Pokémon: O Pesadelo de Darkrai

Pokémon O Pesadelo de Darkrai

  • Nome japonês: Pocket Monsters Diamond & Pearl the Movie - Dialga vs Palkia vs Darkrai
  • Nome americano: Pokémon: The Rise of Darkrai
  • Nome brasileiro: Pokémon: O Pesadelo de Darkrai
  • Data de lançamento:
    • Japão: 14 de julho de 2007
    • Estados Unidos: 24 de fevereiro de 2008
    • Brasil: 18 de fevereiro de 2010

História

O filme começa com o narrador falando sobre o mundo Pokémon. Vários Pokémon protagonistas dos filmes anteriores aparecem, na seguinte ordem: Mew, Mewtwo, Lugia, Zapdos, Moltres, Articuno, Unown, Entei, Celebi, Suicune, Latios, Latias, Groudon, Jirachi, Deoxys, Rayquaza, Lucario, Regirock, Regice, Registeel, Kyogre, Manaphy e Ho-Oh.


Em outra dimensão repleta de Unown, Dialga e Palkia aparecem se encarando de maneira ameaçadora. Enquanto isso, um cientista está lendo o diário de Godey, que diz que há duas entidades que se encontrarão na fenda espaço-tempo e que, quando isso acontecesse, haveria um desastre envolvendo a cidade de Alamos (cidade localizado ao noroeste de Oreburgh e ao nordeste de Jublife) e sua população. Ele fecha o livro e acontece um pequeno tremor de terra. Na outra dimensão, Palkia e Dialga começam a lutar violentamente. Após um tempo, Dialga atinge Palkia com um poderoso raio, rachando uma parte metálica de seu ombro esquerdo. A batalha continua com Dialga perseguindo Palkia.

Ash, Pikachu, Brock e Dawn seguem para Alamos, cidade onde Dawn participará de um Torneio. No entanto, eles descobrem que foram pelo caminho errado e que não há maneira de ir para a cidade por ali, já que ela fica em cima de uma montanha. A solução do problema vem logo em seguida: uma mulher chamada Alice aparece em um balão com um Chimchar e oferece carona. No balão, Brock dá em cima da garota, mas Croagunk intervém, paralisando-o com um soco. Ash e Dawn se apresentam.

Alice diz que trabalha como guia turístico em um balão e que estuda música. Ela assopra uma folha para reproduzir sons que atraem Pokémon voadores da região. Há alguns metros dali, a Equipe Rocket está em um balão parecido com um Carnivine, de onde observam o Pikachu com um binóculo. Eles são impedidos de olhar por três Drifloon e um Drifblim que voavam por ali - Jessie tenta pegá-los com uma rede, mas não consegue. Drifblim fica nervoso com a atitude e o bando ataca a Equipe Rocket, que acaba decolando novamente.

Ao chegar à cidade, Ash e seus amigos observam a Torre do Espaço-Tempo, que tem um século de vida. Enquanto observam, uma energia invisível passa por ali, balançando o balão. Em seu laboratório, o cientista percebe que algo está acontecendo. Ash e seus amigos conhecem a cidade com Alice. Ash tromba com um Torterra, e seu treinador o convida para uma batalha em que Ash e Pikachu vencem. Dawn e Brock também batalham contra amigos do treinador: Dawn luta contra um Empoleon usando seu Piplup e Brock luta contra um Infernape usando Croagunk.



Alice leva-os para seu lugar favorito na cidade, que é um jardim. Eles encontram vários Pokémon selvagens no local. Ash, Dawn e Brock soltam todos seus Pokémon para que eles possam brincar junto com os outros Pokémon selvagens. Após um tempo, Piplup e um Shinx selvagem começam a disputar uma fruta, o que gera uma grande confusão com todos os Pokémon. Todos se acalmam e fazem as pazes quando Alice começa a tocar uma música assoprando uma folha.

Logo em seguida, um Gallade aparece com uma expressão preocupada e pede para segui-lo. Ele então leva-os até uma pequena construção que havia sido destruída. Um homem chamado Alberto aparece dizendo que foi Darkrai que havia feito isso. Brock então diz que Darkrai é um Pokémon que faz as pessoas terem pesadelos. Enquanto isso, a Equipe Rocket observa-os em uma árvore. Alberto vê um movimento em um arbusto, e manda seu Lickilicky usar um Hiper Raio, pois achou que o movimento
era de Darkrai. Porém, era Tonio, o cientista que estava lendo o diário de Godey anteriormente. Tonio diz que está estudando uma anormalidade no espaço-tempo. Alberto se aproxima de Alice e diz que ela será sua esposa, mas Alice diz que não há nada entre eles. Alice se afasta de Alberto, que possui o título de Barão, e corre para Tonio, dizendo que ele é a pessoa que ela gosta. Com isso, Tonio tem uma lembrança de sua infância: nela, ele pegava Alice caída no chão, e ao levantar, ele e Alice se abraçam.

Enquanto isso, Palkia e Dialga continuam lutando na outra dimensão. Um raio de Dialga acaba se chocando com um raio de Palkia, causando uma forte explosão. A energia da explosão chega à dimensão humana, causando um estranho efeito. Ash observa uma sombra estranha no chão. Em seguida, essa sombra começa a ganhar forma e corpo, e se revela como Darkrai. Logo, Alberto ordena para que Lickilicky ataque Darkrai, mas Darkrai desvia do golpe. Darkrai ataca Lickilicky com um Sono das Sombras (tradução brasileira para Dark Void), porém, Lickilicky também desvia, e o golpe acaba acertando Ash, que é envolvido por uma energia negra. Ele reaparece em um parque, se levanta e vê que está sozinho. Ash então começa a gritar o nome de seus amigos, mas não recebe nenhuma resposta. Em seguida, a sombra de Ash começa a aumentar e a sair do chão.

Nessa sombra, se projeta a imagem de Palkia, que o ataca. Contudo, no momento do ataque, a sombra desaparece e Darkrai aparece atrás. Ele tenta soltar Turtwig para batalhar com Darkrai, mas a Poké Bola se transforma em uma energia negra no ar. Darkrai se transforma em uma sombra novamente. Quando Darkrai se transforma, Ash vê Pikachu à sua frente, e chama-o. Mas a sombra de Darkrai se transforma em um buraco, que suga Pikachu. Ash tenta salvar Pikachu, mas acaba sendo sugado também.



Ash acorda do pesadelo com um Choque do Trovão de Pikachu. Ele está em um quarto no Centro Pokémon junto com Brock, Dawn, Enfermeira Joy, Alice, Chimchar, Pikachu, Tonio e uma Chansey. Joy diz que quem dorme perto de Darkrai tem sonhos terríveis. Tonio começa a observar o chão e diz algo sobre uma força que tem poder suficiente para mudar o espaço. Tonio deixa a sala para analisar mais dados e vai até seu laboratório. Ele abre o diário de Godey para continuar lendo. Ele encontra uma foto de Alicia, a avó de Alice, em uma folha do diário. No diário ele lê que, certo dia, Alicia estava passeando em um parque e encontrou alguns Pokémon que foram atacados por Darkrai e estavam tendo pesadelos. Darkrai atacou um Luxray, mas antes ele foi atingido por um golpe. Alicia, para ajudá-lo, acariciou-o. Após um tempo, Godey observou Alicia usando uma folha para fazer uma música. Tonio lê o seguinte trecho no diário: “Isso mostra que aquele pesadelo me disse tudo que eu precisava fazer para o futuro. Eu precisava deixar Oración para o mundo.

