar paralisia
III Volt Absorb Restaura Vida se atingido por um Movimento de tipo Elétrico
IV Motor Drive Aumenta a estatística de velocidade quando é atingido por um Movimento de tipo Elétrico
VII Electric Surge Transforma o terreno em terreno elétrico quando o Pokémon entra em um batalha

Itens do Tipo Elétrico

Nome Descrição
Cell Battery Um item a ser segurado por um Pokémon. Aumenta o Ataque se o titular for atingido por um ataque do tipo elétrico. Só pode ser usado uma vez.
Electric Gem Uma joia com essência de eletricidade. Quando segurada, fortalece o poder de um movimento do tipo elétrico uma vez.
Electric Memory Um disco de memória que contém dados do tipo Elétrico. Muda o tipo do usuário se for segurado por uma determinada espécie de Pokémon.
Electrium Z Converte Z-Power em cristais que atualizam movimentos do tipo Elétrico para Z-Moves do tipo Elétrico.
Magnet Um item a ser segurado por um Pokémon. É um poderoso ímã que aumenta o poder dos movimentos do tipo elétrico.
Shock Drive Uma cassete a ser segurada por Genesect. Muda o movimento Techno Blast do Genesect para que se torne do tipo elétrico.
Wacan Berry Se segurada por um Pokémon, esta Berry diminuirá os danos sofridos por um ataque super efetivo do tipo Elétrico.
Zap Plate Um item a ser segurado por um Pokémon. É uma placa de pedra que aumenta o poder dos movimentos do tipo elétrico.

Curiosidades sobre o Tipo Elétrico

  • A 3ª Geração é a única que não introduziu nenhum Pokémon de tipo Elétrico secundário
  • A 4ª Geração é a única que não introduziu nenhum Pokémon de tipo Elétrico puro
  • Todos os Movimentos Elétricos introduzidos na 1ª Geração começam com a palavra "Thunder"
  • Lutador é o único tipo que não foi combinado com Elétrico

17 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. Ufa, finalmente consegui terminar e postar a matéria do tipo Electric!

    E eu sei que é ruim o jeito que estou escrevendo, a conta-gotas, mas não tem outra maneira... E não precisam deixar de comentar por isso ^^ Comentem bastante e aproveitem para votar nos tipos das próximas matérias!

    Ah, e a que vem a seguir será sobre BUG!

    ResponderExcluir
  2. Tipo ground agora!!!!

    ResponderExcluir
  3. Depois de bug poderia ser rock ou ground?

    ResponderExcluir
  4. Muito boa matéria, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  5. Os elétricos são os meus favoritos, ótima matéria.

    ResponderExcluir
  6. na utima foto no meio dos eletricos tem um ambipom

    ResponderExcluir
  7. Eletricos são os mais fortes!!!!

    ResponderExcluir
  8. depois de BUG, tipo GROUND!!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos comentários, pessoal ^^

    Anônimo das 11:18 --> sim, tem um Ambipom, um Octillery e provavelmente outros não-elétricos ali no meio. Mas eu consegui essa imagem na internet e não achei outra melhor... Se quiser, pode colocar links com sugestões de imagens para Bug, seria ótimo!

    ResponderExcluir
  10. espero que na sexta geração também tenha um ou mias roedores elétrico com circulo nas bochechinhas porque eles muitos kawais *_*

    ResponderExcluir
  11. Nekko, deixa o link nos comentários desse post de todas as suas matérias por favor. Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  12. anônimo das 18:35 --> é bem provável, porque tem pelo menos um deles a cada geração!

    anônimo das 20:46 --> você pode acessar as matérias clicando em "Tipos de Pokémon", no menu "Informações" no canto esquerdo do site. De qualquer forma, o link é esse: http://www.poke-blast-news.net/2013/02/tipos-de-pokemon.html ^^

    ResponderExcluir
  13. Até hoje o pikachu foi o único roedor elétrico a ganhar evoluções os outros deveriam ganhar também, quem sabe o emolga ganhe já que ele é considerado o pikacho de unova por esta ultima ter similaridades com kanto. E ground por favor! Por: (Jardel)

    ResponderExcluir
  14. tem esses ai porque o Volkner usava os dois no diamond/pearl apesar de não serem eletricos

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da sua matéria (assim como todas xD) sempre que possível tenho um tipo elétrico na minha equipe =)
    Para o próximo, tipo ground!

    ResponderExcluir
  16. Curiosidade suspeita, o Volkner foi inspirado no pai de Naruto Relâmpago amarelo? Kkkk

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال