Habilidades Pokémon

Habilidades

As habilidades são características especiais que os Pokémon passaram a ter desde a Geração III. Elas em geral tem um efeito positivo e somente dentro da batalha, mas existem algumas exceções, como habilidades que atuam negativamente e podem vir a ter um efeito fora da batalha. Alguns Pokémon tem mais de uma habilidade, sendo que só uma delas é ativa, ou seja, só ela funciona.

Posso trocar a habilidade do meu Pokémon?

Não, é impossível fazer isto. Mas quando um Pokémon evolui, suas habilidades podem vir a mudar. Quando um Pokémon tem duas habilidades e evolui, se a habilidade que ele tem muda, ele virá a ter a habilidade que substituiu a outra. Dependendo das IVs (Valores individuais) do Pokémon e de uma habilidade, quando ele evoluir ele pode vir a ter outra habilidade. Uma maneira de passar em diante a habilidade de seu Pokémon, a fêmea detentora da habilidade se reproduzir com outro da mesma espécie, existem 60% de chances do filhote possuir a habilidade da mãe. No entanto, este método só funciona com as habilidades ocultas (Hidden Abilities), e consequentemente só na Geração V.

Habilidades Ocultas

As habilidades ocultas (Hidden Abilities), foram introduzidas na Geração V, e com elas, a maioria dos Pokémon passou a ter uma habilidade adicional. Em geral, só podem ser pegos Pokémon selvagens com estas habilidades, nos chamados Hidden Hollows, buracos existentes em meio as árvores. Além destes, o Musharna, que aparece toda sexta-feira no Jardim dos sonhos (Dreamyard) e os 5 Darmanitan que podem ser acordados com o RageCandyBar, também possuem suas habilidades ocultas. No Dream World, todos os Pokémon têm sua Hidden Ability, e algum movimento especial somente aprendido lá.

Quais efeitos as Habilidades podem vir a ter?

Os efeitos das habilidades são muito varáveis, às vezes mudando entre gerações, sendo poucas aquelas com um efeito igual (como o caso de Air Lock e Cloud Nine). Algumas habilidades estão relacionadas à alteração ou estabilização das condições climáticas, que são: Drought, Drizzle, Air Lock, Cloud Nine, Sand Stream e Snow Warning. Algumas outras habilidades podem se beneficiar das condições climáticas existentes, como: Sand Rush e Sand Force, Swift Swim etc. Outras habilidades se relacionam com os estados de saúde, causando eles ao Pokémon adversário, ou impedindo que seu Pokémon os tenha. Algumas habilidades, como Bad Dreams, se aproveitam destes estados, e a habilidade citada por exemplo, tira 1/4 do Hp do Pokémon enquanto ele está dormindo. Além destas habilidades melhoram os status do Pokémon, aumentando eles ou dando uma característica específica, como no caso de Wonder Guard, que faz com que o Pokémon só seja atingido por ataques super-efetivos. Outras habilidades tem seu efeito relacionado à efetividade dos ataques, alterando ela ou até mesmo impedindo a realização do ataque. Algumas habilidades, tem efeito em cima das outras habilidades, trocando elas, ou sendo substituídas por elas. Existem habilidades que afastam os Pokémon selvagens, se o primeiro Pokémon da mão do jogador tiver ela. Um exemplo é a habilidade assinatura de Skuntank, Stench, que diminui os encontros com Pokémon selvagens. Entre todas as habilidades e seus efeitos, uma delas tem uma particularidade, que vale apena destacar: Pickup.

Pickup
Pickup, como o nome já diz (coletar, pegar), faz com que um Pokémon que não esteja equipado com itens, pegue itens do chão, podendo aparecer de poções à pedras evolutivas. A partir da Geração V, Pickup passou a ter efeitos em batalha. Estes efeitos são: se o adversário comer uma fruta (berry), ou utilizar de algum item que só é usado uma vez (como Absorb Bulb), o Pokémon com Pickup terá os efeitos da fruta ou do item junto com o seu usuário. Além disso, os itens lançados por Fling também serão pegos. Mas não é qualquer Pokémon que pode pegar qualquer item, isto depende do level dele, e também de sorte. Na Pirâmide de Batalhas os itens pegos não dependem do level do Pokémon, mas sim do andar em que ele está. Confiram uma tabelinha contendo a atual lista de itens disponíveis através de Pickup:


Começaremos listando as Habilidades da letra A até a letra F. Vamos lá!


A

Adaptability

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #091
Efeito em Batalha: Golpes STAB* usados pelo Pokémon aumentam o dano de 1,5% para 2%. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Mega Beedril; 
  • Mega Lucario; 
  • Porygon-Z. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Eevee; 
  • Basculin (Macho e Fêmea).
Pokémon como Hidden Ability:
  • Corphish; 
  • Crawdaunt; 
  • Feebas; 
  • Skrelp; 
  • Dragalge.  

Aerilate

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. Antes do lançamento de OR/AS, era Signature Ability** do Mega Pinsir.
Número: #184
Efeito em Batalha: Transforma todos os golpes do Tipo Normal, utilizados pelo Pokémon, no Tipo Flying (voador), recebendo um acréscimo de 30% no dano causado. 
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability:
  • Mega Pinsir; 
  • Mega Salamence. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Aftermath

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #106
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade é derrotado com um ataque que faça contato, o Pokémon atacante perderá 1/4 de seu HP máximo.
  • A habilidade falha se o oponente que realizou o ataque possuir a habilidade Damp
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Drifloon; 
  • Drifblim. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Stunky; 
  • Skuntank.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Voltorb; 
  • Electrode; 
  • Trubbish; 
  • Garbodor. 

Air Lock

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. É o Signature Ability** do Rayquaza. De acordo com a mitologia Pokémon, é essa habilidade que permite Rayquaza intervir na batalha entre Kyogre e Groudon, acabando com suas influências sobre as condições climáticas.
Número: #076
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade está em batalha, todos os efeitos climáticos sobre a batalha desaparecem. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Rayquaza. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Analytic

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #148
Efeito em Batalha: O ataque do Pokémon com essa habilidade recebe aumento de 30% de dano caso seu alvo já tenha atacado no turno. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Magnemite; 
  • Magneton; 
  • Staryu; 
  • Starmie; 
  • Porygon; 
  • Porygon2; 
  • Magnezone; 
  • Porygon-Z; 
  • Patrat; 
  • Watchog; 
  • Elgyem; 
  • Beheeyem.

Anger Point

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #083
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade recebe um ataque com critical hit (dano crítico) seu stats Attack é maximizado.
  • A partir da 5ª Geração, essa habilidade não funciona caso o Pokémon atacado esteja protegido por Substitute
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Mankey; 
  • Primeape; 
  • Tauros.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Camerupt; 
  • Sandile; 
  • Krokorok; 
  • Krookodile.

Anticipation

Anticipation no Mangá. Toxicroak.
Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #107
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade entre em batalha, sofre um "tremelique" caso seu oponente tenha um golpe que seja super-effective (super efetivo) contra ele, ou OHKO***. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Wormadam; 
  • Croagunk; 
  • Toxicroak. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Barboach; 
  • Whiscash.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Eevee; 
  • Ferrothorn.

Arena Trap 

Arena Trap no Anime. Trapinch.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #071
Efeito em Batalha: Pokémon com essa habilidade impedem que o oponente fuja (mesmo que pelo movimento Teleport) ou que o treinador troque os Pokémon.
  • Pokémon do Tipo Ghost (fantasma) e imunes a golpes do Tipo Ground (terra) não são afetados pela Arena Trap
  • Os movimentos Baton Pass, U-Turn, Volt Switch e Parting Shot, usados pelo Pokémon oponente, permitirão sua troca. 
  • Se o monstrinho oponente estiver equipado com o item Shed Shell, o treinador poderá realizar sua troca, porém não poderá fugir e nem usar o movimento Teleport
  • Pokémon com a habilidade Run Away ou equipado com o item Smoke Ball poderá fugir ou usar o movimento Teleport, porém o treinador não poderá realizar sua troca.
Efeito Fora de Batalha: Se um Pokémon com essa habilidade estiver à frente da sua party (equipe), a probabilidade de encontrar Pokémon selvagem aumenta em 200%.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Diglett; 
  • Dugtrio;
  • Trapinch.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Aroma Veil

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o Signature Ability** do Spritzee e do Aromatisse.
Número: #165
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade previne que ele e seus aliados sejam atingidos pelos movimentos Taunt, Torment, Encore, Disable, Heal Block e Attract.
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Spritzee;
  • Aromatisse.

Aura Break

Aura Break no game. Zygarde.
Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o Signature Ability** do Zygarde.
Número: #188
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade inverte o efeito das habilidades Fairy Aura (SA** do Xerneas) e Dark Aura (SA** do Yveltal). Ao invés de aumentar o poder dos ataques do Tipo Fairy (fada) e Dark (noturno), respectivamente, em 33%, elas diminuem o poder desses mesmos tipos de ataques em 33%.
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability:
  • Zygarde. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

B

Bad Dreams

Bad Dreams no Mangá. Humanos afetados.
Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos. É o Signature Ability** do Darkrai.
Número: #188
Efeito em Batalha: O Pokémon oponente que estiver sob efeito de sleep (dormindo) irá perder 1/8 de seu HP máximo no final de cada turno.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Darkrai. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Battle Armor

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #004
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade não recebe critical hit (dano crítico).
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Anorith;
  • Armaldo;
  • Skorupi;
  • Drapion. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Kabuto;
  • Kabutops.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Cubone;
  • Marowak.

Big Pecks

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #145
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade não pode sofrer redução em seus stat Defense.
  • O stats Defense pode ser reduzido quando o Pokémon com esse habilidade auto-inflige essa redução.
  • O stats Defense sofrerá alteração com os movimentos Guard Swap, Heart Swap e Guard Split.
  • Essa habilidade não funciona caso o oponente possua as habilidades Mold Breaker, Teravolt ou Turboblaze.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Pidove;
  • Tranquill;
  • Unfezant;
  • Vullaby;
  • Mandibuzz;
  • Fletchling. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Ducklett;
  • Swanna.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Pidgey;
  • Pigeotto;
  • Pigeot;
  • Chatot.

Blaze

Blaze no anime. Infernape.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #066
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade estiver com 1/3 ou menos de seu HP máximo e usa um golpe Tipo Fire (fogo), esse poder é aumentado para 1,5% de dano.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Charmander;
  • Charmeleon;
  • Charizard;
  • Cyndaquil;
  • Quilava;
  • Typhlosion;
  • Torchic;
  • Combusken;
  • Blaziken;
  • Chimchar;
  • Monferno;
  • Infernape;
  • Tepig;
  • Pignite;
  • Emboar;
  • Fennekin;
  • Braixen;
  • Delphox. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Pansear;
  • Simisear.

Bulletproof

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos.  É o Signature Ability** da linha evolucionária do Chespin.
Número: #171
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade não pode sofre dano de ataques ball e bomb, bem como alguns ataques cannon-based. Segue a lista de golpes afetados por essa habilidade:
  • Acid Spray
  • Aura Sphere
  • Barrage
  • Bullet Seed
  • Egg Bomb
  • Electro Ball
  • Energy Ball
  • Focus Blast
  • Gyro Ball
  • Ice Ball
  • Magnet Bomb
  • Mist Ball
  • Mud Bomb
  • Octazooka
  • Rock Wrecker
  • Searing Shot
  • Seed Bomb
  • Shadow Ball
  • Sludge Bomb
  • Weather Ball
  • Zap Cannon
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Chespin;
  • Quilladin;
  • Chesnaught.

C

Cacophony

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos, mas nunca usada. Seu efeito é o mesmo de Soundproof. Foi removido na 4ª Geração.
Número: #---
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade é imune a movimentos sonoros.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Cheek Pouch

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos.
Número: #167
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade recupera 33% de seu HP quando consome uma Berry, depois do efeito da própria Berry.
  • A habilidade é ativada mesmo que o Pokémon com Cheek Pouch coma a Berry de outro Pokémon através dos movimentos Bug Bite, Pluck ou Fling. Contudo, apenas se a Berry causar algum efeito.
  • O movimento Natural Gift, ou a Berry dada pelo Treinador, não ativam a habilidade.
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability:
  • Dedenne. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Bunnelby;
  • Diggersby.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Chlorophyll

Chlorophyll no Anime. Cherubi.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #034
Efeito em Batalha: Durante intense sunlight (efeito climático de sol), o Pokémon com essa habilidade dobra seu stats Speed.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Oddish;
  • Gloom;
  • Vileplume;
  • Bellsprout;
  • Weepinbell;
  • Victreebel;
  • Exeggcute;
  • Exeggutor;
  • Tangela;
  • Bellossom;
  • Hoppip;
  • Skiploom;
  • Jumpluff;
  • Sunkern;
  • Sunflora;
  • Seedot;
  • Nuzleaf;
  • Shiftry;
  • Tropius;
  • Cherubi;
  • Tangrowth;
  • Petilil;
  • Lilligant;
  • Deerling;
  • Sawsbuck. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Sewaddle;
  • Swadloon;
  • Leavanny;
  • Maractus.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Bulbasaur;
  • Ivysaur;
  • Venusaur;
  • Leafeon;
  • Cottonee;
  • Whimsicott;

Clear Body

Clear Body no Mangá. Regirock.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #029
Efeito em Batalha: Previne o Pokémon de ter qualquer de seus stats reduzido pelo Pokémon oponente.
  • Aumento de stats induzido pelo oponente (como nos moves Swagger e Flatter) funcionará normalmente.
  • Qualquer stats será reduzido caso o Pokémon com essa habilidade use-o em si mesmo (como nos moves Superpower e Hammer Arm).
  • Clear Body não previne redução de stats imposta por efeitos como paralysis (paralisia) e burning (queimadura).
  • Clear Body não previne redução de stats causada pelos movimentos: Heart Swap; Guard Swap; Power Swap; Guard Split; Power Split; Baton Pass; Topsy Turvy.
  • Essa habilidade é desativada pelas habilidades Mold Breaker; Teravolt; Turboblaze.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Tentacool;
  • Tentacruel;
  • Beldum;
  • Metang;
  • Metagross;
  • Regirock;
  • Regice;
  • Registeel;
  • Carbink;
  • Diancie. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Klink;
  • Klang;
  • Klinklang.

Cloud Nine

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. Até a 5ª Geração dos jogos, era a SA** da linha evolutiva do Psyduck.
Número: #013
Efeito em Batalha: A habilidade anula qualquer efeito climático da batalha (apesar do clima continuar ativo).
  • Cloud Nine anula os efeitos climáticos mesmo sendo Extremely Harsh Sunlight, Heavy Rain ou Strong Winds.
  • Durante Extremely Harsh Sunlight, Heavy Rain e Strong Winds, mesmo com Cloud Nine anulando seus efeitos climáticos, os moves Sunny Day, Rain Dance, Sandstorm e Hail falharão, bem como as habilidades Drought, Drizzle, Sand Stream e Snow Warning.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Psyduck;
  • Golduck.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Lickitung;
  • Swablu;
  • Altaria;
  • Lickilicky.

Color Change

Color Change no Anime. Kecleon.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. É a SA** do Kecleon.
Número: #016
Efeito em Batalha: Depois de ser atingido por um golpe causador de dano, o Pokémon com essa habilidade muda seu Tipo para o Tipo do golpe recebido.
  • Se o Pokémon estiver sob proteção do Substitute, a habilidade não é ativada.
  • Se um Pokémon Dual Type (Dois Tipos) adquirir essa habilidade, quando a mesma é ativada mudará ambos os Tipos para o Tipo do golpe recebido.
  • Recebendo um multi-strike move (ataque múltiplo), o Pokémon com Color Change trocará seu Tipo apenas após o último ataque recebido.
  • Quando o Pokémon adversário utiliza o ataque Future Sight, o Pokémon com Color Change trocará seu tipo imediatamente após o primeiro turno. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Kecleon. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Competitive

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos.
Número: #172
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade aumenta em 2 estágios seu stat Sp. Attack, quando qualquer um dos seus outros stats (incluindo Sp. Attack) é reduzido. A habilidade é ativada mesmo se o stat for diminuído por outra habilidade, como Intimidate.
  • A habilidade não é ativada em redução de stat induzido pelo próprio Pokémon.
  • A habilidade não é ativada em redução de stat aplicado por aliados em double ou triple battles (batalhas em dupla ou trio). 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Jigglypuff;
  • Wigglytuff;
  • Igglybuff;
  • Milotic;
  • Gothita;
  • Gothorita;
  • Gothitelle.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Meowstic (Fêmea)

Compound Eyes

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #014
Efeito em Batalha: Essa habilidade aumenta a accuracy (precisão) em 30% do accuracy original de um golpe.
  • Por exemplo: O move Thunder tem 70% de accuracy. Um Pokémon com Compound Eyes aumenta a accuracy de Thunder para 91% (70 x 1,3 = 91).
  • Qualquer golpe com accuracy igual ou maior do que 77% alcançará accuracy de 100%. 
Efeito Fora de Batalha: Se um Pokémon com essa habilidade liderar sua party (equipe), mesmo derrotado, as chances de encontrar um Pokémon selvagem equipado com algum item aumentam para 60% / 20% / 5%.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Butterfree;
  • Venonat;
  • Nincada;
  • Joltik;
  • Galvantula. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Yanma;
  • Scatterbug;
  • Vivillon.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Dustox.

Contrary

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #126
Efeito em Batalha: Essa habilidade causa inversão nos efeitos aplicados nos stats desse Pokémon. Ou seja, qualquer ataque que diminua o stat, irá aumentá-lo, assim como qualquer ataque que aumenta o stat, irá diminuí-lo.

  • A habilidade irá funcionar mesmo com alteração de stat auto-infligida, como nos moves Curse e Leaf Storm.
  • Contrary apenas inverte as alterações de stat no Pokémon com essa habilidade. Por exemplo: caso esse Pokémon tenha seu stat diminuído, a habilidade inverte o efeito aumentando-o, contudo, se esse Pokémon utilizar o move Baton Pass, a alteração de stat que será transferida para o novo Pokémon que entrará em batalha NÃO SERÁ INVERTIDO, ou seja, será o stat diminuído.
  • Contrary não funciona caso um Pokémon com as habilidades Mold Breaker, Teravolt ou Turboblaze aplique uma modificação de stat no Pokémon com Contrary
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Inkay;
  • Malamar.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Shuckle;
  • Spinda;
  • Snivy;
  • Servine;
  • Serperior.

Cursed Body

Cursed Body no Anime. Jellicent.
Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #130
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade é atingido por um ataque que inflija dano, esse ataque tem 30% de chance de ser disabled (desativado).
  • Cursed Body pode ser ativado mesmo se o Pokémon adversário estiver protegido por Substitute.
  • Cursed Body pode ser ativado mesmo se o ataque do Pokémon adversário derrotar o Pokémon com essa habilidade.
  • A habilidade não é ativada caso o Pokémon com essa habilidade esteja protegido por Substitute.
  • Em multi-strike move (ataque múltiplo), caso Cursed Body seja ativado antes do ataque ser finalizado, o disable só irá valer após a finalização do ataque. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Frillish;
  • Jellicent.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Shuppet;
  • Banette;
  • Froslass.

Cute Charm

Cute Charm no Anime. Ambipom sob efeito.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #056
Efeito em Batalha: Quando um Pokémon com essa habilidade é atingido por um ataque realizado por um Pokémon adversário do sexo oposto, tem 30% de chance de deixá-lo infatuated (apaixonado).
  • A habilidade não será ativada caso o Pokémon com essa habilidade seja genderless (sem sexo). 
Efeito Fora de Batalha: Se um Pokémon com essa habilidade liderar sua party (equipe), mesmo derrotado, as chances de encontrar um Pokémon selvagem do sexo oposto é de 66,7%, independente da proporção de gênero que esse Pokémon tenha (gender ratio).
Pokémon como 1st Ability:
  • Clefairy;
  • Clefable;
  • Jigglypuff;
  • Wigglytuff;
  • Cleffa;
  • Igglybuff;
  • Skitty;
  • Delcatty;
  • Lopunny;
  • Minccino;
  • Cinccino;
  • Sylveon. 
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Milotic.

D

Damp

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #006
Efeito em Batalha: Essa habilidade previne que o oponente se auto-destrua. Ela impede também os moves Self-Destruct e Explosion.
  • Damp previne que o Pokémon com essa habilidade perca HP ao derrotar um Pokémon com a habilidade Aftermath.
  • Em Triple Battle (batalha em trio), Damp afeta Pokémon non-adjacent (fora do alcance, não adjacente). 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Psyduck;
  • Golduck;
  • Wooper;
  • Quagsire. 
Pokémon como 2nd Ability:
  • Poliwag;
  • Poliwhirl;
  • Poliwrath;
  • Politoed.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Paras;
  • Parasect;
  • Horsea;
  • Seadra;
  • Kingra;
  • Mudkip;
  • Marshtomp;
  • Swampert;
  • Frillish;
  • Jellicent.

Dark Aura

Dark Aura no Game. Yveltal.
Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o SA** do Yveltal.
Número: #130
Efeito em Batalha: A habilidade aumenta o dano em 33,3% aplicado por ataques do Tipo Dark (noturno) de todos os Pokémon em campo.
  • A habilidade Aura Break reverte o efeito do Dark Aura. Ou seja, o dano por ataques do Tipo Dark é reduzido em 33,3%. 
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Yveltal.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Defeatist

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos. É o SA** do Archen e do Acheops.
Número: #129
Efeito em Batalha: A habilidade diminui pela metade os stats Attack e Sp. Attack quando o usuário está com 50% ou menos de seu HP
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Archen;
  • Archeops.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Defiant

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #128
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade terá seu stat Attack aumentado em 2 stages para cada vez que sofrer a diminuição de qualquer stats, incluindo Attack.
  • Defiant é ativado mesmo que a redução do stat seja induzida por outra habilidade como Intimidate, por exemplo.
  • Defiant não funciona em redução de stat auto-induzida, como o movimento Close Combat, por exemplo.
  • Defiant não funciona em redução de stat induzida por aliados em Double e Triple Battle (batalhas em dupla e em trio).
  • Caso o Pokémon com essa habilidade esteja portando o item White Herb e tenha qualquer de seu stat reduzido, com exceção de Attack, Defiant será ativado antes do consumo do item. Sendo assim, o stat Attack irá sofrer o aumento, e depois, com o consumo da White Herb, o stat reduzido será restaurado. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Pawniard;
  • Bisharp.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Mankey;
  • Primeape;
  • Farfetch'd;
  • Piplup;
  • Prinplup;
  • Empoleon;
  • Purugly;
  • Braviary;
  • Tornadus (Forma Incarnate);
  • Thundurus (Forma Incarnate).

Delta Stream

Delta Stream no Game. Mega Rayquaza.
Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o SA** do Mega Rayquaza.
Número: #191
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com Delta Stream entre em campo, ele cria o efeito climático Strong Winds. Strong Winds transforma o dano super effective aplicado nos Pokémon do tipo Flying (voador), em dano neutro.
  • Strong Winds não terá seus efeitos ativos caso algum dos Pokémon em campo possua as habilidades Air Lock ou Cloud Nine.
  • Os moves do Tipo Electric (elétrico), Ice (gelo) e Rock (pedra) causarão dano neutro em Pokémon do Tipo Flying (voador).
  • Os moves Sunny Day, Rain Dance, Sandstorm e Hail falharão, se usados durante Strong Winds, assim como as habilidades Drought, Drizzle, Sand Stream e Snow Warning.
  • Strong Winds será substituído caso entre em campo um Pokémon com a habilidade Desolate Land ou Primordial Sea.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Mega Rayquaza.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Desolate Land

Desolate Land no Game. Primal Groudon.
Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o SA** do Primal Groudon.
Número: #190
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com Desolate Land entre em campo, ele cria o efeito climático extreme harsh sunlightExtreme harsh sunlight aumenta em 50% os danos causados por ataques do tipo Fire (fogo) e anula os ataques do Tipo Water (água), além de manter todos os efeitos climáticos de intense sunlight.
  • Extreme Harsh Sunlight não terá seus efeitos ativos caso algum dos Pokémon em campo possua as habilidades Air Lock ou Cloud Nine.
  • Os moves Sunny DayRain DanceSandstorm e Hail falharão, se usados durante Extreme Harsh Sunlight, assim como as habilidades DroughtDrizzleSand Stream e Snow Warning.
  • Extreme Harsh Sunlight será substituído caso entre em campo um Pokémon com a habilidade Delta Stream ou Primordial Sea.
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Primal Groudon.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Download