Jessie, James e Meowth vão até a casa de Barão Alberto disfarçados de repórteres e fazem uma proposta de entrevista. Barão Alberto aceita. Dawn compra um colar que supostamente afasta os pesadelos. Ash, Alice, Brock e Dawn vão até a Torre do Espaço-Tempo. Lá, Alice mostra a Dawn o local onde acontecerá o Torneio. Alice revela que Godey foi o arquiteto que desenhou a Torre do Espaço-Tempo. Ela também revela que Godey é o bisavô de Tonio. Eles vão até o laboratório de Tonio. Quando chegam, encontram Tonio caído no chão. Preocupada, Alice sacode Tonio, mas descobre que ele estava apenas dormindo. Tonio entrega a foto de seu bisavô e Alicia para Alice. Atrás da foto, Alice identifica uma música. Piplup e Pikachu brincam com um objeto metálico que estava em cima de uma mesa.

Ash vê vários outros desses objetos em uma prateleira e pergunta sobre o que se trata. Alice e Tonio respondem que são discos que fazem a torre tocar. Dawn se entusiasma e diz que quer ver isso funcionando, então Tonio diz que para isso devem ir até o topo da torre. Eles começam a subir as escadas e Ash e Pikachu vão correndo na frente. Logo depois, eles ficam exaustos. Ash olha para o lado e vê Dawn, Brock, Tonio e Alice subindo em um balão, então é forçado a terminar de subir a pé. Logo depois, quando todos já estão no topo, Dawn coloca o disco em uma plataforma, e a torre começa a funcionar como um grande instrumento musical. Logo em seguida, todos descem no balão. Ao chegar lá embaixo, os treinadores que já tinham batalhado com Ash, Dawn e Brock fazem um novo convite para uma batalha - ao qual eles aceitam.

Na outra dimensão, Palkia continua sendo atacado por Dialga. Palkia foge de Dialga e uma forte luz aparece no topo da Torre do Espaço-Tempo. Contudo, a luz some logo depois. Em seguida, Darkrai aparece no meio da praça onde Ash, Dawn e Brock batalhavam dizendo: “Vá embora!”. O Barão Alberto manda Lickilicky atacar usando Giro Bola, mas Darkrai desvia e ataca. Lickilicky ataca novamente usando Hiper Raio (Hyper Beam), mas Darkrai desvia novamente. Darkrai ataca vários Pokémon e treinadores usando o Sono das Sombras. Ash manda Pikachu usar um Choque do Trovão em Darkrai, mas ele foge passando por debaixo da terra. Ash e Pikachu seguem Darkrai. Em um beco, eles veem um Bibarel transparente flutuando e atravessando paredes por ali.



Eles veem a sombra de Darkrai passando pelo chão e, então, Ash manda Pikachu usar um Choque do Trovão nela. Darkrai assume sua forma física novamente e Ash manda Pikachu usar o ataque Investida Trovão, porém, Darkrai desvia e usa o movimento Multiplicar, criando vários clones e desviando das Investidas Trovão de Pikachu. Logo em seguida, Barão Alberto aparece junto com a Equipe Rocket (que está disfarçada de repórteres). Alberto manda Lickilicky atacar Darkrai usando um Hiper Raio, mas Darkrai desvia e acerta Lickilicky com um Sono das Sombras. Darkrai então foge.

Após isso, o Bibarel transparente que apareceu há pouco passa por ali novamente. De repente, Lickilicky, que está dormindo, começa a brilhar, e Barão Alberto que está ao seu lado se transforma em um Lickilicky! Ash acha que está tendo outro pesadelo ao ver isso, e manda Pikachu o atacar para ver se estava dormindo ou não. Barão Alberto só percebe que estava transformado em um Lickilicky após Jessie mostrar seu reflexo em um espelho. A cena muda para Dawn, Brock e Joy, que estão cuidando de alguns Pokémon que foram atacados por Darkrai. Eles veem alguns outros Pokémon transparentes flutuando por ali e se assustam. Logo, Alice, Tonio e Chansey aparecem com alguns Pokémon que foram atacados por Darkrai. Ash aparece correndo logo em seguida - ele está sendo perseguido por Barão Alberto, que está nervoso por ter se transformado em um Lickilicky; logo após, a Equipe Rocket aparece trazendo o Lickilicky que está adormecido.

Tonio diz que os Pokémon transparentes estão sonhando que estão sendo perseguidos por algo, e diz também que Barão Alberto está assim porque Lickilicky está sonhando que se transformou no Barão Alberto, e que o espaço ao redor de Alamos está sendo influenciado por uma força poderosa, criando uma anomalia no espaço-tempo. Após isso, os treinadores que batalharam com Ash, Brock e Dawn anteriormente aparecem, dizendo que estão presos na cidade e que não podem sair. Todos vão para uma ponte que está encoberta por uma estranha neblina. A treinadora manda seu Honchkrow usar o movimento Desneblinar, mas nada acontece. Ash atravessa a ponte, mas acaba saindo no mesmo lugar. Não há nenhuma maneira de sair da cidade.

Barão Alberto acusa Darkrai de fazer tudo isso, e orienta vários treinadores da cidade a procurar e atacar Darkrai. Quando Ash e seus amigos iam acompanhar Barão Alberto, Alice diz que não acredita que seja Darkrai que esteja fazendo tudo isso e Tonio diz que é cedo demais para terem certeza. Após dizer isso, Tonio conta uma história de sua infância. Nela, Tonio é chamado por Alice, que está em cima de uma ladeira. Alice chama Tonio, e ele diz que é muito perigoso andar por lá. Alice escorrega e cai, mas é salva por um vulto negro. Tonio vai até Alice e a encontra no chão - ela se levanta e eles se abraçam. A cena da infância acaba e Tonio diz para Alice que tem quase certeza de que quem a salvou foi Darkrai.



O grupo liderado por Barão Alberto encontra Darkrai em cima de uma casa. Tonio voa sozinho em um balão observando Darkrai. Tonio deduz que o que está acontecendo não é culpa de Darkrai, e no computador vê algumas imagens do momento em que uma forte luz aparece em cima da Torre do Espaço-Tempo; Tonio dá zoom nas imagens e vê Palkia no centro da esfera de luz.

O grupo de Alberto começa a atacar Darkrai com vários Pokémon. Eles cercam Darkrai e atacam juntos, mas Darkrai contra-ataca e acerta todos com o ataque Sono das Sombras. Barão Alberto aproveita que está transformado em um Lickilicky e ataca Darkrai com um Gyro Ball e, em seguida, envolve Darkrai com a língua. Contudo, Darkrai joga-o longe, acertando a Equipe Rocket, fazendo com que ela decole novamente. Tonio mostra as imagens de Palkia para Ash, Brock, Dawn e Alice. Ash diz que é o mesmo Pokémon que ele viu em seu sonho. Tonio diz que Palkia é uma divindade que vive entre as Dimensões e que governa o Espaço, e que esse tempo todo Darkrai estava apenas tentando afastar Palkia da cidade.

Ash diz que Darkrai tentou avisar em seu sonho que isso estava acontecendo. Eles correm para perto da Torre do Espaço-Tempo. Darkrai avança para uma barreira invisível em cima da Torre do Espaço-Tempo, onde está Palkia. Ao se chocar com a barreira, Darkrai é arremessado para o chão. Ele se levanta e ataca novamente. Ao receber o ataque, Palkia desperta. Nesse momento, o céu se escurece e todos os Pokémon transparentes voltam aos seus corpos e os que estavam dormindo acordam. Quando Lickilicky acorda, Barão Alberto se transforma em humano novamente.