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos. Até a 5ª Geração, era a SA** da linha evolutiva do Porygon.
Número: #088
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade terá seu stat Attack ou Sp. Attack aumentado em 1 stage, dependendo dos stats Defense e Sp. Defense do oponente.
  • Se os stats Defense for maior do que Sp. Defense (ambos do Pokémon adversário), Download aumentará o Attack do Pokémon com essa habilidade.
  • Se os stats Sp. Defense for maior do que Defense (ambos do Pokémon adversário), Download aumentará o Sp. Attack do Pokémon com essa habilidade.
  • Se os stats Defense e Sp. Defense forem iguais (ambos do Pokémon adversário), Download aumentará o Sp. Attack do Pokémon com essa habilidade.
  • Em Double e Triple Battles (batalhas em dupla e trio), será calculado o menor stat de todos os Pokémon adversários e baseado nele, Download fará a alteração no stats do Pokémon com essa habilidade, como visto antes.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Genesect.
Pokémon como 2nd Ability: 
  • Porygon;
  • Porygon2;
  • Porygon-Z.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Drizzle

Drizzle no Anime. Kyogre.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. Até a 5ª Geração, era a SA** do Kyogre.
Número: #002
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade entre em batalha, causa o efeito climático Rain. O efeito é o mesmo do move Rain Dance.
  • O efeito climático Rain durará por 5 turnos, podendo ser estendido para 8 turnos caso o Pokémon com essa habilidade esteja portando o item Damp Rock.
  • Drizzle não será ativada na presença dos efeitos climáticos heavy rain, extremely harsh sunlight e strong winds.
  • Caso no mesmo turno sejam lançados dois ou mais Pokémon com habilidades de mudanças climáticas, apenas a última será considerada. Essa decisão é tomada por base no stat Speed de cada Pokémon, ou seja, o Pokémon mais rápido ativa primeiro sua habilidade, sendo seguido pelos outros. Na prática, em casos como esse, prevalecerá a habilidade do Pokémon mais lento.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Kyogre.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Politoed.

Drought

Drought no Anime. Efeito.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. Até a 5ª Geração, era a SA** do Groudon.
Número: #070
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade entre em batalha, causa o efeito climático intense sunlight. O efeito é o mesmo do move Sunny Day.
  • O efeito climático intense sunlight durará por 5 turnos, podendo ser estendido para 8 turnos caso o Pokémon com essa habilidade esteja portando o item Heat Rock.
  • Drought não será ativada na presença dos efeitos climáticos heavy rainextremely harsh sunlight e strong winds.
  • Caso no mesmo turno sejam lançados dois ou mais Pokémon com habilidades de mudanças climáticas, apenas a última será considerada. Essa decisão é tomada por base no stat Speed de cada Pokémon, ou seja, o Pokémon mais rápido ativa primeiro sua habilidade, sendo seguido pelos outros. Na prática, em casos como esse, prevalecerá a habilidade do Pokémon mais lento.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Mega Charizard Y;
  • Groudon.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Vulpix;
  • Ninetales.

Dry Skin

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #087
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade é atingido por um ataque do tipo Water (água), ao invés de receber dano, recupera 1/4 do seu HP máximo.
  • Se atingido por um ataque do tipo Fire (fogo), o Pokémon com essa habilidade recebe um dano de 25% a mais do que o normal.
  • Durante o clima intense sunlight, o Pokémon com essa habilidade perderá 1/8 do seu HP máximo em cada turno.
  • Durante o clima rain, o Pokémon com essa habilidade ganhará 1/8 de seu HP máximo em cada turno.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Helioptile;
  • Heliolisk.
Pokémon como 2nd Ability: 
  • Paras;
  • Parasect;
  • Croagunk;
  • Toxicroak.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Jynx.

E

Early Bird

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #048
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade leva metade do tempo para acordar (sleep).
  • No turno que o Pokémon é colocado para dormir (sleep), é estabelecido o número de turnos que ele permanecerá nessa condição. Se o número de turno for 6, será reduzido para 3. Se o número de turno for 3, será reduzido para 1. Se o número de turno for 1, o Pokémon acordará no fim do turno.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Kangaskhan;
  • Houndour;
  • Houndoom.
Pokémon como 2nd Ability: 
  • Doduo;
  • Dodrio;
  • Ledyba;
  • Ledian;
  • Natu;
  • Xatu;
  • Girafarig;
  • Seedot;
  • Nuzleaf;
  • Shiftry.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Sunkern;
  • Sunflora.

Effect Spore

Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #027
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade é atingido por um ataque que faça contato, o Pokémon atacante tem a chance de 30% de ficar paralyzed (paralisado), asleep (dormindo) ou poisoned (envenenado).
  • Os 30% são divididos da seguinte forma: 9% poisoned (envenenado); 10% paralyzed (paralisado); 11% asleep (dormindo).
  • Cada ataque de um multi-strike move que faça contato terá a probabilidade contada individualmente.
  • Pokémon do tipo Grass (planta), Pokémon com a habilidade Overcoat e Pokémon equipado com o item Safety Goggles são imunes à habilidade Effect Spore
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Paras;
  • Parasect;
  • Shroomish;
  • Breloom;
  • Foongus;
  • Amoonguss.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Vileplume.

F

Fairy Aura

Fairy Aura no Game. Xerneas.
Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o SA** do Xerneas.
Número: #187
Efeito em Batalha: A habilidade aumenta o dano em 33,3% aplicado por ataques do Tipo Fairy (fada) de todos os Pokémon em campo.
  • A habilidade Aura Break reverte o efeito do Fairy Aura. Ou seja, o dano por ataques do Tipo Fairy é reduzido em 33,3%. 
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Xerneas.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Filter

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos. Até a 6ª Geração, era a SA** do Mime Jr. e Mr. Mime.
Número: #111
Efeito em Batalha: A habilidade reduz o dano aplicado por ataques super effective em 1/4. Na prática, um ataque que causaria 2x de dano, passa a causar 1,5%; enquanto um ataque que causaria 4x de dano, passa a causar 3%.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Mega Aggron.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Mr. Mime;
  • Mime Jr..
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Flame Body

Flame Body no Anime. Fletchinder.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos..
Número: #049
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade é atingido por um ataque que faça contato, o Pokémon atacante tem a chance de 30% de ficar burned (queimado).
  • Cada ataque de um multi-strike move que faça contato terá a probabilidade contada individualmente.
Efeito Fora de Batalha: O Pokémon com essa habilidade, quando está entre os 6 Pokémon da sua party (equipe), reduz pela metade a quantidade de passos necessários para chocar o ovo.
  • O efeito de Hatching Power é somado ao efeito de Flame Body.
  • Mais de um Pokémon com Flame Body ou Magma Armor (que tem o mesmo efeito fora de batalha) na sua party (equipe) não reduzirá ainda mais os passos para chocar o ovo. Na prática, apenas um Pokémon com Flame Body já produz o efeito de redução de passos possível.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Magmar;
  • Magby;
  • Magmortar;
  • Larvesta;
  • Volcarona;
  • Fletchinder;
  • Talonflame.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Slugma;
  • Magcargo;
  • Litwick;
  • Lampent;
  • Chandelure.
Pokémon como Hidden Ability: 
  • Ponyta;
  • Rapidash;
  • Heatran.

Flare Boost

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos. É o SA** do Drifloon e Drifblim.
Número: #138
Efeito em Batalha: Quando o Pokémon com essa habilidade está burned (queimado), seu Sp. Attack aumenta em 50%.. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Drifloon;
  • Drifblim.

Flash Fire

Flash Fire no anime. Heatran.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos.
Número: #018
Efeito em Batalha: O Pokémon com essa habilidade é imune a moves tipo Fire (fogo) e quando atingido por um, aumenta o dano aplicado por seus moves tipo Fire (fogo) em 1,5%.
  • Se o Pokémon com essa habilidade for atingido mais de uma vez por um ataque tipo Fire (fogo), o aumento de dano dos seus ataques tipo Fire (fogo) não é acumulativo, ou seja, permanece 1,5%. 
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: 
  • Vulpix;
  • Ninetales;
  • Flareon;
  • Heatran;
  • Litwick;
  • Lampent;
  • Chandelure.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Growlithe;
  • Arcanine;
  • Ponyta;
  • Rapidash;
  • Houndour;
  • Houndoom;
  • Heatmor.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Cyndaquil;
  • Quilava;
  • Typhlosion;
  • Entei.

Flower Gift

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos. É o SA** do Cherrim.
Número: #122
Efeito em Batalha: Durante o efeito climático intense sunlight, essa habilidade concede a Cherrim e seus aliados aumento de 1,5% em seus stats Attack e Sp. Defense.
  • Flower Gift é responsável pela mudança de forma de Cherrim para Sunshine Form.
  • Caso Flower Gift seja, de alguma forma, anulado, como com o move Gastro Acid, Cherrim volta a sua Overcast Form
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Cherrim (ambas as formas).
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Flower Veil

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É uma das SA** da linha evolutiva do Flabébé.
Número: #166
Efeito em Batalha: Flower Veil previne o Pokémon com essa habilidade, caso seja do tipo Grass (planta), e todos os seus aliados do tipo Grass (planta) de ter qualquer de seus stats diminuído.
  • Flower Veil previne também os Pokémon aliados tipo Grass (planta) de sofrerem status condition. Bem como previne o move Yawn.
  • Flower Veil não funciona nos move Rest e nos itens, Flame Orb e Toxic Orb
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability:
  • Flabébé;
  • Floette (incluindo a variação Eternal Flower)
  • Florges.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Forecast

Efeito Forecast em Castform.
Informação: Habilidade adicionada na 3ª Geração dos jogos. É o SA** do Castform.
Número: #059
Efeito em Batalha: Dependendo do efeito climático, Forecast muda a forma de Castform.
  • Em intense sunlight ou extremely harsh sunlight, Castform irá transformar-se na Sunny Form. É do tipo Fire (fogo).
  • Em rain ou heavy rainCastform irá transformar-se na Rainy Form. É do tipo Water (água).
  • Em hailCastform irá transformar-se na Snowy Form. É do tipo Ice (gelo).
  • Em sandstormfog ou strong windsCastform irá manter sua Normal Form. É do tipo Normal.
  • Se algum Pokémon com a habilidade Cloud Nine ou Air Lock estiver em campo, Castform manterá sua Normal Form.
  • Se Forecast for anulada, como quando atingido pelo move Gastro Acid, por exemplo, Castform terá sua forma revertida para a Normal Form
  • A habilidade só faz efeito em no Castform
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Castform (todas as formas).
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Forewarn

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #108
Efeito em Batalha: Forewarn mostra o move do Pokémon adversário com maior base power (poder).
  • Se dois ou mais moves tenham o mesmo base power, é escolhido um aleatório para ser mostrado.
  • Em Double e Triple Battles (batalhas em dupla ou trio), será mostrado o move que tenha maior base power dentre os dois, ou três, Pokémon adversários. Caso dois ou mais moves tenham o mesmo base power, é escolhido um aleatório.
  • Moves sem base power pré-definido são classificados com o seguinte base power
  • 160 - Todos OHKO's moves
  • 150 - Eruption e Water Sprout
  • 120 - Counter, Metal Burst e Mirror Coat
  • 80 - Crush Grip, Dragon Rage, Endeavor, Flail, Frustration, Grass Knot, Gyro Ball, Hidden Power, Low Kick, Natural Gift, Night Shade, Psywave, Return, Reversal, Seismic Toss, Sonic Boom, Trump Card e Wring Out
  • 1 - Todos os outros moves que causam dano e não possuem base power pré-definido.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Munna;
  • Musharna.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Drowzee;
  • Hypno;
  • Jynx;
  • Smoochum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.

Friend Guard

Informação: Habilidade adicionada na 5ª Geração dos jogos.
Número: #132
Efeito em Batalha: Friend Guard reduz o dano causado em aliados em 25%.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability: Nenhum.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Clefairy;
  • Jigglypuff;
  • Cleffa;
  • Igglybuff;
  • Happiny;
  • Scatterbug;
  • Spewpa;
  • Vivillon.

Frisk

Informação: Habilidade adicionada na 4ª Geração dos jogos.
Número: #119
Efeito em Batalha: Frisk identifica o item equipado do Pokémon adversário (caso ele possua algum).
  • Em Double Triple Battles (batalhas em dupla ou trio), será identificado os itens equipados em todos os Pokémon adversários.
Efeito Fora de Batalha: Nenhum.
Pokémon como 1st Ability:
  • Gothita;
  • Gothorita;
  • Gothitelle;
  • Noibat;
  • Noivern.
Pokémon como 2nd Ability:
  • Stantler;
  • Shuppet;
  • Banette;
  • Phantump;
  • Trevenant;
  • Pumpkaboo;
  • Gourgeist.
Pokémon como Hidden Ability:
  • Wigglytuff;
  • Sentret;
  • Furret;
  • Yanma;
  • Duskull;
  • Dusclops;
  • Yanmega;
  • Dusknoir.

Fur Coat

Informação: Habilidade adicionada na 6ª Geração dos jogos. É o SA** do Furfrou.
Número: #169
Efeito em Batalha: Fur Coat diminui pela metade danos de physical move (ataque físico), Psyshock, Psystrike e Sacred Sword.
Efeito Fora de Batalha: Não se sabe.
Pokémon como 1st Ability:
  • Furfrou.
Pokémon como 2nd Ability: Nenhum.
Pokémon como Hidden Ability: Nenhum.



*STAB - Same-Type Attack Bonus. Quando um Pokémon utiliza um golpe do mesmo tipo que ele o dano desse golpe aumenta 1,5%. Ex: Um Pokémon do Tipo Water (água) usando Hydro Pump (move Tipo Water).

**Signature Ability ou SA - Habilidade que apenas um Pokémon, ou sua cadeia evolutiva, possui.

*** OHKO - One-hit Knock Out. Golpes que matam com apenas um ataque (Ex: Fissure, Guilhotine, etc).


Fontes:
Bulbapedia
Smogon
PokemonDB
Imagens retiradas de Bulbapedia e Google.

4 Comentários

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  1. Ótima explicação. Agora sim entendi mais sobre as habilidades.

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  2. MAIS COMO VEJO QUAL E A HABILIDADE DO MEU POKEMON...

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  3. Quando você acessa sua bolsa, no Menu dos Pokémon, clique para ver as informações de um deles. É ai que aparece.

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