Tonio diz que Palkia levou a cidade de Alamos para outra dimensão, por isso que, quando os pesadelos se tornaram estáveis no espaço estável, eles adquiriram forma material. Palkia começa uma luta com Darkrai. Logo, um ataque vindo de outra direção atinge Darkrai. Dialga aparece logo em seguida: foi ele quem atacou Darkrai. Dialga e Palkia começam uma batalha, e Dialga acerta um raio em Palkia, que cai no meio de uma praça. Tonio diz que para fugir de Dialga, Palkia foi para Alamos e selou a cidade em outra dimensão. Um ataque de Palkia vai em direção à Torre do Espaço-Tempo, porém, Darkrai entra na frente e a protege. Palkia lança outro poderoso ataque que destrói grande parte da cidade. Alice corre na direção de Palkia e Dialga e pede para que eles parem de lutar, mas, nesse momento, Dialga e Palkia caem em sua direção. Darkrai entra na frente e a protege. Darkrai ataca Palkia e Dialga, mas eles se protegem. Depois, eles atacam Darkrai, que cai ferido.



Alice corre na direção de Darkrai e o acaricia. Nesse momento, Darkrai a chama de Alicia, mas ela responde que Alicia é sua avó. Alice, Dawn e Ash se desculpam por não perceberem que Darkrai estava apenas tentando proteger a cidade. Darkrai se levanta e volta a atacar Dialga e Palkia. Os ataques de Dialga e Palkia fazem vários locais da cidade desaparecerem. Tonio diz que se não agirem rápido todos os locais da cidade desaparecerão para outra dimensão.

Tonio se lembra da seguinte frase que estava no diário de Godey: “Isso mostra que aquele pesadelo me disse tudo que eu precisava fazer para o futuro. Eu precisava deixar Oración para o mundo”. Tonio repete a frase em voz alta, e Alice escuta. Ela pega a foto que Tonio a deu e diz que Oración é a música que a avó dela ensinou a tocar assoprando uma folha. Eles percebem que devem reproduzir a música na Torre do Espaço-Tempo e correm para lá. Chegando lá, eles veem que há vários discos e que não seria fácil achar o disco da Oración. Alice tem uma lembrança da sua avó ensinando-a a tocar essa música assoprando uma folha.

Alice vê que há um símbolo atrás da foto de sua avó e que há um disco com o mesmo símbolo, e por isso, ela deduz que esse disco é a Oración. Ash pega o disco e eles saem para subir no balão. Eles devem ir para o topo da torre para colocar o disco na plataforma e reproduzir a Oración na torre. Porém, enquanto estavam subindo, um ataque de Palkia passa perto do balão, fazendo com que Piplup caia. Ash solta seu Staravia para salvar Piplup.

Em seguida, Palkia passa perto do balão e acaba estragando um dos lados do balão. Ash e Dawn caem sobre uma plataforma na metade da torre, Staravia leva Pikachu até Ash. Um ataque de Dialga vai em direção ao balão, onde ainda estão Alice e Tonio, mas o ataque não os atinge, pois Darkrai se joga na frente. O balão se balança, Alice fica segura no balão, mas Tonio cai. O balão está caindo em um abismo, então a única alternativa de Alice é saltar. Ela salta na beira de uma ponte e escorrega, mas é salva por Lickilicky e Tonio, que vinha se segurando em um Drifblim.



A cidade continua a desaparecer. Enquanto isso, Ash, Dawn e Pikachu estão subindo a Torre do Espaço-Tempo. Eles usam seus Pokémon para desviar ataques de Dialga e Palkia que estavam vindo em sua direção. Brock pega Darkrai ferido em uma fonte. Alice fala com Darkrai e ele tem uma lembrança de Alicia. A Torre do Espaço-Tempo começa a desaparecer na direção de Ash e Dawn. Em uma parte em que o caminho havia desaparecido, Dawn manda Buneary usar um Raio de Gelo para formar uma passagem. Do lado de fora, Palkia e Dialga continuam se enfrentando. Alicia pede para que Dialga e Palkia parem de lutar. Quando ela diz isso, Darkrai tem uma lembrança de Alicia dizendo que Darkrai poderia ficar no jardim quanto tempo ele quiser, pois o jardim é de todos. Dialga e Palkia ficam se encarando, e Tonio diz que se eles se colidirem mais uma vez a dimensão acabará. Quando um raio de Palkia e Dialga iriam se colidir, Darkrai entra na frente, impedindo os raios de se encostarem. Ele ainda diz: “Esse jardim é de todos!”.

Ash e Dawn continuam subindo a torre, mas em um determinado momento, Ash escorrega e cai. Dawn segura-o, mas cai também. Eles então são salvos por um jato de água de Buizel. Além disso, a água os leva para uma estaca mais acima, fazendo eles cortarem um bom caminho. Darkrai se enfraquece e não consegue mais conter Dialga e Palkia. Eles atacam Darkrai, que é atingido por dois fortes raios. Após receber o golpe, Darkrai desaparece.

Palkia e Dialga se preparam para colidir novamente. Ao ver isso, Ash e Dawn se apressam e finalmente chegam ao topo da torre. Ash tenta encaixar o disco no buraco da plataforma, mas o buraco é menor que o disco. Dialga e Palkia começam a se mover para se colidirem. Tonio diz que se eles se colidirem novamente, o resto da cidade desaparecerá. Dawn percebe um buraco maior para encaixar o disco, e Ash o encaixa. Pikachu e Pachirisu usam ataques elétricos na torre para adiantar o começo da música.



A cidade havia desaparecido quase por completo, já que só uma pequena parte em que estava a torre e uma praça ainda estavam intactas. No momento em que Palkia e Dialga iriam se colidir pela última vez, a música começa a tocar. Aparecem grandes ramos e flores douradas na torre, e isso se transforma em uma espécie de asa dourada, provocando uma forte luz dourada. No momento em que a luz chega a Palkia, seu ferimento no ombro esquerdo sara. Dialga olha para a torre e abandona a cidade. Ash e Dawn pedem para Palkia voltar a cidade como era antes, na antiga dimensão. Ele realiza o pedido dos heróis e a cidade volta ao normal.

Eles vão para a beira de uma montanha e se lembram de Darkrai. Eles se entristecem achando que Darkrai havia morrido com o golpe de Palkia e Dialga. Quando estavam voltando, eles veem uma grande sombra em uma montanha: era a sombra de Darkrai em cima da Torre do Espaço-Tempo. Darkrai estava bem!



Curiosidades

  • Este é o primeiro filme a usar animação digital em vez da tradicional animação por células. Embora todo anime da Geração Avançada tenha sido feito em animação digital, seus filmes foram todos feitos em animação por células (tradicional).
  • Este é o primeiro filme a ter como tema de abertura a música da próxima temporada do anime. Nesse caso, a abertura foi We Will Be Heroes (no Brasil, Seremos Heróis), que foi a abertura da Temporada 11, Pokémon DP: Batalha Dimensional. Na época, a temporada vigente era a 10: Pokémon Diamante e Pérola.
  • Durante o lançamento nos cinemas, cartas promocionais de TCG foram lançadas como o Set de Comemoração ao 10º Filme.
  • Em um dos trailers do filme, Ash é visto sobrevoando a cidade de Alamos com um Pidgeot, porém, esta cena não apareceu no filme.
  • Esse filme contém alguns pontos de história similares a todos os outros 9 filmes. Não se sabe se isso foi proposital (como uma possível comemoração por ser o 10º filme de Pokémon) ou se foi acidental. Vamos aos pontos:
    • Três treinadores aparecem, cada um com um dos iniciais da região totalmente evoluído (assim como em Mewtwo Contra-Ataca);
    • A resolução para o problema envolve uma canção que deve ser tocada (assim como em O Poder de Um);
    • A Dimensão dos Unown aparece (assim como em O Feitiço dos Unown);
    • Transporte com balões é usado durante o filme (assim como em Celebi, a Voz da Floresta);
    • Transformações de humano para Pokémon ocorrem (assim como em Heróis Pokémon);
    • Dois dos personagens principais do filme começam um relacionamento após a trama do filme (assim como em Jirachi - Realizador de Desejos);
    • O início da história, bem como parte do enredo principal, envolve a briga de dois Pokémon lendários (assim como em Alma Gêmea);
    • Parte da história é contada através de flashbacks (assim como em Lucario e o Mistério de Mew);
    • A resolução para o problema envolve que Ash resolva um quebra-cabeças (assim como em Pokémon Ranger e o Lendário Templo do Mar).
  • A Asa Lunar que Dawn compra, só voltará a aparecer no Episódio 570 - Epidemia do Pesadelo. Isso é um detalhe que mostra que o filme faz parte do Cânon do anime.
  • Esse é o primeiro e único filme em que a sequência de músicas do título não contém o tema de introdução dos jogos originais.
  • O Shellos que aparece no filme é da forma Mar do Leste. De acordo com um mapa da região de Sinnoh no anime, a cidade de Alamos fica no lado ocidental do Monte Coronet, logo, é impossível saber se esse Shellos é nativo da cidade ou se veio de fora (provavelmente ele veio do leste).
  • Todos os lendários das gerações anteriores, com exceção de Raikou, fazem uma breve aparição durante a introdução do filme.
  • Durante as cenas de créditos, vemos que o Torneio que Dawn disputou na cidade tem como ganhadora Allegra. Ela está entre os três treinadores que desafiaram Ash, Dawn e Brock no filme, com seus Pokémon iniciais totalmente evoluídos. Os outros dois, Kai e Maury, também participaram do torneio.

Erros

  • A mesma voz japonesa que aparece no Episódio 528 - Um Tanque de Preguiça!, aparece quando Dawn joga seus Pokémon para fora da Poké Bola para brincar.
  • Durante parte da cena em que os Pokémon de Ash e Dawn estão subindo as escadas em espiral da Torre do Espaço-Tempo, após serem separados de seus treinadores, Aipom foi deixado de fora erroneamente.
  • Durante a cena em que Ash persegue Darkrai, um grupo de Murkrow aparece voando sobre um telhado, porém, as vozes desses Murkrow não é dublada para o inglês, ficando com o seu som original em japonês.
  • Quando o Buizel de Dawn e o Sudowoodo de Brock retornam para seus treinadores após acordarem, Lickilicky acompanha-os, porém, ele se sobrepõe momentaneamente com uma árvore que está atrás dele.
 

Edições

  • Na dublagem inglesa, Darkrai é referido como ele, embora ele não possua gênero nos jogos.
  • Together2008 (música da abertura japonesa do filme) é substituída, no Ocidente, por uma versão de We Will Be Heroes feita especialmente para o filme.
  • I Will Be With You (música do encerramento japonês do filme) é substituída no Ocidente por duas músicas: I'll Always Remember You (Eu Vou Lembrar de Você, na versão brasileira) e Living in the Shadow (Vivendo nas Sombras, na versão brasileira).
  • A sequência do título de abertura é levemente encurtada, levando à uma edição abrupta da música de abertura.
  • O trocadilho entre os nomes de Barão Alberto e seu Lickilicky foram removidos da versão ocidental, onde, quando transformado, ele é chamado de Barão Lickilicky.

Texto elaborado por: André Felipe Monteiro Gonçalves.
Texto revisado e atualizado por: Prof. BrUNO.

3 Comentários

Sinta-se à vontade para comentar!

  1. depois de acabar todos os filmes, poe curiosidades sobre ele

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse filme, o design de darkrai é foda

    ResponderExcluir
  3. É,li sobre os filmes de Sinnoh e,tirando o Arceus,dá pra ver que o Dialga é o melhor pokemon que existe,principalmente humilhando o darkrai desse jeito AEHUEHAEHUEH.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال